sábado, 3 de dezembro de 2016

Proposta de Projeto Expressão de Saberes Estudantis em Artes Plásticas



Resumo
A proposta de Projeto de Expressão de Saberes Estudantis em Artes Plásticas, se objetiva valorizar as capacidades estudantis de cada indivíduo em sua diversidade. A metodologia uma construção autônoma do processo conceitual, indagações e conclusões a partir da realidade cotidiana vivenciada na comunidade da Escola. Resultados esperados: O maior comprometimento com os processos de ensino e aprendizagens na Escola Hercílio Deeke.

Palavras Chaves: AVALIAÇÃO - CULTURA - INTERDISCIPLIARIEDADE – METODOLOGIA.

1 Justificativa
Este projeto intitulado Expressão de             Saberes Estudantis em Artes Plásticas tem como Objetivo a-Desenvolver no aluno a capacidade de investigar sobre a Arte como objeto de conhecimento, que detém dados importantes sobre a cultura em que o trabalho foi desenvolvido. Despertar a emotividade, a sensibilidade e fazer destes um fator positivo no processo educacional. b-Envolver a família, a comunidade no trabalho desenvolvido na escola transformar esta numa “oficina de artes para todos”. Divulgar a proposta de trabalho da escola. Potencializar habilidades e dons dos alunos, d-Valorizar todas e quaisquer manifestações artísticas e culturais.  Possibilitar discussão sobre etnocentrismo, preconceitos, discriminação, racismo, papel da mulher, valores estéticos; relação que faz parte do universo do aluno está presente nas obras de arte e que é inerente ao seu processo de formação com ser humano completo.

2 Avaliação
Durante a execução do projeto foram observados o interesse e a participação dos alunos. Observamos também, e estas foram questões discutidas nos conselhos de classes e reuniões com os pais, o que estava sendo modificado no comportamento dos e das estudantes, como a introdução de aula de Artes havia influenciado o cotidiano escolar. Os resultados positivos alcançados foram além das expectativas e o envolvimento foi muito grande em todas as etapas do projeto. Houve participação da comunidade escolar, das empresas que foram parceiros imprescindíveis, da família e dos habitantes de toda a cidade que não se cansam de parar frente ao muro da escola, apreciar e entrar na escola para parabenizar nossos alunos. O que para nós pareceu ser um projeto simples, de alcance interno, foi muito além das nossas melhores expectativas. A aceitação e os resultados foram muito maiores que o esperado. Confirmando a sabedoria popular que diz “não importa que a ação praticada pareça insignificante; por menor que seja a semente lançada a terra, sendo de boa qualidade brotará, pois nada que é bom se perde”. A arte permite trabalhar a emoção, a humanização, a sensibilidade e com certeza sempre trará bons frutos. Nós os estamos colhendo!

3 Metodologia
A metodologia uma construção autônoma do processo conceitual, indagações e conclusões a partir da realidade cotidiana vivenciada na comunidade da Escola.


4 Cronograma
No decorrer do ano de 2017, a partir de fevereiro os e as estudantes nas aulas de maneira interdisciplinares realizarão atividades com temas geradores conforme metodologia proposta na aula de sociologia.

5 Bibliografias
MAXIMINIANO, Laura CristinA, Projeto: Arte Além do Muro, Laura Cristina Maximianoleandroab@terra.com, E. E. Armando Santos – Ensino Fundamental – Araxá – MG, Relatório de Experiência< http://www.nupea.fafcs.ufu.br/atividades/1-ERRAE-e-4-SRAEA/RELATOEXP/1-ERRAE-e-4-SRAEA-RELEXP11.pdf > Acessado em dezembro de 2016.
MACHADO, Igor José Renó, Sociologia hoje, Ed. Ática, São Paulo, 2013.
WAGNER, Osni Valfredo e Valmir Rocha, PLANEJAMENTO de aula ANUAL, DISCIPLINA: SOCIOLOGIA, CURSO:  Ensino Médio 1ºano, 2º ano e 3º ano de 2016.

___________, Projeto Fotovoltaico Colégio Hercílio Deeke, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário