Resumo
O plano de aulas de Sociologia do
Ensino Médio em síntese segue o planejamento de 2017, tem como
objetivo de introduzir e capacitar os e as estudantes nos saberes
antropológicos, sociológicos e da teoria política. Metodologia: As aulas estão
estruturadas no curso do Ensino médio em quatro momentos e organizadas em
atividades de ensino e aprendizagem.
Funcionamento Passo a Passo durante o ano: 1º Bimestre: A parte
teórica iniciada a partir dos conteúdos das Ciências Sociais: Antropologia (1º
ano); Sociológicos (2º ano); Teoria Política (3º ano); os e as estudantes fazem
resumos, apresentações em seminários e são avaliados pelo professor/coordenador.
2º Bimestre: Os conceitos são escolhidos pelos e pelas estudantes para fazem um
projeto sobre a pergunta cientifica escolhida, implementações, fomentos,
demandas e resultados obtidos serão avaliados pelo professor/coordenador. 3º
Bimestre: A partir das conclusões das pesquisas realizadas em projetos de cada
estudante, serão escolhidas formas de apresentação dos resultados ex. arte
cênicas, etc. , teatro etc. a escolha do e da estudante e são avaliados pelo
professor/coordenador. 4º Bimestre: Construções Teóricas para apresentação em
feira cientificam e cultuais dos resultados gerais, e são avaliados pelo
professor/coordenador. Avaliações: O
Processo estará sendo avaliado em cada passo, coletivamente estudantes e o
professor. 1º Bimestre: as avaliações do processo de ensino aprendizagem são
(Notas: resumos (de 0 a 10,0; apresentação (de 0 a 8,0, participação (de 0,0 a
2,0 pontos) e relatórios no caderno de (0 a 10,00 pontos) 2º Bimestre: as
avaliações do processo de ensino aprendizagem são feitos a partir da escola do
conceito, da pergunta e projeto (0,0 a 10,0 pontos a escolha do conceito e
fundamentação; a pergunta cientifica (0,0 a 10,0 pontos); Projeto de pesquisa
em uma página (0,0 a 10,0 pontos) 3º Bimestre; as avaliações do processo de ensino
aprendizagem são feitos a partir da aplicação do questionário, sistematização
de dados, conclusões (0,0 a 10,0 pontos); 4º Bimestre: as avaliações do
processo de ensino aprendizagem são feitos a partir da conclusão se fazer arte
plástica, cênica etc. Fazer uma apresentação com resumo, introdução, citação e
conclusão. Valendo três notas (0,0 a 10,0 pontos.
Passeios
e atividades propostas de ações
No inicio do
ano serão feitas levantamentos de demandas de interesses de passeios a reserva
indígena, Spitzkopf, projeto baleia franca; as ações: escolinha de skate,
fanfarra, horta e educação alimentar, coleta de água, jardinagem, economia
solidária etc.
FILOSOFIA DA ESCOLA:
A Escola de Ensino Básico Hercílio Deeke
tem sua filosofia voltada em oferecer ao educando oportunidade que o
transformem um ser pensante, possuidor de uma mentalidade científica, lógica
e crítica, capaz de transformar o meio em que vive, respeitando os princípios
de liberdade e sociabilidade.
|
(1º) PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO
CURSO:
SÉRIE:
Ensino Médio
|
1º
|
OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os conceitos básicos de
sociologia a fim de desenvolver a imaginação sociológica de modo que seja
possível fazer uma leitura da realidade social, aprofundando as leituras dos
discursos sociológicos como contraponto aos demais discursos.
|
CONTEÚDOSDOS (1º) PRIMEIRO ANOS DO
ENSINO MÉDIO
1º BIMESTRE
a)
Questão norteadora: O que é sociologia
e para que o estudoda sociedade?
Introdução à sociologia:
-O homem um ser
social:
-a convivência
humana
-Sociedade e
Comunidade,
-Socialização e
sociabilidade,
-O que é
sociologia,
-imaginação
sociológica,
-métodos
sociológicos,
-tipos de conhecimentos,
b)
Questão norteadora: Qual é o papel do
individuo e as instituições na sociedade?
Sociedade dos Indivíduos:
Agrupamentos
sociais
-Familiar, Escola, Religiosa,
Política, Econômica, Vivencial, Profissional,
-Individuo grupo,
-Indivíduos e
sociedade,
-Indivíduos e
instituições,
-Processo de
socialização,
-Teóricos das
Ciências Sociais.
Estratificação
social: as desigualdades comtemporâneas;Sistema de status;Papéis sociais;
c)
Questão norteadora: Como podemos
melhorar as relações sociais m sociedade?
Conceitos básicos:
-Sociedade,
-socialização,
-indivíduo e
sociedade,
-solidariedade,
-ação social,
-Fato social,
-Consciência
Coletiva.
