terça-feira, 26 de dezembro de 2017

A. B. C do Indulto aos semideuses


     Os Indultos aos semideuses, poderíamos buscar a origem dessa ideia, o problema é o sentimento de impunidade e negligência que sentimos com essas práticas que o Estado dá aos corruptos e certamente faz parte do sistema.
Acreditamos em semideuses, pessoas que são humanas e devido ao poder que torno-o (a) poderoso (as). Mito e realidade misturam essa possibilidade de fazer coisas que só o poder permite e quando se dá poder a uma pessoa. Passamos a endeusar essa pessoa que tem poder em resolver e ou realizar o que sempre esteve e ou está no sonho.
A Utopias sendo realizadas permitem que pessoas que apesar de fazer coisas boas para alguém e ou para muitas pessoas e é esta ideia de que apensar de existirem corrupções no meio do caminho do sistema capitalista assim mesmo se observa mais o que foi feito de certo.
O voto que se dá a um corrupto, mesmo sabendo que o sistema corrupto é um sistema que se auto reproduzem. Essa reprodução que é o problema da sociedade capitalista e encontrar uma maneira de romper com o sistema do interesse do capital.
O rompimento com os sistemas depende da quebra das ideologias sistêmicas, pensar o rompimento depende de se pensar a construção de outra sociedade que garanta a todos e não só a poucos da elite e seus interesses do capital nacional e internacional.
A reprodução de ideologias torna a sociedade como uma massa de manobras que são induzidas ao erro, a mentira, a hipocrisia do culto a ideias que são mais interesses da classe dominante do que propriamente algo que seja necessária a toda a sociedade.
A logica indutiva dedutiva não é culpar apenas a elite da sociedade que é dona do capital nacional e ao mesmo tempo é uma elite nacional que submissa à elite do capital internacional e compreender essa hierarquia da organização mundial do trabalho são compreender a realidade colonial da globalização planetária.
Se não podemos acreditar em lideres que irão salvar o nosso país, o que faremos em nossa realidade para que aconteça o melhor para todos e garanta a felicidade? Temos que utilizar a nossa criatividade para pensar a melhor solução, escolher uma opção e fechar os olhos para tudo não é a melhor solução. Temos que estar abertos à crítica e saber fazer a crítica.
A crítica é algo sério, que necessita de conhecimento sobre a realidade, esse conhecimento crítico sobre a realidade precisa ser confiável e valido, a crítica deve buscar um método científico de confiabilidade, de validade sobre a realidade.
A. B. C do Indulto aos semideuses um pequeno texto, não tem a pretensão em resolver todos os problemas. Mas podemos iniciar um pensar a partir da crítica que rompa com pretensões de dogmas que aparecem em ideologias supostamente donas da verdade.

















sábado, 23 de dezembro de 2017

SOCIOLOGIA para jovens do século XXI




O primeiro ano temos a unidade I até a página 117 temos oito capítulos as páginas em azul iniciamos com a ideia de dialogo com os indivíduos e poderíamos pensar em pessoas dialogando na sala de aula. Interdisciplinariedade com as outras disciplinas é um gancho interessante que a sociologia poderá construir, analises sobre indivíduos e instituições, cultura, jogos, diferença, ideologia e trabalho que reproduz a desigualdade.

O segundo ano vamos estudar as páginas amarelas a unidade II, da página 118 até 244 os capítulos 9 ao 16, essas páginas estão em amarelo, nestas páginas amarelas sociologia e conhecimento sociológico, as relações sociais contemporâneas - direitos - urbanização - trabalho - globalização - flexíveis - ambiental - cidadania - estado - mobilizações - mídia.

Os terceiros anos vamos estudar as páginas verdes que compõe a unidade III das páginas 246 até as páginas 400, dos capítulos 17 ao capitulo 24: urbano - resistência - violência - religiosidade - racismo -  machismo - homofobia - transfobia - diversidade sexual e gênero.


Ler o livro 
http://pt.calameo.com/read/005239560861b7f62450d






História da construção do livro didático leia mais
https://pt.slideshare.net/LuizFernandesdeOliveira/histria-da-construo-de-um-livro-didtico-sociologia-pnld-2015