Os conceitos são diferentes: Uma Educação Para Democracia, Educação Política, Ensino Democrático e Civismo Educacional. A proposta sobre: Ninguém nasce Democrata, se aprende vivenciando a Democracia. Analisa a relação entre educação e democracia neste sentido pensar a educar para a democracia e como fomentar no espaço da escola.
Educar
para a democracia não é educação política, educação para a democracia é
diferente de democratização do ensino e também é diferenciada de educação
democratizada que favorece a educação para a democracia e é diferente de
instrução cívica que se encerra na apresentação de deveres do cidadão e
organização do Estado.
A
educação para a democracia não é sinônimo de educação política, pois esta
última pode ser realizada em qualquer regime político. Também não deve ser
confundida com a democratização do ensino, ainda que esse seja um pressuposto
importante para a primeira. Deve ser diferenciada, ainda, da educação
democrática, que é uma forma de se favorecer a educação para a democracia, mas
não uma condição suficiente. Por fim, difere daquela instrução cívica que se
encerra na apresentação dos deveres do cidadão e da organização do Estado (ROCHA,
2018, p. 3 apud BENEVIDES, 1996)[1].
A
educação política qualquer regime político faz, mas educação para a democracia
é algo que só o sistema democrático se consegue fazer. A vivência e convivência
na escola é um espaço importante de se reproduzir esse modelo de educação
democrática.
Cosson
(2015) ressalta, ainda, que “ninguém nasce democrata, logo se quisermos manter
uma sociedade democrática precisamos educar as nossas crianças e jovens e a nós
mesmos para viver democraticamente”. Além disso, afirma que “a democracia não é
algo dado e acabado como se pode supor a partir da sua concepção como regime político,
antes é uma construção que precisamos fazer e refazer cotidianamente.” (ROCHA,
2018, p. 2 e 3).
Difere
de democratização do ensino, a educação para a democracia. Me parece que quando
se fala em democratização do ensino se fala do acesso a escola, mas quando se
diz educação para a democracia é uma questão coletiva e não apenas o individuo
ter acesso e ou participar do debate. Mas todos poderem de maneira igual
participar do processo democrático, se tem uma práxis de liberdade, igualdade,
fraternidade.
No
caso de favorecer a democracia não é o mesmo de fomentar uma educação para a
democracia que vai direto ao foco totalizante do conceito democracia. No caso das instruções de civismo que está na
moda que todos precisam saber os deveres e como o estado se organiza. A
reprodução de leis e moralismo cívico não dá conta da complexidade da realidade
que está em mudança.
[1]ROCHA, HÉRYCKA SERENO NEVES DA,
MARIA ALICE GOMES DE OLIVEIRA RAQUEL BRAGA RODRIGUES, EDUCAR PARA A DEMOCRACIA, Parte integrante da disciplina EDUCAÇÃO
PARA A DEMOCRACIA, do Programa Missão Pedagógica, promovido pelo Centro de
Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados. Brasília,
dezembro/2018.
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