segunda-feira, 19 de março de 2018

Curso de Horta com noções sobre Permacultura

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Curso completo em PDF com imagens


Outono de 2018
O Curso Horta com noções sobre Permacultura[1]
Osni Valfredo Wagner[2]
Resumo
Este Curso horta com noções sobre Permacultura tem objetivo de articular a ação prática conceitualmente e construir consciência de Educação Alimentar e Nutricional Adequada na Comunidade Escola. A metodologia a partir de bibliografias e as ações na horta escolar, no sentido de produzir alimentos saudáveis. Consideração à produção de alimentos na horta necessita dos envolvimentos comunitários e neste sentido obteremos maiores resultados com o envolvimento das pessoas.

Conceitos:
HORTA – IN NATURA - MANDALA – NUTRIENTES - PERMACULTURA

1-      Introdução
     Este estudo sobre horta com noções a partir da Permacultura segue o 2º ano de Plano de Projetos: PERMACULTURA Articulando Conceituais Atividades – (PACA)  Escola de Educação Básica Hercílio Deeke.- 15ª GERED – SEDSC.
 Proposta implementada na EEBHD a partir do Curso sobre Educação Alimentar e Nutricional - EAN. O professor de Sociologia Osni Valfredo Wagner busca construir a partir de conceitos sobre EAN adequada.
A proposta do Curso Horta com noções sobre Permacultura é uma iniciativa de educação permanente de Professores de maneira interdisciplinar envolvendo a Saúde a partir do Grupo de Horta e Plantas medicinais do Ambulatório da Velha Conselho Deliberativo da Saúde Local.
Rompendo com a agricultura tradicional extensiva e o uso de venenos para controle de pragas, temos o desafio em buscar informações sobre o controle natural de insetos invasores na horta. O uso de flores para atrair insetos amigos e o uso de repelentes naturais para expulsar os insetos ‘inimigos’ da horta.
Os Saberes Originários Ancestrais convergindo cientificamente possibilita um olhar holístico a natureza. Observa a natureza em um todo de maneira interdisciplinar, convergindo com saberes populares sobre as plantas e buscar a comprovação cientifica.
Ideias de cuidar da natureza (terra) cuidar das pessoas e cuidar do futuro as gerações que virão. A Permacultura como retornar a relação observando a natureza e suas dinâmicas naturais do ciclo da vida, estações do ano como verão, outono, inverno e primavera.
Preparando a terra, mexendo o solo buscando os nutrientes do fundo para a superfície, acrescentar adubos de dejetos de vaca, porco, galinha e chorume etc. A terra estando descompactada mais os materiais de adubação se deverá fazer irrigação diária para manter humidade do solo.

a-      O que se espera do O Curso Horta com noções sobre Permacultura?


2-      Outra consciência
A educação alimentar e nutricional adequada propõe outra alimentação que seja de fato nutricional e adequada no sentido in natura. Não se alimentar de ultraprocessados,  evitar processados e a nutrição adequada de alimentos in natura procurando o equilíbrio do corpo a partir da ingestão balanceada de nutrientes adequadamente.

Questões para pensar sobre a importância e características da Permacultura:

b-     O que aprendemos sobre EAN?

      Observando os dados do estudo na escola a minoria se alimenta de algum tipo de nutrientes in natura. A maioria se alimenta de ultraprocessados que são os causadores de doenças.
   Os processados tem algum tipo de nutrientes, a preocupação com o preço é um mito, saber se alimentar com nutrientes que garantem o equilíbrio do corpo custa o mesmo preço e ou até é mais barato quando se aproveita nutrientes que se joga fora por falta de informação e consciência alimentar e nutricional adequada.

3-      Passo a passo Horta
Primeiro passo é virar a terra, arar, como o espaço é pequeno precisamos de pás, enxadas, luvas, tiramos o capim e depois viramos a terra em 0,50 centímetros.

c-      Quais são os passos que compreende que precisa para realização de uma horta e no caso utilizando a permacultura?




2.1- Solo cuidados

           Como fazer os cuidados do replantio da cebolinha verde, como organizar o espaço, o solo (terra) precisa estar sendo descompactada, ou seja, deixar a terra fofinha para que as raízes tenham facilidade em crescer e encontrar os nutrientes.

Planejamento 2017 2018

d-     Observando os espaços quadrados o que podemos fazer para construir círculos na proposta da mandala?


e-      Desenhar como poderia ficar a mandala da horta escolar?

2.1  Utilização de Composto Líquido (Chorume[3])
O chorume é o liquido que resulta da compoteira, dejetos orgânicos da cozinha que são colocados em um recipiente com furos para sair o liquidam que é utilizado para irrigação no controle de insetos invasores e adubação e vale lembrar que sempre precisa estar preparado com água uns 3 dias antes 50% de água.

2.2- Composteira
            
f-       O que é preciso para fazer uma composteira e como manter a produção de composto líquido

4-      Experiência 2017
As experiências que fizemos em 2017, foram com brócolis e couve manteiga, são culturas mais da primavera. Mas com telas de sombreamento é possível produzir no verão e no inverno precisa de um plástico para não ser ‘queimadas’ pela geada.


3.1 Brócolis

Uso de fumo de cigarro e sabão para controle de pulgões, a forma intensiva do sistema tradicional da agricultura que se utiliza agrotóxicos não serve para a agricultura ecologicamente equilibrada que a Permacultura pressupõe.
O controle com o fumo ajuda em cerca de 50% ou mais o controle dos pulgões no caso dos brócolis, mas a meta é atingir 100% de aproveitamento da horta no caso dos brócolis e couves manteiga.
A introdução de plantas medicinais como hortelã, arruda etc. confundem os insetos, as flores também compõem essa possibilidade de construção da mandala que são em formato de circulo.


g-      Como usar o fumo e sabão para controle de pulgões?


3.2 Semeando e produzindo mudas de Brócolis verão/outono 2018
            A muda de brócolis com dez centímetros podem ser colocada na terra em cinco semanas ou mais conforme a adubação da terra conseguimos a muda das brócolis.
Observar a transformações das semeadoras e como se comportam em cada clima, no verão se recomenda telas de sobreamento


h-     Como fazer mudas de Brócolis, quanto tempo necessita para se ter uma muda ideal e qual é o tamanho que se utiliza a muda?



i-        Por que a brócolis é um alimento saudável e o que tem a ver com o Autismo?



j-       A couve manteiga como fazer mudas e replantas?



4-      O que é Permacultura:
k-     O que essas imagens nos faz pensar e como fazer na prática todos esses cuidados que a permacultura propõe?


A Venturi da UFSC em seu texto aborta mais sobre a Permacultura, neste corso introdutório apenas analisar a imagem é fundamental para aprender e ter curiosidade pelo assunto e poderá ler mais no link que está na bibliografia.

4.1- Horta em formato de Mandala
A maneira circular das mandalas são importante para garantir o aproveitamento do sol e o controle de insetos a partir da diversidade das plantas entre plantas medicinais, flores e hortaliças.


  

Exemplos de Materiais:                          
Palha; Serragem; Jornais; Terra misturada com húmus de minhoca; Mudas de hortaliças como rúcula, repolho, alface ou outras de seu gosto.





l-        O que necessitamos para fazer a mdandala da escola?

Como fazer
1– Escolha um local que receba a luz do Sol, de preferência, o dia inteiro.
2 – Defina o tamanho da sua horta. Isso depende do espaço que você tem e do tamanho que você quer para ela. O ideal é que o seu braço alcance o centro da horta. E demarque esse espaço. Lembrando que como é em forma de mandala sua horta vai ter a forma geométrica de um círculo.
3 – Agora é a hora de cavar um caminho, por onde as pessoas vão circular, ao redor da horta. Ele deve ter no mínimo 15 cm de profundidade. Toda a terra, sem pedras, que for retirada deve ser colocada na horta, para formar sua base. Esse caminho deve ser cavado pois permitirá o acúmulo da água da chuva e uma infiltração lenta. Com uma enxada nivele a terra que foi colocada na horta.
4 – Pegue jornais e molhe-os. Distribua-os por toda a horta, até mesmo nos caminhos cavados. Não economize no jornal, é importante ficar bem forrada.
5 – Distribua palha por toda a horta, menos nos caminhos. Deve ser colocado 30 cm de palha, arrume-a bem. E não se preocupe em achar que é demais, pois depois de uns dias essa altura vai diminuir.
6 – O acabamento é feito dobrando a palha para dentro. Movimento semelhante ao que se faz quando é colocado um cobertor nos pés da cama e empurramos ele para baixo do colchão.
7 – E por ultimo coloca-se a serragem pelos caminhos cavados ao redor da horta.  

m-   Anotar coisas a fazer neste espaço:


Pastelão com Brócolis e massa integral
7-      Considerações
q-     O que podemos considerar neste estudo da horta e noções sobre permacultura?


Considerando à produção de alimentos na horta necessita dos envolvimentos comunitários e neste sentido obteremos maiores resultados com o envolvimento das pessoas.

8-      Bibliografias
VENTURI, Leticia dos Santos e Marcelo, Revisão: Arthur Nanni, O que é permacultura? Desenvolvido com o CMS de código aberto Wordpress Última atualização do site foi em 14 de Março 2018 - 22:35:53 < http://permacultura.ufsc.br/o-que-e-permacultura/ > Acessado em março de 2018.
SOLAM, A permacultura levou a mandala para a horta, Jardim e horta, 3 de fevereiro de 2016 .< http://www.solam.com.br/blog/?p=3313 > Acessado em março de 2018.

r-      Quais outras bibliografias que encontramos para fortalecer a nossa formação neste curso introdutório?


9-      Outras Bibliografias do Curso Educação Alimentar e Nutricional Adequada
ACCIOLY, Elizabeth. A Escola como promotora da Alimentação Saudável. Ciência em tela, vol. 2 nº 2, 2009. Disponível em < http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0209accioly.pdf >           Acesso em 27/julho/2017.
ALMEIDA, Géssica Mércia de. Ações de Educação Alimentar e Nutricional no PNAE, 2014. 142f. Dissertação -     Mestrado em Nutrição. Universidade Federal de Goiás. Disponível em <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/4261/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20G%C3%A9ssica%20Mercia%20de%20Almeida%20-%202014.pdf > Acesso em julho/2017.
ANVISA. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Disponível em: < http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388704/RESOLU%25C3%2587%25C3%2583O-RDC%2BN%2B216%2BDE%2B15%2BDE%2BSETEMBRO%2BDE%2B2004.pdf/23701496-925d-4d4d-99aa-9d479b316c4b>  Acesso em: julho/2017.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf > Acessado em julho de 2017.
Brasil. Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. < http://www4.planalto.gov.br/consea/publicacoes/alimentacao-adequada-e-saudavel/guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira-promovendo-a-alimentacao-saudavel/10-guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira-promovendo-a-alimentacao-saudavel.pdf > Acessado em julho de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Fortalecimento da Agenda de Segurança Alimentar e Nutricional. Subsídios para as Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional, 2015. Disponível em < www.sed.sc.gov.br?documentos/alimentacao-escolar-2015-525/1499>  Acesso em julho/2016.
BRASIL. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome/ Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. 2º ed., Brasília, 2012.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Portal do FNDE. Histórico -Alimentação Escolar (PNAE), 2012. Disponível em: < www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-historico>. Acesso em julho/2016.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Perdas e desperdício de alimentos. Disponível  em: <https://www.embrapa.br/tema-perdas-e-desperdicio-de-alimentos> Acesso em  julho 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde/Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília, 2014. 152p.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 Global. Disponível em: www.mma.gov.br/responsabilidade socioambiental/agenda 21/agenda-21-global > acessado em Julho de 2017
BENNEMANN & VAZ. Comportamento Alimentar e Hábito Alimentar: uma revisão. Revista Uningá Review, vol. 20, n º1 p.108-112, out/dez 2014. Disponível em <http://www.mastereditora.com.br/periodico/20141001_083919.pdf > Acesso em julho/2017.
NAVES & RECINE. A atuação profissional do nutricionista no contexto da sustentabilidade. Disponível em: <www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/viewFile/6246/8819 > Acesso em julho/2017
Mês a mês: o que deve plantar na horta, http://omeujardim.com/artigos/mes-mes-deve-plantar-horta
O COMEÇO DA VIDA. Estela Renner. Maria Farinha Filmes, 2014. Disponível em: <www.videocamp.com/pt/movies/o-comeco-da-vida>  Acesso em julho/2016.
VOCÊ NÃO DEVE TER PASSADO FOME. Rui Silva, 2010 - JN Fome no Brasil, 2001.        Disponível em < https://www.yotube.com/watch?v=9IK4agiDFc > Acesso em julho/2016. 
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SP. Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, São Paulo 2012. Disponível em:  <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/Manual_Alimentos_Seguros_1255033506.pdf> Acesso em: julho/2017.

s-       Anotações sobre o que aprendeu ou perguntas que surgiram durante o curso e ou atividades práticas?





[1]Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. Surgiu da expressão em inglês “Permanent Agriculture” criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970 (VENRURA, 2018).
[2]Osni Valfredo Wagner: Aluno do Curso Intensivo valido para o Doutorado em Direito Intensivo da Universidade de Buenos Aires – Argentina, Mestrado em Desenvolvimento Regional – FURB – SC, Brasil; Especialista em Gestão de Programas de Reforma Agraria – UFLA – MG; Graduação em Ciências Sociais – FURB – SC, Brasil. Pertence ao Grupo de Estudos Teoria e Justiça – FURB y Raiz Movimento Cidadanista no Brasil. Coreio Eletrônico (E-mail): osniwgner@gmail.com. Tele móvel: (47) 988568954
[3]Essas caixas são furadas para facilitar o fluxo das minhocas e do chorume e a caixa coletora possui uma torneira para a retirada do líquido. Os compartimentos de cima servem para o descarte do lixo orgânico. ... Ele é um adubo poderoso e, por ser líquido, possui alta absorção pelas plantas”, orienta Matosinho.

Outras anotações:







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