quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

SÓ COM A PARTICIPAÇÃO QUE SE MUDA OS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL

O que se diz que é política e o que deveria ser: Essa diferença entre dizer que político é o corrupto e que todos são iguais. O que deveria ser a política é o bem com de uma sociedade.
Para que uma sociedade tenha representantes dignos de merecerem o respeito dos seus cidadãos é preciso que a própria sociedade seja honesta, ética e tenha consciência sobre seus interesses e necessidades.
Fonte: Matheus Brinhosa Ciências Sociais

Se buscar na história vamos ver que os partidos políticos foram inclinados para centralismos, a decisão fica na mão de poucos.
Podemos até ariscar em dizer que os partidos têm donos e neste sentido os donos dos partidos passam a escolher entre os seus para estarem candidatos, se dá preferência para os apadrinhados.
Pensando a lei vamos ver que o modelo do sistema político brasileiro é presidencialista e no máximo as convenções decidem quem vai ser os que irão ditar as regras do jogo político do partido.
Romper com essa velha forma de fazer política do toma lá dá cá, passa pela consciência sobre a importância do voto e a escolha dos nossos representantes.
É mais que na hora das pessoas se organizarem e lutarem pelos seus interesses, necessidades de melhorias para obterem uma vida digna.
O problema da manipulação da mídia faz com que as pessoas confundem o que interesse e necessidade, a sociedade do consumismo no leva a esse abismo de consumir o nosso planeta.
Por isso mais uma vez pensar a consciência ecológica é uma possibilidade de avançar na participação de um rompimento com a velha forma de se fazer economia, existem acordos internacionais para mudar a economia.
O que falta para de fato mudar a realidade é descentralizar as soluções, mudando valores de consumismos por valores de reutilização. Sim nós podemos reutilizar o uso da internet já demonstra que estamos conseguindo alguma coisa.
Vamos avançar cada vez mais neste sentido valorizando bens materiais duráveis e neste sentido o fato de durarem mais evita a destruição, energias renováveis e a distribuição equitativa dos recursos naturais.
Essa consciência sobre o equilíbrio ambiental, a importância da árvore no ciclo da água e de nossa própria vida mesmo que na visão antropocêntrica, saber que somos o que somos para avançar e romper com a velha forma de utilização dos recursos naturais para um equilíbrio.
Essas consciências de participação e a participação consciente faz a transformação e a renovação na política. Papeis importantes de que nossos representantes deixam de cumprir e quando isso acontece temos que buscar novas alternativas.
Podemos buscar novos partidos que surgem e novos surgirão sempre, nos brasileiros gostamos do novo sempre. Renovar sempre como cada dia nasce um novo sol sem dúvida, mas o partido pode e deve fazer essa renovação e sempre que o partido consegue fazer essa renovação é que permanece forte com seus representantes eleitos.

Dentro da realidade atual dos partidos políticos no partido e analisando como corporação os mesmos se protegem contra o povo. O cidadão precisa se organizar e estar como força dentro de um partido para poder fazer acontecer na sociedade a partir da Lei o que é necessário como bem comum, que a política deveria ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário