domingo, 27 de fevereiro de 2022

Historiador Rodrigo Ianhez, explica posição histórica da Rússia

Paulo Ghiraldelli mostra os erros de Putin
Professor espera retratação de Jorge Pontual: 'Não foi mal-entendido' O professor e historiador brasileiro Rodrigo Ianhez, especialista em União Soviética e morador de Moscou, capital da Rússia, se viu no meio de uma confusão nesta semana ao ser criticado pelo jornalista Jorge Pontual durante participação no jornal da GloboNews. "O Putin reescreve a história e vem gente aqui dizer que ele tem razão. Se diz historiador mas não sabe de História", reclamou Pontual, após Rodrigo ter apresentado a posição da Rússia no atual conflito com a Ucrânia no programa de ontem. Em entrevista a Splash, Rodrigo reforçou as críticas que já havia feito contra Pontual em suas redes sociais e explicou o que considera equivocado na cobertura jornalística sobre a recente invasão à Ucrânia. Mal-entendido? "O pior para mim é que até agora não vi o programa inteiro. Pedi para me enviarem e nada. Quando estamos dando entrevista, não sabemos o que mais estão falando", explica Rodrigo.
O historiador reclama de não ter tido direito de responder às críticas de Pontual enquanto ainda estava no ar e ter tido sua transmissão cortada após as falas do jornalista. "Achei que minha internet havia caído. Imediatamente, começo a receber mensagens dizendo que eu estava sendo xingado na Globo. O que me deixa indignado é que não pude rebater. Se ele tivesse trazido os questionamentos de maneira educada, poderia debater, trazendo fontes, dados. Mas não tive nem essa possibilidade", lamenta. Rodrigo entrou em contato com a GloboNews e exigiu direito de resposta — gravou um vídeo corrigindo algumas informações de Pontual. O material foi exibido em outro programa da grade, e os produtores do canal pediram desculpas. Não tem o mesmo peso. Foi uma situação absolutamente desagradável. Ele [Pontual] não entrou em contato comigo. A Globo disse que foi só um mal-entendido. Não foi. Acho grave. Um funcionário antigo, que tem poder, me ofendeu e não se pronunciou. Cobertura contaminada O ocorrido teve tamanha projeção que Rodrigo ganhou mais de 30 mil seguidores no Twitter nos últimos dias. O historiador conta que todo o caos gerou muito nervosismo e ansiedade, mas que ele acabou recebendo diversas mensagens de solidariedade pelas redes sociais. Com tantas opiniões desencontradas sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia se espalhando na mídia e na internet, Rodrigo entende que os posicionamentos são enviesados, mas chama atenção para as questões envolvendo os correspondentes internacionais. "Não é exclusividade da Globo. De modo geral, há um alinhamento com a posição americana na imprensa. Esse caso deixa isso mais claro. São diversas reportagens traduzidas de grandes agências de notícias ocidentais que evidentemente trazem o ponto de vista ocidental. Não é errado. É natural. Só que nós importamos tudo isso e não buscamos outras fontes de informação.
Bibliografia Historiador Rodrigo Ianhez critica Jorge Pontual por ofensas que recebeu durante jornal da Globo NewsImagem: Instagram Daniel Palomares De Splash, em São Paulo 25/02/2022 18h56Atualizada em 26/02/2022 00h34 https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/02/25/professor-espera-retratacao-de-pontual-nao-foi-mal-entendido.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário