sábado, 30 de abril de 2022
4 Ciências Humanos e Sociais Amplicadas
A fonte deste texto é do caderno 4 portfólio dos (as) educadores (as) de 2021.
Estudos e Práticas em Ciências Humanas
O Laboratório de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é um espaço de experiênciar múltiplas inteligências organizado a partir da premissa de que esta área é composta por conhecimentos estruturados em métodos científicos, racionais e, contemporaneidade integrado
a diversos saberes.
Utilizando a abordagem laboratorial na prática da investigação científica e nas ações de intervenção, este Componente Cirricular Eletivo estimula a valorização dos procedimentos prático-pedagógico que permitem e possibilitam a conexão entre teoria e prática, com uma abordagem ampla, valorizando a autonomia dos (as) professores (as) e aluno (s) para uma melhor adaptação às duas realidades locais.
Objetivos de aprendizagens
O componente curricular eletivo deverá Capacitar as/os estudantes:
● questionar os fenômenos sociais formular hipóteses, considerar a mudança de variáveis e sustentar o raciocínio com observação pesquisa, modelos ou teóricos.
● analisar e explicar como as evidências sustentam argumentos e afirmações identificando informações falsas, falhas de raciocínio e diferenças de pontos de vista.
● vivenciar o contraditório de maneira a experienciar o conflito de ideais e o conhecimento do outro, sendo este outro: um indivíduo, a turma, o conhecimento e/ou o mundo.
● comparar, agrupar e sintetizar informações de diversas fontes.
● inclusive as próprias ideias ou as do (a) colega para elaborar uma explicação ou um argumento coeso e embasado, relacionando-o com os conceitos da Área de Conhecimento e os Processos Cognitivos de Assimilação, garantindo uma abordagem mais ampla e uma análise crítica criativa e aprofundada dos dsfos disponíveis.
● elaborar questões-problema para garantir uma base sólida para a investigação de um problema ou desafio e interpretar dados e informações de maneira embasada, considetando o contexto em que foram produzidos, para se posicionar criticamente com base em critérios cientificos estéticos e éticos.
● identificar a contribuição dos métodos, práticas e conhecimentos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na compreensão das suas individualidades, do mundo em que vivemos, e auxiliar no desenvolvimento da cidadania, nas suas práticas cotidianas e no mundo do trabalho.
● questionar e problematizar a partir de um olhar crítico, as ideias existentes e criar soluções inovadoras (inclusive tecnológicas e digitais),
● elaborar planos de investigação para pesquisar uma questão ou solucionar um problema que afete sua ou da vida da comunidade em que vive.
Você tem curiosidade pela diversidade de comportamentos humanos e as formas de organização social? Pensa sobre as questões sociais e culturais que te tocam e quer aprender formas diversas de explorar estes temas?
Estudos e Práticas em Ciências Humanas
Laboratório de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
No Laboratório de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas você terá a oportunidade de participar de pesquisas empíricas e vivenciar práticas relacionadas a diferentes questões sociais do seu tempo. Em atividades culturais, interações com organizações políticas e sociais, pesquisas de opinião, entre outras, você desenvolverá sua capacidade de pensar científica e criticamente e de atuar de maneira efetiva nas áreas de ciências humanas e sociais em que pretende se engajar e se destacar.
Legislações
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB (Lei nº 9394/96) confere ao Ensino Médio o caráter de etapa integradora e finalizadora da Educação Básica. Desse modo, o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, em consonância com a Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, assegura a formação integral do estudante; o trabalho e a pesquisa como princípios educativos e pedagógicos; a educação em direitos humanos; a sustentabilidade ambiental; a indissociabilidade entre educação e prática social; a integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais; o reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.
Fontes Bibliograficas
Santa Catarina. Secrataria de Estado de Educação, Novo ensino médio: componentes eletivos: construindo e ampliando saberes: caderno 4 - portfólio dos (as) educafores (as) SED Ed. Gráfica Coan, UDESC - SC, 2021.
https://sites.google.com/sed.sc.gov.br/cceestudantes/in%C3%ADcio
https://www.sed.sc.gov.br/servicos/etapas-e-modalidades-de-ensino/29-modalidade-de-ensino/29102-ensino-medio-2
http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense
Linhas de pesquisa de práticas tradicionais para práxis inovadoras
Na graduação fiz pesquisa sobre Emancipação humana, 1998; Em 2003, Estudo do
Ribeirão da Velha Central orientei Everton Bohn, publicamos em evento: Esta
pesquisa foi à primeira iniciação cientifica dos estudantes do Ensino Médio da
Escola de Educação Básica Hercílio Deeke de maneira interdisciplinar com
financiamento externo do FUNCITEC. O objetivo geral do projeto em nosso estudo
foi focar o Ribeirão da Velha, com pesquisa aplicada, bibliográficas e
documentais. As atividades dos Bolsistas foram divididas de acordo com as
disciplinas envolvidas. A História Oral, Cartografia, Vazão da Água, Geografia,
Flora e Fauna na Biologia, Avaliação do Nível de Preservação e Nascentes dos
Contribuintes do Ribeirão da Velha foram eixos investigados. Como metodologia
usou-se: a delimitação do estudo em relação ao espaço geográfico, porém sem
perder a contextualização com situações semelhantes numa perspectiva mais ampla
com a aplicação de questionários fechados foram investigados os temas
específicos do projeto. Na especialização em Gestão na UFLA - MG 2004, pesquisei
sobre cooperativismo, ajuda mútua e participação; No Mestrado Desenvolvimento
Regional - FURB, 2013; Dissertação sobre
Mobilização Territorial Sustentável: construção de pacto territorial a partir
de projetos de ação coletiva. Pesquisa Ação e participativa partindo dos conceitos: Desejos, Necessidades
e Prioridades foi organizado um questionário a partir da comunidade local.
Artigos: LA TRANSICIÓN DEL ESTADO A SOCIEDAD AMBIENTAL, parceria com Silvia
Nonna A educação integral, saberes originários e científicos, 2016. Valores,
Princípios, Fundamentos e Religiosidades Juvenis 2018. Este estudo sobre:
Valores, Princípios, Fundamentos e Religiosidades Juvenis. Tem como objetivo
analisar a realidade dos diferentes tipos de concepções de vida e o que é
essencial. A metodologia utilizada de pesquisa é de uma amostra de 120 jovens
entrevistados com questionários abertos e comparando do país com revisão
bibliográfica. Considerações: O respeito, a família, a ética, a honestidade são
princípios, valores e fundamentos e a diversidade religiosa aparecem católicos
40% e evangélicos 20%, e um a seguir podemos comparar com os que não seguem
religiões que ficou em terceiro lugar 12, 5 %. Não responderam 10%. Isso
demonstra que mais de 80 % das pessoas seguem uma religião Neste sentido a
realidade é muito mais complexa e diversificada por si só necessita de respeito
às diferenças entre os cristãos. Organização de
mostra de iniciação à pesquisa científica no ensino médio 2018 linhas: GT
1 As boas práticas originárias Laklãnõ língua e relações com a natureza.A
História da ocupação do espaço do rio, e a causalidade dos riscos e
vulnerabilidade socioambientais em enchentes, enxurradas e deslizamentos de
massas. Os consumos das águas de forma industrializadas, a agricultura extensiva
e o consumo residencial estão causandoa crise hídrica com secas de rios.
Fortalecer boas práticas de conservação das águas e os usos adequados das águas.
Garantir os Direitos Humanos a água e o neoliberalismo do século XXI. GT - 2 :
Alimentos in Natura; Plantas Medicinais adequados e Permacultura. O fomento e
valorização da prevenção a partir dos saberes tradicionais originários e
populares das plantas medicinais e os estudos científicos das químicas e suas
funções para a saúde. A Educação Alimentar e Nutricional Adequada a partir de
alimentos in natura e os riscos dos agrotóxicos. GT – 3: Diversidades
Religiosas, Culturais e Família. As diversidades religiosas e culturais, o
respeito às diferenças, a construção da paz, da igualdade, da liberdade, da
justiça e do amor ao próximo sem distinção. GT - 4: Mulher e não violência
Gênero (s) Parceria com Grupo Pesquisa Popol Wuj como ferramenta
interdisciplinar e estudo intercultural no Ensino Médio.
Grupos de pesquisas
PROGRAMA DE EXTENSÃO RURAL - Fortalecimento populações locais: conhecimento aos
jovens da comunidades do sudoeste da microbacia hidrográfica do Rio Sagrado,
Morretes (PR). ZEE, (APA) de Guaratuba, (ReBIO) de Floresta Atlântica. 2011 -
2012. Em 2021 fiz disciplina no curso de doutorado em Geografia UFSC com o Dr.
Orlando Ferretti, que me apoiou na proposta de tese: Cidadania Hídrica e
saneamento Básico na Cidade de São francisco do sul - SC. Pretendo fazer
disciplina GeoBiologia estudos avançados no bioma da floresta da mata atlântica
que é a partir de agosto de 2022 e tentar passar na seleção do doutorado de
Geografia da UFSC de 2023. link: https://observa.ufsc.br/ Observatório de Áreas
Protegidas nos Estudos Acadêmicos O Observatório é uma iniciativa de um espaço
de pesquisa, ensino e extensão que responda as necessidades de estudar as áreas
protegidas, elaborando propostas e impulsionando medidas de proteção, de gestão
e de ordenamento, tendo por base a sustentabilidade socioambiental. Congrega
pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Pontua questões
referentes as unidades de conservação, as áreas indígenas, áreas quilombolas,
áreas verdes em espaços urbanos, reserva legal, áreas de preservação permanente
e outros espaços protegidos por lei(s). Busca dialogar diretamente com
instituições públicas que são gestores, efetuam pesquisa e/ou são
co-responsáveis pelas áreas protegidas. Dialoga também com instituições, ONGs e
outras organizações da sociedade civil. Pretende-se que seja um importante ponto
de referência para a investigação científica e técnica, confluindo a
investigação, proposições e criando experiências práticas sobre o território
catarinense.
domingo, 24 de abril de 2022
CULTURA NOS SERVIÇOS AMBIENTAIS
Resumo Este artigo
investiga sobre como os serviços ambientais podem contribuir na analise da
cultura rural. Como a gênese da palavra cultura vem de agricultura, o modo de
fazer, a maneira de viver e de interpretar a arte da sustentabilidade nos
territórios originais, queremos retomar esta origem. Temos como objetivo de
analisar as características da cultura tradicional da sustentabilidade
ambiental, na prestação de serviços ambientais – SA. A metodologia de estudo
escolhida é secundária, de pesquisa documental e jurídica, visando analisar as
características tipológicas dos fenômenos culturais e a morfologia da
sustentabilidade ambiental. Conclui-se que os pagamentos aos proprietários
rurais conservadores das matas ciliares possibilitam a resolução de problemas
emergentes como modelos conservacionistas da cultura conservação da água, do ar
e do solo. Palavras Claves: Patrimônio Cultural; Civilizações Originárias;
Sustentabilidade; Serviços Ambientais 1 Introdução As culturas das populações
originárias são patrimônios culturais intangíveis ou imateriais que reúne as
práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os
instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados -
que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como
parte integrante de seu patrimônio cultural segundo os princípios levantados
pela UNESCO. Os bens naturais devem: i. ser exemplos excepcionais
representativos dos diferentes períodos da história da Terra, incluindo o
registro da evolução, dos processos geológicos significativos em curso, do
desenvolvimento das formas terrestres ou de elementos geomórficos e
fisiográficos significativos, serem exemplos excepcionais que representem
processos ecológicos e biológicos significativos para a evolução e o
desenvolvimento de ecossistemas terrestres, costeiros, marítimos e de água doce
e de comunidades de plantas e animais, conter fenômenos naturais extraordinários
ou áreas de uma beleza natural e uma importância estética excepcional, ou vi.
conter os habitats naturais mais importantes e mais representativos para a
conservação in situ da 647Mestre em Desenvolvimento Regional – FURB,
Especialista em Gestão - UFLA, Graduação e Bacharel em Ciências Sociais FURB,
Professor de Sociologia da Rede Estadual de Santa Catarina. E-mail:
osnivalfredowagner@hotmail.com. diversidade biológica, incluindo aqueles que
abrigam espécies ameaçadas que possuam um valor universal excepcional do ponto
de vista da ciência ou da conservação (UNESCO, 2014). A valorização dos saberes
popular pode somar com os conhecimentos científicos, necessários para a
conservação da vida em nosso planeta de maneira que possibilite um equilíbrio na
relação com o ambiente. Colabora também com a premissa anterior os debates
promovidos no MERCOSUL afirmando em seus documentos que os membros podem fazer
um inventariam ambiental com a seguinte descrição: Caracterização do bem
proposto, contextualizando-o historicamente e relacionando aspectos físicos,
territoriais,naturais, sociais, econômicos, os seus estados de preservação e
conservação, os usosatuais e tendências futuras entendo que : II. Para bens
culturais de natureza material, mais especificamente bens imóveis,conjuntos
urbanos ou rurais, sítios naturais, paisagens culturais, itineráriosculturais e
sítios arqueológicos e paleontológicos: Limites: área proposta
parareconhecimento e área de entorno/amortecimento,delineada com o objetivo
deresguardar suas características diretamente relacionadas aos valores a
eleatribuídos. (MERCOSUL, 2012). Regionalmente a América Latina regulamenta-se
no MERCOSUL oreconhecimento de bens culturais de natureza material as paisagens
delimitando comoecologia significativamente o reconhecimento dos ecossistemas
complexos de água, osolo, o ar e a floresta. Já a legislação brasileira aponta
que as gestões destes bens devemser compartilhadas nas diferentes esferas
estatais. A Constituição brasileira diz que cabe ao poder público, isto é,
União, Estados eMunicípios com o apoio da comunidade, a proteção, preservação e
gestão dopatrimônio histórico e artístico do país. (...) usufruto desses bens
para a atual e asfuturas gerações. (...) A iniciativa obedece a um princípio
conceitual presenteinicialmente no Decreto-Lei nº25 de 30/11/1937, aprimorado e
ampliado peloartigo 216 da Constituição da República Federativa do Brasil, que
definepatrimônio cultural a partir de suas formas de expressão; de seus modos de
criar,fazer e viver; das criações científicas, artísticas e tecnológicas; das
obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às
manifestaçõesartístico-culturais; e dos conjuntos urbanos e sítios de valor
histórico, paisagístico,artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e
científico (IPHAN, 2014). Segundo o IPHAN a cultura dos povos em suas relações
com o ambiente produzuma cultura de valorização da natureza nas diversas
maneiras. Valorizar esses modos devida que garantem o bem viver evidenciando as
demandas ambientais. O planeta estásendo destruído pelos sistemas de produção
que utilizam recursos naturais pensando navisão de crescimento imediato,
causando problemas ambientais como poluição do ar,água e solo. Um ambiente
sustentável a partir de metas a ser alcançada por 179 países,inclusive no âmbito
da Agenda 21 reconcilia a proteção do ambiente, no que diz respeito à cultura, a
eficiência económica política local e da justiça social, com o apoio de governos
e instituições da sociedade civil, que culminou com a conclusão da CNUMAD -
Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento - ECO 92 - Rio de
janeiro. Tentando alcançar acordos internacionais que respeitem os interesses de
todos e para proteger a integridade do sistema ambiental e do desenvolvimento do
mundo, reconhecendo a natureza integral e interdependente da terra, nosso lar,
que proclama: princípio 1- humanos são o centro das preocupações relacionadas ao
desenvolvimento sustentável." Têm direito a uma vida saudável e produtiva
em harmonia com a natureza." (...) princípio 16- as autoridades nacionais
devem procurar promover a internalização dos custos ambientais e a
utilizaçãodeinstrumentos económicos, tendo em conta os critérios que contamina
deve, emprincípio, suportar os custos da poluição, com respeito pelo interesse
público esem distorcer o comércio e investimento internacional (CNUMAD, 1992). A
cooperação e os acordos internacionais no mercado comum desde 1991também nos
assuntos dos problemas do ambiente nos países membros do MERCOSUL,esta
cooperação é uma esperança que permite acordo sobre o meio ambiente para
asgerações presente e o futuras.Os incentivos nas diversas formas para a
preservação do ambiente, no Brasil ascidade e estados iniciaram uma prática nova
de conservação da água, a necessidade deuma regulamentação nacional possibilita
novos projetos de preservação de florestas,matas ciliares e nascentes.
Beneficiando grandes centros urbanos com o abastecimentode água mudando o
conceito cultural para com os fornecedores de serviços ambientais. A cultura dos
serviços ambientais na produção da água, solo e ou ar saudável éuma modalidade
que se incorporado ao mercado. Mesmo a partir dessa observação quese paga pelos
serviços ambientais. Temos uma diferença na relação com a natureza quenão é
meramente o recebimento de um pagamento por serviços.Mas se tem uma relação nova
de preservação das florestas e por sua vez se obtera garantia da produção da
água e a substituição da produção de produtos agrícolas,agropecuária etc. pela
produção de água, se quer entender essas práticas dos serviçosambientais
comparando com os modos de vidas dos povos originários. 2 Bem Viver Os
patrimônios culturais a partir dos modos de vida na perspectiva cultural do
"Bem Viver" nas diversas culturas, a espiritualidades dos povos
originários, que lutam por um novo significado de estado revolucionário indígena
milenar na América Latina. EvoMorales participa de cerimônia indígena de posse,
em Tiwanaku. Discurso de abertura: “Somente com a força do povo vamos acabar com
o Estado colonial e o modelo neoliberal” (…) (MAISONNAVE, 2006). (…) la
colonialidad del poder (…) la colonialidad del saber (…) la colonialidad delser
(…) la colonialidad de la madre naturaleza y da la vida misma. La queencuentra
su base en la división binaria naturaleza/sociedad, descartando
lomágico-espiritual-social, la relación milenaria entre mundos biofísicos,
humanos yespirituales, incluyendo el de los ancestros, la que da sustento a los
sistemasintegrales de vida y a la humanidad misma. En la región andina, como en
muchaspartes de América der Sur y de AbyaYala, la madre naturaleza – la madre
detodos los seres- es la que establece y da orden y sentido al universo y del
vivir”(WALSH, 2008, p. 136-139). O processo de descolonização aponta para o bem
viver e a diversidade cultural construindo saberes, espaços e lugares no
desenvolvimento da perspectiva intercultural latino americana. Essa emergência
propiciou, mais especificamente entre os indígenas da Bolívia, Equador e Peru o
surgimento de propostas de outros modelos dedesenvolvimento. Esses modelos estão
embasados no relacionamento ético e respeitoso do homem com a natureza, com a
história dos seus povos, com a democracia, com a convivência em comunidade e no
respeito à diversidade. Ressurge assim, revitalizada e inserida às demandas
sociais contemporâneas a filosofia dos antepassados dos povos originários, ou
seja, o conceito equatoriano do SumakKawsay (em quéchua) e o boliviano
SumaQamaña (em aymará), ou Bem Viver, cujas propostas objetivam romper com as
falhas abertas pelo desenvolvimento e crescimento econômico neoliberais (REIS,
2012, p. 5). O conceito filosófico “Bem Viver” das culturas milenares das
civilizações origináriasem especial nos países dos continentes Latino Americano
e Africano, emergem nosmovimentos sociais como alternativas da cultura do “Bem
Viver”. Processos sociais, econômicos e políticos pautados pela perspectiva
eabordagens do pensamento intercultural visam romper com históricashegemonias de
culturas dominantes sobre outras subordinadas visando reforçaridentidades
tradicionalmente excluídas para construir, tanto no cotidiano como noâmbito das
instituições sociais um (con) viver em e com dignidade, respeito elegitimidade
entre todos os grupos da sociedade. (...) é necessário se faz que seefetivem
mudanças, de pensamento e ação, no Estado e na sociedade. Taismudanças
pressupõem o surgimento de uma proposta de desenvolvimento maishumano, onde cada
sujeito (...) seu foco encontra-se na distribuição equitativacom vistas a uma
melhor e justa qualidade de vida para todos os seres humanos,potencializa a
igualdade de oportunidades, a participação cidadã, aresponsabilidade para com os
recursos naturais e a biodiversidade, bem como orespeito e aceitação da
diversidade étnica e cultural (REIS, 2012, p. 9 e 10). O que deveria ser o poder
estatal nos governos muitas vezes não é o que diz a leisobre os pressupostos do
Estado. Questões como igualdade, liberdade não se aplicamna realidade social dos
povos locais. A prática da lide com as metodologias de empedramento da
Democracia participativa com os uso e construção das pluralidadesculturais de
incorporações dos direitos fundamentais ainda demanda mais solidez naescalada em
disputa por lugares reconhecidos e legitimados pelo Estado. O papel essencial do
poder na organização social está ligado aos inevitáveisconflitos de interesses
(...) o poder é o meio pelo qual (...) conflitos são resolvidos.(...) As
relações de poder são definidas, do ponto de vista cultural, por posiçõesde
autoridade estabelecidas por consenso segundo as regras de condutaespecificas da
cultura em questão. (...) Com efeito, o sentido original de“autoridade” não é o
de “poder de comando”, mas o de “uma base firme para oconhecimento e a ação”
(...) Desde as épocas mais antigas, as comunidadeshumanas escolhem determinados
homens e mulheres como líderes eraminvestidos de poder (...) autoridade definida
pela cultura, (...) a verdadeiraautoridade consiste em dar aos outros o poder de
agir (CAPRA, 2013, 100-101). A cultura do Bem Viver em sua relação com o
ambiente é mais sustentável nacomparação com o mercado ocidental que é
predatório e imediatismo. O Bem Viver sugere-se como possível exemplo de relação
com o ambiente com mais sustentabilidadegerando uma presença constante de grupos
que vislumbram a modificação e intervençãodas praticas coletivas e saudáveis nas
relações no Estado e com o mesmo. Seja lá qual for o discurso, dentre esses os
“custos externos”, “direitos humanos”,diretos territoriais” ou “valor do
sagrado”, os movimentos ambientais do sultendem a confrontar o estado opondo-se
às leis e políticas consideradasdestrutivas ou injustas desconfiando da mediação
do estado nos seus conflitoscom os interesses estrangeiros (Guha, 2000). Os
grupos do Norte, em toda a suadiversidade, incluindo o movimento pela justiça
ambiental dos Estados Unidos,trabalham mais com os governos. (...) Nos países
pobres, a reflexão intelectuaisestá, em larga medida, impulsionada ou
acompanhada o desenrolar daresistência local. No Brasil a concepção de “reserva
extrativista” foi inspirada naprática dos seringueiros. (...) Na Índia o
“Ecologismo dos pobres (...) no México enos Andes (...) agroecológico
tradicional indígena (...) (MARTÍNEZ ALIER 2007, p.276). O poder do povo para o
povo e com o povo as constituições de modo geral dizemque todo poder emana do
povo. As políticas estatais estão regulamentadas, mas não sãofomentados nas
sociedades. Os interesses manifestados pela sociedade civil sãolegítimos, mas
não são implementados. São atores de um momento histórico em que sevive um novo
tipo de relação social com o ambiente com praticas politicas que podemcontribuir
para construir um espaço coletivo nas próprias estruturas da América Latina
quefoi privatizada pela onde de exclusão dos povos tradicionais, não
evidenciando asdiferentes culturas destes. O multiculturalismo crítico e de
resistência não concorda com aquele/as multiculturalistas liberais de esquerda
que argumentam que a diferença necessitaapenas ser interrogada como uma forma de
retórica, desta forma reduzindo asestruturas das políticas de significação e a
história à textualidade (Ebert, 1991a).Precisamos ir além da desestabilização do
significado, ao transformarmos ascondições históricas e sociais nas quais a
construção de significado ocorre. Apráxis multiculturalista crítica, em vez de
permanecer satisfeita em apagar osprivilégios das ideologias opressoras que têm
sido naturalizadas dentro da culturadominante, (...) grotesco, mas tenta
efetivamente remapear o desejo ao lutar poruma cultura multivalenciada
linguisticamente e por novas estruturas deexperiências nas quais os indivíduos
recusam o papel do narrador onisciente econcebem a identidade como uma montagem
polivalente de posições de sujeitos(MACLAREN, 1999, p. 133 e 134). Ampliar as
agencias de socialização do bem viver para desnaturalizar os tipos depraticas
sociais que exercem coerção social nos hábitos, costumes, tradições culturais
ejurídicas, em suas regras e morais da sociedade de mercado que evidencia
oindividualismo e o viver fora das relações estatais. Que promovem a opressão
dosoprimidos pelos oprimidos. O grande problema está em como poderão os
oprimidos, que“hospedam” ao opressor em si participa da elaboração, como
seresduplos, inautênticos, da pedagogia de sua libertação. Somente na medidaem
que se descubram “hospedeiros” do opressor poderão contribuir parao partejamento
de sua pedagogia libertadora. Enquanto vivam adualidade na qual se é parecer e
parecer é parecer com opressor, é umdos instrumentos para esta descoberta
crítica – a dos oprimidos por simesma e a dos opressores pelos oprimidos, como
manifestações dadesumanização (FREIRE, 1987, p. 17). Podemos observar que a
prática das sociedades positivistas se prevalece àtécnica imediatista em uma
relação com o ambiente de forma de um sistema predatório,enquanto as sociedades
originárias com seus conhecimentos tradicionais observam arelação com a natureza
equilibrada sustentada em longo prazo com o ambiente num todoholístico, provando
é grande a premência de reflexões que desvendam praticasambientais
criativas,modificando trajetórias individuais para o em bem viver com arte
ecultura com os serviços ambientais. 3 Culturas nos Serviços Ambientais Os
serviços ambientais que emergem têm novas possibilidades de economias dos
serviços ambientais de maneira espontânea tem espaço para evidenciar e resgatar
os valores e princípios do bem viver originários. A relação com a natureza é um
reencontro com um elo perdido da humanidade, implementando no planeta a garantia
de recursos naturais como a água, ar, solo e florestas sustentáveis para as
diferentes culturas ambientais. Reconhecer as diversidades culturais é um passo
para valorização dos modos de vida, o modo de vida originário tem possibilidades
de equilíbrio sustentado coma natureza. Hay dos formas de interpretar a la
naturaliza. O se la concibe como un orden pre existente al hombre y del cual
éste no es dueño sino –a lo sumo- “custodio”, en una relación en la que todos
sus componentes (“cosas” y seres vivientes, incluido el propio hombre)
interactúan, o se trata de un ámbito material apropiable, destinado al exclusivo
servicio del hombre, tal como un objeto lo puede estar de un sujeto que es su
propietario (ROSATTI, 2007, p. 15). Facilitar as práticas tradicionais de
culturas nos serviços ambientais a partir da economia dos serviços ambientais,
em soluções aos problemas como a falta de água, disponibilizar recursos naturais
para consumo humano, particularmente em grandes centros urbanos, que exige o
investimento de recursos hídricos, qualidade do ar e solo. O pagamento por
serviços ambientais (PSA) é uma nova forma de "proteção receptor".
Guarda de receptor que é "água conservador" "produtora de
água" mudando suaatividade agrícola, pecuária, entre outros, por serviços
ambientais (SA) esta oferta numabase de adesão voluntária, com os interesses dos
proprietários rurais em áreas rurais,compartilhamento de recursos financeiros,
entre outros para a prestação de serviçosambientais.Aqueles que preservarem os
ecossistemas em suas propriedades recebem PSA, atransferência de recursos
financeiros ou substituir os produtos rurais tradicionaispredatórios por
serviços ambientais sustentáveis, desta forma se têm benefícios coletivosda vida
saudável. Os agentes rurais se tornam propriedades sustentáveis das
técnicasagrícolas, agroecológica florestal (Agronômica, ecológica e
agroflorestais) e aconservação da água e do solo, restauração de florestas a
médio e longo prazo sãosoluções ambientais, beneficiando os proprietários rurais
com o pagamento dos serviçosambientais das fontes de água.A conservação da Água
como uma nova modalidade de contribuição aosabastecimentos dos grandes centros
como o Estado de São Paulo no caso Brasileiro, osprodutores de água em
propriedades rurais em especial na cidade de Extrema –MinasGerais que tem
demonstrado a eficácia desse tipo de ativismo ambiental através dacolaboração
entre as autoridades locais, regionais,nacionais e internacionais legitimandoas
praticas simples e tradicionais do povo local.Os conceitos teóricos de
conservação da água - "produtor de água" – surgem dosserviços
ambientais e do pagamento pelos serviços ambientais - PSA. A cultura
daconservação pelos serviços ambientais poderem contribuir na analise da cultura
ruralcomo gênese da palavra cultura vem de agricultura, o modo de fazer, a
maneira de viver ede interpretar a arte da sustentabilidade nos territórios
originais.O Pagamento dos Serviços Ambientais (PSA) aos proprietários
ruraisconservadores das florestas, matas ciliares e das nascentes nas bacias
hidrográficas.Uma nova modalidade o PSA aos Produtores de Água (PA) e ou
Conservadores de Água(CA) emerge a cultura dos Serviços Ambientais (AS) de
conservação da água, do ar e dosolo. 4 Marco Regulamentário dos Serviços
Ambientais As regulamentações dos serviços ambientais como da cidade de Extrema
- MG,Lei municipal: 3227/2005 cria o projeto conservador das águas, que autoriza
o poderexecutivo a fornecer apoio financeiro aos proprietários rurais. A Lei do
estado de Minas Gerais, Lei n º 17.727/2008, que regem a concessão deincentivos
financeiros aos proprietários e ocupantes deste saco verde rural, sobreo estado
das políticas de recursos hídricos em políticas florestais e a proteção
dabiodiversidade no estado e no PL n º 952/07 (...) Conjuntos de
incentivosfinanceiros do governo para os proprietários de áreas rurais e
urbanas, em suasterras, preservar áreas de necessidade para a proteção dos
recursos hídricos, aconservação da biodiversidade e ecossistemas naturais
particularmente sensíveis(OLIVEIRA JUNIOR, 2010, p. 15). Na última década os
pagamentos pelos serviços ambientais fazem cada vez maisparte da legislação
brasileira nacional, regional e local. O PSA é a incorporação deexternalidade na
condição de PA e CA, como um tipo classificado como AS. Esse AS nãocompete com
os produtos rurais da produção da agricultura, até em alguns caso
podemsubstituir atividades econômicas predatórias, substituindo por
práticastradicionais. Groot et. al. (2002) semelhantemente define os serviços
ecossistêmicos como acapacidade dos processos naturais e de seus componentes
para fornecer bens eserviços que satisfaçam as necessidades humanas, direta ou
indiretamente. (...)(CONSTANZA 1997, Groot et. al. 2002), tratam os serviços
ecossistêmicos comobens e serviços fornecidos pela natureza para satisfazer as
necessidadeshumanas, Daily (1997) trata os serviços ecossistêmicos como um
pré-requisitopara a vida na Terra. As distintas abordagens estão relacionadas às
duas linhasda economia ambiental, a neoclássica que é utilitarista e mecanicista
e a visão daeconomia ecológica onde a economia e o ecossistema fazem parte do
mesmomeio- ambiente. (ROSA & NETO, 2013). Os benefícios que a CA pelos PA
com os serviços ambientais pelo PSA, possibilitauma inovação nas políticas
econômicas dos proprietários rurais e uma garantia de águanos grandes centros
urbanos dos grandes centros das metrópoles.No livro de Joan Martinez Alier
(2007), “o ecologismodos pobres”, faz analise sobre“A tragédia dos recursos
coletivos” de Garret Hardin (1968), em Os direitos depropriedade e a gestão dos
recursos Martinez Alier explica uma confusão pelo menos dalíngua inglesa.
Hardin, (...) erroneamente afirmou que a situação de acesso aberto poderia
serdescrito como um “bem comunal”. Não existe desculpa aceitável para
esseequívoco de Hardin. Como foi prontamente apontado por Aguilera Klink,
Berkes,Bromley e outros autores, a expressão área ou “recurso comum” é
fartamenteconhecido pela população em geral, incluindo os biólogos. (...)
obediência adeterminadas regras (...) Os ataques à concepções de bens comunais
levados acabo com argumentos de eficiência econômica têm sido parte do
receituáriocapitalista durante três séculos. Escreveu Arthur Young, a mágica da
propriedadeprivada transformaria área em ouro. A nova rodada de Hardin foi
atacar as (malclassificadas) “áreas comuns” por intermédio de um manejo
ambiental ruim.(MARTÍNEZ ALIER, 2007, p. 115). O que Hardin discutiu foram duas
situações o acesso aberto, em que denominou“comuns” e a propriedade privada.
Martinez Alier (2007), argumenta que “Umaclassificação mais aprimorada das
formas de propriedade distinguiria: (1) acesso aberto;(2) propriedade
comunitária, com regras para os membros; (3) propriedade privada e
(4)propriedade estatal”. O autor Martinez Alier faz analise sobre a ausência de
normatização internacional,da caça às baleias em alto mar parece uma motivação
meramente econômica. Aliar osconceitos ecológicos de sustentabilidade a visão
meramente utilitarista de ganhofinanceiro imediatista em vez de se pensar em
longo prazo e garantindo as geraçõesfuturas os recursos naturais. Os pagamentos
aos proprietários de terras rurais conservadores das matas ciliarese das
nascentes nas bacias hidrográficas possibilitam a resolução de
problemasemergentes com modelos conservacionistas de culturas conservações da
água, do ar edo solo e reconstrói praticas de culturas tradicionais eficientes
de conservação. À medida que entramos neste novo século, vai ficando cada vez
mais evidenteque o neoliberal “acordo de Washington” e as políticas e regras
econômicasestabelecidas pelo Grupo dos Sete e suas instituições financeiras – o
BancoMundial, o FMI e a OMC – estão desencaminhadas. (...) a “nova economia”
estágerando (...) consequências danosas e relacionadas entre si – um aumento
dadesigualdade e a exclusão social, um colapso da democracia, uma
deteorizaçãomais rápida e extensa do ambiente natural e a pobreza e alienação
cada vezmaior” (CAPRA, 2013, p. 217 e 218). Declaração de princípios éticos de
fundamentais e como um roteiro práticosignificado duradoura, amplamente
partilhada por todos os povos, a carta Terra seráusada como um código universal
de conduta para guiar os povos e Nações na Direção deum futuro Sustentável.A
cidade de Extrema é um dos cerca de quarentas projetos de Conservadores deÁgua
(CA) e ou Produtores de Água (PA) a partir do Pagamento pelos ServiçosAmbientais
(PSA). A conservação e/ou produção de água abrem-se espaço pararesolução de
problemas de abastecimento de água.A modalidade de Serviços Ambientais (AS) é
uma experiência que está emergindocomo uma modalidade de recebimento de recursos
financeiros ou materiais. O provedorreceptorsão proprietários rurais e/ou
urbanos que recebem recursos pelos SA comoforma de PSA, de CA e/ou PA. As ONG,
governos locais, regionais, nacionais einstituições internacionais fomentam a
modalidade dos SA.A regulamentação de Leis nacionais que regulem os serviços
ambientais,possibilitando as pequenas propriedades de receberem recursos
financeiros entre outros.O desafio é de que se aumentem investimentos nos
Serviços Ambientais:Reflorestamento, Despoluição, da Água, Solo e Ar. 5
Conclusão Conclui-se que os pagamentos aos proprietários rurais conservadores
das matasciliares e das nascentes nas bacias hidrográficas possibilitam a
resolução de problemasemergentes com modelos conservacionistas da cultura
conservação da água, do ar e do solo em ambiente natural sustentado.As culturas
nos serviços ambientais uma possibilidade de equilíbrio dos modos devida e a
natureza, os conhecimentos dos povos originários podem orientar os novosprojetos
de conservação dos recursos ambientais. A valorização das culturas em seus modos
de vidas e as suas relaçõesintergeracionais de sustentabilidade com o ambiente,
os serviços ambientais deconservação da água, ar e solo.Substituindo os produtos
predatórios que são vendidos para os mercadosconsumistas imediatistas, com a
cultura da pratica e visualização de produtos tradicionaisque são realizados nos
territórios, poderá ser elencando como atividade de produçãosustentabilidade com
a cultura local. A conservação da água é uma possibilidade de garantia de
abastecimento desseprecioso recurso hídrico que depende de florestas, matas
ciliares e nascentes nosterritórios de forma a evidenciar as praticam
tradicionais, simples e eficientes na culturados povos antes excluídos das
relações estatais.Para legitimar estatalmente as inovações tradicionais de
praticas ambientais noBrasil foi criado o Regulamentando os serviços ambientais
Deputado Federal Anselmo deJesus, autor do Projeto de Lei nº 792/2007, que é o
primeiro projeto a tratar de pagamentopelos serviços ambientais em âmbito
federal. O Programa Federal de PSA tem o Comitê Gestor, que vai receber e
refinar asdiretrizes e estabelecer contratos voluntários com essas iniciativas”.
A partirdesses contratos, o Comitê vai autorizar a instituição financeira a
fazer opagamento para as iniciativas. (...) O cadastro nacional de PSA deverá
aglutinaros dados, as áreas contempladas; definir os serviços ambientais
prestados;integrar os programas e projetos à política nacional; e unificar as
informações nobanco de dados. Também cabe ao cadastro a integração com o CAR —
CadastroAmbiental Rural (LAVRATTI, 2014). O funcionamento do Pagamento dos
Serviços Ambientais - PSA na Economia dosServiços Ambientais - ESA dos
Produtores de Água - PA e/ou Conservadores de ÁguaCA: A ESA funciona com o PSA
para PA e ou CA como são chamados os que recebempagamento para conservação de
água e/ou produtores de água, os recebedores depagamento PSA. Na economia dos AS
se estabelece o PSA a partir da cobrança aosconsumidores de água dos grandes
centros urbanos como é o caso de São Paulo e NovaIorque. Os governos regionais e
locais estabelecem os valores para que se possa fazer ofinanciamento dos SA aos
agricultores CA e ou PA. Porém as iniciativas que usufruemdeste tipo de
resultado econômicos nas politicas locais ainda são tímidas pela falta
depublicidade e execução nos municípios brasileiros resistindo em aceitar as
praticas deculturas tradicionais como ferramentas sociais eficientes com a
simplicidade e o bemviver. 7Bibliografia CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas.
Ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultix, 2013. CNUMAD - Declaração
do Rio sobre ambiente e desenvolvimento. Conferência dasNações Unidas sobre
ambiente e desenvolvimento. Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de1992.
Disponível em:<www.un.org> Acessado em 2014. FREIRE, Paulo, Pedagogia do
oprimido. Rio de Janeioro: Paz e Terra, 1987. IPHAN, Patrimônio Imaterial.
Disponíve em: <http://portal.iphan.gov.br> Acessado emmarço de 2014.
LAVRATTI, Paula. Seminário sistemas estaduais de PSA. Pagamentos por
serviçosambientais: diagnóstico, lições apreendidas e desafios para futura
legislação. Comissãode Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Data:
24/4/2014. Disponível em<http://www.camara.leg.br> Acessado em junho de
2014. MAISONNAVE, Fabiano e Pedro Dias Leite. Bolívia terá hoje 1º presidente
indígena. Folha de São Paulo, mundo, 2006. Disponível em
<www1.folha.uol.com.br > Acessadojunho de 2014. MARTÍNEZ ALIER, Joan. Da
economia ecológica ao ecologismo popular. Blumenau,Ed. FURB, 1998. MCLAREN,
Peter, Multiculturalismo. São Paulo, Ed. Cortez, 1999. MERCOSUL. Patrimônio
cultural do mercado comum do sul. MERCOSUL/CMC/DEC.N° 55/12, 2012. OLIVEIRA
JÚNIOR, Mauro Elói de. Pagamento por serviços ambientais: umaalternativa
importante para conservar e recuperar as bacias hidrográficas e fornecer águade
qualidade à população, Brasília, 2010. REIS, Raquel Maria Pimentel Oliveira dos;
OLIVEIRA, Lilian Blanck de. Bem viver ediversidade cultural: saberes, espaços e
lugares na construção de um desenvolvimentoem perspectiva intercultural. Anais I
SEDRES, Abordagens e Experiências, Rio deJaneiro/RJ, 2012. Disponível
em:<http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/sedres/article/view/4004>
Acessado emmaio de 2014. ROSA, T. O.; CRUZ NETO, C. C. Pagamentos por serviços
ambientais: uminstrumento econômico custo efetivo na aplicação da legislação
ambiental? 2013. Disponível em:<http://www.academia.edu> Acessado abril de
2014. ROSATTI, Horasio Daniel, Derecho ambiental constitucional. Santa Fe:
Rubinzal- Culzoni, 2007. SANTOS, Priscila, et al (Org.) Marco regulatório sobre
pagamento por serviços ambientais no Brasil. Belém/PA: IMAZON; FGV. CVces, 2012.
WALSH, Catherine, Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las
insurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Tabula Rasa, Bogota –
Colombia, nº 9: 131-152, julio-diciembre, 2008. UNESCO. Patrimônio Mundial.
Disponível em: <www.unesco.org.br> Acessado em marçode 2014. __________.
Declaração das Nações Unidas sobre os Povos Indígenas: perguntas erespostas.
2.ed.Rio de Janeiro: UNIC; Brasília:UNESCO, 2009.
sexta-feira, 22 de abril de 2022
A Inflação em dólar!
O que é inflação
Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação.
Causas da inflação
A inflação pode ter várias causas, que podem ser agrupadas em:
pressões de demanda
pressões de custos
inércia inflacionária e
expectativas de inflação.
Cinismo de dissimulados em fugir dp assunto.
Bolsonaristas sonham em ficarem ricos por isso apoiam aumentos de preço que enriquecem ainda maos quem já é rico.
A Inflação em dólar!
A inflação em dólar no Brasil é provocada pelo governo em colocar os seus para administrar a autarquia.
Os interesses dos acionistas da Petrobrás acima de tudo e os preços altos acima de todos.
As promessas ao deus dinheiro de um anarcocapitalismo à concentração de renda para poucos em detrimento da miséria e fome da maioria.
Fonte Bibliográfica
https://www.brasildotrecho.com.br/2022/04/o-dolar-baixou-mas-o-combustivel-continua-subindo-qual-e-a-desculpa/
https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/oqueinflacao
Se me bloquearem novamente no facebook, eu não me assusto mais, querem silenciar a realidade que vivemos.
Outro Brasil
terça-feira, 19 de abril de 2022
O passo à passo: introdução à iniciação à pesquisa cientifica.
O Passo à passo: introdução à iniciação à pesquisa cientifica.
Sumário
Conceito
Método
Citação
Bibliografia
Anexos (fotos)
Desenho de Luiz Miguel da Silva Wagner
Conceito
1° escolher um conceito,
2° pesquisar significado do conceito escolhido,
3° fazer uma pergunta cientifica,
4° citar um trecho sobre o assunto,
5° fazer referência da fonte bibliográfica.
Método
A metodologia utilizada se busca interpretar a realidade e neste sentido os conceitos, categorias ajudam à avaliar a vida em sociedade.
EXPLICAÇÃO SOBRE COMO FAZER CITAÇÕES
Se utilizarem uma citação do livro coloquem o endereço do livro. por exemplo:
(...) condições ideológicas filosóficas, políticas (SOUZA, 2020, p. 71).
Fonte Bibliográfica
SOUZA, Flávio Manzatto de, VAZ, Valéria, Ser protagonista: Ciências humanas e sociais aplicadas em diálogos com a matemática/ obra coletiva, desenvolvida e produzida por SM Educação ; 1ª edição – São Paulo, SM, 2020.
Anexos
No anexo se coloca, imagens, fotos, questionários utilizados na pesquisa ilustrando o processo de pesquisa.
Do Livro: Ser protagonista: Ciências humanas e sociais aplicadas em diálogos com a matemática
Tem aqui conexões econômicas e estamos propondo a linha com o ambiente.
Os cinco questionamentos dialogam entre as CHSA e a Matemática: a-Como se mede um desejo? b-Como medir a desigualdade econômica? c-É possível defender, ao mesmo tempo, o sistema de mercado e a redistribuição de renda? d-O sistema de mercado é justo? e- Como medir outras desigualdades? Outras questões pode surgir no processo de estudo dos módulos do livro: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática. Módulo 1 Como se mede um desejo? Cap. 1--Tomar decisões: O Problema, Desenvolver o problema, Economia: a ciência do cotidiano, Um objetivo de estudos para a economia. 1° Princípio: As pessoas têm que fazer escolhas porque os recursos são escassos; 2° Princípio: Tudo tem custo; Cap. 2—As teorias do valor: Teoria do valor-trabalho, valor subjetivo; Cap-3—A formação dos preços: Karl Marx e a teoria da mais-valia, A teoria do valor subjetivo e os ganhos de comércio, Divisão social do trabalho, Ofertas e demanda, O preço de equilíbrio e a criação de valor; Módulo 2 Como medir a desigualdade econômica? Cap.4- O tamanho de economia brasileira: Estimando a renda nacional, O tamanho da população, a renda per capita e o padrão de vida, crescimento econômico; Cap.5- O conflito entre capital e trabalho: É possível defender, ao mesmo tempo, o sistema de mercado e a redistribuição de renda? O sistema de mercado é justo? Cap.6- Os indicadores de desigualdades e desenvolvimento: Coeficiente de Gini, A pobreza extrema, O índice de Desenvolvimento Humano; Módulo 3 Como medir outras desigualdades? Cap. 7—O governo e as políticas públicas: O orçamento da União e a dívida pública, Cap. 8- As desigualdades de gênero: A história e seus reflexos na atualidade, Dados sobre a violência contra as mulheres, Mulheres na política; Cap. 9- As desigualdades racionais: Os mitos do Brasil como uma democracia e um paraíso fiscal, A desigualdade socioespacial, cultura e resistência;
sexta-feira, 15 de abril de 2022
quinta-feira, 14 de abril de 2022
Lula melhor presidente
Fontes bibliográficas
Lula foi o melhor presidente da história e Bolsonaro é o pior, apontam eleitores: https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/lula-foi-o-melhor-presidente-da-historia-e-bolsonaro-e-o-pior-apontam-eleitores/
quarta-feira, 13 de abril de 2022
Um bom sindicalismo nem novo e nem velho
O Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB) é um órgão de representação do PSB que reúne, de forma estruturada, militantes do partido ligados à causa sindical e à defesa dos direitos da classe trabalhadora. O movimento é aberto a filiados e filiadas e tem como objetivos formular e promover a política do PSB para o movimento sindical, promover formação política de seus membros, entre outros.
Agora que você já conhece os seis segmentos que compõem o PSB Santa Catarina, venha somar conosco nas lutas que você mais se identifica!
O PSB está consolidando a organização de seis grandes segmentos de lutas em Santa Catarina. São eles os segmentos de Juventude, LGBT, MPS, Mulheres, Negritude e Sindical.
Fontes Bibliograficas
https://www.psbsc.org.br/segmentos
https://socialismosindical.org.br/ssb-apoia-as-manifestacoes-antifascistas-e-em-defesa-da-democracia/
sábado, 9 de abril de 2022
Lula é perfeito, dos cabelos brancos ao dedão do pé?
Lula é perfeito, dos cabelos brancos ao dedão do pé?
Para Janja Lula é perfeito!
A imagem não ficou boa, mas todos que colocam como um erro aparecer a perna do Lula quer desviar a atenção?
Isso acontece muito se foco no suposto erro para fugir do assunto e do verdadeiro motivo de existir Lula.
A intenção é desvirtuar a atenção do eleitorado da realidade que é Lula presidente.
A censura ao Lula é o tempo todo, mentem, disvirtuam o que Lula fala.
Sabemos que Lula é o próprio movimento de transformação possível dentro de um sistema neoliberal.
Quem quer entender Lula tem cinco coisas importantes que é compromisso:
1- Acabar com a fome o PT defende R$ 600,00 em vez de R$ 200,00 do auxilio emergencial neste sentido o bolsa família e salarii mínimo nominal R$ 1.600,00 aproximando à o ideal de R$ 6.400,00 (DIEESE, 2022).
2- Desenvolvimento com investimentos em MEI, micro empresas com juros baixos;
3- Reforma trabalhista garantindo direitos para trabalho chamado de uberizacao
4- Fortalecer o SUS, e neste sentido a legalização do aborto para salvar vidas;
5- Educacao investimentos em todos os níveis com o fundo de educação, investimento em pesquias e extensão etc.
quarta-feira, 6 de abril de 2022
Boric e Fernandez torcem por Lula se eleger!
Como videntes Boric e Fernadez já enchergam Lula em 2023, construindo igualdades na América Latina.
A boa sintonia entre Boric e Fernández é evidente, e o chileno já anunciou que se sentirá muito confortável se Lula da Silva vencer as eleições gerais no Brasil este ano. “Aqui você tem um aliado, um cúmplice nesta batalha contra a desigualdade e um mundo mais digno. Continuaremos a nos encontrar", disse Boric a Alberto Fernández. O argentino retribuiu o elogio: “Você tem um amigo para te ajudar em tudo que estiver ao meu alcance. Um amigo e um cúmplice para modernizar tudo o que precisa ser modernizado com igualdade”.
sábado, 2 de abril de 2022
Figurões, democracia representativa e o endividamento
A democracia representativa tem seus vícios oligarquicos e as oligarquias influenciam a democracia representativa brasileira, a real política do clientelismo, patrimonialismo e fisiologismo.
As reformas políticas no sistema neoliberal do capitalismo financeiro, na prática se observa demagogias, compromissos que viram promessas e descompromissos. O sociólogo Fernando Henrique Cardoso-FHC foi um que pregou social democracia e governou com vice liberal e a lógica da brincadeira deixada para o partido dos trabalhadores e o próprio Lula se perdeu no poder, até se reelegeu e elegeu Dilma ex brizolista que foi impedida do poder.
O cheiro de manobra política feita com Jânio Quadros e João Goulart em 1964, herdeiros do Jetulismo do rearanjo da oligarquia do façamos a "revolução antes que o povo o faça".
O estadismo jetulista teve continuidade mesmo no período militar, FHC, Lula, Dilma; mas aos poucos se foi aumentando a dívida pública até os anos de 1985 eram R$ 100 bilhões e não se tinha 10 bilhões para o serviço da dívida, o plano Collor custou 30 bilhões, o Plano real que elegeu e reelegeu FHC chegou em 700 bilhões no anos 2000. Lula entregou uma dívida de 1,6 trilhões e Dilma passou de 2 trilões. A partir de 2016 até 2022, o serviço da dívida chegou em 2,4 trilhões. Se contar o tempo de Lula e Dilma poucos mais de uma década foram "queimados" cerca de 1,3 trilhões e nos governos de Temer e Bolsonaro os últimos seis anos se "queimou" na metade do tempo cerca de 3 trilhões.
Se o povo não aprendeu que a ultra direita o povo não tem vez, somente se governa para poucos ricos com Bolsonaro.
Os empresários governam para os interesses deles, não irão aumentar investimentos em educação, saúde etc. para não faltar uns bilhões para benefício deles.
Figurões e a democracia representativa
Os figurões dos partidos políticos recebem o fundo partidários, candidatos com menos chances de se eleger são tratados da mesma forma que os partidos que não recebem fundo partidário.
Muitas pessoas imaginam que todos os candidatos recebem valor igual do fundo eleitoral. Na prática não são tratados de forma igual, os caciques do partido são próximos dos interesses dos figurões.
Compreender essa realidade dos processos eleitorais, possibilita compreender como funciona a democracia representativa que é favorecida aos figurões.
O que podemos fazer para mudar a realidade da real política para algo novo. Quem está preparado, preparada para essa construção democrática de transformação?
A democracia representativa está voltada aos interesse do capital financeiro, o país saiu do equilibrio a partir de 2016, oxalá Lula seja eleito para trazer o país a realidade abrasileirada dos preços dos combustiveis, se as pessoas queiserem podemos.
Na prática podemos cada vez menos coisas e não basta querer, a entrega das estatais a preço de banana, não pagou a dívida e pelo contrário está colocando em risco o Brasil.
O pré-sal renderia ao país trilhões, mas não se tem interesse em pagar a dívida o desgoverno do Bolsonaro, mas culpam o PT daquilo que não fazem na resolução dos problemas e pelo contrário criam problemas dificultando em toda parte para não se fazer o devido investimento na área social principalmente em saúde e educação.
Esperançar um país com Lula presidente é o mais provável de caminho para se ter uma pacto de reconstrução do Brasil e Santa Catarina. A lógica neoliberal do capital financeiro está enraizado de tal forma que dificilmente se terá mais do que políticas mitigadas ou seja poucos investimentos e neste sentido a esquerda sabe como fazer políticas para pobres.
Federalização e forças política
No Brasil às pesquisas eleitorais ajudam à entender a realidade de opiniões.
O campo progressista do movimento Lula presidente está conseguindo obter apoio de parte do campo liberal e da esquerda.
Lula aparece com 48% no primeiro turno e passa de 50% no segunfo turno de todos os candidatos.
Bolsonaro está conseguindo fazer atrapalhadas com censuras a artistas em festival de música.
Serviu de certa forma para esconder à queda do ministro da educação por causa de corrupção e ao mesmo tempo ofuscou o lançamento da candidatura de Bolsonaro que obteve apenas 11% nas redes sociais.
Se o processo eleitoral continuar nesta força baixa, Lula poderá vencer no primeiro turno, se Ciro Gomes aparecer em segundo lugar não será novidade mesmo que tenha pouca força.
20% do orçamento é controle de parlamentares e tem ainda o tal do orçamento secreto.
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