segunda-feira, 31 de outubro de 2016

DIREITO E CIDADANIA

Resultado de imagem para direitos e cidadania sociologia
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO           COMPONENTE CURRICULAR     TEMA
Ensino Médio    Sociologia           Movimentos sociais / direitos / cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
a- Analisar dos Direitos Universais do Homem e relacionar com a constituição brasileira;
b- Identificar quais são os direitos sociais que os cidadãos tem a partir do constitucionalismo;
c- Aprender sobre os direitos que estão no Estatutos da Crianças e Adolescentes - ECA, Estatuto da Juventude, Idoso, Necessidades Especiais etc.
Duração das atividades
Um bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos como Constituição Brasileira, Leis, Estatutos, princípios constitucionais de liberdade, igualdade e fraternidade.
Um bimestre: 4 ulas a primeira etapa organização em grupos de trabalhos de pesquisar, cada estudante se responsabiliza por uma parte de conteúdo e a seminário  apresentação e debates
Estratégias e recursos da aula

.Pesquisa sobre as temáticas propostas nesta aula sobre movimentos sociais, direitos e cidadania, organização em grupos na sala de informática se pesquisar as temáticas:
G-1: Direitos Universais do Homem e relacionar com a constituição brasileira;
G-2- Direitos Fundamentais e sociais que os cidadãos, constitucionais;
G-3: Estatutos da Crianças e Adolescentes - ECA,
G-4:Estatuto da Juventude,
G-5: Estatuto do Idoso,
G-6: Estatuto das Necessidades Especiais
G-7: Lei Maria da penha;
G-8: Direitos Ambientais de equilíbrio ecológico
G-9: Projeto de Emenda Constitucional - PEC 241
G-10: Sonegação de Impostos
Recursos Complementares

Legislação Brasileira, sala de vídeo, sala de informática etc.

Avaliação
Avaliação num todo, em um processo de aprendizagem
Pesquisa das temáticas em seguida os resumos dos conteúdos são feitos e na terceira etapa se inicia a apresentação dos seminários, temos conteúdos para um bimestre a primeira etapa que é a escolha de temáticas e resumos para faze slides se gasta mais ou menos quatro aulas. Aprendizagem de construção de escolha da temática: Observação: As temáticas destas aulas foram construídas a partir dos interesses dos estudantes em estudar.

FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=64182

INCAPACIDADE versus CAPACIDADE


Resumo  
Analisaremos neste ensaio a incapacidade e capacidade, objetivo é compreender como surgem às incapacidades e as capacidades como se formam. A metodologia analise de significados: a- Quais são as condições para se construir a capacidade, a perícia, a habilidade, a aptidão, a competência e a experiência? b- Como tudo isso influência na formação dos indivíduos e como se utilizam para se relacionar na comunidade? c- Quais são os Direitos Humanos que conhece, o que somos a favor e ou contra cada um desses direitos?
Palavras chaves: AUTONOMIA – CONSTRUÇÃO – IGUALDADE - JUSTIÇA

