quarta-feira, 24 de junho de 2020

EANA tempo e espaço

EEB CLAURINICE VIEIRA CALDEIRA
GEOGRAFIA

PROFESSOR: _________________________


ESTUDANTE:_____________________________________________________  série____

Cuidando e confortando rotina no tempo e espaço e Educação Alimentar Nutricionais
Os Específicos
a- fazer parte do cotidiano da “escola” famílias o consumo de alimentos saudáveis in natura;
b- informar e conscientizar a ‘comunidade escolar’ famílias da importância da horta orgânica;
c- fomentar o equilíbrio ambiental na gestão de recursos naturais em compostagem
para horta escolar e familiares.

ATIVIDADE SOBRE ROTINA
O QUE SIGNIFICA TEMPO¿

Anote no caderno, faça foto e ou video.

Responda atividade sobre a sua realidade

1- QUAL É O HORÁRIO QUE VOCÊ COSTUMA ACORDAR¿
a- (   ) às  6 horas
b- (   ) às  8 horas
c- (   ) às 10 horas
d- (   ) às  12 horas

2- QUAL ERA O SEU TURNO ESCOLAR ANTES DA PANDEMA¿
a- (   ) matutino
b- (   ) vespertino
c- (   ) noturno

3- EM QUAL PERÍDO VOCÊ ESTÁ REALIZANDO AS ATIVIDADES¿
a- (   ) de manhã
b- (   ) a tarde
c- (  ) de noite

4- NA SUA CASA FAZEM ALGUMA REFEIÇÃO TODOS JUNTOS¿
a- (    ) só aos finsde semana
b- (    ) sim, todas as refeições
c- (    ) não,nenhumarefeição
d- (    ) no café da manhã
e- (    ) no almoço
f- (    ) na janta


                     COLETA SELETIVA




5- NA SUA CASA VOCÊ SEPARAM O LIXO¿ COMO¿

a- (    ) não separamos o lixo
b- (    ) sim, separamos lixo orgânico, recicláveis e rejeitos.


A proposta é de irmos para a prática o nosso plano servirá para o mês de junho e julho. Analisar o que a FAO diz sobre alimentação compreender o que é educação alimentar e nutricional EAN. VER OS ALIMENTOS NO GUIA ALIMENTAR.

RESPONDER AS PERGUNTAS:

6- O QUE SÃO PRODUTOS ULTRAPROCESSADOS?

7- IDENTIFIQUE ALIMENTOS PROCESSADOS EM SUA CASA O QUE COME DIARIAMENTE CAFÉ ALMOÇO JANTA ETC.

8- O QUE SÃO ALIMENTOS IN NATURA?

9- QUAIS ALIMENTOS IN NATURA SÃO INGERIDOS EM REFEIÇÕES DIARIAMENTE?

10- DURANTE UMA SEMANA FAZER sugiro iniciar no dia 1° de julho até dia 7 de julho.



11- COM O QUE ME ALIMENTO MAIS DIARIAMENTE :
a- (   ) ULTRAPROCESSADO;
b- (   ) PROCESSADOS
c- (    ) IN NATURA


12- Ação prática: Fazer em casa coleta seletiva, reutilização de lixo orgânico, fazer horta vertical e ou horizontal, água reutilização da água de sabão do chuveiro com bacia etc. reutilizar água da máquina de lava.



13- Pesquisar o valor nutritivo de três alimentos mais consumidos em sua casa. E como as vitaminas dos alimentos que mais consomem funcionam em nosso corpo em especial os in natura.


14- PCNS Plantas Comestíveis Não Convencionais encontre verduras leguminosas e plantas medicinais da nossa floresta.


Alimentação e Nutrição Saldável

Resumo: Este estudo sobre: Alimentação e Nutrição Saldável, tem como objetivo a divulgação e informação sobre a Educação Alimentar e Nutricional – EAN. A metodologia é de revisão bibliográfica, pesquisa ação e participativa a partir de questionário aberto. Considerando o envolvimento da comunidade escolar na busca de uma alimentação e nutrição in natura, moderando os alimentos processados e evitando os produtos ultra processados.


Palavras chaves: AUTONOMIA; IN NATURA;  PROCESSADOS; ULTRAPROCESSADO.

Introdução
A FAO em seu informe político sobre Seguridade Alimentar, afirma que 850 milhões de pessoas no planeta sofrem com desnutrição.
O Direito Humano à Alimentação Adequada se realiza quando todas as pessoas tem acesso garantido e ininterrupto à alimentação adequada e saudável por meios próprios e sustentáveis. As estratégias para a realização do DHAA são múltiplas e pressupõem a garantia de outros direitos humanos. Cabe aos Estados as obrigações de respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos. Assim, a obrigação de garantir a realização do DHAA implica em destinar orçamentos públicos e implementar políticas públicas universais que incluam progressivamente (e prioritariamente) a população vulnerável à fome e à pobreza. (BOCCHI, 2010, p. 29).
O acesso à informação sobre o que é alimento saudável é importante para que as pessoas cuidem de seu corpo, 10 passos para uma alimentação adequada e saudável:  1. Fazer de alimentos in natura a base da alimentação; 2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias; 3. Limitar o consumo de alimentos processados; 4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados; 5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia; 6. Fazer compras em locais que oferecem variedades de alimentos in natura; 7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias; 8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece; 9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora; 10. Ser crítico quanto às informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais. (BRASIL, 2014, p. 125 a 128).           

A alimentação e nutrição saudável
A ação humana estruturada é implícita ou explicitamente guiada por princípios alimentares e nutricionais saudáveis. 
Dos 515 estudantes do Ensino Médio, foram entrevistados (70) setenta, no qual 40 % responderam que consomem algum tipo de Ultraprocessados (Industrializados); 35 % Processados (Preparados) e 25 % responderam que se alimentam de (frutas e verduras) In Natura.


Os e as estudantes estão sendo envolvidos nas atividades da Escola de Educação Básica Hercílio Deeke, Bairro da Velha Central, Blumenau – SC – 15ª GERED – Secretária da Educação do Estado de SC. No sentido de se buscar alimentos mais saudáveis, moderando os alimentos processados e evitando os produtos ultraprocessados.

Bibliografias utilizadas
Brasil, Guia alimentar para a população brasileira Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.<http://bvsms.saude.gov.br > Acessado em julho 2017.
FAO, Seguridad alimentaria, informe de políticas, FAO FIAT PANIS, numero 2, junio de 2016.
BOCCHI, Carmen Priscila, A Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil, indicadores e monitoramento da constituição de 1988 aos dias atuais Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, Organizadoras do relatório Carmem Priscila Bocchi, Marília Mendonça Leão, Michele Lessa de Oliveira Brasília, novembro de 2010. < http://www4.planalto.gov.br >  Acessado em julho 2017. 
WAGNER, Osni Valfredo, Alimentação e Nutrição Saldável, IFC,Blumenau,2018.                                                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário