Resumo
A proposta de Projeto de Expressão de
Saberes Estudantis em Artes Plásticas, se objetiva valorizar as capacidades
estudantis de cada indivíduo em sua diversidade. A metodologia uma construção autônoma do
processo conceitual, indagações e conclusões a partir da realidade cotidiana
vivenciada na comunidade da Escola. Resultados esperados: O maior
comprometimento com os processos de ensino e aprendizagens na Escola Hercílio
Deeke.
Palavras Chaves: AVALIAÇÃO - CULTURA - INTERDISCIPLIARIEDADE
– METODOLOGIA.
1
Justificativa
Este
projeto intitulado Expressão de Saberes
Estudantis em Artes Plásticas tem como Objetivo a-Desenvolver no aluno a
capacidade de investigar sobre a Arte como objeto de conhecimento, que detém
dados importantes sobre a cultura em que o trabalho foi desenvolvido. Despertar
a emotividade, a sensibilidade e fazer destes um fator positivo no processo
educacional. b-Envolver a família, a comunidade no trabalho desenvolvido na
escola transformar esta numa “oficina de artes para todos”. Divulgar a proposta
de trabalho da escola. Potencializar habilidades e dons dos alunos, d-Valorizar
todas e quaisquer manifestações artísticas e culturais. Possibilitar discussão sobre etnocentrismo,
preconceitos, discriminação, racismo, papel da mulher, valores estéticos;
relação que faz parte do universo do aluno está presente nas obras de arte e
que é inerente ao seu processo de formação com ser humano completo.
2
Avaliação
Durante
a execução do projeto foram observados o interesse e a participação dos alunos.
Observamos também, e estas foram questões discutidas nos conselhos de classes e
reuniões com os pais, o que estava sendo modificado no comportamento dos e das
estudantes, como a introdução de aula de Artes havia influenciado o cotidiano
escolar. Os resultados positivos alcançados foram além das expectativas e o
envolvimento foi muito grande em todas as etapas do projeto. Houve participação
da comunidade escolar, das empresas que foram parceiros imprescindíveis, da
família e dos habitantes de toda a cidade que não se cansam de parar frente ao
muro da escola, apreciar e entrar na escola para parabenizar nossos alunos. O
que para nós pareceu ser um projeto simples, de alcance interno, foi muito além
das nossas melhores expectativas. A aceitação e os resultados foram muito
maiores que o esperado. Confirmando a sabedoria popular que diz “não importa
que a ação praticada pareça insignificante; por menor que seja a semente
lançada a terra, sendo de boa qualidade brotará, pois nada que é bom se perde”.
A arte permite trabalhar a emoção, a humanização, a sensibilidade e com certeza
sempre trará bons frutos. Nós os estamos colhendo!
3
Metodologia
A
metodologia uma
construção autônoma do processo conceitual, indagações e conclusões a partir da
realidade cotidiana vivenciada na comunidade da Escola.
4
Cronograma
No decorrer do ano de
2017, a partir de fevereiro os e as estudantes nas aulas de maneira interdisciplinares
realizarão atividades com temas geradores conforme metodologia proposta na aula
de sociologia.
5
Bibliografias
MAXIMINIANO,
Laura CristinA, Projeto:
Arte Além do Muro, Laura Cristina Maximiano – leandroab@terra.com,
E. E. Armando Santos – Ensino Fundamental – Araxá – MG, Relatório de
Experiência< http://www.nupea.fafcs.ufu.br/atividades/1-ERRAE-e-4-SRAEA/RELATOEXP/1-ERRAE-e-4-SRAEA-RELEXP11.pdf
> Acessado em dezembro de 2016.
MACHADO, Igor José Renó, Sociologia
hoje, Ed. Ática, São Paulo, 2013.
WAGNER, Osni Valfredo e Valmir
Rocha, PLANEJAMENTO de aula ANUAL,
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA, CURSO:
Ensino Médio 1ºano, 2º ano e 3º ano de 2016.
___________,
Projeto Fotovoltaico
Colégio Hercílio Deeke, 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário