sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Legalizaram as pedaladas, o que falta agora é legalizarem o lava jato?



A pergunta parece estranha, mas é isso mesmo: Legalizaram as pedaladas, o que falta agora é legalizarem o lava jato?

As privatizações vão neste sentido, e tem aqueles desinformados e ou com segundas intenções que dizem que o privado não tem corrupção. O que me dizem dos 500 bilhões sonegados pelos mais ricos?

Ou dizem que irão pagar impostos a Vale, ex- Vale do Rio Doce é isenta de pagar impostos. A elite tem controle da grande mídia e não informam as pessoas sobre suas intenções.

Fonte Imagem:

sábado, 3 de dezembro de 2016

Proposta de Projeto de Horta Escolar

Resumo
A proposta de projeto de Horta Escolar tem como objetivo a consciência ambiental de uma vida mais saudável a partir dos alimentos orgânicos. A metodologia utilizada é agroecologia e os resultados encontrados é a educação alimentar e ambiental.
Palavras chaves: ALIMENTOS - AMBIENTE – ECOLOGIA – VIDA SAUDÁVEL


1 Justificativa
A Justificativa deste projeto de Horta Escolar perpassa pela alimentação saudável e pelos objetivos: Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo; Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; Conhecer técnicas de cultura orgânica; Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados; Compreender a relação entre solo, água e nutrientes; Identificar processos de semeadura, adubação e colheita; Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente; Cooperar em projetos coletivos; Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas; Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares; Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde; Promover a interdisciplinaridade.

2 Objetivo especifico
a-      Preparo e adubação do solo para semear e plantar;
b-      Semeadura e plantio, cultivo de hortaliças, ervam medicinais e jardinagens;
c-      Irrigar com água da chuva coletada na escola;
d-     Conscientizar sobre a importância de fazer a coleta da água da chuva.

3 Metodologia
Escolher a técnica adequada de compostagem e implanta – lá, para reaproveitamento da matéria orgânica da cozinha escolar e produção de adubo, que será utilizada na horta. Semeadura da época conforme clima e região, preparação e análise do solo; Produção e transplante de mudas;

4 Bibliografia

EMEF, Captação de Água da Chuva, E.M.E.F. PROFESSOR EURICO PINZ, E.M.E.F Professor Eurico Pinz Rua: Arcindo Hass, nº 471 Bairro São Miguel - Fraiburgo – SC Telefone: (49) 3256 3096 Cel: (49) 91368402 E-mail: euricopinz@fraiburgo.sc.gov.br, Fraibyrgo – SC, 2012. < http://escolaprofessoreuricopinz.blogspot.com.br/p/projeto-horta-escolar.html . acessado em 2016.

Proposta de projeto de coleta de água da chuva

Resumo
O Projeto de coleta de água da chuva tem como objetivo a conscientização sobre os riscos da falta de água e ao mesmo tempo propor o debate em encontrar soluções de reutilização de água e equilíbrio ambiental na prática de nossa realidade. Metodologia coleta da água e armazenamento a partir da física da água e resultados o envolvimento nos diálogos, aquisição de materiais para armazenagens.
Palavras Chaves: AMBIENTAL - CONSCIÊNCIA – ECOLOGIA – RICOS E VULNERABILIDADE

1 Justificativa
O projeto de coleta de água da chuva se justifica pela necessidade do recurso hídrico para a vida das pessoas. Segundo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) presentes na NBR 15.527/2007, que dispõe sobre o aproveitamento da água da chuva nas coberturas de áreas urbanas para fins não potáveis, a água coletada é indicada para descargas dos vasos sanitários; irrigação de jardins; limpeza de automóveis e áreas externas; lavagem de roupas; abastecimento de fontes e espelhos d’água; como reserva de incêndios. A água proveniente da captação pluvial NÃO deverá ser ingerida, utilizada no preparo de alimentos ou no banho. (EMEF, 2012).  
O que dia a LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. TÍTULO I DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos: I - a água é um bem de domínio público; II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais; IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas; V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS Art. 2º São objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos: I - assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos; II - a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável; III - a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.

2 Objetivo
a-      Fazer a coleta da água da chuva e reservatórios apropriados;
b-      Utilizar a água da chuva na horta, jardim e limpeza da escola;
c-      Conscientizar os e as estudantes sobre o ambiente equilibrado;
d-     Fomentar ações de o ambiente ecologicamente equilibrado.

3 Metodologia
            A maneira da coleta de água é por canos verticais colocados na saída da calha e que servem para o deslocamento da água da chuva para os reservatórios.
4 Cronograma
2016 Construção do Projeto, 2017 implantação do projeto de coleta de água da chuva.

5 Bibliografia

EMEF, Captação de Água da Chuva, E.M.E.F. PROFESSOR EURICO PINZ, E.M.E.F Professor Eurico Pinz Rua: Arcindo Hass, nº 471 Bairro São Miguel - Fraiburgo – SC Telefone: (49) 3256 3096 Cel: (49) 91368402 E-mail: euricopinz@fraiburgo.sc.gov.br, 2012. < http://escolaprofessoreuricopinz.blogspot.com.br/p/projeto-captacao-da-agua-da-chuva.html > Acessado em dezembro de 2016.

Proposta de Projeto Expressão de Saberes Estudantis em Artes Plásticas



Resumo
A proposta de Projeto de Expressão de Saberes Estudantis em Artes Plásticas, se objetiva valorizar as capacidades estudantis de cada indivíduo em sua diversidade. A metodologia uma construção autônoma do processo conceitual, indagações e conclusões a partir da realidade cotidiana vivenciada na comunidade da Escola. Resultados esperados: O maior comprometimento com os processos de ensino e aprendizagens na Escola Hercílio Deeke.

Palavras Chaves: AVALIAÇÃO - CULTURA - INTERDISCIPLIARIEDADE – METODOLOGIA.

1 Justificativa
Este projeto intitulado Expressão de             Saberes Estudantis em Artes Plásticas tem como Objetivo a-Desenvolver no aluno a capacidade de investigar sobre a Arte como objeto de conhecimento, que detém dados importantes sobre a cultura em que o trabalho foi desenvolvido. Despertar a emotividade, a sensibilidade e fazer destes um fator positivo no processo educacional. b-Envolver a família, a comunidade no trabalho desenvolvido na escola transformar esta numa “oficina de artes para todos”. Divulgar a proposta de trabalho da escola. Potencializar habilidades e dons dos alunos, d-Valorizar todas e quaisquer manifestações artísticas e culturais.  Possibilitar discussão sobre etnocentrismo, preconceitos, discriminação, racismo, papel da mulher, valores estéticos; relação que faz parte do universo do aluno está presente nas obras de arte e que é inerente ao seu processo de formação com ser humano completo.

2 Avaliação
Durante a execução do projeto foram observados o interesse e a participação dos alunos. Observamos também, e estas foram questões discutidas nos conselhos de classes e reuniões com os pais, o que estava sendo modificado no comportamento dos e das estudantes, como a introdução de aula de Artes havia influenciado o cotidiano escolar. Os resultados positivos alcançados foram além das expectativas e o envolvimento foi muito grande em todas as etapas do projeto. Houve participação da comunidade escolar, das empresas que foram parceiros imprescindíveis, da família e dos habitantes de toda a cidade que não se cansam de parar frente ao muro da escola, apreciar e entrar na escola para parabenizar nossos alunos. O que para nós pareceu ser um projeto simples, de alcance interno, foi muito além das nossas melhores expectativas. A aceitação e os resultados foram muito maiores que o esperado. Confirmando a sabedoria popular que diz “não importa que a ação praticada pareça insignificante; por menor que seja a semente lançada a terra, sendo de boa qualidade brotará, pois nada que é bom se perde”. A arte permite trabalhar a emoção, a humanização, a sensibilidade e com certeza sempre trará bons frutos. Nós os estamos colhendo!

3 Metodologia
A metodologia uma construção autônoma do processo conceitual, indagações e conclusões a partir da realidade cotidiana vivenciada na comunidade da Escola.


4 Cronograma
No decorrer do ano de 2017, a partir de fevereiro os e as estudantes nas aulas de maneira interdisciplinares realizarão atividades com temas geradores conforme metodologia proposta na aula de sociologia.

5 Bibliografias
MAXIMINIANO, Laura CristinA, Projeto: Arte Além do Muro, Laura Cristina Maximianoleandroab@terra.com, E. E. Armando Santos – Ensino Fundamental – Araxá – MG, Relatório de Experiência< http://www.nupea.fafcs.ufu.br/atividades/1-ERRAE-e-4-SRAEA/RELATOEXP/1-ERRAE-e-4-SRAEA-RELEXP11.pdf > Acessado em dezembro de 2016.
MACHADO, Igor José Renó, Sociologia hoje, Ed. Ática, São Paulo, 2013.
WAGNER, Osni Valfredo e Valmir Rocha, PLANEJAMENTO de aula ANUAL, DISCIPLINA: SOCIOLOGIA, CURSO:  Ensino Médio 1ºano, 2º ano e 3º ano de 2016.

___________, Projeto Fotovoltaico Colégio Hercílio Deeke, 2016.