Professor: Osni Valfredo Wagner – Disciplina de Sociologia
Relato
da Vivência
A
partir da resistência dos e das estudantes em estudarem os conceitos
sociológicos, a tática utilizada foi de os e as estudantes escolham um conceito
e a partir do conceito façam perguntas.
Essas
perguntas serem aplicadas colhendo dados minimamente e por sua vez
sistematizados e finalizando em uma experiência de como se faz uma pesquisa com
resumo, introdução, desenvolvimento e conclusão.
Da
conclusão estou cobrando que expressem em imagem conforme o mosaico dá para ter
uma ideia da criatividade e conclusões. O tema gerador principal que aparece
mais é Diversidade e Gênero, que será trabalhado no quarto bimestre nos
segundos e terceiros anos.
INTRODUÇÃO
Os
e as estudantes do Ensino Médio na disciplina de Sociologia na Escola de
Educação Básica Hercílio Deeke - Blumenau - SC. A partir da proposta de pintar a conclusão do trabalho.
A atividade sobre os conceitos sociológicos, antropológicos, contemporâneos do atual século XXI.
Os conceitos escolhidos para fazer as imagens em tela (Identidade + Feminismo + Redes Sociais + Vícios Tecnológicos + Heteronormalidade +
Homossexualidade + Gênero + Maioridade Penal + Drogas + Terceirização +
Skatistas + Preconceito + Racismo + Homofobia).
O pesquisador alemão Franz Boas parte do relativismo cultural e suas alunas o conceito de padrões culturais, permeiam os estudos sociológicos, antropológicos do Ensino Médio do livro de José Machado.
A partir da escolha de conceitos estudados no livro de sociologia hoje de Machado. Em seguindo passando a compreender como esses conceitos explicam a realidade.
A partir da escolha de conceitos estudados no livro de sociologia hoje de Machado. Em seguindo passando a compreender como esses conceitos explicam a realidade.
A
elaborar das perguntas cientificas e a aplicação para construir habilidades de
pesquisador (a). A sistematização dos resultados encontrados, esses dados
analisados a partir do conceito inicialmente escolhido.
Por
fim a introdução e a conclusão e desta conclusão a criação de uma imagem,
fomentando a criatividade e a produção e a explicação da realidade estudada.
IDENTIDADE
GÊNERO
FEMINISMO
REDE SOCIAL
GAMES
Vícios das Redes Sociais
O estudo sobre vícios
das redes sociais iniciou com a questão da comunicação e depois chegamos à questão
do vício e a dependência do ser humano nas redes sociais, conclui-se que a
aparência é mais importante o número dos “link” do que amigos de verdade.
VÍCIOS TECNOLÓGICOS
Este estudo é
uma pesquisa primária com estudantes do ensino médio, com objetivo inicial de
aprender conceitos antropológicos e de sociologia como introdução a pesquisa
cientifica. O grupo do segundo ano elaboraram perguntas sobre os vícios
tecnológicos identificando quantos utilizam a tecnologia e quanto tempo ficam
utilizando a tecnologia está na convivência diária juvenil? Resultados
encontrados foram que a maioria tem acesso a algum tipo de tecnologia cerca de
80%. Destes cerca de menos de 50% estão viciados na idade escolar de 7º anos do ensino
fundamental e 1º ano do ensino médio.
Palavras chaves: PATOLOGIA JUVENIS - VÍCIO – JOGOS TECNOLÓGICOS - TERAPIAS
HETERONORMALIDADE
Este estudo sobre heteronormalidade tem como objetivo descobrir as opiniões das pessoas e o que elas pensam. concluímos que existem opiniões diferentes.
RACISMO
PRECONCEITO
DIVERSIDADE FAMILIAR
HOMOSSEXUALIDADE
SKATISTA
Nos fizemos um estudo sobre o skate, com o objetivo de saber sobre o preconceito das pessoas em relação aos skatistas. concluímos que a maioria não tem preconceito e são poucas pessoas que tem algum preconceito contra os skatistas.
PAZ
DROGAS
MACHISMO
O MOSAICO DAS IMAGENS PRODUZIDAS TEMOS 90% DE CONCEITOS POSITIVOS NAS CONCLUSÕES DOS ESTUDOS FEITOS PELOS E PALAS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário