sábado, 3 de dezembro de 2016

Proposta de projeto de coleta de água da chuva

Resumo
O Projeto de coleta de água da chuva tem como objetivo a conscientização sobre os riscos da falta de água e ao mesmo tempo propor o debate em encontrar soluções de reutilização de água e equilíbrio ambiental na prática de nossa realidade. Metodologia coleta da água e armazenamento a partir da física da água e resultados o envolvimento nos diálogos, aquisição de materiais para armazenagens.
Palavras Chaves: AMBIENTAL - CONSCIÊNCIA – ECOLOGIA – RICOS E VULNERABILIDADE

1 Justificativa
O projeto de coleta de água da chuva se justifica pela necessidade do recurso hídrico para a vida das pessoas. Segundo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) presentes na NBR 15.527/2007, que dispõe sobre o aproveitamento da água da chuva nas coberturas de áreas urbanas para fins não potáveis, a água coletada é indicada para descargas dos vasos sanitários; irrigação de jardins; limpeza de automóveis e áreas externas; lavagem de roupas; abastecimento de fontes e espelhos d’água; como reserva de incêndios. A água proveniente da captação pluvial NÃO deverá ser ingerida, utilizada no preparo de alimentos ou no banho. (EMEF, 2012).  
O que dia a LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. TÍTULO I DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos: I - a água é um bem de domínio público; II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais; IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas; V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS Art. 2º São objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos: I - assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos; II - a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável; III - a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.

2 Objetivo
a-      Fazer a coleta da água da chuva e reservatórios apropriados;
b-      Utilizar a água da chuva na horta, jardim e limpeza da escola;
c-      Conscientizar os e as estudantes sobre o ambiente equilibrado;
d-     Fomentar ações de o ambiente ecologicamente equilibrado.

3 Metodologia
            A maneira da coleta de água é por canos verticais colocados na saída da calha e que servem para o deslocamento da água da chuva para os reservatórios.
4 Cronograma
2016 Construção do Projeto, 2017 implantação do projeto de coleta de água da chuva.

5 Bibliografia

EMEF, Captação de Água da Chuva, E.M.E.F. PROFESSOR EURICO PINZ, E.M.E.F Professor Eurico Pinz Rua: Arcindo Hass, nº 471 Bairro São Miguel - Fraiburgo – SC Telefone: (49) 3256 3096 Cel: (49) 91368402 E-mail: euricopinz@fraiburgo.sc.gov.br, 2012. < http://escolaprofessoreuricopinz.blogspot.com.br/p/projeto-captacao-da-agua-da-chuva.html > Acessado em dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário