sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Legalizaram as pedaladas, o que falta agora é legalizarem o lava jato?
A pergunta parece estranha, mas é isso mesmo: Legalizaram as pedaladas, o que falta agora é legalizarem o lava jato?
As privatizações vão neste sentido, e tem aqueles desinformados e ou com segundas intenções que dizem que o privado não tem corrupção. O que me dizem dos 500 bilhões sonegados pelos mais ricos?
Ou dizem que irão pagar impostos a Vale, ex- Vale do Rio Doce é isenta de pagar impostos. A elite tem controle da grande mídia e não informam as pessoas sobre suas intenções.
Fonte Imagem:
sábado, 3 de dezembro de 2016
Proposta de Projeto de Horta Escolar
Resumo
A proposta de projeto
de Horta Escolar tem como objetivo a consciência ambiental de uma vida mais saudável
a partir dos alimentos orgânicos. A metodologia utilizada é agroecologia e os
resultados encontrados é a educação alimentar e ambiental.
Palavras chaves: ALIMENTOS - AMBIENTE – ECOLOGIA – VIDA SAUDÁVEL
1
Justificativa
A Justificativa deste
projeto de Horta Escolar perpassa pela alimentação saudável e pelos objetivos: Valorizar
a importância do trabalho e cultura do homem do campo; Identificar técnicas de
manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; Conhecer técnicas de cultura
orgânica; Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos
cultivados; Compreender a relação entre solo, água e nutrientes; Identificar
processos de semeadura, adubação e colheita; Conhecer pela degustação os
diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente; Cooperar em
projetos coletivos; Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor
avanços a desenvolvimento de técnicas; Análise e reflexão sobre prejuízos dos
desperdícios alimentares; Compreender a importância de uma alimentação
equilibrada para a saúde; Promover a interdisciplinaridade.
2
Objetivo especifico
a-
Preparo e adubação do solo para semear e
plantar;
b-
Semeadura e plantio, cultivo de
hortaliças, ervam medicinais e jardinagens;
c-
Irrigar com água da chuva coletada na
escola;
d-
Conscientizar sobre a importância de
fazer a coleta da água da chuva.
3
Metodologia
Escolher a técnica
adequada de compostagem e implanta – lá, para reaproveitamento da matéria
orgânica da cozinha escolar e produção de adubo, que será utilizada na horta. Semeadura
da época conforme clima e região, preparação e análise do solo; Produção e
transplante de mudas;
4
Bibliografia
EMEF, Captação de Água da Chuva, E.M.E.F.
PROFESSOR EURICO PINZ, E.M.E.F Professor Eurico Pinz Rua: Arcindo Hass, nº 471
Bairro São Miguel - Fraiburgo – SC Telefone: (49) 3256 3096 Cel: (49) 91368402 E-mail:
euricopinz@fraiburgo.sc.gov.br,
Fraibyrgo – SC, 2012. < http://escolaprofessoreuricopinz.blogspot.com.br/p/projeto-horta-escolar.html
. acessado em 2016.
Proposta de projeto de coleta de água da chuva
Resumo
O Projeto de
coleta de água da chuva tem como objetivo a conscientização sobre os riscos da
falta de água e ao mesmo tempo propor o debate em encontrar soluções de
reutilização de água e equilíbrio ambiental na prática de nossa realidade.
Metodologia coleta da água e armazenamento a partir da física da água e
resultados o envolvimento nos diálogos, aquisição de materiais para
armazenagens.
Palavras Chaves:
AMBIENTAL - CONSCIÊNCIA – ECOLOGIA – RICOS E VULNERABILIDADE
1
Justificativa
O
projeto de coleta de água da chuva se justifica pela necessidade do recurso
hídrico para a vida das pessoas. Segundo as normas técnicas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) presentes na NBR 15.527/2007, que dispõe
sobre o aproveitamento da água da chuva nas coberturas de áreas urbanas para
fins não potáveis, a água coletada é indicada para descargas dos vasos
sanitários; irrigação de jardins; limpeza de automóveis e áreas externas;
lavagem de roupas; abastecimento de fontes e espelhos d’água; como reserva de
incêndios. A água proveniente da captação pluvial NÃO deverá ser ingerida,
utilizada no preparo de alimentos ou no banho. (EMEF, 2012).
O que dia a LEI Nº
9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. TÍTULO I DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS
HÍDRICOS CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS Art. 1º A Política Nacional de Recursos
Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos: I - a água é um bem de domínio
público; II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; III
- em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo
humano e a dessedentação de animais; IV - a gestão dos recursos hídricos deve
sempre proporcionar o uso múltiplo das águas; V - a bacia hidrográfica é a
unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos
Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; VI
- a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a
participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. CAPÍTULO II DOS
OBJETIVOS Art. 2º São objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos: I -
assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água,
em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos; II - a utilização
racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário,
com vistas ao desenvolvimento sustentável; III - a prevenção e a defesa contra
eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso
inadequado dos recursos naturais.
2
Objetivo
a-
Fazer a coleta da água da chuva e
reservatórios apropriados;
b-
Utilizar a água da chuva na horta,
jardim e limpeza da escola;
c-
Conscientizar os e as estudantes sobre o
ambiente equilibrado;
d-
Fomentar ações de o ambiente
ecologicamente equilibrado.
3
Metodologia
A maneira da
coleta de água é por canos verticais colocados na saída da calha e que servem
para o deslocamento da água da chuva para os reservatórios.
4
Cronograma
2016
Construção do Projeto, 2017 implantação do projeto de coleta de água da chuva.
5
Bibliografia
EMEF, Captação de Água da Chuva, E.M.E.F.
PROFESSOR EURICO PINZ, E.M.E.F Professor Eurico Pinz Rua: Arcindo Hass, nº 471
Bairro São Miguel - Fraiburgo – SC Telefone: (49) 3256 3096 Cel: (49) 91368402 E-mail:
euricopinz@fraiburgo.sc.gov.br,
2012. < http://escolaprofessoreuricopinz.blogspot.com.br/p/projeto-captacao-da-agua-da-chuva.html
> Acessado em dezembro de 2016.
Proposta de Projeto Expressão de Saberes Estudantis em Artes Plásticas
Resumo
A proposta de Projeto de Expressão de
Saberes Estudantis em Artes Plásticas, se objetiva valorizar as capacidades
estudantis de cada indivíduo em sua diversidade. A metodologia uma construção autônoma do
processo conceitual, indagações e conclusões a partir da realidade cotidiana
vivenciada na comunidade da Escola. Resultados esperados: O maior
comprometimento com os processos de ensino e aprendizagens na Escola Hercílio
Deeke.
Palavras Chaves: AVALIAÇÃO - CULTURA - INTERDISCIPLIARIEDADE
– METODOLOGIA.
1
Justificativa
Este
projeto intitulado Expressão de Saberes
Estudantis em Artes Plásticas tem como Objetivo a-Desenvolver no aluno a
capacidade de investigar sobre a Arte como objeto de conhecimento, que detém
dados importantes sobre a cultura em que o trabalho foi desenvolvido. Despertar
a emotividade, a sensibilidade e fazer destes um fator positivo no processo
educacional. b-Envolver a família, a comunidade no trabalho desenvolvido na
escola transformar esta numa “oficina de artes para todos”. Divulgar a proposta
de trabalho da escola. Potencializar habilidades e dons dos alunos, d-Valorizar
todas e quaisquer manifestações artísticas e culturais. Possibilitar discussão sobre etnocentrismo,
preconceitos, discriminação, racismo, papel da mulher, valores estéticos;
relação que faz parte do universo do aluno está presente nas obras de arte e
que é inerente ao seu processo de formação com ser humano completo.
2
Avaliação
Durante
a execução do projeto foram observados o interesse e a participação dos alunos.
Observamos também, e estas foram questões discutidas nos conselhos de classes e
reuniões com os pais, o que estava sendo modificado no comportamento dos e das
estudantes, como a introdução de aula de Artes havia influenciado o cotidiano
escolar. Os resultados positivos alcançados foram além das expectativas e o
envolvimento foi muito grande em todas as etapas do projeto. Houve participação
da comunidade escolar, das empresas que foram parceiros imprescindíveis, da
família e dos habitantes de toda a cidade que não se cansam de parar frente ao
muro da escola, apreciar e entrar na escola para parabenizar nossos alunos. O
que para nós pareceu ser um projeto simples, de alcance interno, foi muito além
das nossas melhores expectativas. A aceitação e os resultados foram muito
maiores que o esperado. Confirmando a sabedoria popular que diz “não importa
que a ação praticada pareça insignificante; por menor que seja a semente
lançada a terra, sendo de boa qualidade brotará, pois nada que é bom se perde”.
A arte permite trabalhar a emoção, a humanização, a sensibilidade e com certeza
sempre trará bons frutos. Nós os estamos colhendo!
3
Metodologia
A
metodologia uma
construção autônoma do processo conceitual, indagações e conclusões a partir da
realidade cotidiana vivenciada na comunidade da Escola.
4
Cronograma
No decorrer do ano de
2017, a partir de fevereiro os e as estudantes nas aulas de maneira interdisciplinares
realizarão atividades com temas geradores conforme metodologia proposta na aula
de sociologia.
5
Bibliografias
MAXIMINIANO,
Laura CristinA, Projeto:
Arte Além do Muro, Laura Cristina Maximiano – leandroab@terra.com,
E. E. Armando Santos – Ensino Fundamental – Araxá – MG, Relatório de
Experiência< http://www.nupea.fafcs.ufu.br/atividades/1-ERRAE-e-4-SRAEA/RELATOEXP/1-ERRAE-e-4-SRAEA-RELEXP11.pdf
> Acessado em dezembro de 2016.
MACHADO, Igor José Renó, Sociologia
hoje, Ed. Ática, São Paulo, 2013.
WAGNER, Osni Valfredo e Valmir
Rocha, PLANEJAMENTO de aula ANUAL,
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA, CURSO:
Ensino Médio 1ºano, 2º ano e 3º ano de 2016.
___________,
Projeto Fotovoltaico
Colégio Hercílio Deeke, 2016.
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Respeito à diferença
Respeitar à diferença religiosa, não negligenciar práticas de abusos. Observamos os princípios e valores religiosos em suas essências têm o respeito e ou a tolerância a exemplos milenares como historicamente foi e é ou são as religiões orientais.
Esse
fenômeno ocidental de religiões com suas verdades são estudados pela
sociologia.
A
crítica aos dogmas e o fundamentalismo e os interesses de mercantilismo do
consumo da fé, esperança e a recompensa a partir dos milagres atribuídos a
religião ou ao Pastor.
Fruto
da Teologia da prosperidade que vem crescendo um apelo resolução de crises de
nosso século.
O
respeito à diferença que mais do que só não negligencie, mas se conseguir unir
fé e vida, em uma práxis de vida e um projeto de vida.
O
ecumenismo como a maneira de conhecer o outro para um conhecer o outro para
amar e respeitar a crítica a exemplo da Teologia da Libertação como caminho de
unificar ciência e religião num todo em projetos a partir da realidade da vida.
Fonte da Imagem: http://www.saladeimprensamormon.org.br/artigo/devemos-combater-a-intoler%C3%A2ncia-religiosa
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
DIREITO E CIDADANIA

Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR TEMA
Ensino Médio Sociologia Movimentos
sociais / direitos / cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
a- Analisar dos Direitos
Universais do Homem e relacionar com a constituição brasileira;
b- Identificar quais são os
direitos sociais que os cidadãos tem a partir do constitucionalismo;
c- Aprender sobre os direitos que
estão no Estatutos da Crianças e Adolescentes - ECA, Estatuto da Juventude,
Idoso, Necessidades Especiais etc.
Duração das atividades
Um bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
Conceitos como Constituição
Brasileira, Leis, Estatutos, princípios constitucionais de liberdade, igualdade
e fraternidade.
Um bimestre: 4 ulas a primeira
etapa organização em grupos de trabalhos de pesquisar, cada estudante se
responsabiliza por uma parte de conteúdo e a seminário apresentação e debates
Estratégias e recursos da aula
.Pesquisa sobre as temáticas
propostas nesta aula sobre movimentos sociais, direitos e cidadania,
organização em grupos na sala de informática se pesquisar as temáticas:
G-1: Direitos Universais do Homem
e relacionar com a constituição brasileira;
G-2- Direitos Fundamentais e
sociais que os cidadãos, constitucionais;
G-3: Estatutos da Crianças e
Adolescentes - ECA,
G-4:Estatuto da Juventude,
G-5: Estatuto do Idoso,
G-6: Estatuto das Necessidades
Especiais
G-7: Lei Maria da penha;
G-8: Direitos Ambientais de
equilíbrio ecológico
G-9: Projeto de Emenda
Constitucional - PEC 241
G-10: Sonegação de Impostos
Recursos Complementares
Legislação Brasileira, sala de
vídeo, sala de informática etc.
Avaliação
Avaliação num todo, em um
processo de aprendizagem
Pesquisa das temáticas em seguida
os resumos dos conteúdos são feitos e na terceira etapa se inicia a apresentação
dos seminários, temos conteúdos para um bimestre a primeira etapa que é a
escolha de temáticas e resumos para faze slides se gasta mais ou menos quatro
aulas. Aprendizagem de construção de
escolha da temática: Observação: As temáticas destas aulas foram construídas a
partir dos interesses dos estudantes em estudar.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=64182
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=64182
INCAPACIDADE versus CAPACIDADE
Resumo
Analisaremos neste ensaio a incapacidade e capacidade,
objetivo é compreender como surgem às incapacidades e as capacidades como se
formam. A metodologia analise de significados: a- Quais são as condições para
se construir a capacidade, a perícia, a habilidade, a aptidão, a competência e
a experiência? b- Como tudo isso influência na formação dos indivíduos e como
se utilizam para se relacionar na comunidade? c- Quais são os Direitos Humanos
que conhece, o que somos a favor e ou contra cada um desses direitos?
Palavras chaves: AUTONOMIA – CONSTRUÇÃO – IGUALDADE - JUSTIÇA
1 Introdução
O que se propõe
como diálogo sobre libertação: são
saídas democráticas para os desafios da sociedade do século XXI; o que me
incomoda e essa coisa da incapacidade e capacidade que colocam nas pessoas como
se alguns têm e outros não, uma generalização de capacitados e incapacitados.
O significado
da palavra incapacidade: Falta de capacidade; falta de aptidão, de habilidade;
incompetência, inaptidão. [Direito] Falta de aptidão legal para gozar de um
direito ou exercê-lo sem assistência ou autorização: a incapacidade dos menores
ou dos interditos foi estabelecida com o fim de os proteger. Sinônimos de
Incapacidade Incapacidade é sinônimo de: imperícia, inabilidade, inaptidão,
incompetência, inexperiência Definição de Incapacidade.
Primeiramente
a palavra esta em substantivo feminino, por que não está no masculino sabemos
que está relacionada ao machismo certamente. Podemos pensar em tudo que vem do
feminino, podemos iniciar por Republica; na história vamos compreender o porquê
de se utilizar a republica? Essa ideia sobre feminismo necessita de maiores estudos, vou deixar como analise provisória, o foco na analise é a incapacidade e a capacidade das pessoas.
O rompimento com o Estado Imperial faz surgir uma ideia de constitucionalismo um Estado que acolhe que é convencionalmente visto como papel da mulher. Pensar a incapacidade, que é a falta de capacidade que é sinônimo de imperícia, inabilidade, inaptidão, de incompetência, inexperiência.
O rompimento com o Estado Imperial faz surgir uma ideia de constitucionalismo um Estado que acolhe que é convencionalmente visto como papel da mulher. Pensar a incapacidade, que é a falta de capacidade que é sinônimo de imperícia, inabilidade, inaptidão, de incompetência, inexperiência.
Estudando
todo este sinônimo de incapacidade, vamos começas por imperícia: Que não possui
perícia; sem competência nem habilidade; ausência de experiência: irritava-se
com a imperícia do arquiteto. [Jurídico] Ausência de experiência e de prática
que são necessárias para o desenvolvimento de determinadas atividades, sendo
que a falta destas responsabiliza o agente por possíveis prejuízos e/ou por
ações ilegais.
Em
seguida vem a inabilidade: Significado de Inabilidade substantivo feminino Característica,
particularidade ou condição de inábil; que não possui habilidade; inaptidão. Ação
ou comportamento de inábil.
Agora vamos
para Significado de Inaptidão substantivo feminino Que não possui nem demonstra
aptidão. Particularidade, estado ou caráter de inapto. [Por Extensão]
Característica da pessoa que não tem inteligência; estupidez. [Jurídico] Que
não possui a capacidade e a habilitação necessárias para que uma ação ocasione
determinados efeitos jurídicos; inabilitação. (Etmologia in + aptidão) Sinônimos
de Inaptidão Inaptidão é sinônimo de: estupidez, imperícia, inabilidade,
incapacidade, incompetência, inexperiência, inabilitação.
Chegamos
a palavra incompetência Significado de Incompetência (s.f.) Falta de
competência. Ausência de conhecimentos suficientes. Inabilidade, ignorância. Sinônimos
de Incompetência Incompetência é sinônimo de: imperícia, inabilidade,
inaptidão, incapacidade, inexperiência Definição de Incompetência Classe
gramatical: substantivo feminino Separação das sílabas: in-com-pe-tên-cia.
E
por fim chegamos a palavra inexperiência:
Significado de Inexperiência s.f. Imperícia; ausência de experiência;
qualidade ou condição do que é inexperiente, do que ou de quem não tem prática:
a inexperiência da juventude. Erro ou falha que resulta da falta de
experiência: inexperiência didática. Ingenuidade; caráter do que é inocente:
inexperiência afetiva. (Etm. do latim: inexperientia.ae) Sinônimos de
Inexperiência Inexperiência é sinônimo de: ingenuidade, imperícia, inabilidade,
inaptidão, incapacidade, incompetência.
2 Conclusão
E se fazer o raciocínio
ao contrário na ótica positiva temos o antônimos de incapacidade, imperícia,
inabilidade, inaptidão, de incompetência, inexperiência. Os significados contrários
são capacidade, perícia, habilidade, aptidão, competência, experiência. a- Quais são as condições para se construir a
capacidade, a perícia, a habilidade, a aptidão, a competência e a experiência?
A partir da
resposta desta pergunta iremos observar que quando falamos de incapacidade e
capacidade, não estamos falando somente sobre a estrutura individual. Mas também
de toda a estrutura da escola, as condições de trabalho que perpassa pela
valorização do profissional.
Os interesses
da sociedade num todo e como a educação integral está funcionando na cabeça das
pessoas, o poder das grandes mídias que manipulam as informações. Mas: b- Como tudo isso influência na formação dos indivíduos
e como se utilizam para se relacionar na comunidade?
Parece que o
abuso de senso comum não ajuda em nada com generalizações de coisas que não são
cientificas e nem fundamentos e ou princípios que merecem serem analisados como
modo de vida no século XXI. c- Quais são
os Direitos Humanos que conhece, o que somos a favor e ou contra cada um desses
direitos?
Quando se fala
contra os direitos humanos logo penso se as pessoas sabem quais são os direitos
humanos. Até parecem que não são seres humanos e que somente alguns na
sociedade têm esse direito. Ou não conseguem ver o que podem atacar os seu
interesses e neste sentido pensam que nada muda para pior.
3 Bibliografias
DICIO,Dicionário online de Português, 2009 < https://www.dicio.com.br > Acessado em 2016.
domingo, 30 de outubro de 2016
Diagnóstico HD 2005 2015
Analisando a realidade dos estudantes em 2014 obteve 6 no IDEB, observamos que os e as estudantes do ensino fundamentais iniciais estão abaixo do índice de 2015, em 2016. Estes dados significam que é necessário o reforço no contra turno, o PNOA é um programa que poderá melhorar o desempenho escolar das crianças do 2º anos aos 5º anos.
Analisando os desempenhos conforme os dados do EDEB de 2005 a 2015, verificamos que os estudantes do ensino fundamentais finais estão abaixo do IDEB estadual e nacional.
O
desempenho dos estudantes do ensino médio tem seus autos e baixos em 2003 de
4.2 e em 2010 de 5.2, apostar em uma meta do ENEM em uma média 5.0 é
logicamente uma racionalidade cômoda e sem perspectiva de projetos de inovação
e resoluções dos problemas de repetência, evasão e desempenho baixos dos e das
estudantes.
sábado, 29 de outubro de 2016
Estudos sobre Skatistas
Autoras: Jessica da Silva, Nicole e Maiara, 2015.
Um
movimento de Skatista são aqueles que têm como modo de vida, ou esporte de
andar de skate, no asfalto, na calçada e ou na pista. A palavra skatista significa: skatista(kei) sm+f (skate+ista) Esp Praticante do skateboarding.
“Nos fizemos um estudo
sobre o skate, com o objetivo de saber sobre o preconceito das pessoas em
relação aos skatistas. concluímos que a maioria não tem preconceito e são
poucas pessoas que tem algum preconceito contra os skatistas.” Willian Castoldi (2015).
(skate)
prancha dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos com a qual se faz
malabarismos; desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o
solo e obstáculos equilibrando-se em tal prancha.
Os
estudos diagnósticos e levantamentos sobre os interesses pelos skate, para
podemos fazer projeto tratamos sobre Skate: esporte ou modo de vida tem como
objetivo: a- aprender a se equilibrar em cima do skate com segurança; b-
capacitar para embalar a velocidade sem precisar por o pé no chão; c- fazer
jogo de corpo, mantendo condicionamento e agilidade no skate; Metodologia:
aprender a aprende em construção coletiva de skate, Cronograma: janeiro a
dezembro, Resultados esperados: Cidadãos com saberes andar de Skate como
esporte e ou modo de vida.
Mais sobre skate http://dialogossobrelibertacao.blogspot.com.br/2015/07/revitalizacao-da-pista-de-skate.html
Outros temas em imagens http://dialogossobrelibertacao.blogspot.com.br/2015/07/conceitos-sociologicos-em-imagens.html
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Outros temas em imagens http://dialogossobrelibertacao.blogspot.com.br/2015/07/conceitos-sociologicos-em-imagens.html
sexta-feira, 28 de outubro de 2016
POKEMANIA
POKEMANIA
Analisando o fenômeno Pokémon, aparentemente é só mais uma
moda. Mas o que chama a atenção é essa interação que esse modelo de uso
tecnológico tem ofertado para os apaixonados por jogos.
Procurar no território e ter a oportunidade de interação é interessante, mas
como tudo na vida são necessários cuidados de todo tipo de segurança. Como formas
pedagógicas podem pensar em mecanismos de informação e formação.
Imaginar daqui uns tempos aparecer uma imagem em nossa frente via satélite e ou
outro tipo de tecnologias, esses avanços tecnológicos podem via a ajudar a
medicina, a educação, contribuírem para cultura, lazer etc.
Primeiramente dizer que
tenho um trabalho pedagógico de construção da autonomia em uma práxis de
processo libertário mesclado com libertado e rompendo com as práticas
tradicionais.
Em segundo lugar o meu
olhas das Ciências Sociais busca olhar em um toda a vida e a sociedade.
Compreender como
funciona esse campo de relação humano e tecnologia é um desafio em fazer
analises coerentes sobre essa realidade que crianças, adolescentes, jovens e
adultos vivem em seus cotidianos e vivências sociais.
Podemos fazer algo
idêntico neste domingo, expressões visuais sobre o que se prensa sobre o uso de
tecnologias e jogos como o Pokémon?
Este estudo é uma
pesquisa primária com estudantes do ensino médio, com objetivo inicial de
aprender conceitos antropológicos e de sociologia como introdução a pesquisa
cientifica.
O grupo do segundo ano
elaborou perguntas sobre os vícios tecnológicos identificando quantos utilizam
a tecnologia e quanto tempo ficam utilizando a tecnologia está na convivência
diária juvenil?
Resultados encontrados
foram que a maioria tem acesso a algum tipo de tecnologia cerca de 80%. Destes
cerca de menos de 50% estão viciados na idade escolar de 7º anos do ensino
fundamental e 1º ano do ensino médio.
Analisar a realidade
dos e das Pokémon maníacos que utilizam esses tipos de jogos como Pokémon é
importante para evitar o preconceito, evitar generalizações infundadas sobre as
pessoas que gostam de se divertir com as tecnologias.
No meu tempo de criança e
adolescente jogávamos bola, tomávamos banho nos rios e subíamos as árvores e
muitos sofreram acidentes por quererem se divertir, um risco que é da própria
vida o fato de viver se tem riscos de tropeçar em nossos egocentrismos,
imediatismo e superficialidades.
sábado, 22 de outubro de 2016
Sociologia
Pensando A SOCIOLOGIA É VISTA COMO IDEOLOGIA DE ESQUERDA: O desconhecimento sobre a sociologia, faz com que se pense que os professores só ensinam Marxismo, uma crítica ao capitalismo. Entendo que é necessário fazer essa crítica, mas se pegar os positivistas como Weber o sentido da ação do individuo nos faz compreender a realidade e mesmo o método de Émile Durkheim a partir da generalidade, coerção e externalidade. Parece mesmo é que querem é voltar a juventude para a religião para exercer um controle, creio que esse caminho de retrocesso em retornar a uma mentalidade da idade média.
Infelizmente não irão conseguir impor aos cidadãos algo que não tem convicção, conscientemente e ou inconscientemente as pessoas estão dizendo que não são confiáveis, ou seja são corruptas, não seguem as regras, leis etc.
Por isso precisam de alguém que mande, um ditador para mandar nos indivíduos. Um descrédito na democracia, a experiência da democracia, a liberdade, igualdade etc. traz a responsabilidade e a ditadura é o ditador que é culpado e o corrupto. Salvamos a humanidade e condenamos o político. Uma ilusão do senso comum que parece um consenso comum.
Por isso precisam de alguém que mande, um ditador para mandar nos indivíduos. Um descrédito na democracia, a experiência da democracia, a liberdade, igualdade etc. traz a responsabilidade e a ditadura é o ditador que é culpado e o corrupto. Salvamos a humanidade e condenamos o político. Uma ilusão do senso comum que parece um consenso comum.
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
PEC – 241, PEC da morte:
Foto: SINDSEPERS
Osni Valfredo Wagner[1]
Para alguns que não serão atingidos pela
PEC – 241, tempos melhores virão. Serão dias em que alguns e ou poucos que são
a elite da sociedade brasileira se beneficiarão com o arrocho salarial.
Muitos estão detraídos com cenários
sobre Eduardo Cunha que está hospedado na polícia federal. Ainda existem
pessoas que vestiram a camisa da seleção brasileira achando que iriam fazer
mudanças no país, outros o fizeram conscientemente.
Manipulados e manipuladores: Ignorantes,
desinformados, cínicos e interesseiros oportunistas de plantão defensores da
PEC – 241 de morte da política no sentido pleno, a morte da organização do
Estado Brasileiro propriamente dito. E com essa PEC da morte, se perde o sentido
Federativo de organização de política social: da Saúde, da Educação etc. com
possibilidade de corte de 30% (Trinta porcento) do orçamento governamentais.
O desmonte do Estado Social e a
construção do Estado Mínimo e ou Neoliberalismo, significa a perca do sentido
coletivo de interesse comum para a sociedade civil. A inauguração de um novo
individualismo de quem não tem renda, não terá saúde, ficará sem escola, não
poderá estudar em uma universidade etc.
Neste sentido de perca dos direitos
sociais a PEC – 241 é um projeto de morte, os pobres e assalariados já pagavam
cerca de (45%) em impostos e com a PEC da morte aumenta o arrocho
salarial e mais percas de direitos sociais: Fim do SUS e Escolas
Pública privatização.
Essa possibilidade que a PEC da morte
a PEC – 241 traz aos governantes é oficializar as pedaladas de desvios de
recursos financeiros da Saúde, da Educação etc. para outras áreas como
infraestrutura, salários de deputados, juízes etc.
Fontes
bibliográficas
[1]Osni Valfredo Wagner Graduação em Ciências Sociais,
Especialista em Gestão P. R. Agrário A. - UFLA - MG, Mestrado em
Desenvolvimento Regional - FURB e Aluno do Curso Intensivo valido ao
Doutorado em Direito na UBA - Argentina.
[2]Arrocho
Salarial: Arrocho Salarial significa que as percas da inflação não
são reajustas e ao mesmo tempo em que os preços dos produtos aumentam ainda
mais. A PEC – 241, ela neste sentido é
mais um imposto aos pobres que já são penalizados com baixos salários, ganhando
menos poder de compra terão que apertar o cinto.
sexta-feira, 19 de agosto de 2016
Analisando o fenômeno Pokémon
Analisando o fenômeno Pokémon, aparentemente é só mais uma moda. Mas o que chama a atenção é essa interação que esse modelo de uso tecnológico tem ofertado para os apaixonados por jogos.
Procurar no território e ter a oportunidade de interação é interessante, mas como tudo na vida é necessário cuidados de todo tipo de segurança. Como forma pedagógica podemos pensar em mecanismos de informação e formação.
Imagino daqui uns tempos aparecer uma imagem em nossa frente via satélite e ou outro tipo de tecnologias, os avanços tecnológicos ajudam a medicina, a educação, contribuem para cultura, lazer etc.
mais https://www.facebook.com/events/1742166579355787/1747742562131522/?notif_t=like¬if_id=1471613326349874
O que podemos fazer para visualizar o que pensam e como agem os usuários de jogos como Pokémon?
Direitos autorais: Ellen, Francini e Rebeca, 2015.
Primeiramente
dizer que tenho um trabalho pedagógico de construção da autonomia em um práxis
de processo libertário mesclado com libertado e rompendo com as práticas
tradicionais.
Em segundo lugar o meu olhas
das Ciências Sociais busca olhar em um todo a vida e a sociedade.
Neste sentido de
compartilhar alguns olhares sobre o uso tecnológico que orientei em 2015 no
ensino médio da escola que trabalho.
Compreender como funciona esse
campo de relação humano e tecnologia é um desafio em fazer analises coerentes
sobre essa realidade que crianças, adolescentes, jovens e adultos vivem em seus
cotidianos e vivências sociais.
Podemos fazer algo idêntico neste
domingo, expressões visuais sobre o que se prensa sobre o uso de tecnologias e
jogos como o Pokémon?
Este estudo é uma pesquisa primária com estudantes
do ensino médio, com objetivo inicial de aprender conceitos antropológicos e de
sociologia como introdução a pesquisa cientifica.
O grupo do segundo ano elaborou perguntas sobre os
vícios tecnológicos identificando quantos utilizam a tecnologia e quanto tempo
ficam utilizando a tecnologia está na convivência diária juvenil?
Resultados encontrados foram que a maioria tem
acesso a algum tipo de tecnologia cerca de 80%. Destes cerca de menos de 50%
estão viciados na idade escolar de 7º anos do ensino fundamental e 1º ano do
ensino médio.
Analisar a realidade dos e das Pokémonmaníacos que utilizam esses
tipos de jogos como Pokémon é importante para evitar o preconceito, evitar
generalizações infundadas sobre as pessoas que gostam de se divertir com as
tecnologias.
No meu tempo de criança e adolescente
jogávamos bola, tomávamos banho nos rios e subíamos as árvores e muitos
sofreram acidentes por quererem se divertir, um risco que é da própria vida o
fato de viver se tem riscos de tropeçar em nossos egocentrismo, imediatismo e
superficialidades.
mais sobre estudos juvenis http://dialogossobrelibertacao.blogspot.com.br/2015/07/conceitos-sociologicos-em-imagens.html
domingo, 22 de maio de 2016
MANIPULAÇÃO MEIAS VERDADES GOLPE
No Brasil é assim uma mentira é dita mil vezes e se torna uma verdade, essa mentalidade conservadora sobre aparências esconde a essência dos fatos e as causas da realidade.
Fonte: http://www.esmaelmorais.com.br/2016/05/globo-repete-1984-ao-esconder-protestos-pelo-fora-temer-no-pais/
sábado, 5 de março de 2016
A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA
Tradicionalmente
o Estado é um Estado Burguês, isso significa que o Estado serve ao capital
nacional e internacional. A resistência operária tem sua força no sindicato e o
partido de esquerda para chegar no poder e transformar a realidade da
sociedade.
A
transição do Estado do Capital para um Estado Social, parece ser uma ruptura da
velha forma da doutrina fechada em interesses do capital. Essa ruptura que se
verifica o embate ideológico entre avanços do Estado versus Privatizações.
Os
avanços nos acordos internacionais em fortalecer o direito ambiental como
maneira de garantir as gerações futuras e atuais a vida no planeta. Podemos
vislumbrar um Estado Ambiental convergindo com o Social e o Capital.
A
judicialização da Política, ela acontece por motivos óbvios. A falta de um
controle social, do tipo de uma eleição para escolha de juízes. Ao mesmo tempo
em que a sociedade civil não participa da política e deixa que as
instituições façam o que quiserem e os poderes são na maioria das vezes
extensão dos interesses privados.
Neste
sentido se observa esse fenômeno de um desequilíbrio do Estado, em que o
Legislativo, Executivo e Judiciário não se entende. A Judicialização da
Política em que parece que Juiz faz Leis, excita ódio e vingança,
simbolicamente querem enfraquecer o Estado Social e Ambiental.
Fonte da Imagem: http://carcara-ivab.blogspot.com.br/2011/01/judicializacao-da-politica.html
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
SAUDADES DA DILMA ROUSSEFF!
A paixão deixa as pessoas cegas, por mais que se pense que o
país vai melhorar vendendo o pré-sal, privatizando a Petrobras, SUS, Educação
etc.
Mas daí vamos ter que pagar, e, pagar mais caro e
certamente quando as pessoas verem que vão pagar mais e mais, daí verão que sempre tem
uma empresa que tem lucro.
É só olhar o México, a Argentina com o Macri em que se teve
um aumento de 600% na energia elétrica e 300% no gás, etc.
É essas realidades que o Brasil ainda não está vivendo e com
a direita no poder vamos ter saudades da Dilma Rousseff!
Será que o CPMF é tão ruim assim, ou será que o CPMF consegue atingir as grandes fortunas, a elite do Brasil tem o controle da mídia e assim faz todos pensarem que o bom é o pobre pagar a conta mesmo.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
ANALISANDO A RETÓRICA PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO DE BLUMENAU
Observo
que para fazermos uma análise política sobre os discursos dos pré-candidatos
temos que buscar compreender, a racionalidade de cada um. A ação social tem
sentido de político que exercem coerções da sociedade coletivamente e individualmente.
a-
Primeiro precisamos de uma quantidade de paciência
para escutar as entrevistas dos pré-candidatos a prefeito de nossa Blumenau.
b-
Em segundo é preciso interpretar as
perguntas que os meios de comunicações têm feito aos candidatos somando a
paciência que precisamos ter.
c-
Terceiramente o jornalismo cientifico é um
caminho que precisamos aprender a fazer no Brasil.
Vamos lá! Com calma e
paciência: A ideia de ciência é o caminho, em sentisse o Alexandre Gonçalves cientista
da comunicação, sabe sobre as meias verdades e sonegações de informações.
Temos que utilizar três coisas para conviver com a política: Muita paciência, interpretar o que não se diz e entender o que dizem a partir de conhecimento cientifico e não achismos e opiniões infundadas de meias verdades. Infelizmente não acreditamos em melhorias e que a política possa estar sendo o bem comum, a realidade é muito pragmática ou seja uma racionalidade do capital.
Temos que utilizar três coisas para conviver com a política: Muita paciência, interpretar o que não se diz e entender o que dizem a partir de conhecimento cientifico e não achismos e opiniões infundadas de meias verdades. Infelizmente não acreditamos em melhorias e que a política possa estar sendo o bem comum, a realidade é muito pragmática ou seja uma racionalidade do capital.
Entrevista
Jean Kulman fala só em ponte que a culpa é do Napoleão, já o Napoleão Bernardes
diz que o governo é de realização, o pré-candidato Jefferson Forest, PT apresenta-se
como renovação do Partido dos Trabalhadores um ex-filiado e militante do PCdoB.
O genro Décio Nery Lima que transferiu seu título para Itajaí com possíveis alianças
com PSDB e PCdoB.
O
pré-candidato Arnaldo Zimmerman PCdoB tem um discurso de humanização de experiente e
de um pragmatismo. Mas Arnaldo Zimmerman tem um ‘calcanhar de Aquiles’ idêntico
ao do Jefferson Forest. Tem um discurso de esquerda e querem alianças com a
direita, tarefa difícil essa de unificar em uma mesma grande frente o PT ou
PCdoB.
A
retórica midiática anti-petismo fortalece em parte os candidatos que se afinam
ao coro de meias verdades. Esse fenômeno está fazendo com que a esquerda tenha
que mudar a tática eleitoral, podendo a sociedade perder ainda mais com
privatizações da saúde a exemplo da crise de transporte coletivo.
Existe a possibilidade do partido NOVO apresentar velhas
ideologias e Georgia Martins Faust (Gê) PSOL é uma novidade. O Giovani Zaboli (Gi)
PSTU tem chance de estar de vice de em uma chapinha de retóricas animalismo, feminismo
e Nudes como forma de criar polêmicas para chamar a atenção do voto de protesto.
Misturado com um fora Cunha e defesa de decisão do corpo de maneira laica.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
De acordo com a Lei 12.305/2012, artigo 33, a responsabilidade de recolhimento é dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes
Fonte da imagem: http://www.misturebas.com/site/escola-de-blumenau-faz-campanha-para-recolher-lixo-eletronico/
De acordo com a Lei 12.305/2012, artigo 33, a responsabilidade de recolhimento é dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, mas eles nem sempre cumprem a determinação.
Fonte: http://avozdaserra.com.br/noticias/lixo-eletronico-precisa-ser-corretamente-descartado
QUEM FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER!!!
ACEITA-SE SUGESTÕES SOBRE ASSUNTOS PARA ANALISAR E ESCREVER ALGUM TIPO DE OPINIÃO.
TIVE UM DEBATE COM UMA PESSOA QUE TEM UMA MENTALIDADE CONSERVADORA E ESTOU TRABALHANDO EM CIMA DO QUE MAX WEBER: chama de "tipo ideal tradicional' para mim analisar esse tipo de mentalidade é interessante.
O que observei que entre os amigos e amigas adicionados em meu facebook encontrei apenas 3 % de pessoas. Normalmente eu excluo 'amigos' que fazem ataque pessoal a qualquer pessoa. Imaginar que temos que ter a paciência em ficar lendo sobre o que as pessoas escrevem com ódio, raiva e qualquer forma de crítica pessoal.
Meu compromisso é sempre com uma reflexão primeiramente cientifica, contribuindo com a formação de uma educação integral. Coisa que a grande mídia não tem responsabilidade cientifica, mas sim em defender interesses de quem paga e muitas vezes quem paga mais.
Posso não ter uma conta no banco com dinheiro como muitos o tem, mas durmo tranquilo, a minha consciência está limpa. Sempre temos que lutar contra as injustiças, defendo uma gestão de democracia direta.
Participe e me envie ideias e com o tempo estarei contribuindo, atualmente sigo conforme aparecem as questões. Deste jeito estamos o tempo todo só desvendando sobre o que nos colocam como verdades, não acredito em verdades.
As verdades são sempre algum interesse coletivo que se impõe como ideologias. Temos que de fato ser livres para pensar e hoje temos um fato da realidade que é o aumento da tarifa de transporte coletivo por exemplo e é algo que está mobilizando as pessoas.
Estejamos na frente sempre e busquemos as causas dos problemas, esse é o meu desafio para 2016. Interpretar a realidade e com mais profundidade, buscando conhecimento cientifico e ideias para a ação prática na solução dos desafios que temos em nossas vidas. No sentido de viver melhor, com simplicidade e em um bem viver!!
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