quinta-feira, 31 de março de 2022

Extremismo ideológico

Os extremismos estão aparecendo como buscas ideológicas idealistas que na prática são dificeis de serem colocadas na realidade. As possíveis relações entre os atos extremos Podemos organizar os atentados terroristas realizados no século XXI em três grupos: o terrorismo de Estado, realizado por um Estado de fato contra minorias ou contra outras nações; os ataques relacionados a separatismos e delimitação de fronteiras; e os ataques realizados em torno de ideais nacionalistas, fanatismo religioso e demais motivações simbólicas. Neste último grupo, podemos identificar os ataques organizados por grupos terroristas altamente organizados e o extremismo realizado por indivíduos que compartilham algum tipo de ideologia. É aí que o ataque na Noruega está inserido e, até o presente momento, apenas uma pessoa está relacionada com o seu planejamento e ação. Assim como a reação de revolta de muitos adeptos do islamismo ao redor do mundo com relação ao vídeo sobre o profeta Maomé, cuja violência tem sido estimulada por direções radicais islâmicas e por organizações como Al Qaeda, Hezbolah e Hamas. Uma das explicações para esse tipo de terrorismo é a necessidade de fortalecimento das tradições e valores simbólicos, o que é muito comum em momentos de crises econômicas e políticas. Essas manifestações se apoiam no princípio básico de sobrevivência, contornado por valores morais, religiosos ou não. Entre a Al Qaeda e o empresário norueguês há um abismo de diferenças étnicas, históricas e geográficas. Mas, em comum, há um sentimento de autoafirmação cultural diante de uma falta de capacidade (ou habilidade) de gerir e de adaptar-se aos fluxos globais de informação que atravessam uma fase espetacular de velocidade e quantidade. Por fim, uma consideração muito simples: em algum momento da história recente da humanidade os europeus aceitaram os islâmicos ou os árabes aceitaram a interferência política ocidental? O respeito a diferença é importante para que não prevaleça interpretações equivocadas e nem provocações que fomentem intolerâncias. (...) fanatismo não é classificado como uma doença. "Ele é um comportamento disfuncional, mas não é considerado um transtorno mental, e se caracteriza por uma crença ou comportamento que não admite refutação, que é defendida de forma obsessiva e apaixonada e que deixa muito pouco espaço para a tolerância às ideias contrárias", explica a médica psiquiatra Elisa Brietzke, orientadora do programa de pós-graduação em psiquiatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). (...) Fonte Bibliográfica SILVA, Júlio César Lázaro da, Atos extremos: os atentados na Noruega e a violência provocada pelo vídeo que critica Maomé GEOGRAFIA O mundo globalizado enfrenta uma série de atos extremos que atesta as diversidades culturais e a intolerância diante dessas diferenças https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-relacoes-entre-atos-extremos-os-atentados-terroristas.htm Quando seu ídolo é um assassino Adolescentes brasileiros estão se reunindo em fóruns online para idolatrar os autores do massacre de Suzano. https://restofworld.org/2020/brasil-redes-sociais-massacre-suzano/#:~:text=Depois%20de%20executar%20o%20massacre,muitos%20se%20desmanchando%20em%20l%C3%A1grimas. CUNHA, Simone, Fanatismo não é uma doença, mas pode comprometer a saúde mental Simone Cunha, - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/03/12/fanatismo-nao-e-uma-doenca-mas-pode-comprometer-a-saude-mental.htm?cmpid=copiaecola

1° de abril, dia da mentira

Em 31 de março de 1964, foi feito um golpe militar até 1985. Infelizmente em 2016 foi feito um "golpe na democracia" que colocou Temer e contribuiu para eleger Bolsonaro em 2018. 1° de abril, dia da mentira: A democracia foi golpeada pela ditadura entre 1964 - 1985 e está sendo enfraquecida de 2016 - 2022 com o desgoverno. Quando um golpe civil-militar derrubou o então presidente João Goulart, em 1964, os maiores jornais do país comemoraram. "Ressurge a democracia", estampou O Globo na primeira página. "Democratas dominam toda a nação", foi a manchete de O Estado de S. Paulo. "Em defesa da lei" dizia o título do editorial, favorável aos militares, publicado pela Folha de S.Paulo usando quase toda a mancha da página. Não, ainda não havia censura prévia nem interventores nas redações. Agiram por convicção, numa nítida demonstração de colaboracionismo ou de inépcia na análise política. Ou ambos. Quando um golpe parlamentar-jurídico-midiático derrubou a então presidente Dilma Rousseff, em 2016, os maior... (VANNUCHI, 2022). A desregulamentação de direitos cidadãos conquistados na constituição de 1988, Direitos Humanos: SAÚDE, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, TRANSPORTE etc. as narrativas anti comunistas em 2018 foram utilizadas com mentiras sobre a realidade dos governos do lulopetismo que governaram com uma base eleitoral de 4 partidos e chegou a um arco de aliaças de 28 partidos. Se em 1964, reformas de base como reforma agrária, manter lucros de empresas multinacionais dentro do Brasil, investimentos em educação e saúde foram motivos do golpe militar e civil. A criminalização da esquerda ocorreu no golpe de 1964 e é retomado com o anti petismo, a elite arcaica assumiu o poder e propagou mentiras em propagandas ideológicas. Censura que deu errado, foi um tiro no pé do capitão, censurar o festival internacional lolapaluza ofuscou o lancamento da candidatura do próprio Bolsonaro. Nas redes sociais se falou mais sobre a sensura ao festival e apenas 11% de pessoas nas redes sociais falaram de lançamento da candidatura do capitão.
O Filosofo social Paulo Ghiderlli analisa que a campanha despolitizada da esquerda poderá favorecer o bolsonaro. Por outro lado o movimento do Lula com Alckmin de vice está dando certo.
Se Bolsonaro for reeleito teremos um Brasil que aumentará o desemprego, a miséria, a fome no país. Mais pessoas desnutridas é o aumento de doenças e ignorância. Crianças desnutridas não aprendem, as políticas de compensação financeira do tipo do bolsa familia cria uma falsa ideia de melhora. Mas, na prática a inflação está destruindo o poder de compra da maioria, um tipo Bolsonaro estar reeleito e governar até 2023 será muito ruim e inédito será o primeiro a manter ideologias compactuadas com o centrão reduto de onde surgiu o capitão. A narrativa do bem contra o mal é a mais nova e velha mentira das elites brasileiras em estar enganando o povo brasileiro. Os números da repressão são pouco precisos, uma vez que a ditadura nunca reconheceu esses episódios. Auditorias da Justiça Militar receberam 6.016 denúncias de tortura. Estimativas feitas depois apontam para 20 mil casos. Presos relataram terem sido pendurados em paus de arara, submetidos a choques elétricos, estrangulamento, tentativas de afogamento, golpes com palmatória, socos, pontapés e outras agressões. Em alguns casos, a sessão de tortura levava à morte. É só observar o que se está fazendo contra os povos originários ("índios"); o ambiente a destruição de florestas desmatamentos, queimadas; armamento da classe média; a religião sem religiosidade e idolatrando ele; se não fez todas as reformas fez algumas; fe e faz combate as esquerdas; enfim o bem versus o mal na realidade são os de BENS versus os Pobres.
Desmistificando a realidade evangélicos se libertando de Bolsonaro graças a Deus. Fontes Bibliográficas VANNUCHI, Camilo, Golpe é golpe, tanto em 1964 quanto em 2016. Nada a comemorar. 2022 - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/camilo-vannuchi/2022/03/31/golpe-e-golpe-tanto-em-1964-quanto-em-2016-nada-a-comemorar.htm?cmpid=copiaecola, 2022. https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/bolsonaro-defende-ditadura-e-diz-para-ministros-do-stf-calarem-a-boca/ar-AAVINJD?ocid=msedgdhp&pc=U531&cvid=29cfb1972bff427

quarta-feira, 30 de março de 2022

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática

De cidadãos para empreendedores, o advento da sindemia: pandemia do covid-19. As pessoas tiveram que contar com o Sistema Único de Saúde, uma demonstração prática que necessitamos de políticas sociais de investimentos estatais em saúde, educação, etc. A sociedade nelliberal está aumentando às desigualdades e neste sentido priorizar a compensação econômica é preciso fazer mesmo que mitigado. O salário mínimo necessário segundo o DIEESE é de cerca de R$ 6.000,00 (seis mil reais).
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática - CHSADM O livro é dividido em três módulos com três capitulos sobre Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática - CHSADM.. Os cinco questionamentos dialogam entre as CHSA e a Matemática: a-Como se mede um desejo? b-Como medir a desigualdade econômica? c-É possível defender, ao mesmo tempo, o sistema de mercado e a redistribuição de renda? d-O sistema de mercado é justo? e- Como medir outras desigualdades? Outras questões pode surgir no processo de estudo dos módulos do livro: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática. Módulo 1 Como se mede um desejo? Cap. 1--Tomar decisões: O Problema, Desenvolver o problema, Economia: a ciência do cotidiano, Um objetivo de estudos para a economia. 1° Princípio: As pessoas têm que fazer escolhas porque os recursos são escassos; 2° Princípio: Tudo tem custo; Cap. 2—As teorias do valor: Teoria do valor-trabalho, valor subjetivo; Cap-3—A formação dos preços: Karl Marx e a teoria da mais-valia, A teoria do valor subjetivo e os ganhos de comércio, Divisão social do trabalho, Ofertas e demanda, O preço de equilíbrio e a criação de valor; Módulo 2 Como medir a desigualdade econômica? Cap.4- O tamanho de economia brasileira: Estimando a renda nacional, O tamanho da população, a renda per capita e o padrão de vida, crescimento econômico; Cap.5- O conflito entre capital e trabalho: É possível defender, ao mesmo tempo, o sistema de mercado e a redistribuição de renda? O sistema de mercado é justo? Cap.6- Os indicadores de desigualdades e desenvolvimento: Coeficiente de Gini, A pobreza extrema, O índice de Desenvolvimento Humano; Módulo 3 Como medir outras desigualdades? Cap. 7—O governo e as políticas públicas: O orçamento da União e a dívida pública, Cap. 8- As desigualdades de gênero: A história e seus reflexos na atualidade, Dados sobre a violência contra as mulheres, Mulheres na política; Cap. 9- As desigualdades racionais: Os mitos do Brasil como uma democracia e um paraíso fiscal, A desigualdade socioespacial, cultura e resistência; COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS PARA O ENSINO MÉDIO 1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. 3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. 5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. 6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Competência Especifica 1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. Nessa competência específica, pretende-se ampliar as capacidades dos estudantes de elaborar hipóteses e compor argumentos com base na sistematização de dados (de natureza quantitativa e qualitativa); compreender e utilizar determinados procedimentos metodológicos para discutir criticamente as circunstâncias históricas favoráveis à emergência de matrizes conceituais dicotômicas (modernidade/atraso, Ocidente/Oriente, civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo etc.), contextualizando-as de modo a identificar seu caráter redutor da complexidade efetiva da realidade; e operacionalizar conceitos como etnicidade, temporalidade, memória, identidade, sociedade, territorialidade, espacialidade etc. e diferentes linguagens e narrativas que expressem culturas, conhecimentos, crenças, valores e práticas. Habilidades HABILIDADES (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. (EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos. (EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). (EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. (EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades. (EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Competência Especifica 2- Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. Nessa competência específica, pretende-se comparar e avaliar a ocupação do espaço e a delimitação de fronteiras, como também o papel dos agentes responsáveis por essas transformações. Os atores sociais (na cidade, no campo, nas zonas limítrofes, em uma região, em um Estado ou mesmo na relação entre Estados) são produtores de diferentes territorialidades nas quais se desenvolvem diferentes formas de negociação e conflito, igualdade e desigualdade, inclusão e exclusão. Dada a complexidade das relações de poder que determinam as territorialidades, dos fluxos populacionais e da circulação de mercadorias, é prioritário considerar o raciocínio geográfico e estratégico, bem como o significado da história, da economia e da política na produção do espaço. HABILIDADES Competência Especifica 3- Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. Nessa competência específica, propõe-se analisar os paradigmas que refletem pensamentos e saberes de diferentes grupos, povos e sociedades (incluindo-se os indígenas, quilombolas e demais povos e populações tradicionais), levando em consideração suas formas de apropriação da natureza, extração, transformação e comercialização de recursos naturais, suas formas de organização social e política, as relações de trabalho, os significados da produção de sua cultura material e imaterial e suas linguagens. Considerando a presença, na contemporaneidade, da cultura de massa e das culturas juvenis, é importante compreender os significados de objetos derivados da indústria cultural, os instrumentos publicitários utilizados, o funcionamento da propaganda e do marketing, sua semiótica e seus elementos persuasivos, os papéis das novas tecnologias e os aspectos psicológicos e afetivos do consumismo. HABILIDADES (EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. (EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais. (EM13CHS203) Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras). (EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas. (EM13CHS205) Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. (EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. Competência Especifica 4- Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. Nessa competência específica, pretende-se que os estudantes compreendam o significado de trabalho em diferentes culturas e sociedades, suas especificidades e os processos de estratificação social caracterizados por uma maior ou menor desigualdade econômico-social e participação política. Além disso, é importante que os indicadores de emprego, trabalho e renda sejam analisados em contextos específicos que favoreçam a compreensão tanto da sociedade e suas implicações sociais quanto das dinâmicas de mercado delas decorrentes. Já a investigação a respeito das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais devem enfatizar as novas formas de trabalho, bem como seus efeitos, especialmente em relação aos jovens e às futuras gerações. HABILIDADES (EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos. (EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica. (EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos. (EM13CHS404) Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais. Competência Especifica 5- Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. O exercício de reflexão, que preside a construção do pensamento filosófico, permite aos jovens compreender os fundamentos da ética em diferentes culturas, estimulando o respeito às diferenças (linguísticas, culturais, religiosas, étnico-raciais etc.), à cidadania e aos Direitos Humanos. Ao realizar esse exercício na abordagem de circunstâncias da vida cotidiana, os estudantes podem desnaturalizar condutas, relativizar costumes e perceber a desigualdade, o preconceito e a discriminação presentes em atitudes, gestos e silenciamentos, avaliando as ambiguidades e contradições presentes em políticas públicas tanto de âmbito nacional como internacional. HABILIDADES (EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade. (EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais. (EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos. (EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas. Competência Especifica 6- Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. A construção da cidadania é um exercício contínuo, dinâmico e que demanda a participação de todos para assegurar seus direitos e fazer cumprir deveres pactuados por princípios constitucionais e de respeito aos direitos humanos. Assim, para que os estudantes compreendam a importância de sua participação e sejam estimulados a atuar como cidadãos responsáveis e críticos, essa competência específica propõe que percebam o papel da política na vida pública, discutam a natureza e as funções do Estado e o papel de diferentes sujeitos e organismos no funcionamento social, e analisem experiências políticas à luz de conceitos políticos básicos. Para o desenvolvimento dessa competência específica, a política será explorada como instrumento que permite às pessoas explicitar e debater ideias, abrindo caminho para o respeito a diferentes posicionamentos em uma dada sociedade. Desse modo, espera-se que os estudantes reconheçam que o debate público –marcado pelo respeito à liberdade, autonomia e consciência crítica – orienta escolhas e fortalece o exercício da cidadania e o respeito a diferentes projetos de vida. HABILIDADES (EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. (EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual. (EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). (EM13CHS604) Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais. (EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo. (EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia. (BNCC, 2018). CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Conforme disposto no Anexo III do Edital do PNLD 2021 (Edital 03/2019 – CGPLI), a avaliação das obras didáticas submetidas à inscrição no PNLD 2021 busca garantir a qualidade do material a ser encaminhado à escola, incentivando a produção de materiais cada vez mais adequados às necessidades da educação pública brasileira, em conformidade com os objetivos da legislação da Educação Básica. A avaliação objetiva sobretudo garantir que os materiais contribuam para o desenvolvimento das competências e habilidades envolvidas no processo de aprendizagem no Ensino Médio, conforme definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A avaliação das obras didáticas inscritas no PNLD 2021 foi feita por meio de um conjunto de critérios eliminatórios comuns e de critérios eliminatórios específicos descritos em edital. A não observância de qualquer um desses critérios, detalhados a seguir, resulta em proposta incompatível com os objetivos estabelecidos para o Ensino Médio, o que justificará, ipso facto, sua exclusão do PNLD 2021. 2. Critérios Eliminatórios Comuns 2.1.Serão reprovadas as obras didáticas inscritas no PNLD 2021 que não atenderem ao disposto nos seguintes critérios eliminatórios comuns: a. Respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas à Educação. b. Observância aos princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano. c. Coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica. d. Correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos. e. Adequação e pertinência das orientações prestadas ao professor. f. Observância às regras ortográficas e gramaticais da língua na qual a obra tenha sido escrita. g. Adequação da estrutura editorial e do projeto gráfico. h. Qualidade do texto e adequação temática. i. Qualidade dos materiais digitais. j. Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). 2.1.1. Respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas à Educação 2.1.1.1. A obra didática deve obedecer aos preceitos legais instituídos nos seguintes documentos legais: a. Constituição Federal de 1988; b. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/1996); c. Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/17); d. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069/1990); e. Plano Nacional de Educação PNE - 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014); f. Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015); g. Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997); h. Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999); i. Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003); j. Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) k. Lei de Alimentação Escolar (Lei nº 11.947/2009); l. Programa Nacional de Direitos Humanos PNDH-3 (Decreto nº 7.037/2009); m. Objetivos e diretrizes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, dispostas no Decreto nº 9.099/2017; n. Atendimento Educacional Especializado (AEE) (Decreto nº 7.611/2011); o. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010); p. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (Decreto nº 7.532/2010, Parecer CNE/CEB nº 36/2001, Resolução CNE/CEB nº 1/2002, Parecer CNE/CEB nº 3/2008 e Resolução CNE/CEB nº 2/2008); q. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (Resolução CNE/CEB nº 4/2009 e Parecer CNE/CEB nº 13/2009); r. Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Decreto nº 7.352/2010, Resolução CNE/CEB nº 8/2012); s. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Resolução CNE/CP nº 1/2012); t. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 03/2018). u. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA (Parecer CNE/CEB nº 23/2008, Parecer CNE/CEB nº 23/2008, Resolução CNE/CEB nº 1/2012); v. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer CNE/CP nº 3/2004 e Resolução CNE/CP nº 01/2004); w. Resolução que institui e orienta a implementação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (CNE/CP nº 4/2018); x. Resolução relativa à pertinência do uso de imagens comerciais nos livros didáticos (Parecer CNE/CEB nº 15/2000); y. Portaria MEC nº 1.348, de 14 de dezembro de 2018, que homologa a BNCC para o Ensino Médio; z. Portaria nº 451, de 16 de maio de 2018, que define critérios e procedimentos para a produção, recepção, avaliação e distribuição de recursos educacionais abertos ou gratuitos voltados para a educação básica em programas e plataformas oficiais do Ministério da Educação. 2.1.2. Observância aos princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano 2.1.2.1. Em decorrência do marco legal supracitado, a obra didática deve: a. Estar livre de estereótipos ou preconceitos de condição socioeconômica, regional, étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de idade, de linguagem, de deficiência, religioso, assim como de qualquer outra forma de discriminação, violência ou violação de direitos humanos. b. Estar livre de doutrinação religiosa, política ou ideológica, respeitando o caráter laico e autônomo do ensino público. c. Promover, ao longo da obra, pluralismo de ideias que impeça qualquer forma de doutrinação. d. Promover positivamente a imagem de afrodescendentes e indígenas, considerando sua participação em diferentes trabalhos, profissões e espaços de poder, ao longo da obra, com o intuito explícito de valorizar sua visibilidade e protagonismo social. e. Promover positivamente a imagem da mulher, considerando sua participação e diferentes trabalhos, profissões e espaços de poder, ao longo da obra, com o intuito explícito de valorizar sua visibilidade e protagonismo social, com especial atenção para o compromisso educacional com a agenda da não- violência contra a mulher. f. Promover positivamente a cultura e a história afro-brasileira, quilombola, dos povos indígenas e dos povos do campo, ao longo da obra, com o intuito explícito de valorizar seus saberes, conhecimentos, tradições, organizações, valores e formas de participação social. g. Representar a diversidade social, histórica, política, econômica, demográfica e cultural do Brasil com o intuito explícito de subsidiar a análise crítica, criativa e propositiva da realidade brasileira. h. Representar as diferenças sociais, históricas, políticas, econômicas, demográficas e culturais de outros povos e países com o intuito explícito de subsidiar a análise crítica, criativa e propositiva da realidade brasileira em comparação com o resto do mundo. i. Promover, ao longo da obra, práticas (orais e escritas) de argumentação fundamentada em dados científicos a respeito dos princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano. j. Estar isenta de imagens e textos que contenham violência sem a devida justificativa pedagógica (de forma homóloga à isenção de publicidade, de marcas, produtos ou serviços comerciais, sem a devida justificativa pedagógica, conforme disposto no parecer supracitado, CEB nº 15/2000). 2.1.3. Coerência e adequação da abordagem teórica-metodológica 2.1.3.1. Por mais diversificadas que sejam as concepções e as práticas de ensino e aprendizagem, a obra didática deve propiciar ao estudante uma efetiva apropriação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, conforme estabelecido pela BNCC. Nessa perspectiva, a obra deve: a. Apresentar abordagem teórico-metodológica que, ao contemplar distintos modelos pedagógicos, possibilite a aquisição eficiente das competências gerais, competências específicas e habilidades por estudantes com perfis diferentes. b. Assegurar a uniformidade e a funcionalidade dessa abordagem em toda a obra (no conjunto dos textos, atividades, exercícios, ilustrações, imagens, referências...), possibilitando a efetiva apropriação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de forma sistemática. c. Garantir a devida contextualização e articulação entre os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a fim de promover o desenvolvimento integral dos estudantes em toda a obra. d. Considerar as dimensões física, social, emocional e cultural dos estudantes, para além do seu desenvolvimento intelectual de forma explícita. e. Considerar as culturas juvenis, os diferentes interesses e as novas formas de aprendizagem dos estudantes de forma explícita. f. Relacionar constantemente teoria e prática, utilizando metodologias ativas que possibilitem aos estudantes aplicar, na vida cotidiana, os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores desenvolvidos. g. Ser organizada de forma a permitir uma progressão de aprendizagens que garanta flexibilização no uso de seus respectivos volumes autocontidos. 2.1.4. Correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos 2.1.4.1. Em nome do respeito e da valorização das conquistas científicas mais recentes, bem como dos princípios de uma adequada mediação pedagógica, a obra didática deve: a. Apresentar linguagem que seja atrativa aos jovens e que preserve a riqueza e a precisão conceitual indispensável para o ensino médio, em conformidade com a BNCC. b. Explorar conceitos, informações e procedimentos corretos e atualizados em toda obra (no conjunto dos textos, atividades, exercícios, ilustrações, imagens, referências...). c. Disponibilizar os últimos avanços sobre o ensino da argumentação, da inferência e do pensamento computacional. d. Estar livre de indução ao erro, contradições ou ideias equivocadas. 2.1.5. Adequação e pertinência das orientações prestadas ao professor 2.1.5.1. O manual do professor deve: a. Disponibilizar a formação disciplinar do professor indicado para trabalhar, de forma prioritária, com cada segmento correspondente da obra. b. Disponibilizar subsídios para o planejamento individual e coletivo (com professores do mesmo ou de outros componentes curriculares) para cada segmento correspondente da obra. c. Disponibilizar subsídios para a autonomia do professor, possibilitando diferentes modos de apresentação e ordenação do conteúdo. d. Demonstrar a diferença de se trabalhar com competências gerais, com competências específicas e com habilidades a partir de exemplos concretos da obra. e. Demonstrar o que implica trabalhar com a BNCC de forma consistente, oferecendo esclarecimentos sobre o trabalho com conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. f. Apresentar procedimentos para mapear os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que o estudante detém ao chegar à sala de aula e procedimentos correlatos de como planejar as aulas a partir desses diagnósticos. g. Apresentar procedimentos para se trabalhar com grupos grandes de estudantes que possuam diferenças significativas de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. h. Apresentar procedimentos para se trabalhar as culturas juvenis e o Projeto de Vida, de forma transversal, com estudantes de diferentes perfis. i. Apresentar soluções detalhadas de todos os problemas, atividades e exercícios, além de como tirar o melhor proveito dessas tarefas. j. Oferecer orientações claras e precisas de como desenvolver a capacidade de produzir análises críticas, criativas e propositivas em estudantes de diferentes perfis. k. Oferecer orientações claras e precisas de como desenvolver a capacidade de argumentar (oralmente e pela escrita) em estudantes de diferentes perfis. l. Oferecer orientações claras e precisas de como ensinar estudantes de diferentes perfis a atingir sistematicamente o nível inferencial nos processos de leitura. m. Oferecer orientações claras e precisas de como ensinar estudantes de diferentes perfis a desenvolver o pensamento computacional. n. Propor diferentes atividades que estimulem, por meio de interação, o reconhecimento da diferença e o convívio social republicano junto à família; à comunidade escolar e à sociedade em geral, especialmente, em relação ao mercado de trabalho. o. Propor diferentes atividades que promovam o combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying). p. Propor diferentes atividades que promovam a saúde mental dos estudantes. q. Alertar, sistematicamente, para a necessidade de se promover a cultura de paz na comunidade escolar e na sociedade em geral. r. Alertar para os eventuais riscos na realização das atividades e dos experimentos propostos, garantindo a integridade física de estudantes, professores e demais pessoas envolvidas no processo educacional. s. Estimular, de forma recorrente, o pluralismo de ideias e a investigação científica. 2.1.6. Observância às regras ortográficas e gramaticais da língua na qual a obra tenha sido escrita 2.1.7. Adequação da estrutura editorial e do projeto gráfico 2.1.7.1. A proposta didático-pedagógica de uma obra deve traduzir-se em projeto gráfico-editorial compatível com suas opções teórico-metodológicas, considerando-se, dentre outros aspectos, a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo esperado para os estudantes do ensino médio. Nesse sentido, a obra deve apresentar: a. Organização clara, coerente e funcional. b. Legibilidade gráfica adequada ao ensino médio, no que se refere ao desenho, tamanho e espaçamento entre letras, palavras e linhas; formato, dimensões e disposição dos textos na página. c. Impressão em preto do texto principal. d. Títulos e subtítulos claramente hierarquizados por meio de recursos gráficos compatíveis. e. Sumário que reflita claramente a organização dos conteúdos e atividades propostos, além de permitir a rápida localização das informações. f. Mancha gráfica proporcional ao tamanho da página. g. Linguagem atrativa aos jovens e coerente com o desenvolvimento léxico-gramatical esperado para os estudantes do ensino médio. h. Seleção textual, em intenso diálogo com as culturas juvenis, que se justifica pela qualidade da experiência de leitura e de identificação que possa propiciar aos estudantes do ensino médio. i. Legendas sintéticas, com cores definidas, sem informações em excesso. j. Fontes fidedignas na citação de textos e mapas (não podendo ser utilizadas representações de outros autores sem a correta citação). k. Referencial bibliográfico comentado. l. Ausência de repetição de conteúdos já abordados sem seu devido aprofundamento, gerando ampliação desnecessária no total de páginas das obras. m. Impressão que não prejudique a legibilidade no verso da página. n. Isenção de erros de revisão e /ou impressão. 2.1.7.2. No que diz respeito especificamente às ilustrações, elas devem: o. Ser adequadas às finalidades para as quais foram elaboradas. p. Ser claras e precisas. q. Contribuir para a compreensão de textos e atividades e estar distribuídas equilibradamente na página. r. Quando, de caráter científico, respeitar as proporções entre objetos ou seres representados. s. Estar acompanhadas dos respectivos créditos e da clara identificação da localização das fontes ou acervos de onde foram reproduzidas. t. Apresentar títulos, legendas, fontes e datas, no caso de gráficos, tabelas e imagens artísticas. u. Apresentar, com devida legibilidade, legendas, escala, coordenadas e orientação em conformidade com as convenções cartográficas, no caso de mapas e outras representações gráficas do espaço. v. Apresentar ilustrações que exploram as múltiplas funções (como desenhos, figuras, gráficos, fotografias, reproduções de pinturas, mapas e tabelas) e significativas no contexto de ensino e de aprendizagem. w. Utilizar ilustrações que dialogam com o texto. x. Utilizar escala adequada ao objeto de conhecimento. y. Retratar adequadamente a diversidade étnica da população brasileira, a pluralidade social e cultural do país. 2.1.8. Qualidade do texto e adequação temática 2.1.8.1. As obras devem: a. Dispor de abordagens diversificadas e complementares dos mesmos processos cognitivos, objetos de conhecimento e modificadores, assegurando a efetiva apropriação das competências e habilidades previstas na BNCC. b. Garantir o confronto sistemático de diferentes concepções (pluralismo de ideias), por meio de método científico, com o intuito explícito de desenvolver, em estudantes de diferentes perfis, a autonomia de pensamento e a capacidade de produzir análises, embasadas pela ciência, que sejam críticas, criativas e propositivas. c. Valorizar, em toda a obra, as potencialidades do pensamento científico, demonstrando, sem idealismos, que as conquistas científicas normalmente são fruto do trabalho de diversos membros da comunidade e não atos isolados de personalidades singulares. d. Assegurar o tratamento da argumentação, da leitura inferencial e do pensamento computacional nos textos e/ou atividades. e. Propor, de forma contextualizada, pesquisas de campo; visitas guiadas (a museus, centros de pesquisas, empresas...) e o uso pedagógico da tecnologia (laboratórios virtuais, simuladores, videogames). f. Sugerir, de forma contextualizada, fontes diversificadas de informação (televisão, podcasts, familiares e integrantes da comunidade com saberes específicos etc.) para professores e estudantes. 2.1.9. Qualidade dos materiais digitais 2.1.9.1. Os arquivos dos videotutoriais que acompanham as obras didáticas devem apresentar adequação do conteúdo relacionado a seguir: a. Todo o conteúdo dos videotutoriais deve atender às normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, salvo quando se faça necessário para fins de entendimento do conteúdo; b. Os videotutoriais devem ter legendas sobre todo conteúdo em áudio. c. Cada videotutorial deve apresentar seu conteúdo estruturado de acordo com as especificidades de cada aplicação, conforme se segue. 2.1.9.1.1. Qualidade visual: a. Os videotutoriais devem possuir iluminação adequada. b. O cenário deve ser adequado ao conteúdo e ao público-alvo. c. Todos os elementos gráficos, como infográficos, animações, textos, entre outros, devem ser bem definidos, de fácil leitura e adequados ao público, à finalidade pedagógica explicitada e ao tema apresentado. 2.1.9.1.2. Qualidade sonora: a. Os videotutoriais não devem conter ruídos e devem estar em uma intensidade sonora adequada. b. Todas as falas devem ser inteligíveis e claras. c. Os videotutoriais devem ter um padrão de volume, exceto para casos de intencionalidade clara no uso de distinção de volume. 2.1.9.1.3. Correlação Áudio x Vídeo: a. Deve apresentar relação clara entre o conteúdo visual e o sonoro, facilitando o entendimento dos conceitos abordados nos videotutoriais. 2.1.9.1.4. Utilização de múltiplos formatos visuais: a. Os videotutoriais devem utilizar múltiplos formatos de apresentação, como, por exemplo, pessoa falando, imagens/cenários com narração, situações, animações, simulações, entre outras. 2.1.10. Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) 2.1.10.1. As obras didáticas devem contemplar ao menos um tema contemporâneo em cada volume. Fonte Bibliográfica SOUZA, Flávio Manzatto de, VAZ, Valéria, Ser protagonista: Ciências humanas e sociais aplicadas em diálogos com a matemática/ obra coletiva, desenvolvida e produzida por SM Educação ; 1ª edição – São Paulo, SM, 2020. Acessar o livro em PDF < https://pnld.smeducacao.com.br/colecoes/obras-especificas/ciencias-humanas-sociais-aplicadas-dialogo-matematica/ >

domingo, 27 de março de 2022

👣ecológica = (Pegada ecológica)

A ideia de 👣ecológica, o que se consome são industrializados ou in natura. O lema: Menos embalagens e mais casca. Representa muito o que se precisa fazer em nossas atitudes como boas práticas. O que estamos deixando de rastro no planeta? Qual é a nossa pegada 👣ecológica? 👣ecológica = pegada ecológica

sábado, 26 de março de 2022

Abrasileirar os preços

Um compromisso de Abrasileirar os preços em especial os combustíveis que puxam os preços para cima.

Parlamentarismo ou engesamento de políticas sociais?

Fonte da imagem: https://jornalistaslivres.org/por-que-certa-elite-quer-o-parlamentarismo/ Parlamentarismo ou engesamento de políticas sociais? O jornalista faz uma brilhante analise, Marco Coimbra da carta capiral, eles fazem em forma de reporragem, mas sabemos que a "gande midia" comemora e apoiam uma forma constitucional de controlar o Lula caso seja eleito. Saúde, Educação, Transporte, Habitação, Emprego são gastos e não investimentos para os parasitas. No fundo, para essa gente, o problema não é a possibilidade de um pilantra como o capitão ganhar uma eleição. O risco é o povo escolher um bom presidente da República, como fez no passado e não conseguiu na última eleição. O semipresidencialismo é para colocar um cabresto em Lula. Já vimos esse filme, com um primo mais ilustre e menos confuso que o monstrengo da vez. O parlamentarismo serviu a objetivos semelhantes, de personagens muito parecidos com os de hoje. Quando Jânio Quadros renunciou, em agosto de 1961, apenas sete meses após a posse, o caminho constitucional era evidente: assumiria o vice, João Goulart. Para surpresa de ninguém, o velho golpismo das Forças Armadas saiu da toca e os ministros militares comunicaram que, simplesmente, não respeitariam a Constituição e vetariam a hipótese de Jango se tornar presidente. Estavam dispostos a bombardear o Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, de onde o governador ­Leonel Brizola liderava um movimento legalista, de reação aos golpistas. 2023, à posse de Lula presidente deve causar transtornos por parte do parlamento que fará tudo que poder para desestabilizar a governabilidade. Fontes bibliográficas https://www.cartacapital.com.br/opiniao/lira-desenterra-o-semipresidencialismo-porque-acha-que-lula-sera-eleito/

quarta-feira, 23 de março de 2022

CHSA conexões com matemática BNCC (Planejamento de Sociologia 2022)

I. OBJETIVOS DA DISCIPLINA Objetivo Geral: Compreender os conceitos básicos de sociologia a fim de desenvolver a imaginação sociológica de modo que seja possível fazer uma leitura da realidade histórico-social, aprofundando as leituras dos discursos enquanto sujeitos sociológicos como contraponto aos demais discursos. Relacionar a realidade concreta do sujeito da sua aprendizagem, personagem de sua história, observador crítico do mundo que possa estabelecer ligações entre a realidade e as causas que determinam e ajudem a transforma-la para as novas gerações recriar novas formas de assegurar suas vidas. Objetivos Específicos/ Expectativa de aprendizagens: 1º ano 1º trimestre 1- Desenvolver a perspectiva de que os contextos sociais influenciam na maneira que nos comportamos, mulheres, machismo, racismo, homofobia, miseráveis; 2- Conhecer os conceitos básicos de Ciência Política; 3- Ter entendimento de que as diferenças sociais e econômicas não são aspectos motivados por forças individuais; 4- Relacionar as mudanças sociais com as mudanças no mundo globalizado; 1º ano 2º trimestre 5- Analisar quais possibilidades de observação e reflexão sobre como agir com a diferença, respeito, solidariedade e cooperação. Compreender e analisar sobre a perspectiva antropológica das diferenças e semelhanças culturais. 6- Conhecer como a as ciências sociais se posicionam em relação as minorias e maiorias étnicas, culturais e sociais. (Conceito de raça, cor e etnia, Preconceito racial e movimentos afirmativos, Políticas de ações afirmativas, Relações de gênero, Machismo, Feminismo, Dominação masculina e suas manifestações homofobia; 1º ano 3º trimestre 7- Problematizar os contextos que favorecem o desenvolvimento da violência no seio das relações sociais; 8- Identificar e resinificar os discursos midiáticos a partir das teorias estudadas; 2º ano 1º trimestre 9- Compreender a atuação das instituições políticas e sociais as quais modificam a realidade social e ambiental. 10- O Sujeito e o Mundo O Lugar e o Mundo Linguagens e o Mundo Responsabilidades e o Mundo (Base Nacional Curricular Comum, 2015); 2º ano 2º trimestre 11- Compreender formas de organização do Estado – conhecer a estrutura de organização política do Brasil. Comparar a estrutura política latina americana com a europeia, anglo-saxônica e asiática; 2º ano 3º trimestre 12- Conhecer os fundamentos teóricos, políticos e ideológicos que sustentam a democracia moderna; 3º ano 1º trimestre 13- Conhecer e investigar algumas as estratégias que a sociedade civil se apropria para reivindicar direitos; 3º ano 2º trimestre 14- Analisar possíveis articulações para transformações da realidade social. 3º ano 3º trimestre 15- Compreender a relação entre as mudanças nas relações sociais e na relação com o meio ambiente; Questões norteadoras: 1º ano 1º trimestre a- Quem somos e como a sociedade interfere na maneira como agimos e vemos o mundo? b- Quais são o papel do indivíduo e as instituições na sociedade? c- Como podemos melhorar as relações sociais em sociedade? d- O que é sociologia e para que o estudo da sociedade? 1º ano 2º trimestre e- Qual o papel da cultura na sociedade? f- Quais as instituições políticas mais importantes na perspectiva da ciência política? 1º ano 3º trimestre g- Por que o mundo é tão desigual e injusto. Por que estas desigualdades são mantidas há tanto tempo? h- Como a sociologia nos ajuda a compreender os processos que envolvem o trabalho? 2º ano 1º trimestre i- Por que as pessoas no mundo são tão diferentes em alguns pontos e tão iguais em outros? j- Como pode haver a ideia de raça e como estas diferenças justificam preconceitos? 2º ano 2º trimestre k- O que motiva algumas relações sociais serem tão violentas? 2º ano 3º trimestre l- Quais as estratégias o discurso midiático utiliza para reforçar relações de dominação? 3º ano 1º trimestre m- Quais são as questões que são importante estudar para o ENEM? n- Para onde a sociedade caminha e quais são as causas das crises financeiras e ambientais¿ 3º ano 2º trimestre o- O que é democracia e como ela pode ser aplicada? p- Como a sociedade civil pode ser articular para melhorar sua realidade social? 3º ano 3º trimestre q- Quais os impactos da sociedade moderna no meio ambiente? METODOLOGIA DE ENSINO ( X ) Aula Expositiva ( X ) Seminário ( X ) Leitura Dirigida ( x ) Biblioteca ( X ) Demonstração (prática realizada pelo Professor) ( X ) Laboratório de informática ( ) Laboratório (prática realizada pelo aluno) ( X ) Trabalho ( ) Execução de Pesquisa ( ) Outras. Quais: Visitas dos e das estudantes in loco em indústria, flora, fauna, geologia, povos originários indígenas, etc. CONTEÚDOS DOS (1º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO INICIAÇÃO À PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA - A RELAÇÃO ENTRE O EU E O NÓS EM SI E PARA SI: 1º Bimestre: A parte teórica iniciada a partir dos conteúdos das Ciências Sociais: Antropologia (1º ano); os e as estudantes fazem resumos, apresentações em seminários e são avaliados pelo professor/coordenador/Mediador. Tirar dúvidas entre o senso comum e a Sociologia enquanto Ciência? Buscar a interdisciplinaridade com as Ciências da Natureza, Ciências Exatas. a) Questão norteadora: O que é sociologia e para que o estudo da sociedade? Introdução à sociologia: Dialogando com pessoas, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Jovens se interessam ou não por essas discursões? - O que é sociologia, - O homem um ser social, - a convivência humana, - Sociedade e Comunidade, - Socialização e sociabilidade, - imaginação sociológica, -métodos sociológicos, - tipos de conhecimentos, b) Questão norteadora: Qual é o papel do individuo e as instituições na sociedade? Sociedade dos Indivíduos: Ciência da Sociedade, Necessidade de Mudanças e Transformações na Sociedade; Socialização e indivíduos e o sentido do fazer. - agrupamentos sociais, - Familiar, Escola, Religiosa, Política, Econômica, - Vivencial, Profissional, - Individuo grupo, - Indivíduos e sociedade, -Indivíduos e instituições, -Processo de socialização, - Teóricos das Ciências Sociais. - Estratificação social: as desigualdades contemporâneas; Sistema de status; Papéis sociais; c) Questão norteadora: Quem somos e como a sociedade interfere na maneira como agimos e vemos o mundo? Status Sociais, Papeis sociais e representações sociais -Interação social na perspectiva de Weber, -Durkheim e Marx, -Representação social, -Conceito de status (em Weber e Marx) e papel, -Tipos de Status e papeis sociais, -Status e papel, -Relação entre papel e status, -Conflitos de papéis. d) Questão norteadora: Como podemos melhorar as relações sociais em sociedade? Conceitos básicos: Indivíduos e Instituições – temas e conversas família, associações, religião, empresa, sindicato, partido. -Sociedade, -socialização, - indivíduo e sociedade, - solidariedade, - ação social, - Fato social, - classe social, - Consciência Coletiva. Objetivo Especifico: Compreender como esta ciência despertar a fazer uma leitura diferenciada do mundo social; Adquirir conhecimentos básicos para o estudo da sociedade. Os conceitos são escolhidos pelos e pelas estudantes para fazem um projeto sobre a pergunta cientifica escolhida, implementações, fomentos, demandas e resultados obtidos serão avaliados pelo professor/coordenador. e) Questão norteadora: Qual o papel da cultura na sociedade? Diferenças sociais cultura e direitos sociais - Cultura e sociedade no mundo capitalista, Consumismo, Economia e a vida cotidiana: o que tem eu com isso? - Introdução a Antropologia, - Classes Sociais, - Cultura Erudita, - Cultura Popular, - Direitos Humanos, - Direito e cidadania, - Diversidade e sexualidade, - Direito ao ambiente saudável (Direitos difusos),- Segurança Alimentar. Objetivo especifico: Desenvolver a perspectiva de que os contextos sociais influenciam na maneira que nos comportamos, mulheres, machismo, racismo, homofobia, miseráveis. A partir das conclusões das pesquisas realizadas em projetos de cada estudante, serão escolhidas formas de apresentação dos resultados ex. arte cênicas, etc. , teatro etc. a escolha do e da estudante e são avaliados pelo professor/coordenador. f) Questão norteadora: Quais as instituições políticas mais importantes na perspectiva da ciência política? Estado/ Política e Instituições políticas - Políticas sociais e partidárias; Democracia; Outros sistemas e formas de governo; - Estado e Governo, - Tipos e Formas de Governo, - Instituições políticas, - Conhecer os conceitos básicos de Ciência Política. PODER, POLÍTICA E ESTADO - Como surgiu o poder moderno, - O poder e o estado, - Poder, política e Estado no Brasil, - Introdução sobre o que é Ditadura e totalitarismo, - Democracia e suas instituições, - Organizações ambientais. Objetivo Especifico: Conhecer os conceitos básicos de Ciência Política g) Questão norteadora: Por que o mundo é tão desigual e injusto. Por que estas desigualdades são mantidas há tanto tempo? Estratificação social/ Estrutura e sistema/ mobilidade e mudança social - Estratificação social (em Weber, Durkheim e Marx), - Tipos de estratificação - Classes - Estamentos - Castas - Introdução aos estudos sobre desigualdade social - A educação como reprodutora das desigualdades sociais - Habitus e reprodução das desigualdades sociais - Desigualdade social sob a perspectiva marxista - as lutas de classe - Estrutura e sistema social (Parsons) - Instituições sociais - Estratificação social, - Mobilidade social, -Ter entendimento de que as diferenças sociais e econômicas não são aspectos motivados por forças individuais. Objetivo especifico: Ter entendimento de que as diferenças sociais e econômicas não são aspectos motivados por forças individuais. Construções Teóricas para apresentação em feira cientificam e cultuais dos resultados gerais, e são avaliados pelo professor/coordenador. h) Questão norteadora: Como a sociologia nos ajuda a compreender os processos que envolvem o trabalho? Trabalho e sociedade - O trabalho em Weber, Durkheim e Marx - Construção sócia histórica do trabalho, - O trabalho na sociedade capitalista, - Fordismo, Taylorismo e Just in time, - As metamorfoses do mundo do trabalho, - Trabalho, ambiente recursos naturais e sustentabilidade. O mundo do trabalho: -Educação e Sociedade, Educação institucionalizada e mercado de trabalho; Os papéis da educação; Globalização/ocidentalização, Globalização econômica; Globalização informacional; Globalização cultural; A sociedade em Rede - Profissões, - Informalidade, - Trabalho nos diferentes tipos de Sociedade, - Trabalho na sociedade capitalista moderna, - A questão do trabalho no Brasil, - Trabalho e Globalização Divisão Social do Trabalho, Objetivo especifico: Relacionar as mudanças sociais com as mudanças no mundo globalizado. CONTEÚDOS DOS (2º) SEGUNDO ANOS DO ENSINO MÉDIO a) Questão norteadora: Por que as pessoas no mundo são tão diferentes em alguns pontos e tão iguais em outros? Cultura, identidade e alteridade - Cultura, Cultura popular, - Cultura erudita, Cultura de massa, - Identidade cultural, - Relativismo cultural e etnocentrismo, - Alteridade, tolerância E convivência, - Multiculturalismo e ambiente. - Segurança Alimentar Objetivo especifico: Quais possibilidades de observação e reflexão sobre como agir com a diferença, respeito, solidariedade e cooperação. Compreender e analisar sobre a perspectiva antropológica das diferenças e semelhanças culturais. b) Como pode haver a ideia de raça e como estas diferenças justificam preconceitos? Raça, etnia e gênero - Cidadania; Minorias; Etnocentrismo e relativismo cultural; Discriminação; A questão da discriminação no Brasil; Bullyng. - Conceito de raça, - cor e etnia, - Preconceito racial e movimentos afirmativos, - Políticas de ações afirmativas, - Relações de gênero, - Machismo, - Feminismo, - Dominação. - Racismo ambiental, - Danos ambientais, poluidor pagador. Objetivo especifico: Conhecer como a as ciências sociais se posicionam em relação as minorias e maiorias étnicas, culturais e sociais. (Conceito de raça, cor e etnia, Preconceito racial e movimentos afirmativos, Políticas de ações afirmativas, Relações de gênero, Machismo, Feminismo, Dominação masculina e suas manifestações homofobia. c) Questão norteadora: O que motiva algumas relações sociais serem tão violentas? Violência e Controle social - Violência física, social e simbólica, Criminalidade, Desemprego, -Violência, -Violência física, -psicológica, -verbal e simbólica, -Controle social, -Tipos de controle social, -O controle repressivo legítimo e ilegítimo, -Relações de dominação, -Tipos de dominação. Objetivo Especifico: Problematizar os contextos que favorecem o desenvolvimento da violência no seio das relações sociais ÉTICA E MORAL -O conceito de ética, -Campo ético e senso moral, -O juízo moral e a ética, -Práticas sociais, morais, éticas e o cidadão, -Respeito ao ambiente. CONTEÚDOS DOS (2º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO l) Questão norteadora: Quais as estratégias o discurso midiático utiliza para reforçar relações de dominação? Ideologia e Indústria Cultural - Controle social, ideologia e atitudes; Persuasão e correção dos desvios sociais; Atitude e ideologia; Grupos ideológicos -Ideologia, -Tipos de ideologia, -indústria cultural, -Indústria cultural e moda, -Indústria cultural e etos urbanos, -A ideologia da indústria cultural, -Consumismo, -Análise do discurso midiático, -Ideologias ambientais. Objetivo especifica: Identificar e resinificar os discursos midiáticos a partir das teorias estudadas. METODOLOGIA: O ano letivo será conduzido por leituras e discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos educandos. Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas dinâmicas. Em situações especiais os alunos poderão ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem como, também para realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão ser trabalhadas interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins. AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS E /OU PROCEDIMENTOS): A uma avaliação a partir das sínteses sobre os conceitos sociológicos, a segunda avaliação a partir da apresentação oral em sua desenvoltura e capacidade de análise. A terceira avaliação poderia ser escrita em forma de perguntas e respostas sobre os conteúdos sobre o que é sociologia, indivíduo e sociedade, o processo de socialização. O mundo do trabalho e a divisão de classe em cada semestre. A recuperação paralela deverá acontecer sempre no final do semestre em debates orais em que se socializem os conteúdos estudados no semestre e o professor dará pontos ou não. Se entender no processo avaliativo como gradual e permanente num todo o e as estudantes em suas habilidades de desvendar, criticar e desnaturalizar a sociedade. Processo/Metodologia 1º trimestre: A parte teórica iniciada a partir dos conteúdos das Ciências Sociais: Sociológicos (2º ano); os e as estudantes fazem resumos, apresentações em seminários e são avaliados pelo professor/coordenador. Os conceitos são escolhidos pelos e pelas estudantes para fazem um projeto sobre a pergunta cientifica escolhida, implementações, fomentos, demandas e resultados obtidos serão avaliados pelo professor/coordenador. CONTEÚDOS DOS (3º) TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: A parte teórica iniciada a partir dos conteúdos das Ciências Sociais: Teoria Política (3º ano); os e as estudantes fazem resumos, apresentações em seminários e são avaliados pelo professor/coordenador. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM i) Questão Norteadora: Quais são as questões que é importante estudar para o ENEM? A pedida dos e das estudantes do Terceiro Ano (3º 1) matutino está formado um grupo de estudo encabeçado pelo Rafael entre outras pessoas que fizeram a prova do ENEM e ou simulados em 2013. Está acatada a proposta e outras sugestões, opiniões que possam melhorar o planejamento de Sociologia para 2014. Objetivo Especifico: Estudar conteúdos de ENEM, para o processo da aprendizagem e formação permanente interpretando, desnaturalizando, desvendando, desnormalizando os saberes e conhecimentos das Ciências Sociais. m) Questão norteadora: Para onde a sociedade caminha e quais são as causas das crises financeiras e ambientais¿ ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E CLASSES SOCIAIS -Tipos de Sociedades: primitivas, antigas, medievais, modernas e contemporâneas, -Capitalismo industrial, -Capitalismo Financeiro, -Sistemas capitalismo e socialismo, -Sociedade de Bem estar social, -Crise de 1929 e a regulação feita pelo estado. -Neoliberalismo e a nova ordem mundial, -Crise da Bolha no EUA 2008, -Crise na E.U. , mercado comum e o Euro e suas consequências, -MERCOSUL países latino americanos e seus sua condição de ex colônia e dependência econômica, -Brasil e sua liderança no G – 20, - ECO RIO e o RIO + 20 - Crises ambientais, -Aquecimento global -Energia eólica, solar e reutilização. -Direito ao ambiente saudável e a vida. - Segurança Alimentar, princípios da boa alimentação. Objetivo especifico: Compreender formas de organização do Estado – conhecer a estrutura de organização política do Brasil. Comparar a estrutura política latina americana com a europeia, anglo-saxônica e asiática. CONTEÚDOS DOS (3º) ANOS DO ENSINO MÉDIO n) O que é democracia e como ela pode ser aplicada? Democracia -Origens e evolução, -Democracia participativa, -representativa e deliberativa, -Esfera pública (Habermas), -Ciber-democracia, -Espaços públicos de participação institucionalizada, -Conselhos Deliberativos e consultivos, -Orçamento Participativo, Fóruns, Projeto de Iniciativa Popular, -Redes ambientais. Objetivo especifica: Conhecer os fundamentos teóricos, políticos e ideológicos que sustentam a democracia moderna. CONTEÚDOS DOS (3º) ANOS DO ENSINO MÉDIO o) Questão norteadora: Como a sociedade civil pode ser articular para melhorar sua realidade social? Movimentos sociais/ cidadania/ democracia e políticas públicas - Movimentos sociais tradicionais, Os movimentos sociais pós-materiais, -Movimentos sociais e ação coletiva, -Movimentos tradicionais (de classes), -Movimentos urbanos e movimentos pós- materiais, -ONGs, Sociedade civil, -Cidadania e ambiente, -Políticas públicas e inclusão. Objetivo especifica: Conhecer e investigar algumas as estratégias que a sociedade civil se apropria para reivindicar direitos. DIREITOS CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS - Direitos e cidadania, - Os movimentos sociais, -Movimentos ambientalistas, -Os direitos e a cidadania no Brasil, -Diversidade e Sexualidade, - Movimentos, manifestações e mobilizações a partir das redes sociais no, Chile e Argentina e Brasil na América Latina. Países da União Europeia, EUA e Norte da África CONTEÚDOS DOS (3º) ANOS DO ENSINO MÉDIO p) Questão norteadora: Quais os impactos da sociedade moderna no meio ambiente? Modernidade, Meio ambiente e sociedade. -Modernidade, -alta modernidade ou pós-modernidade? Onde estamos? -Modernidade líquida e seus aspectos na vida cotidiana (Bauman, Giddens) Identidade e modernidade (Bauman, Hall, Bodart) -Globalização - Ocidentalização, -Modos de vida e de consumo Novas tecnologias, -Meio ambiente, produção e consumo Meio Ambiente e cidadania, -Controle populacional versus consumismo. Objetivo especifica: Compreender a relação entre as mudanças nas relações sociais e na relação com o meio ambiente. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS PARA O ENSINO MÉDIO 1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. 3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. 5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. 6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Competência Especifica 1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. Nessa competência específica, pretende-se ampliar as capacidades dos estudantes de elaborar hipóteses e compor argumentos com base na sistematização de dados (de natureza quantitativa e qualitativa); compreender e utilizar determinados procedimentos metodológicos para discutir criticamente as circunstâncias históricas favoráveis à emergência de matrizes conceituais dicotômicas (modernidade/atraso, Ocidente/Oriente, civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo etc.), contextualizando-as de modo a identificar seu caráter redutor da complexidade efetiva da realidade; e operacionalizar conceitos como etnicidade, temporalidade, memória, identidade, sociedade, territorialidade, espacialidade etc. e diferentes linguagens e narrativas que expressem culturas, conhecimentos, crenças, valores e práticas. Habilidades HABILIDADES (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. (EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos. (EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). (EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. (EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades. (EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Competência Especifica 2- Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. Nessa competência específica, pretende-se comparar e avaliar a ocupação do espaço e a delimitação de fronteiras, como também o papel dos agentes responsáveis por essas transformações. Os atores sociais (na cidade, no campo, nas zonas limítrofes, em uma região, em um Estado ou mesmo na relação entre Estados) são produtores de diferentes territorialidades nas quais se desenvolvem diferentes formas de negociação e conflito, igualdade e desigualdade, inclusão e exclusão. Dada a complexidade das relações de poder que determinam as territorialidades, dos fluxos populacionais e da circulação de mercadorias, é prioritário considerar o raciocínio geográfico e estratégico, bem como o significado da história, da economia e da política na produção do espaço. HABILIDADES Competência Especifica 3- Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. Nessa competência específica, propõe-se analisar os paradigmas que refletem pensamentos e saberes de diferentes grupos, povos e sociedades (incluindo-se os indígenas, quilombolas e demais povos e populações tradicionais), levando em consideração suas formas de apropriação da natureza, extração, transformação e comercialização de recursos naturais, suas formas de organização social e política, as relações de trabalho, os significados da produção de sua cultura material e imaterial e suas linguagens. Considerando a presença, na contemporaneidade, da cultura de massa e das culturas juvenis, é importante compreender os significados de objetos derivados da indústria cultural, os instrumentos publicitários utilizados, o funcionamento da propaganda e do marketing, sua semiótica e seus elementos persuasivos, os papéis das novas tecnologias e os aspectos psicológicos e afetivos do consumismo. HABILIDADES (EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. (EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais. (EM13CHS203) Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras). (EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas. (EM13CHS205) Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. (EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. Competência Especifica 4- Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. Nessa competência específica, pretende-se que os estudantes compreendam o significado de trabalho em diferentes culturas e sociedades, suas especificidades e os processos de estratificação social caracterizados por uma maior ou menor desigualdade econômico-social e participação política. Além disso, é importante que os indicadores de emprego, trabalho e renda sejam analisados em contextos específicos que favoreçam a compreensão tanto da sociedade e suas implicações sociais quanto das dinâmicas de mercado delas decorrentes. Já a investigação a respeito das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais deve enfatizar as novas formas de trabalho, bem como seus efeitos, especialmente em relação aos jovens e às futuras gerações. HABILIDADES (EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos. (EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica. (EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos. (EM13CHS404) Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais. Competência Especifica 5- Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. O exercício de reflexão, que preside a construção do pensamento filosófico, permite aos jovens compreender os fundamentos da ética em diferentes culturas, estimulando o respeito às diferenças (linguísticas, culturais, religiosas, étnico-raciais etc.), à cidadania e aos Direitos Humanos. Ao realizar esse exercício na abordagem de circunstâncias da vida cotidiana, os estudantes podem desnaturalizar condutas, relativizar costumes e perceber a desigualdade, o preconceito e a discriminação presentes em atitudes, gestos e silenciamentos, avaliando as ambiguidades e contradições presentes em políticas públicas tanto de âmbito nacional como internacional. HABILIDADES (EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade. (EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais. (EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos. (EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas. Competência Especifica 6- Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. A construção da cidadania é um exercício contínuo, dinâmico e que demanda a participação de todos para assegurar seus direitos e fazer cumprir deveres pactuados por princípios constitucionais e de respeito aos direitos humanos. Assim, para que os estudantes compreendam a importância de sua participação e sejam estimulados a atuar como cidadãos responsáveis e críticos, essa competência específica propõe que percebam o papel da política na vida pública, discutam a natureza e as funções do Estado e o papel de diferentes sujeitos e organismos no funcionamento social, e analisem experiências políticas à luz de conceitos políticos básicos. Para o desenvolvimento dessa competência específica, a política será explorada como instrumento que permite às pessoas explicitar e debater ideias, abrindo caminho para o respeito a diferentes posicionamentos em uma dada sociedade. Desse modo, espera-se que os estudantes reconheçam que o debate público –marcado pelo respeito à liberdade, autonomia e consciência crítica – orienta escolhas e fortalece o exercício da cidadania e o respeito a diferentes projetos de vida. HABILIDADES (EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. (EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual. (EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). (EM13CHS604) Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais. (EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo. (EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia. (BNCC< 2018). Projetos Escolares e comunitários Mostra de Iniciação a pesquisa Cientifica do Ensino Médio e Fundamentais, Horta Escolar, Jardinagem, repovoamento de vegetação nativa da floresta atlântica IV. REFERÊNCIAS (Conforme as normas da ABNT)  Básica: SILVA, Afrânio, Sociologia em movimento. – São Paulo : – 2ª Editora Moderna, 2016.  Complementar: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PROPOSTA PRELIMINAR SEGUNDA VERSÃO REVISTA Ministério da Educação abril | 2016. < http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf > acessado em 05 fevereiro de 2018. ___________, BNCC, A ETAPA DO ENSINO MÉDIO O Ensino Médio no contexto da Educação Básica, 2018. < https://undime.org.br/uploads/documentos/phpBjP8Cl_5c07d84c81103.pdf > Acessado em 2019. ___________, BNCC na Prática - Entenda como a Base Nacional Comum Curricular vai mudar o seu dia a dia na escola, Nova escola, Fundação Lemann < https://bncc.novaescola.org.br/ > Acessado em 06 de fevereiro de 2019. LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. Conteúdo: Leis de diretrizes e bases da educação nacional – Lei no 9.394/1996 – Lei no 4.024/1961. < > acessado em 05 fevereiro de 2018. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de, 1968 4. Ed. Sociologia para jovens do século XXI, Rio de Janeiro : Imperial Novo Milênio, 2016. < http://pt.calameo.com/read/005239560861b7f62450d > acessado em fevereiro de 2018. BNE – Base Nacional Curricular Comum, 2015. < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaDisciplina?disciplina=AC_CIH&tipoEnsino=TE_EM > Acessado em 18 de fevereiro de 2016. BODART, C. N; SAMPAIO SILVA, R. Blog Café com Sociologia. Disponível em <cafecomsociologia.com>. Acesso em fevereiro de 2014. BOMENY, Helena, Tempos modernos, tempos de sociologia, Ed. Brasil, São Paulo, 2010. Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf > Acessado fevereiro de 2016. GIDDENS, A. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. LAKATOS, E.V; Marconi, M. A . Sociologia Geral. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1990. MACHADO, Igor José Renó, Sociologia hoje, Ed. Ática, São Paulo, 2013. RIBEIRO, Olzeni Costa e Moraes, Maria Cândida, Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções, Olzeni Costa Ribeiro; Maria Cândida Moraes – Brasília: Liber Livro, 2014. < https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm#search/plano+de+aula+filosofia/14d23c9c4db94144?projector=1 > Acessado em fevereiro de 2016. SANTA CATARINA, Governo do Estado, Secretária da Educação, (Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica / Estado de Santa Catarina, Secretária da Educação, 2014. < file:///C:/Users/osni/Downloads/Proposta_Curricular_final.pdf > < http://www.propostacurricular.sed.sc.gov.br/site/ > Acessado fevereiro de 2016. TOMAZI, N. D. Sociologia para o ensino médio. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. TEMAS PARA ESTUDAR PARA O ENEM: Sua Pesquisa Ecologia e Saúde, < http://suapesquisa.com/ecologiasaude > Acessado em fevereiro de 2016.

sábado, 19 de março de 2022

Movimento Lula: Desafio de uma amostra científica!

Requião assina filiação no Partido dos Trabalhadores reforçando o movimento Lula Presidente.
Às amostras sabemos que não conseguem refletir 100% da realidade, devido sua dinâmica. Ao mesmo tempo dizermos que uma pesquisa científica são necessários de 2% a 6% do eleitorado no caso. Desafio de uma amostra científica de 2% à 6%, neste sentifo provavelmente temos que juntar todas às pesquisas eleitorais para termos uma visão mais dentro da realidade. Podemos refletir em nossas analises os fatos de existirem também panfletos de campanhas eleitorais antecipadas em forma de pesquisa eleitoral. A Jota colocou a imagem de Bolsonaro aparentemente cria uma ideia superficial nas redes sociais de Bolsonaro. Mas, dentro da pesquisa aparece na pesquisa Lula na frente. A pesquisa apresentou ao eleitor quatro cenários distintos de candidatos. Neles, Lula variou de 45% a 47%, enquanto que Bolsonaro obteve entre 24% e 26%. (Jato, 2022). A Veja coloca as melhores situações de Bolsonaro. SC Bolsonaro apareceu com 47,9% das respostas, seguido por Lula, com 20,8%. O terceiro colocado é Sergio Moro (9%), seguido por Ciro Gomes (6,3%), João Doria (1,5%), Simone Tebet (1,3%) e Eduardo Leite (1,1%). (Veja, 2022). Se analisar às melhores situações nas pesquisa no caso de Lula o Lula no Nordeste aparece com 61% que puxa para cima 47% e Bolsonaro para baixo 26% das intenções de votos. O que irá garantir que Lula consiga se eleger? O efeito Alckmin poderá garantir apoios dos neoliberais da direita em todo o país e especialmente em São Paulo. Talvez seria o momento de colocar um nome do Sul em vez de Sudeste. Mas, o cálculo matemático tem a ver com a concentração populacionais na região sudeste. O movimento Lula parte de São Paulo com Alckmin e garante o Haddad no governo do Estado de São Paulo.
"Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa" Lula apresenta compromissos na filiação do Requião no PT “Eu não acredito em Estado fraco e quero fazer um Estado forte. Quero fazer um Estado que não gaste todo o dinheiro pagando juros para o sistema financeiro, mas sim que garanta direitos ao povo brasileiro”, ... “E não me digam que estou radical demais, que sai da prisão mais nervoso e querendo vingança, porque não aprendi a ter raiva. A minha vingança será provar que podemos fazer o Brasil voltar a ser grande” Compromissos de Luiz Inácio Lula da Silva caso seja eleito Presidente da República Fontes bibliográficas https://www.jota.info/eleicoes/lula-bolsonaro-intencao-votos-regiao-09022022 https://veja.abril.com.br/coluna/radar/em-sc-lula-perde-feio-para-bolsonaro-em-pesquisa/ https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2022/noticia/2022/03/18/alckmin-confirma-filiacao-ao-psb-e-cita-eduardo-campos.ghtml?_gl=1*1lvv8l3*_ga*YW1wLXlfdjJCT3FNZGhGM08yeW5pU25xdmtRcDM2U3RQRjFmOF90dW45VGFJdk9aRndzM0xGWEVNdm9zZDZjT2hUbTE. https://www.cartacapital.com.br/politica/minha-vinganca-sera-fazer-o-brasil-voltar-a-ser-grande-diz-lula-de-volta-a-curitiba-apos-a-prisao/

sexta-feira, 18 de março de 2022

A força do Requião junto com Lula

Apesar do gado do Bolsonaro não quererem, Lula irá para o Estado do Paraná. Fontes bibliográficas https://veja.abril.com.br/coluna/radar/a-tocaia-que-espera-lula-em-curitiba/

domingo, 13 de março de 2022

Pré Candidatura: Mestre Osni Wagner Deputado Estadual

Estou sistematizando às contribuições, não é um texto final. Apenas um rascunho do que podemos contribuir nas melhorias de condições de trabalho e melhorias na qualidade do ensino em uma educação integral. Convergir desejos, necessidades e prioridades podemos chamar de diálogo comunitário para a educação criativa.
Imagem Congresso PSB Florianópolis Alesc Uma possibilidade pré candidatos, Vignatti já é pré candidato à Deputado Federal e Dário pré candidato a governador e eu Osni Wagner estudando a possibilidade de estas pré candidato a Deputado Estadual. Quem sabe seja possível? O apoio que preciso no momento para viabilizar um futuro mandato é mobilizar o máximo de pessoas nas redes sociais fiz esse grupo no facebook Diálogos participativos nas redes sociais sobre necessidades e prioridades. Conto com sua ajuda para estar sendo aprovado na convenção do PSB. Ajude esse humilde Professor compromissado com às causas populares. Sempre empenhado na formação da consciência social por justiça, igualdade, liberdade e solidariedade estou alinhado a uma politica reformista do PSB está optando por uma linha de interesses populares no campo progressista para melhorar às condições de vida. Como podem contribuir nesta luta? De sua contribuição trazendo mais pessoas para o grupo do facebook, mobilizando pelo menos dez pessoas e incentivando mais dez chegaremos em três mil, trinta mil, trezentos mil e viabilizamos à pré candidatura. No momento trazendo mais pessoas estará contribuindo com a pré candidatura do Mestre Professor Osni Wagner 2022. Campanha de filiação no PSB, apoio de simpatizantes a pré candidatura do Mestre Professor Osni Wagner na convenção do PSB. Conto com o apoio de todos e todas para viabilizarmos nossa candidatura compromissada com causas populares. Transparência financeira Eu só posso gastar 1% do que deveria investir em minha possível campanha como candidato a deputado estadual. R$ 4.000,00 do meu salário permitido por lei. Dependo de vocês para colocar nossos nomes na rua a partir de agosto. Conforme à adesão na proposta e compromissos de um mandato popular do mestre professor Osni Wagner, se poderá avançar na campanha a partir de agosto. Financiamento coletivo Em 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às demais regras relativas à propaganda eleitoral na internet.
Da esquerda para direita Professor Belini Meurer nome da esposa pre candidata a deputada estadual e rodrigo pré candidato a deputado federal "Bom que já estás vendo algo assim. Precisamos ver quem do partido quer participar, depois fazermos uma reunião e tratarmos algumas linhas de ação." (Belini Meurer). O Grupo de Educação foi uma ideia do Professor Universitário Belini Meurer. Grupo de Educacao Criativa Catarinense - GECC Uma ideia reflexiva, investigativa e dialógica sobre educação criativa, dialogando com a categoria profissional sobre necessidades e prioridades do segmento. As trabalhadoras e os trabalhadores estão avedos de vontade criatividade para construirmos uma educação libertadora. Resistir e Esperançar (Paulo Freire). O correto seria isso 28 aulas em sala e 12 aulas em atividades para uma educação criativa e inovação. A educação criativa perpassa pela dialética entre profissionais da educação, estudantes e famílias. A política de valorização dos profissionais, a acesso a escola pública gratuita e de qualidade aos estudantes em boas práticas orientadas por utopias do porvir. Convergir desejos, necessidades e prioridades podemos chamar de diálogo comunitário para a educação criativa. Os estudantes precisam respurar vida no esporte, lazer e cultura. A cultura da paz, esperancar nas utopias de um porvir melhor de mobilidade social em uma sociedade justa, igualitária e mais humanizada. Fortalecimento de instâncias democrática conselho deliberativo app e grêmio estudantil. Enviei às minhas reflexões ideológicas pelas redes sociais dos Profissionais da Educação da Rede Estadual de Joinville objetiva partir das pessoas em busca de soluções coletivas. Estou recebendo um retorno interessante dos nossos Professores desde parabéns, à propostas de lutas para melhorar a vida dos Profissionais. Beline Meurer Presidente do PSB de Joinville Osni Valfredo Wagner Professor da Rede Estadual de SC membros do Grupo de Educacao Criativa Catarinense - GECC criado no Congresso Estadual do PSB no dia 12 de março de 2022 em Florianópolis- SC.
Às contribuições estarei agregando aos compromissos que terei e cobrarei caso tenhamos deputados na alesc. Piso na Carreira pelo menos 1 bilhão a mais em cada ano; Concursos públicos de efetivação em 2024; Aumentar o vale refeição para no mínimo R$ 30,00; Professores da Rede Estadual e Munucipal Pelo fim do desconto em folha 14% do imposto de renda dos aposentados e Pelo fim do desconto em folha dos 27,5% sos efetivos. Avaliando a realidade É uma empreitada difícil às pessoas não gostam de política em modo geral. Por quem gosta de política ou por interesses, a Alesc fez aprovação de isenção de 4 bilhões para empresas e deve fazer em 2022, 16 bilhões e não aprovou 1 bilhão para colocar piso na carreira do magistério. Construindo com participação às pautas, proposições e compromissos do pré candidato Uma ideia reflexiva, investigativa e dialógica a participação no processo eleitoral em nossa democracia representativa como um papel social de estar instrumentalizando uma tarefa muito mais pedagógica sobre a política catarinense e brasileira. mais... https://dialogossobrelibertacao.blogspot.com/2022/02/pautas-de-proposicoes-de-compromissos.html Temos que ocupar o espaço do PSB, que está fazendo uma auto reforma expulsando os bolsonaristas do partido. Potência Criativa O SC Potência Criativa é um movimento que tem como fundamentos os debates realizados nacionalmente para a construção da Autorreforma do PSB somados aos debates ocorridos em SC ao longo dos últimos anos, os quais têm como pressupostos a valorização da criatividade e da inovação para buscar soluções no combate às desigualdades e a promoção da justiça social. Ao longo desses debates, as ideias centrais que representam o pensamebto do coletivo que compõe, atualmente, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Santa Catarina, foram sendo reunidas e estão apresentadas no formato de dirtrizes que estão à disposição dos filiados do PSB e da sociedade catarinense para serem debatidas. Potência Criativa Os eixos norteadores do SC Potência Criativa, até o momento, são: gestão pública eficiente; saúde publica inoadora; revolução criativa na educação; inclusão; diversidade; mais mulheres no poder; segurança pública e inovação; sustentabilidade e bem viver; agricultura sustentavel; bases para um novo desenvolvimento: ciência, tecnologia e inovação; renascimento criativo da indústria e competitidade; um novo modelo econômico; a força do turismo; economia criativa; e justiça social. Cláudio Vignatti Presidente da Comissão Executiva Estadual do PSB- SC. Acesse psbsc.com.br Fonte https://www.tre-pr.jus.br/imprensa/noticias-tre-pr/2022/Janeiro/confira-as-principais-datas-do-calendario-eleitoral-de-2022 Entre no grupo de apoio e divulgação https://www.facebook.com/groups/479179620462995/permalink/493727462341544/?flite=scwspnss