1 Introdução
O que se propõe como diálogo sobre libertação: são saídas democráticas para os desafios da sociedade do século XXI; o que me incomoda e essa coisa da incapacidade e capacidade que colocam nas pessoas como se alguns têm e outros não, uma generalização de capacitados e incapacitados.
O significado da palavra incapacidade: Falta de capacidade; falta de aptidão, de habilidade; incompetência, inaptidão. [Direito] Falta de aptidão legal para gozar de um direito ou exercê-lo sem assistência ou autorização: a incapacidade dos menores ou dos interditos foi estabelecida com o fim de os proteger. Sinônimos de Incapacidade Incapacidade é sinônimo de: imperícia, inabilidade, inaptidão, incompetência, inexperiência Definição de Incapacidade.
                Primeiramente a palavra esta em substantivo feminino, por que não está no masculino sabemos que está relacionada ao machismo certamente. Podemos pensar em tudo que vem do feminino, podemos iniciar por Republica; na história vamos compreender o porquê de se utilizar a republica? Essa ideia sobre feminismo necessita de maiores estudos, vou deixar como analise provisória, o foco na analise é a incapacidade e a capacidade das pessoas.
                O rompimento com o Estado Imperial faz surgir uma ideia de constitucionalismo um Estado que acolhe que é convencionalmente visto como papel da mulher. Pensar a incapacidade, que é a falta de capacidade que é sinônimo de imperícia, inabilidade, inaptidão, de incompetência, inexperiência.
                Estudando todo este sinônimo de incapacidade, vamos começas por imperícia: Que não possui perícia; sem competência nem habilidade; ausência de experiência: irritava-se com a imperícia do arquiteto. [Jurídico] Ausência de experiência e de prática que são necessárias para o desenvolvimento de determinadas atividades, sendo que a falta destas responsabiliza o agente por possíveis prejuízos e/ou por ações ilegais.
                Em seguida vem a inabilidade: Significado de Inabilidade substantivo feminino Característica, particularidade ou condição de inábil; que não possui habilidade; inaptidão. Ação ou comportamento de inábil.
Agora vamos para Significado de Inaptidão substantivo feminino Que não possui nem demonstra aptidão. Particularidade, estado ou caráter de inapto. [Por Extensão] Característica da pessoa que não tem inteligência; estupidez. [Jurídico] Que não possui a capacidade e a habilitação necessárias para que uma ação ocasione determinados efeitos jurídicos; inabilitação. (Etmologia in + aptidão) Sinônimos de Inaptidão Inaptidão é sinônimo de: estupidez, imperícia, inabilidade, incapacidade, incompetência, inexperiência, inabilitação.
                Chegamos a palavra incompetência Significado de Incompetência (s.f.) Falta de competência. Ausência de conhecimentos suficientes. Inabilidade, ignorância. Sinônimos de Incompetência Incompetência é sinônimo de: imperícia, inabilidade, inaptidão, incapacidade, inexperiência Definição de Incompetência Classe gramatical: substantivo feminino Separação das sílabas: in-com-pe-tên-cia.
                E por fim chegamos a palavra inexperiência: Significado de Inexperiência s.f. Imperícia; ausência de experiência; qualidade ou condição do que é inexperiente, do que ou de quem não tem prática: a inexperiência da juventude. Erro ou falha que resulta da falta de experiência: inexperiência didática. Ingenuidade; caráter do que é inocente: inexperiência afetiva. (Etm. do latim: inexperientia.ae) Sinônimos de Inexperiência Inexperiência é sinônimo de: ingenuidade, imperícia, inabilidade, inaptidão, incapacidade, incompetência.

2 Conclusão
E se fazer o raciocínio ao contrário na ótica positiva temos o antônimos de incapacidade, imperícia, inabilidade, inaptidão, de incompetência, inexperiência. Os significados contrários são capacidade, perícia, habilidade, aptidão, competência, experiência. a- Quais são as condições para se construir a capacidade, a perícia, a habilidade, a aptidão, a competência e a experiência?
A partir da resposta desta pergunta iremos observar que quando falamos de incapacidade e capacidade, não estamos falando somente sobre a estrutura individual. Mas também de toda a estrutura da escola, as condições de trabalho que perpassa pela valorização do profissional.
Os interesses da sociedade num todo e como a educação integral está funcionando na cabeça das pessoas, o poder das grandes mídias que manipulam as informações. Mas: b- Como tudo isso influência na formação dos indivíduos e como se utilizam para se relacionar na comunidade?
Parece que o abuso de senso comum não ajuda em nada com generalizações de coisas que não são cientificas e nem fundamentos e ou princípios que merecem serem analisados como modo de vida no século XXI. c- Quais são os Direitos Humanos que conhece, o que somos a favor e ou contra cada um desses direitos?
Quando se fala contra os direitos humanos logo penso se as pessoas sabem quais são os direitos humanos. Até parecem que não são seres humanos e que somente alguns na sociedade têm esse direito. Ou não conseguem ver o que podem atacar os seu interesses e neste sentido pensam que nada muda para pior.

3 Bibliografias

DICIO,Dicionário online de Português, 2009 < https://www.dicio.com.br  > Acessado em 2016.

domingo, 30 de outubro de 2016

Diagnóstico HD 2005 2015


            
     Analisando a realidade dos estudantes em 2014 obteve 6 no IDEB, observamos que os e as estudantes do ensino fundamentais iniciais estão abaixo do índice de 2015, em 2016. Estes dados significam que é necessário o reforço no contra turno, o PNOA é um programa que poderá melhorar o desempenho escolar das crianças do 2º anos aos 5º anos.

