sábado, 30 de abril de 2022
Linhas de pesquisa de práticas tradicionais para práxis inovadoras
Na graduação fiz pesquisa sobre Emancipação humana, 1998; Em 2003, Estudo do
Ribeirão da Velha Central orientei Everton Bohn, publicamos em evento: Esta
pesquisa foi à primeira iniciação cientifica dos estudantes do Ensino Médio da
Escola de Educação Básica Hercílio Deeke de maneira interdisciplinar com
financiamento externo do FUNCITEC. O objetivo geral do projeto em nosso estudo
foi focar o Ribeirão da Velha, com pesquisa aplicada, bibliográficas e
documentais. As atividades dos Bolsistas foram divididas de acordo com as
disciplinas envolvidas. A História Oral, Cartografia, Vazão da Água, Geografia,
Flora e Fauna na Biologia, Avaliação do Nível de Preservação e Nascentes dos
Contribuintes do Ribeirão da Velha foram eixos investigados. Como metodologia
usou-se: a delimitação do estudo em relação ao espaço geográfico, porém sem
perder a contextualização com situações semelhantes numa perspectiva mais ampla
com a aplicação de questionários fechados foram investigados os temas
específicos do projeto. Na especialização em Gestão na UFLA - MG 2004, pesquisei
sobre cooperativismo, ajuda mútua e participação; No Mestrado Desenvolvimento
Regional - FURB, 2013; Dissertação sobre
Mobilização Territorial Sustentável: construção de pacto territorial a partir
de projetos de ação coletiva. Pesquisa Ação e participativa partindo dos conceitos: Desejos, Necessidades
e Prioridades foi organizado um questionário a partir da comunidade local.
Artigos: LA TRANSICIÓN DEL ESTADO A SOCIEDAD AMBIENTAL, parceria com Silvia
Nonna A educação integral, saberes originários e científicos, 2016. Valores,
Princípios, Fundamentos e Religiosidades Juvenis 2018. Este estudo sobre:
Valores, Princípios, Fundamentos e Religiosidades Juvenis. Tem como objetivo
analisar a realidade dos diferentes tipos de concepções de vida e o que é
essencial. A metodologia utilizada de pesquisa é de uma amostra de 120 jovens
entrevistados com questionários abertos e comparando do país com revisão
bibliográfica. Considerações: O respeito, a família, a ética, a honestidade são
princípios, valores e fundamentos e a diversidade religiosa aparecem católicos
40% e evangélicos 20%, e um a seguir podemos comparar com os que não seguem
religiões que ficou em terceiro lugar 12, 5 %. Não responderam 10%. Isso
demonstra que mais de 80 % das pessoas seguem uma religião Neste sentido a
realidade é muito mais complexa e diversificada por si só necessita de respeito
às diferenças entre os cristãos. Organização de
mostra de iniciação à pesquisa científica no ensino médio 2018 linhas: GT
1 As boas práticas originárias Laklãnõ língua e relações com a natureza.A
História da ocupação do espaço do rio, e a causalidade dos riscos e
vulnerabilidade socioambientais em enchentes, enxurradas e deslizamentos de
massas. Os consumos das águas de forma industrializadas, a agricultura extensiva
e o consumo residencial estão causandoa crise hídrica com secas de rios.
Fortalecer boas práticas de conservação das águas e os usos adequados das águas.
Garantir os Direitos Humanos a água e o neoliberalismo do século XXI. GT - 2 :
Alimentos in Natura; Plantas Medicinais adequados e Permacultura. O fomento e
valorização da prevenção a partir dos saberes tradicionais originários e
populares das plantas medicinais e os estudos científicos das químicas e suas
funções para a saúde. A Educação Alimentar e Nutricional Adequada a partir de
alimentos in natura e os riscos dos agrotóxicos. GT – 3: Diversidades
Religiosas, Culturais e Família. As diversidades religiosas e culturais, o
respeito às diferenças, a construção da paz, da igualdade, da liberdade, da
justiça e do amor ao próximo sem distinção. GT - 4: Mulher e não violência
Gênero (s) Parceria com Grupo Pesquisa Popol Wuj como ferramenta
interdisciplinar e estudo intercultural no Ensino Médio.
Grupos de pesquisas
PROGRAMA DE EXTENSÃO RURAL - Fortalecimento populações locais: conhecimento aos
jovens da comunidades do sudoeste da microbacia hidrográfica do Rio Sagrado,
Morretes (PR). ZEE, (APA) de Guaratuba, (ReBIO) de Floresta Atlântica. 2011 -
2012. Em 2021 fiz disciplina no curso de doutorado em Geografia UFSC com o Dr.
Orlando Ferretti, que me apoiou na proposta de tese: Cidadania Hídrica e
saneamento Básico na Cidade de São francisco do sul - SC. Pretendo fazer
disciplina GeoBiologia estudos avançados no bioma da floresta da mata atlântica
que é a partir de agosto de 2022 e tentar passar na seleção do doutorado de
Geografia da UFSC de 2023. link: https://observa.ufsc.br/ Observatório de Áreas
Protegidas nos Estudos Acadêmicos O Observatório é uma iniciativa de um espaço
de pesquisa, ensino e extensão que responda as necessidades de estudar as áreas
protegidas, elaborando propostas e impulsionando medidas de proteção, de gestão
e de ordenamento, tendo por base a sustentabilidade socioambiental. Congrega
pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Pontua questões
referentes as unidades de conservação, as áreas indígenas, áreas quilombolas,
áreas verdes em espaços urbanos, reserva legal, áreas de preservação permanente
e outros espaços protegidos por lei(s). Busca dialogar diretamente com
instituições públicas que são gestores, efetuam pesquisa e/ou são
co-responsáveis pelas áreas protegidas. Dialoga também com instituições, ONGs e
outras organizações da sociedade civil. Pretende-se que seja um importante ponto
de referência para a investigação científica e técnica, confluindo a
investigação, proposições e criando experiências práticas sobre o território
catarinense.
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