sábado, 30 de abril de 2022

4 Ciências Humanos e Sociais Amplicadas

A fonte deste texto é do caderno 4 portfólio dos (as) educadores (as) de 2021.
Estudos e Práticas em Ciências Humanas O Laboratório de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é um espaço de experiênciar múltiplas inteligências organizado a partir da premissa de que esta área é composta por conhecimentos estruturados em métodos científicos, racionais e, contemporaneidade integrado a diversos saberes. Utilizando a abordagem laboratorial na prática da investigação científica e nas ações de intervenção, este Componente Cirricular Eletivo estimula a valorização dos procedimentos prático-pedagógico que permitem e possibilitam a conexão entre teoria e prática, com uma abordagem ampla, valorizando a autonomia dos (as) professores (as) e aluno (s) para uma melhor adaptação às duas realidades locais.
Objetivos de aprendizagens O componente curricular eletivo deverá Capacitar as/os estudantes: ● questionar os fenômenos sociais formular hipóteses, considerar a mudança de variáveis e sustentar o raciocínio com observação pesquisa, modelos ou teóricos. ● analisar e explicar como as evidências sustentam argumentos e afirmações identificando informações falsas, falhas de raciocínio e diferenças de pontos de vista. ● vivenciar o contraditório de maneira a experienciar o conflito de ideais e o conhecimento do outro, sendo este outro: um indivíduo, a turma, o conhecimento e/ou o mundo. ● comparar, agrupar e sintetizar informações de diversas fontes. ● inclusive as próprias ideias ou as do (a) colega para elaborar uma explicação ou um argumento coeso e embasado, relacionando-o com os conceitos da Área de Conhecimento e os Processos Cognitivos de Assimilação, garantindo uma abordagem mais ampla e uma análise crítica criativa e aprofundada dos dsfos disponíveis. ● elaborar questões-problema para garantir uma base sólida para a investigação de um problema ou desafio e interpretar dados e informações de maneira embasada, considetando o contexto em que foram produzidos, para se posicionar criticamente com base em critérios cientificos estéticos e éticos. ● identificar a contribuição dos métodos, práticas e conhecimentos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na compreensão das suas individualidades, do mundo em que vivemos, e auxiliar no desenvolvimento da cidadania, nas suas práticas cotidianas e no mundo do trabalho. ● questionar e problematizar a partir de um olhar crítico, as ideias existentes e criar soluções inovadoras (inclusive tecnológicas e digitais), ● elaborar planos de investigação para pesquisar uma questão ou solucionar um problema que afete sua ou da vida da comunidade em que vive. Você tem curiosidade pela diversidade de comportamentos humanos e as formas de organização social? Pensa sobre as questões sociais e culturais que te tocam e quer aprender formas diversas de explorar estes temas? Estudos e Práticas em Ciências Humanas Laboratório de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas No Laboratório de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas você terá a oportunidade de participar de pesquisas empíricas e vivenciar práticas relacionadas a diferentes questões sociais do seu tempo. Em atividades culturais, interações com organizações políticas e sociais, pesquisas de opinião, entre outras, você desenvolverá sua capacidade de pensar científica e criticamente e de atuar de maneira efetiva nas áreas de ciências humanas e sociais em que pretende se engajar e se destacar. Legislações A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB (Lei nº 9394/96) confere ao Ensino Médio o caráter de etapa integradora e finalizadora da Educação Básica. Desse modo, o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, em consonância com a Resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, assegura a formação integral do estudante; o trabalho e a pesquisa como princípios educativos e pedagógicos; a educação em direitos humanos; a sustentabilidade ambiental; a indissociabilidade entre educação e prática social; a integração de conhecimentos gerais e, quando for o caso, técnico-profissionais; o reconhecimento e aceitação da diversidade e da realidade concreta dos sujeitos do processo educativo e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Fontes Bibliograficas Santa Catarina. Secrataria de Estado de Educação, Novo ensino médio: componentes eletivos: construindo e ampliando saberes: caderno 4 - portfólio dos (as) educafores (as) SED Ed. Gráfica Coan, UDESC - SC, 2021. https://sites.google.com/sed.sc.gov.br/cceestudantes/in%C3%ADcio https://www.sed.sc.gov.br/servicos/etapas-e-modalidades-de-ensino/29-modalidade-de-ensino/29102-ensino-medio-2 http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense

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