sábado, 16 de março de 2019

Ninguém nasce Democrata, se aprende vivenciando a Democracia.




Os conceitos são diferentes: Uma Educação Para Democracia, Educação Política, Ensino Democrático e Civismo Educacional. A proposta sobre: Ninguém nasce Democrata, se aprende vivenciando a Democracia. Analisa a relação entre educação e democracia neste sentido pensar a educar para a democracia e como fomentar no espaço da escola.
Educar para a democracia não é educação política, educação para a democracia é diferente de democratização do ensino e também é diferenciada de educação democratizada que favorece a educação para a democracia e é diferente de instrução cívica que se encerra na apresentação de deveres do cidadão e organização do Estado.
A educação para a democracia não é sinônimo de educação política, pois esta última pode ser realizada em qualquer regime político. Também não deve ser confundida com a democratização do ensino, ainda que esse seja um pressuposto importante para a primeira. Deve ser diferenciada, ainda, da educação democrática, que é uma forma de se favorecer a educação para a democracia, mas não uma condição suficiente. Por fim, difere daquela instrução cívica que se encerra na apresentação dos deveres do cidadão e da organização do Estado (ROCHA, 2018, p. 3 apud BENEVIDES, 1996)[1].
A educação política qualquer regime político faz, mas educação para a democracia é algo que só o sistema democrático se consegue fazer. A vivência e convivência na escola é um espaço importante de se reproduzir esse modelo de educação democrática.
Cosson (2015) ressalta, ainda, que “ninguém nasce democrata, logo se quisermos manter uma sociedade democrática precisamos educar as nossas crianças e jovens e a nós mesmos para viver democraticamente”. Além disso, afirma que “a democracia não é algo dado e acabado como se pode supor a partir da sua concepção como regime político, antes é uma construção que precisamos fazer e refazer cotidianamente.” (ROCHA, 2018, p. 2 e 3).
Difere de democratização do ensino, a educação para a democracia. Me parece que quando se fala em democratização do ensino se fala do acesso a escola, mas quando se diz educação para a democracia é uma questão coletiva e não apenas o individuo ter acesso e ou participar do debate. Mas todos poderem de maneira igual participar do processo democrático, se tem uma práxis de liberdade, igualdade, fraternidade.

No caso de favorecer a democracia não é o mesmo de fomentar uma educação para a democracia que vai direto ao foco totalizante do conceito democracia.  No caso das instruções de civismo que está na moda que todos precisam saber os deveres e como o estado se organiza. A reprodução de leis e moralismo cívico não dá conta da complexidade da realidade que está em mudança.



[1]ROCHA, HÉRYCKA SERENO NEVES DA, MARIA ALICE GOMES DE OLIVEIRA RAQUEL BRAGA RODRIGUES, EDUCAR PARA A DEMOCRACIA, Parte integrante da disciplina EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA, do Programa Missão Pedagógica, promovido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados. Brasília, dezembro/2018.

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