quinta-feira, 10 de julho de 2025
O Genocidio da Civilização Originária Yanomami
É preciso falar sobre o genocidio da civilização originária yanomami, que vive na floresta no norte da Amazônia, 9,6 milhões de hectares, entre Estados do Amazonas e Roraima e da fronteira do Brasil com a Venezuela. Sofrem com a entrada de cerca de 20 mil garimpeiros, que estão destruindo tudo, o registro da morte em 2018, 236, em 2019, 259, 2021 249, em 2022 100 crianças houve um aumento de 331% de desnutrição nos últimos quatro anos.
"É possível que vocês tenham ouvido falar de nós. No entanto, não sabem quem somos realmente. Não é uma boa coisa. Não compreendem nossas palavras. Assim, era possível que acabassemos morrendo sem que vocês soubessem." (Davi Kopenawa).
O Xamã Yanomami Davi Kopenawa e o Antropólogo francês Bruce Albert mantêm a décadas estreita colaboração que resultou em livros como A queda do céu e o livro: O Espírito da Floresta.
“(...) vemos as árvores se tornarem seres humanos, com olhos e boca. Também ouvimos as vozes dos animais da floresta falarem ..." (ALBERT, 2023, p. 132).
O espírito da floresta sob o efeito do yakoana, maneira que os Yanomami conseguem dialogarem com o que eles chamam de espírito da floresta. Para os povos originários a luta para manter a cultura originária é a luta pelo futuro do povo originário no caso o futuro dos yanomami.
2 Bibliografias
ALBERT, Bruce, O espírito da floresta: A luta pelo nosso futuro / Bruce Albert e Davi Kopenawa; tradução Rosa Freire d’Aguiar 1º edição São Paulo, Companhia das Letras, 2023.
MORAES, Ana Carolina Albuquerque de Claudia Andujar e Marcello Tassara: O transe yanomami na fotografia e no cinema, 2018.
, < https://doi.org/10.4000/artelogie.2572 > < https://journals.openedition.org/artelogie/2572 >
terça-feira, 13 de fevereiro de 2024
Habilidades Sociológicas
A BNCC fundamenta habilidades e no caso em sociologia essas habilidades estão
qualificando cidadãos que tem fundamentos sócio, políticos, economicos,
culturais e ambientais. Nas páginas 547 - 565 temos: A área de Ciências Humanas
e Sociais Aplicadas - Competências específicas de Ciências Humanas e Sociais
Aplicadas para o Ensino Médio e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino
Médio: competências específicas e habilidades. HABILIDADES (1ª série)
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas
expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas
e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos,
sociais, ambientais e culturais. (EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir
as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais,
ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo,
evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando
criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que
contemplem outros agentes e discursos. (EM13CHS103) Elaborar hipóteses,
selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos,
econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na
sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões
artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e
geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de
modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a
identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo
e no espaço. (EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias
evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições
dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção,
material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades. (EM13CHS106) Utilizar as
linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as
escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. HABILIDADES (2ª série) (EM13CHS201) Analisar e caracterizar
as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos
continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos
humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais,
religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em
relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. (EM13CHS202)
Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas
de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros,
de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como
suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e
culturais. (EM13CHS203) Comparar os significados de território, fronteiras e
vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando
e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo,
esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras). (EM13CHS204) Comparar
e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios,
territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes
(como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos
internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos),
a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e
tecnológicas. (EM13CHS205) Analisar a produção de diferentes territorialidades
em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no
Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
(EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes
tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão,
conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio
geográfico. HABILIDADES (EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre
sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das
transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de
trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e
contextos. (EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e
renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de
estratificação e desigualdade socioeconômica. (EM13CHS403) Caracterizar e
analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de
trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação
das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
(EM13CHS404) Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em
diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos
sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na
atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais.
HABILIDADES (EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes
culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a
formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a
autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores,
condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade,
preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os
Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades
individuais. (EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física,
simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais,
psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e
culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em
argumentos éticos. (EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos
decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e
tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos
valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas. (EM13CHS601)
Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e
culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as
quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o
contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e
econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades
étnico-raciais no país. (EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do
paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas
culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos,
relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em
defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da
cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual. (EM13CHS603) Analisar a
formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e
de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder,
formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). (EM13CHS604) Discutir o
papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração
de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países,
considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações
locais. (EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos,
recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os
progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades
contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações
desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de
cada grupo e de cada indivíduo. (EM13CHS606) Analisar as características
socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos
(dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para
enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera,
justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o
autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia. (BNCC, 2018).
Bibliografias
BNCC, A ETAPA DO ENSINO MÉDIO O Ensino Médio no contexto da Educação Básica,
2018. < https://undime.org.br/uploads/documentos/phpBjP8Cl_5c07d84c81103.pdf >
Acessado em 2019. ___________, BNCC na Prática - Entenda como a Base Nacional
Comum Curricular vai mudar o seu dia a dia na escola, Nova escola, Fundação
Lemann < https://bncc.novaescola.org.br/ > Acessado em 06 de fevereiro de 2019.
quinta-feira, 7 de setembro de 2023
Projeto de Horta Pedagógica
O Projeto Hortas Pedagógicas (PHP), objetivos de se ter uma Nutrição adequada e um Ambiente equilibrado. O PHP: 1- Horta na escola (mãos a obra), 2- Horta na cozinha (nutrição), 3- Horta no prato (alimentos saudáveis), 4- Horta em sala de aula (participação). De maneira Interdisciplinar se busca Experimentar.
domingo, 10 de julho de 2022
Alberto Fernández: "Abaixe suas armas, aqui tem um povo que quer comer, ter saúde, educação e ser feliz" De Tucumán, o presidente falou pela primeira vez após a renúncia de Guzmán. Acompanhado por Massa e boa parte do Gabinete, ele se referiu à unidade após os confrontos, no âmbito da reaproximação com Cristina Kirchner
Em uma mensagem dirigida aos críticos de seu governo, ele pediu: “Abaixe suas armas. Aqui tem uma cidade que quer comer, ter saúde, ter educação e ser feliz”.
Em meio à trégua com Cristina Kirchner após meses de luta, o presidente foi cercado pela maioria de seus ministros e secretários de governo, tanto da ala kirchnerista quanto da moderada, o que representa uma nova evidência, junto com as mensagens que enviaram ontem ao vice-presidente , e Máximo Kirchner na quinta-feira, em Escobar, que buscam melhorar as relações internas para enfrentar a forte crise econômica, antes das eleições de 2023.
Além do presidente da Câmara dos Deputados, Sergio Massa, os ministros do Interior, Eduardo de Pedro; da Defesa, Jorge Taiana; Desenvolvimento Produtivo, Daniel Scioli; de Transportes, Alexis Guerrera; de Obras Públicas, Gabriel Katopodis; de Justiça e Direitos Humanos, Martín Soria; da Agricultura, Julián Domínguez; da Saúde, Carla Vizzotti; de Desenvolvimento Social, Juan Zabaleta; do Trabalho, Cláudio Moroni; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Juan Cabandie; Desenvolvimento e Habitat, Jorge Ferraresi; bem como o Secretário-Geral da Presidência, Julio Vitobello; a Secretária Jurídica e Técnica, Vilma Ibarra; o Chefe de Assessores da Presidência, Juan Manuel Olmos.
Também estiveram presentes o deputado nacional, Eduardo Valdes, e a deputada Victoria Tolosa Paz, ambos próximos ao presidente, entre outros parlamentares pró-governo. Embora apenas dois governadores da PJ estiveram presentes, além de Osvaldo Jaldo, o anfitrião do feriado nacional: Ricardo Quintela e Raúl Jalil, respectivamente, de La Rioja e Catamarca.
Quando fez seu discurso de abertura, Jaldo repreendeu os chefes provinciais que não eram "Este é um governo verdadeiramente federal, os dois que vieram e os que não estão aqui sabem disso", disse. No entanto, para além da liga dos chefes provinciais, houve satisfação entre os organizadores pela convocação no final de uma semana que, acreditam, marcará um futuro de unidade para as eleições presidenciais.
Nesse sentido, Alberto Fernández traçou um paralelo entre a época da independência e o presente, clamando por "unidade" no partido no poder. “Durante a independência do país, a unidade foi forjada apesar das divisões. A unidade não veio facilmente. Foi possível porque havia uma vontade de construí-lo. A unidade é fruto daqueles que se ocupam em consolidá-la. É um elemento que temos que cuidar”, disse, referindo-se claramente à ala K do Governo.
Mas também parecia estender a necessidade de unidade a outras partes, porque repetidamente se referia a um entendimento "todos os argentinos". “Os melhores de nós foram capazes de gerar interesse nacional. É isso que temos que fazer", disse. Embora ela tenha falado em "concordar" na mesma linha que o vice-presidente não mencionou diretamente, assim como Cristina Kirchner, que nomeou o empresariado industrial, e Mauricio Macri.
E voltou a traçar um paralelo histórico: “Um fato curioso sobre o dia 9 de julho de 1816 é que quando Francisca disponibilizou sua casa, não havia lugar para todos dentro. Então ele tomou a decisão de derrubar paredes para permitir o acesso de todos. Essa foi a primeira lição nesta casa: para que todos possamos entrar e chegar a acordos que nos unam, é preciso derrubar muros”, disse.
"Talvez hoje, da casa que deu origem à Argentina, possamos reunir o consenso necessário para nos desenvolvermos de uma vez por todas", gritou. Além disso, referiu-se às suas aspirações econômicas após a assunção de Silvina Batakis à frente da Economia: caracterizada por conviver com processos inflacionários persistentes”, listou.
Coloquei no tradutor automático, abaixo link em espanhol caso tenha alguma tradução errada.
Fonte
Alberto Fernández: “Bajen las armas, acá hay un pueblo que quiere comer, tener salud, educación y ser feliz”
Desde Tucumán, el Presidente habló por primera vez tras la renuncia de Guzmán. Acompañado por Massa y la mayor parte del Gabinete, se refirió a la unidad tras los enfrentamientos, en el marco del acercamiento con Cristina Kirchner
9 de Julio de 2022 < https://www.infobae.com/politica/2022/07/09/alberto-fernandez-no-hay-futuro-politico-si-la-unidad-no-se-edifica/ > Acessado em 2022.
quarta-feira, 6 de julho de 2022
PSB pede que Décio Lima, PT abra mão para Dário Berger!
Vignatti, PSB pede que Décio Lima, PT abra mão da cabeça de chapa para Dário Berger encabeçar a Frente Democrática PSB PT PDT PSOL PCdoB Solidariedade REDE e PV.
A Frente Democrática (PT, PDT, PSB, PSOL, PCdoB, PV, Solidariedade, Rede) definiram por consenso adiar o anúncio oficial dos nomes da chapa majoritária para as eleições de 2022 para a próxima quarta-feira, às 15h, em Florianópolis. "o PSB avalia que como abriu mão para o PT em São Paulo, poderia o PT em Santa Catarina abrir mão para Dário Berger.
A força para chegarmos no segundo turno o nome na cabeça de chapa de Dário Berger, PSB e Décio Lima, PT de vice.
A candidatura do Dário Berger, PSB neste momento é importante nesta conjuntura, a figura do Décio Lima, PT abra mão da cabeça de chapa. Temos que derrubar os bolsonaristas com ou sem Bolsonaro, para tanto compreender a necessidade de fortalecermos a Frente Democrática, PSB, PT, PDT, PSOL, PCdoB, REDE, PV, Solidariedade.
A Frente Democrática tem só a ganhar com uma cabeça de chapa de centro, o Décio Lima e o PT sempre ficam abaixo os votos nacionais do Lula, Lula está em cerca de 29%. Décio Lima com 7% não tem como ir para o segundo turno. Afrânio Boppré ao senado contempla parte da esquerda, possivelmente o PDT de suplente de Senado.
Os eleitores com um candidato de centro viabiliza uma possibilidade maior de fortalecer a Frente Democrática e neste sentido o PSB tem a liberdade de buscar outros caminhos. Mas, a prioridade do PSB catarinense é manter Dário Berger como cabeça de chapa. Ampliar o palanque, o Lula já fez narrativas dos erros do PT em não ter feito alianças com o MDB, PP etc.