Objetivo
Especifico:
Compreender como
esta ciência despertar a fazer uma leitura diferenciada do mundo social; Adquirir
conhecimentos básicos para o estudo da sociedade.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDOS DOS (1º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO
MÉDIO
2º BIMESTRE:
d)
Questão norteadora:Quem somos e como a
sociedade interfere na maneira como agimos e vemos o mundo?
Status Sociais, Papeis sociais e
representações sociais
-Interação social na perspectiva de Weber,
-Durkheim e Marx,
-Representação social,
-Conceito de status (em Weber e Marx) e
papel,
-Tipos de Status e papeis sociais,
-Status e papel,
-Relação entre papel e status,
-Conflitos de papéis.
e)
Questão norteadora: Qual o papel da
cultura na sociedade?
Diferenças sociais cultura e direitos
sociais
-Cultura e sociedade no mundo capitalista, Consumismo,
Economia e a vida cotidiana: o que tem eu com isso?
-Introdução a Antropologia,
-Classes Sociais
-Cultura Erudita,
-Cultura Popular,
- Direitos Humanos,
- Direito e cidadania,
- Diversidade e sexualidade,
- Direito ao ambiente saudável (Direitos
difuso).
Objetivo
especifico:Desenvolver
a perspectiva de que os contextos sociais influenciam na maneira que nos
comportamos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDOS DOS (1º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO
MÉDIO
3º BIMESTRE:
f)
Questão norteadora: Por que o mundo é
tão desigual e injusto. Por que estas desigualdades são mantidas há tanto
tempo?
Estratificação social/ Estrutura e sistema/
mobilidade e mudança social
-Estratificação social (em Weber, Durkheim
e Marx),
-Tipos de estratificação
-Classes
-Estamentos
-Castas
-Introdução aos estudos sobre desigualdade
social
-A educação como reprodutora das
desigualdades sociais
-Habitus e reprodução das desigualdades
sociais
-Desigualdade social sob a perspectiva
marxista - as lutas de classe
-Estrutura e sistema social (Parsons)
-Instituições sociais
-Estratificação social,
-Mobilidade social,
-Ter entendimento de que as diferenças
sociais e econômicas não são aspectos motivados por forças individuais.
Objetivo
especifico:Ter
entendimento de que as diferenças sociais e econômicas não são aspectos
motivados por forças individuais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDOS DOS (1º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO
MÉDIO
4º BIMESTRE:
g)
Questão norteadora: Como a sociologia
nos ajuda a compreender os processos que envolvem o trabalho?
Trabalho e sociedade
-O trabalho em Weber,
Durkheim e Marx
-Construção sócia
histórica do trabalho,
-O trabalho na
sociedade capitalista,
-Fordismo, Taylorismo e Just in time,
-As metamorfoses do
mundo do trabalho,
- Trabalho,
ambienterecursos naturais e sustentabilidade.
O mundo do trabalho:
-Educação e
Sociedade, Educação institucionalizada e mercado de trabalho;Os papéis da
educação; Globalização/ocidentalização, Globalização econômica;Globalização
informacional;Globalização cultural;A sociedade em Rede
-Profissões,
-Trabalho nos
diferentes tipos de Sociedade,
-Trabalho na
sociedade capitalista moderna,
-A questão do
trabalho no Brasil,
-Trabalho e
Globalização Divisão Social do Trabalho,
Objetivo
especifico:Relacionar
as mudanças sociais com as mudanças no mundo globalizado.
|
METODOLOGIA:
O ano letivo será conduzido por leituras e
discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos
educandos. Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir
de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas
dinâmicas.
Em situações especiais os alunos poderão
ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem como, também para
realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão ser trabalhadas
interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins.
|
AVALIAÇÃO
(INSTRUMENTOS E /OU PROCEDIMENTOS):
Se entender no processo avaliativo como
gradual e permanente num todo o e as estudantes em suas habilidades de
desvendar, criticar e desnaturalizar a sociedade.
A uma avaliação a partir das sínteses sobre
os conceitos sociológicos, a segunda avaliação a partir da apresentação oral
em sua desenvoltura e capacidade de analise.
A terceira avaliação poderá ser escrita em
forma de perguntas e respostas sobre os conteúdos sobre os temas trabalhados
na aula de sociologia.
Avaliações:
As avaliações serão ponderadas, sobretudo,
sob os aspectos qualitativos. Haverá uma prova bimestral com valor igual a
8,0 e cada turma será avaliada por participação e comportamento com nota até
2,0 pontos. Em alguns momentos esta nota poderá ser atribuída mediante a
realização de trabalhos individuais a critério do professor.
A recuperação paralela deverá acontecer caso
verificar-se que não se tem capacidades, habilidade e atitudes sociológicas,
ocorrerá sempre no final do semestre em debates orais em que se socializem os
conteúdos estudados no semestre e o professor dará pontos ou não.
|
(2º) SEGUNDOS ANOS DO
ENSINO MÉDIO
CURSO:
SÉRIE:
Ensino Médio
|
2º
|
OBJETIVOS:
Compreender os conceitos básicos de
sociologia a fim de desenvolver a imaginação sociológica de modo que seja
possível fazer uma leitura da realidade social, aprofundando as leituras dos
discursos sociológicos como contraponto aos demais discursos.
|
CONTEÚDOS DOS (2º) SEGUNDO ANOS DO
ENSINO MÉDIO
1º BIMESTRE
h)
Questão norteadora: Para onde a
sociedade caminha e quais são as causas das crises financeiras e ambientais¿
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E CLASSES SOCIAIS
-Tipos de Sociedades:
primitivas, antigas, medievais, modernas e contemporâneas,
-Capitalismo
industrial,
-Capitalismo
Financeiro,
-Sistemas
capitalismo e socialismo,
-Sociedade de Bem
estar social,
-Crise de 1929 e a
regulação feita pelo estado.
-Neoliberalismo e a
nova ordem mundial,
-Crise da Bolha no
EUA 2008,
-Crise na E.U. ,
mercado comum e o Euro e suas consequências,
-MERCOSUL países
latino americanos e seus sua condição de ex colônia e dependência econômica,
-Brasil e sua
liderança no G – 20,
- ECO RIO e o RIO +
20
- Crises ambientais,
-Aquecimento global
-Energia eólica,
solar e reutilização.
-Direito ao
ambiente saudável e a vida.
Objetivo especifico:Compreender formas de organização do
Estado – conhecer a estrutura de organização política do Brasil. Comparar a
estrutura política latina americana com a europeia, anglo-saxônica e
asiática.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDOS DOS (2º)
PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO
2º BIMESTRE
i)
Questão norteadora: Por que as pessoas
no mundo são tão diferente em alguns pontos e tão iguais em outros?
Cultura, identidade e alteridade
-Cultura, Cultura
popular,
-Cultura erudita,
Cultura de massa,
-Identidade
cultural,
-Relativismo
cultural e etnocentrismo,
-Alteridade,
tolerância e convivência,
- Multiculturalismo
e ambiente.
Objetivo Especifico:Quais possibilidades de observação e
reflexão sobre como agir com a diferença, respeito, solidariedade e
cooperação.Compreender e analisar sobre a perspectiva antropológica das
diferenças e semelhanças culturais.
------------------------------------------------------------------------------------
j)
Como pode haver a ideia de raça e como estas diferenças
justificam preconceitos?
Raça, etnia e gênero
-Cidadania;Minorias;Etnocentrismo
e relativismo cultural;Discriminação;A questão da discriminação no
Brasil;Bullyng.
-Conceito de raça,
-cor e etnia,
-Preconceito racial
e movimentos afirmativos,
-Políticas de ações
afirmativas,
-Relações de
gênero,
-Machismo,
-Feminismo,
-Dominação.
- Racismo
ambiental,
-Danos ambientais,
poluidor pagador.
Objetivo especifico:Conhecer como a as ciências sociais
se posicionam em relação as minorias e maiorias étnicas, culturais e sociais.(Conceito
de raça, cor e etnia, Preconceito racial e movimentos afirmativos, Políticas
de ações afirmativas, Relações de gênero, Machismo, Feminismo, Dominação
masculina e suas manifestações homofobia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDOS DOS (2º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO
MÉDIO
3º BIMESTRE
k)
Questão norteadora:O que motiva
algumas relações sociais serem tão violentas?
Violência e Controle social
- Violência física,
social e simbólica, Criminalidade, Desemprego,
-Violência,
-Violência física,
-psicológica,
-verbal e
simbólica,
-Controle social,
-Tipos de controle
social,
-O controle
repressivo legítimo e ilegítimo,
-Relações de
dominação,
-Tipos de
dominação.
Objetivo Especifico: Problematizar os contextos que
favorecem o desenvolvimento da violência no seio das relações sociais
ÉTICA E MORAL
-O conceito de ética,
-Campo ético e senso moral,
-O juízo moral e a ética,
-Práticas sociais, morais, éticas e o
cidadão,
-Respeito ao ambiente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDOS DOS (2º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO
MÉDIO
4º BIMESTRE:
l) Questão norteadora:Quais as
estratégias o discurso midiático utiliza para reforçar relações de dominação?
Ideologia e Indústria Cultural
-Controle social,
ideologia e atitudes;Persuasão e correção dos desvios sociais;Atitude e
ideologia;Grupos ideológicos
-Ideologia,
-Tipos de
ideologia,
-indústria
cultural,
-Indústria cultural
e moda,
-Indústria cultural
e etos urbanos,
-A ideologia da
indústria cultural,
-Consumismo,
-Análise do
discurso midiático,
-Ideologias
ambientais.
Objetivo
especifica:Identificar
e resinificar os discursos midiáticos a partir das teorias estudadas.
|
METODOLOGIA:
O ano letivo será conduzido por leituras e
discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos
educandos. Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir
de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas
dinâmicas.
Em situações especiais os alunos poderão
ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem como, também para
realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão ser trabalhadas
interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins.
|
AVALIAÇÃO
(INSTRUMENTOS E /OU PROCEDIMENTOS):
A uma avaliação a partir das sínteses sobre
os conceitos sociológicos, a segunda avaliação a partir da apresentação oral
em sua desenvoltura e capacidade de analise. A terceira avaliação poderia ser
escrita em forma de perguntas e respostas sobre os conteúdos sobre o que é
sociologia, individuo e sociedade, o processo de socialização.
O mundo do trabalho e a divisão de classe
em cada semestre. A recuperação paralela deverá acontecer sempre no final do
semestre em debates orais em que se socializem os conteúdos estudados no
semestre e o professor dará pontos ou não.
Se entender no processo avaliativo como
gradual e permanente num todo o e as estudantes em suas habilidades de
desvendar, criticar e desnaturalizar a sociedade.
|
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(3º)
TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO
CURSO:
SÉRIE:
Ensino Médio
|
3º
|
OBJETIVOS GERAIS E
ESPECIFICOS:
Compreender a atuação das instituições
políticas e sociais as quais modificam a realidade social e ambiental.
|
CONTEÚDOSDOS (3º)
TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO:
1º BIMESTRE
m)
Quais as instituições políticas mais importantes na perspectiva da ciência
política?
Estado/ Política e Instituições políticas
-Políticas sociais
e partidárias;Democracia;Outros sistemas e formas de governo;
-Estado e Governo,
-Tipos e Formas de
Governo,
-Instituições
políticas,
-Conhecer os
conceitos básicos de Ciência Política.
PODER, POLÍTICA E ESTADO
-Como surgiu o
poder moderno,
-O poder e o
estado,
-Poder, política e
Estado no Brasil,
- Introdução sobre
o que é Ditadura e totalitarismo,
- Democracia e suas
instituições,
- Organizações
ambientais.
Objetivo
Especifico: Conhecer
os conceitos básicos de Ciência Política
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDOS DOS (3º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO
MÉDIO
2º BIMESTRE:
n)
O que é democracia e como ela pode ser aplicada?
Democracia
-Origens e
evolução,
-Democracia
participativa,
-representativa e
deliberativa,
-Esfera pública
(Habermas),
-Ciber-democracia,
-Espaços públicos
de participação institucionalizada,
-Conselhos
Deliberativos e consultivos,
-Orçamento
Participativo, Fóruns, Projeto de Iniciativa Popular,
-Redes ambientais.
Objetivo
especifica:
Conhecer os fundamentos teóricos, políticos e ideológicos que sustentam a
democracia moderna.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDOS DOS (3º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO
MÉDIO
3º BIMESTRE:
o)
Questão norteadora: Como a sociedade civil pode ser
articular para melhorar sua realidade social?
Movimentos sociais/ cidadania/ democracia e
políticas públicas
-Movimentos sociais tradicionais, Os movimentos
sociais pós-materiais,
-Movimentos sociais
e ação coletiva,
-Movimentos
tradicionais (de classes),
-Movimentos urbanos
e movimentos pós- materiais,
-ONGs, Sociedade
civil,
-Cidadania e
ambiente,
-Políticas públicas
e inclusão.
Objetivo especifica: Conhecer e investigar algumas as
estratégias que a sociedade civil se apropria para reivindicar direitos.
DIREITOS CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS
- Direitos e cidadania,
- Os movimentos
sociais,
-Movimentos
ambientalistas,
-Os direitos e a
cidadania no Brasil,
-Diversidade e
Sexualidade,
- Movimentos,
manifestações e mobilizações a partir das redes sociais no, Chile e Argentina
e Brasil na América Latina. Países da União Europeia, EUA e Norte da África.
CONTEÚDOS DOS (3º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO
MÉDIO
4º BIMESTRE:
p)
Questão norteadora: Quais os impactos da sociedade
moderna no meio ambiente?
Modernidade, Meio ambiente e sociedade.
-Modernidade,
-alta modernidade
ou pós-modernidade? Onde estamos?
-Modernidade
líquida e seus aspectos na vida cotidiana (Bauman, Giddens) Identidade e
modernidade (Bauman, Hall, Bodart)
-Globalização
- Ocidentalização,
-Modos de vida e de
consumo Novas tecnologias,
-Meio ambiente,
produção e consumo Meio Ambiente e cidadania,
-Controle populacional
versus consumismo.
Objetivo especifica:Compreender a relação entre as
mudanças nas relações sociais e na relação com o meio ambiente.
|
METODOLOGIA:
O ano letivo será conduzido por leituras e
discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos
educandos. Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir
de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas
dinâmicas. Em situações especiais os
alunos poderão ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem
como, também para realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão
ser trabalhadas interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins.
|
AVALIAÇÃO
(INSTRUMENTOS E /OU PROCEDIMENTOS):
A uma avaliação a partir das sínteses sobre
os conceitos sociológicos, a segunda avaliação a partir da apresentação oral
em sua desenvoltura e capacidade de analise. A terceira avaliação poderia ser
escrita em forma de perguntas e respostas sobre os conteúdos sobre o que é
sociologia, individuo e sociedade, o processo de socialização. O mundo do
trabalho e a divisão de classe em cada semestre. A recuperação paralela
deverá acontecer sempre no final do semestre em debates orais em que se
socializem os conteúdos estudados no semestre e o professor dará pontos ou
não. Se entender no processo avaliativo como gradual e permanente num todo o
e as estudantes em suas habilidades de desvendar, criticar e desnaturalizar a
sociedade.
|
Recursos
didáticos e ferramentas utilizadas didáticas e pedagogias:
Aparelho
televisor e de som, Notebook, Tablet, Grupo do Facebook, Celular, Cabo hdmi,
vga e de som, Apagador, Pincel para quadro branco, Papel A 4, Cartolina e ou
papel pardo, Impressora monocromática, Jornais, revistas e demais periódicos,
Laboratório de informática, Livro principal de Sociologia da autora Helena
Bomeny (2010), Visitas à biblioteca da FURB, Frequentar teatro e festivais de
teatro, Pesquisa em loco em temáticas de estudo em viagens de estudo, Visita a
Câmara de Vereadores de Blumenau, visitas a empresas, comércio. Visita a Rádio
Comunitária, Associação de Moradores, Conselhos Deliberativos, Sindicato etc.
Seminários
Fóruns e assessorias: Organizar
Fanfara e fazer projeto com os e as estudantes, Organizar Grêmio Estudantil,
Organizar grupos de arte cênica, Organizar a APP, Organizar o PPP, Organizar o
Conselho Deliberativo, Assessorar Associações de Moradores, Assessorar
Sindicatos, Assessorar Partido Político, Fomentar debates em Seminários e
Fóruns em temáticas de interesse comunitário, Promover Gincanas, Espaço de
lazer e cultura, Passeio ciclístico, Torneio esportivo, Mobilização ambiental,
Reutilização de água por cisterna, Rádio escola, Fazer programação de uma rádio
comunitária.
Protagonismo
Juvenil: A partir da formação
antropológica, sociológica e política, participar dos processos sociais,
políticos, econômicos, culturais e ambientais da escola. Fortalecendo o
protagonismo juvenil a partir de projetos desencadeados nas salas de aula nas
aulas de sociologia e de maneira interdisciplinar e ou transdisciplinar
construir ações que possam construir hábitos.
saudáveis no Grêmio Estudantil, no Conselho Deliberativo, na
APP. Fomentar o protagonismo juvenil na defesa de direitos humanos como a
qualidade de ensino e aprendizagem na própria escola, desenvolvimento de ações como
gincana, reforço escolar, comunicação comunitária. Organização social para o
empoderamentos juvenis reivindicativos, fomento da cultura, esporte e lazer,
dentro da escola dos, para e com os e as estudantes pais ou responsáveis e
profissionais da educação. Fazer experiência de Diversidade Cultural e
Segurança Alimentar, princípios da boa alimentação. Fomento de ações de
cooperação em empreendimentos solidário e de economia solidária com
fundamentação em cooperativismo e associativismo. Fomento de protagonismo
juvenil voluntário em ativismos sociais, políticos, econômicos, culturais e
ambientais com o Grêmio Estudantil mediante de projetos feitos de maneira
multidisciplinar. Exemplo: Pré-vestibular e preparação para o ENEM; PNOA,
Passeios de Estudo etc.
Visitas in loco Aldeia e oficina Indígena de Xokleng/ Lakãnõ:
Pesquisar imagens que caracterizam a cultura Xokleng/Lakãnõ. Entrar em contato
com a realidade nos ajuda a conhecer melhor as características, funcionamento e
estrutura da cultura Xokleng/Lakãnõ. Fazer oficina pintar a cultura
Xokleng/Lakãnõr.
Bibliografia Adotada
como Base de Estudos
MACHADO, Igor José Renó, Sociologia hoje, Ed. Ática, São
Paulo, 2013.
Referências Bibliográficas:
BNE – Base Nacional Curricular Comum, 2015. < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaDisciplina?disciplina=AC_CIH&tipoEnsino=TE_EM
> Acessado em 18 de fevereiro de 2016.
BODART, C. N; SAMPAIO SILVA, R. Blog Café com Sociologia.
Disponível em <cafecomsociologia.com >. Acesso em fevereiro de 2014.
BOMENY, Helena, Tempos modernos, tempos de sociologia, Ed.
Brasil, São Paulo, 2010.
Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação
Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,
2006. < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf
> Acessado fevereiro de 2016.
GIDDENS, A. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LAKATOS, E.V; Marconi, M. A . Sociologia Geral. 6ª ed. São
Paulo: Atlas, 1990.
RIBEIRO, Olzeni Costa e Moraes, Maria Cândida, Criatividade
em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções,
Olzeni Costa Ribeiro; Maria Cândida Moraes – Brasília: Liber Livro, 2014. < https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm#search/plano+de+aula+filosofia/14d23c9c4db94144?projector=1
> Acessado em fevereiro de 2016.
SANTA CATARINA, Governo do Estado, Secretária da Educação,
(Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica /
Estado de Santa Catarina, Secretária da Educação, 2014. <
file:///C:/Users/osni/Downloads/Proposta_Curricular_final.pdf > < http://www.propostacurricular.sed.sc.gov.br/site/
> Acessado fevereiro de 2016.
TOMAZI, N. D. Sociologia para o ensino médio. 2ª Ed. São
Paulo: Saraiva, 2010.
TEMAS PARA ESTUDAR PARA O ENEM:
Sua Pesquisa Ecologia e Saúde, < http://suapesquisa.com/ecologiasaude
> Acessado em fevereiro de 2016.
Outras
Bibliografias
Brasil. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais : apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de
Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. <
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf > Acessado em
2017.
FIDELIS, Aline, e Osni Valfredo
Wagner, EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: Da prática tradicional para a práxis
dialógica. ENALIC, IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III
Seminário Nacional do PIBID, realizado na UFTM na cidade de Uberaba- MG no
período de 3 a 6 de Dezembro de 2013. < http://dialogossobrelibertacao.blogspot.com.br/2017/02/educacao-em-movimentoda-pratica.html
> Acessado em 2017.
NONNA, Silvia, La Transición del Estado a Sociedad Ambiental, Silvia, Nonna e Osni
valfredo Wagner, GT 15 – Educación integral, saberes discentes/docentes y
participación ciudadana. Artículo completo (p. 164 - 180). Seminario
Internacional Culturas y Desarrollo (3. : 2016 : Costa Rica) Territorios,
culturas y buen vivir [recurso eletrônico] : desafíos desde las S471t
identidades y saberes diversos : anais do III Seminario Internacional Culturas
y Desarrollo ; III Encuentro de la Red de Interculturalidad ; IV Encuentro de
la Red Trabajo con Pueblos Indígenas ; IV Encuentro Sociedades en Cambio /
organización, José Mario Méndez Méndez, Elcio Cecchetti, Sandra dos Santos. --
Chapecó, SC : Argos, 2016. <https://arquivosbrasil.blob.core.windows.net/insulas/anexos/anais_sicdes_final-398593.pdf >
acesado en enero, 2017.
WAGNER, Osni Valfredo, A educação integral, saberes originários e científicos, (p. 145 – 163), GT 15 – Educación integral, saberes discentes/docentes y participación ciudadana. Artículo completo (p. 145 – 163). Seminario Internacional Culturas y Desarrollo (3. : 2016 : Costa Rica) Territorios, culturas y buen vivir [recurso eletrônico] : desafíos desde las S471t identidades y saberes diversos : anais do III Seminario Internacional Culturas y Desarrollo ; III Encuentro de la Red de Interculturalidad ; IV Encuentro de la Red Trabajo con Pueblos Indígenas ; IV Encuentro Sociedades en Cambio / organización, José Mario Méndez Méndez, Elcio Cecchetti, Sandra dos Santos. -- Chapecó, SC : Argos, 2016. < https://arquivosbrasil.blob.core.windows.net/insulas/anexos/anais_sicdes_final-398593.pdf > acessado em janeiro, 2017.
_______, MOBILIZAR PARA O PROTAGONISMO DA DOCÊNCIA, Portal de Educação,https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/66586/mobilizar-para-o-protagonismo-da-docencia > acessado em janeiro, 2017.
PLANEJAMENTO ANUAL
WAGNER, Osni Valfredo, A educação integral, saberes originários e científicos, (p. 145 – 163), GT 15 – Educación integral, saberes discentes/docentes y participación ciudadana. Artículo completo (p. 145 – 163). Seminario Internacional Culturas y Desarrollo (3. : 2016 : Costa Rica) Territorios, culturas y buen vivir [recurso eletrônico] : desafíos desde las S471t identidades y saberes diversos : anais do III Seminario Internacional Culturas y Desarrollo ; III Encuentro de la Red de Interculturalidad ; IV Encuentro de la Red Trabajo con Pueblos Indígenas ; IV Encuentro Sociedades en Cambio / organización, José Mario Méndez Méndez, Elcio Cecchetti, Sandra dos Santos. -- Chapecó, SC : Argos, 2016. < https://arquivosbrasil.blob.core.windows.net/insulas/anexos/anais_sicdes_final-398593.pdf > acessado em janeiro, 2017.
_______, MOBILIZAR PARA O PROTAGONISMO DA DOCÊNCIA, Portal de Educação,https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/66586/mobilizar-para-o-protagonismo-da-docencia > acessado em janeiro, 2017.
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
15ª GERED GERENCIA DE EDUCAÇÃO
EEB. HERCILIO DEEKE FONE/FAX: (47) 3330-0255
BLUMENAU – SC
GEOGRAFIA 9º 1 - 2017
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA:
ANO:
GEOGRAFIA
|
2017
|
CURSO:
SÉRIE:
Ensino Fundamental Finais
|
9º 1
|
PROFESSORES:
OSNI
VALFREDO WAGNER
|
FILOSOFIA DA ESCOLA:
A Escola de Ensino Básico Hercílio Deeke
tem sua filosofia voltada em oferecer ao educando oportunidade que o
transformeem um ser pensante, possuidor de uma mentalidade científica, lógica
e crítica, capaz de transformar o meio em que vive, respeitando os princípios
de liberdade e sociabilidade.
|
OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os conceitos básicos de Geografia
a fim de desenvolver a imaginação Geográfica de modo que seja possível fazer
uma leitura da realidade do espaço local, regional, nacional e global no
sentido sócio econômico, desigualdade, diversidade cultural, política,
ambiental, instituições nacionais e internacionais, aprofundando as leituras dos espaços
geográficos nos territórios.
|
CONTEÚDOS CURICULARES
1º BIMESTRE
a)
Questão norteadora: As percepções
cotidianas, conhecimentos, como desigualdades sócio - econômicas e a
diversidade mundiais?
1-Mundo global:
1.1-Do
mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
1.2-
Do mundo bipolar para unipolar:
1.3-
Organizações internacionais mundiais:
1.4-Organizações
internacionais regionais
2-Mundo: populações e desafios globais:
2.1-População mundial,
distribuição, crescimento desigual:
2.2-Populações, mundial
cidades e consumo:
2.3-Mundo principais
religiões:
2.4- Desafios da ONU e de
todos nós:
2º BIMESTRE:
3- Europa,
diversidade e integrações:
3.1- Europa, meio natural:
3.2- Europa, aspectos
populacionais:
3.3- A construção da União Européia:
3.4- A economia européia:
4- CEI e a
questão energética Russa:
4.1- Do império Russo á
CEI:
4.2 A Comunidade dos
Estados Independentes
4.3- CEI, economia
4.4- Rússia, a perda de
hegemonia e a questão energética:
3º BIMESTRE:
5- As grandes economias da Ásia:
5.1 Ásia diversidade física e cultural
5.2 O Japão e os Tigres Asiáticos
5.3- Chinas o dragão asiático
5.4- Índia o país das diversidades
6- Oriente Médio:
6.1- Oriente Médio: Aspectos físicos e
humanos gerais
6.2 O Oriente Médio e o petróleo
6.3 Israel e Palestina
6.4- Os conflitos árabe-israelenses
4º BIMESTRE:
7- África: heranças, conflitos e diversidades:
7.1- África o meio
natural
7.2- A África e o
imperialismo europeu
7.3-África:
populações, regionalização e economia:
7.4- A África no
início do século XXI:
8- Oceania e Regiões polares:
8.1 Oceania
8.2 Austrália e
Nova Zelândia
8.3 Ártico
8.4 Antártida
|
METODOLOGIA:
O ano letivo será conduzido por leituras e
discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos
educandos. Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir
de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas
dinâmicas. Em situações especiais os
alunos poderão ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem
como, também para realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão
ser trabalhadas interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins.
|
AVALIAÇÃO
(INSTRUMENTOS E /OU PROCEDIMENTOS):
Se entender no processo avaliativo como
gradual e permanente num todo o e as estudantes em suas habilidades de
desvendar, criticar e desnaturalizar a sociedade. A uma avaliação a partir
das sínteses sobre os conceitos sociológicos, a segunda avaliação a partir da
apresentação oral em sua desenvoltura e capacidade de analise. A terceira
avaliação poderia ser escrita em forma de perguntas e respostas sobre os
conteúdos sobre os temas trabalhados na aula de sociologia. A recuperação
paralela deverá acontecer caso verificar-se que não se tem capacidades,
habilidade e atitudes sociológicas, ocorrerá sempre no final do semestre em
debates orais em que se socializem os conteúdos estudados no semestre e o
professor dará pontos ou não.
|
Recursos
didáticos:
• Aparelho televisor e de som.
• Notebook
• Cabo hdmi, vga e de som
• Apagador • Pincel para quadro branco
• Papel A4 • Impressora monocromática
• Jornais, revistas e demais periódicos
• Laboratório de informática
PARÂMETROS DIDÁTICOS
Competências e Habilidades envolvidas
1- Mundo global
a)
Mundo
multipolar ao bipolar,
b)
Guerras
mundiais e conflitos regionais,
c)
Instituições
e organizações mundiais que agem globalmente,
- Identificar as transformações
mundiais no espaço e no tempo;
- Analisar as
influências econômicas e causas das desigualdades e desenvolvimento
desigual mundial;
- Analisar o papel
das instituições e organizações mundiais e regionais territoriais e
geográficas;
- Identificar a diversidade
mundial.
2- Mundo: populações e desafios globais
d)
As
populações mundiais, distribuição;
e)
Populações
e sociedade do consumo;
f)
Migrações
mundiais e estados nacionais.
- Identificar as
distribuições das populações mundiais;
- Analisar os
processos de urbanização;
- Estudar as
migrações globais.
3- Europa, diversidade e integrações
g)
Países
com economia em destaque na União Européia,
h)
Desafios
regionais e suas crise nacionais,
i)
Diversidades
culturais, populações e religiões,
- Identificar os
principais elementos naturais relacionados ao continente do Europa ;
- Analisar a
influência dos elementos do clima na biodiversidade do Europa;
- Analisar as
peculiaridades naturais do continente Europa em função da sua posição
geográfica;
- Identificar a
diversidade fisiográficas das regiões Europa
4- CEI e a questão energética Russa
a-
Situação
sócio economia e o país no G-20;
b-
Avanços
e retrocessos do BRIC’s para a Russia,
c-
Hegemonia
da Russia na região.
- Identificar os
principais elementos naturais relacionados ao continente Russia;
- Analisar a
influência dos elementos do clima na biodiversidade Russia;
- Analisar as
peculiaridades naturais do continente Russia em função da sua posição
geográfica;
- Identificar a
diversidade fisiográficas das regiões Russia.
5-As grandes economias da Ásia
d-
Situação
sócio economia e o papel do G-20;
e-
Avanços
e retrocessos do BRIC’s,
f-
Países
destaques na região.
- Identificar os
principais elementos naturais relacionados ao continente asiático;
- Analisar a
influência dos elementos do clima na biodiversidade asiático;
- Analisar as
peculiaridades naturais do continente asiático em função da sua posição
geográfica;
- Identificar a
diversidade fisiográficas das regiões asiático.
6-Oriente Médio
j)
Países
com economia em destaque,
k)
Desafios
regionais frente ao colonialismo,
l)
Diversidades
culturais, populações e religiões,
- Identificar os
principais elementos naturais relacionados ao continente do Oriente Médio;
- Analisar a
influência dos elementos do clima na biodiversidade do Oriente Médio;
- Analisar as
peculiaridades naturais do continente Oriente Médio em função da sua
posição geográfica;
- Identificar a
diversidade fisiográficas das regiões Oriente Médio.
- 7-Geograficamente falando, a África é:
o) Um único país.
p) Um continente.
q) Uma região.
r) Uma nação.
- Identificar os
principais elementos naturais relacionados ao continente africano;
- Analisar a
influência dos elementos do clima na biodiversidade existente na África;
- Analisar as
peculiaridades naturais do continente africano em função da sua posição
geográfica;
- Identificar a
diversidade fisiográficas das regiões africanas.
8- Oceania e Regiões polares
t) Um continente de
Ilhas;
u) Austrália e Nova
Zelândia;
v) Ártico e
Antaártica.
- Identificar os
principais elementos naturais relacionados à Oceania e Regiões polares;
- Analisar a
influência dos elementos do clima na biodiversidade existente na Oceania e
Regiões polares;
- Analisar as
peculiaridades naturais da Oceania e Regiões polares em função da sua
posição geográfica;
- Identificar a
diversidade fisiográficas da Oceania e Regiões polares;
Ferramentas
Pedagógicas
Construção de conceitos a partir dos
saberes dos e das estudantes, estudos teóricos a partir de livro didático.
Trabalhos em grupos para organização
de atividades coletivas a partir da avaliação individualizada nas capacidades
em fazer resumos, apresentação de conteúdos didáticos e conceitos produzidos em
sala e ou pesquisa de campo em atividade in loco.
O uso de televisor para assistir
documentários e ou filmes que contribuam nas atividades de ensino e
aprendizagem.
Se propõe fazer visita a aldeia
Xokleng/Laklaño no mês de abril e no mês de julho fazer visita no projeto
Baleia Franca.
Trabalhos em grupos fazer
apresentações dos resumos no caderno valendo nota, cada estudante deverá fazer
apresentações dos resumos de duas (2) páginas do livro ADAS, Melhem, Expedições
geográficas, Sergio Adas, 2ª ed. SP Ed. Moderna, 2015.
Avaliações:
As avaliações serão ponderadas,
sobretudo, sob os aspectos qualitativos. Podendo Haver uma prova bimestral com
valor de 0,0 a 10,0. Os resumos seminários com apresentações dos e das
estudantes terão o mesmo peso de uma prova. Uma terceira nota será a partir de
relatórios com mesmo peso de prova, a recuperação dos conteúdos será a partir
da escolha de conceitos e elaborações de perguntas cientificam sobre a ocupação
geográfica nos territórios.
Neste sentido serão os e as estudantes
serão avaliados num todo a partir de seus trabalhos individuais a critério do
professor.
Referências
Bibliográficas:
ADAS, Melhem, Expedições geográficas, Sergio Adas, 2ª
ed. SP Ed. Moderna, 2015.Plano
de curso geografia - 9º ano < http://pt.slideshare.net/nandatinoco/plano-de-curso-geografia-9-ano-47992752 >