terça-feira, 13 de fevereiro de 2024
Habilidades Sociológicas
A BNCC fundamenta habilidades e no caso em sociologia essas habilidades estão
qualificando cidadãos que tem fundamentos sócio, políticos, economicos,
culturais e ambientais. Nas páginas 547 - 565 temos: A área de Ciências Humanas
e Sociais Aplicadas - Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais
Aplicadas para o Ensino Médio e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino
Médio: competências específicas e habilidades. HABILIDADES (1ª série)
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas
expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas
e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos,
sociais, ambientais e culturais. (EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir
as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais,
ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo,
evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando
criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que
contemplem outros agentes e discursos. (EM13CHS103) Elaborar hipóteses,
selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos,
econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na
sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões
artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e
geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de
modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a
identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo
e no espaço. (EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias
evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições
dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção,
material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades. (EM13CHS106) Utilizar as
linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as
escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. HABILIDADES (2ª série) (EM13CHS201) Analisar e caracterizar
as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos
continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos
humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais,
religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em
relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. (EM13CHS202)
Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas
de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros,
de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como
suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e
culturais. (EM13CHS203) Comparar os significados de território, fronteiras e
vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando
e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo,
esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras). (EM13CHS204) Comparar
e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios,
territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes
(como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos
internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos),
a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e
tecnológicas. (EM13CHS205) Analisar a produção de diferentes territorialidades
em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no
Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
(EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes
tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão,
conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio
geográfico. HABILIDADES (EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre
sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das
transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de
trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e
contextos. (EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e
renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de
estratificação e desigualdade socioeconômica. (EM13CHS403) Caracterizar e
analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de
trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação
das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
(EM13CHS404) Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em
diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos
sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na
atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais.
HABILIDADES (EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes
culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a
formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a
autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores,
condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade,
preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os
Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades
individuais. (EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física,
simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais,
psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e
culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em
argumentos éticos. (EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos
decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e
tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos
valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas. (EM13CHS601)
Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e
culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as
quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o
contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e
econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades
étnico-raciais no país. (EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do
paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas
culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos,
relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em
defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da
cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual. (EM13CHS603) Analisar a
formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e
de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder,
formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). (EM13CHS604) Discutir o
papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração
de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países,
considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações
locais. (EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos,
recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os
progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades
contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações
desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de
cada grupo e de cada indivíduo. (EM13CHS606) Analisar as características
socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos
(dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para
enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera,
justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o
autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia. (BNCC, 2018).
Bibliografias
BNCC, A ETAPA DO ENSINO MÉDIO O Ensino Médio no contexto da Educação Básica,
2018. < https://undime.org.br/uploads/documentos/phpBjP8Cl_5c07d84c81103.pdf >
Acessado em 2019. ___________, BNCC na Prática - Entenda como a Base Nacional
Comum Curricular vai mudar o seu dia a dia na escola, Nova escola, Fundação
Lemann < https://bncc.novaescola.org.br/ > Acessado em 06 de fevereiro de 2019.
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