No momento a conjuntura do PT poderia estar em outro nível, mas os erros de não ter feito alianças para ter experiência de gestão. Agora a possibilidade de ir para o segundo turno depende de um nome de centro com Dário Berger, PSB na cabeça da chapa da Frente Democrática.
Lula vence!
A tese do Lula, PT venceu, distribuição de renda é emergencial, o centrao conseguiu convencer o Bolsonaro de ser pago R$ 600,00.
Todos se perguntam porque Lula está na frente em todas as pesquisa, a resposta é simples a tese do Lula PT venceu!
O Bolsonaro ficou negando recursos aos pobres, cortou recursos financeiros da saúde, educação, tudo para reproduzir uma ideologia de que o mercado regula.
O preço dos combustíveis nas alturas, a tese de Lula é reduzir lucro de acionistas e Bolsonaro defende acionistas e nega o povo.
Lula defende Estatais e Bolsonaro quer vender entregando ao domínio privado.
Para Bolsonaro a riqueza de bilionários é mais importante.
Para Lula vale a ideia de Adam Smith A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo.
Lula é um vencedor!
Veja leia-se panfleto de direita.
De acordo com o levantamento, o petista tem 41,1% das intenções de voto contra 35,1% do atual presidente. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A diferença é igual à da pesquisa feita no final de maio pelo mesmo instituto (41,4% a 35,3%).
Na sequência, no levantamento divulgado hoje, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,4%; Simone Tebet (MDB), com 2,2%; André Janones (Avante), com 1,5%; Pablo Marçal (Pros), com 0,6%; Vera Lúcia (PSTU), com 0,6%; Felipe d´Avila (Novo), com 0,4%; Luciano Bivar (União Brasil), com 0,3%; José Maria Eymael (DC), com 0,2%; e Sofia Manzano (PCB), com 0,2%. O pré-candidato Leonardo Péricles (UP) não pontuou. (Veja).
Conjunturas
Essa eleição para Lula vencer, ele mesmo se esforçou para colocar o Alckmin no PSB, para estar de vice.
Para fortalecer a narrativa Lula presidente, mas o problema é eleger parlamentares, se fosse uma federação de democrática, daí podería conseguir eleger mais parlamentares.
Mas, à Frente Ampla e Democrática ainda é uma criança. Vamos ver como vai se comportar nos governos, se irão convergir ou cairão no conto da cereia direitista.
Fonte:
MANARIN, Karina, Entenda o impasse
que impediu a Frente Democrática de anunciar a chapa Presidentes de partidos de
esquerda que compõem a Frente Democrática decidiram adiar por mais uma semana o
anúncio da chapa. O impasse está no PSB, 06/07/2022. <
https://ndmais.com.br/politica-sc/entenda-o-impasse-que-impediu-a-frente-democratica-de-anunciar-a-chapa/
> Acessado em 2022.
https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/lula-esta-seis-pontos-a-frente-de-bolsonaro-aponta-nova-pesquisa/
segunda-feira, 4 de julho de 2022
Multidões de cegos?
Tem uma multidão dentro de mim, parecem fantasmas.
Ou não são multidão
Necessito de diálogos externos para regular a minha multidão interna.
Temos o eu consciente e o inconsciente que está ligado com o todo.
Uma intuição que dá sentido no consciente, mas partiu do inconsciente ligado ao cosmos.
Quando se sente algo, se sente intensamente, a solidão não me assusta.
A solidão não me assusta, tenho uma multidão dentro que dialogam com multidão de fora.
Quando perdemos a intuição e seguimos os instintos. Daí ficamos cegos, por não querermos enchegar a realidade.
O amor se perde e seguimos os nossos ódios.
Retomarmas nossa ligação com o todo possibita ligação com o cosmos.
É preciso retomarmos a vida ao que é justo e certo, passar pelas peneiras de Sócrates dá utilidade, necessidade e fazer bem a todos.
domingo, 3 de julho de 2022
Teologia da Libertação, do povo!
Temos que sempre apender com às nossas próprias dificuldades.
Eu creio em uma visão aberta de amor pela teologia da Libertação.
Deus incarnado na vida, o sermão da montanha Jesus fala em vida e vida em ambulância.
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