Analisando os desempenhos conforme os dados do EDEB de 2005 a 2015, verificamos que os estudantes do ensino fundamentais finais estão abaixo do IDEB estadual e nacional.



O desempenho dos estudantes do ensino médio tem seus autos e baixos em 2003 de 4.2 e em 2010 de 5.2, apostar em uma meta do ENEM em uma média 5.0 é logicamente uma racionalidade cômoda e sem perspectiva de projetos de inovação e resoluções dos problemas de repetência, evasão e desempenho baixos dos e das estudantes.

sábado, 29 de outubro de 2016

Estudos sobre Skatistas

                                           Autoras: Jessica da Silva, Nicole e Maiara, 2015.


Um movimento de Skatista são aqueles que têm como modo de vida, ou esporte de andar de skate, no asfalto, na calçada e ou na pista. A palavra skatista significa: skatista(kei) sm+f (skate+ista) Esp Praticante do skateboarding.

“Nos fizemos um estudo sobre o skate, com o objetivo de saber sobre o preconceito das pessoas em relação aos skatistas. concluímos que a maioria não tem preconceito e são poucas pessoas que tem algum preconceito contra os skatistas.” Willian Castoldi (2015).

(skate) prancha dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos com a qual se faz malabarismos; desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se em tal prancha.

Os estudos diagnósticos e levantamentos sobre os interesses pelos skate, para podemos fazer projeto tratamos sobre Skate: esporte ou modo de vida tem como objetivo: a- aprender a se equilibrar em cima do skate com segurança; b- capacitar para embalar a velocidade sem precisar por o pé no chão; c- fazer jogo de corpo, mantendo condicionamento e agilidade no skate; Metodologia: aprender a aprende em construção coletiva de skate, Cronograma: janeiro a dezembro, Resultados esperados: Cidadãos com saberes andar de Skate como esporte e ou modo de vida.

Mais sobre skate http://dialogossobrelibertacao.blogspot.com.br/2015/07/revitalizacao-da-pista-de-skate.html

Outros temas em imagens http://dialogossobrelibertacao.blogspot.com.br/2015/07/conceitos-sociologicos-em-imagens.html

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

POKEMANIA

POKEMANIA
Analisando o fenômeno Pokémon, aparentemente é só mais uma moda. Mas o que chama a atenção é essa interação que esse modelo de uso tecnológico tem ofertado para os apaixonados por jogos.
                 Procurar no território e ter a oportunidade de interação é interessante, mas como tudo na vida são necessários cuidados de todo tipo de segurança. Como formas pedagógicas podem pensar em mecanismos de informação e formação.

                Imaginar daqui uns tempos aparecer uma imagem em nossa frente via satélite e ou outro tipo de tecnologias, esses avanços tecnológicos podem via a ajudar a medicina, a educação, contribuírem para cultura, lazer etc.

Primeiramente dizer que tenho um trabalho pedagógico de construção da autonomia em uma práxis de processo libertário mesclado com libertado e rompendo com as práticas tradicionais.
Em segundo lugar o meu olhas das Ciências Sociais busca olhar em um toda a vida e a sociedade.
Compreender como funciona esse campo de relação humano e tecnologia é um desafio em fazer analises coerentes sobre essa realidade que crianças, adolescentes, jovens e adultos vivem em seus cotidianos e vivências sociais.
Podemos fazer algo idêntico neste domingo, expressões visuais sobre o que se prensa sobre o uso de tecnologias e jogos como o Pokémon?
Este estudo é uma pesquisa primária com estudantes do ensino médio, com objetivo inicial de aprender conceitos antropológicos e de sociologia como introdução a pesquisa cientifica.
O grupo do segundo ano elaborou perguntas sobre os vícios tecnológicos identificando quantos utilizam a tecnologia e quanto tempo ficam utilizando a tecnologia está na convivência diária juvenil?
Resultados encontrados foram que a maioria tem acesso a algum tipo de tecnologia cerca de 80%. Destes cerca de menos de 50% estão viciados na idade escolar de 7º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.
Analisar a realidade dos e das Pokémon maníacos que utilizam esses tipos de jogos como Pokémon é importante para evitar o preconceito, evitar generalizações infundadas sobre as pessoas que gostam de se divertir com as tecnologias.
            No meu tempo de criança e adolescente jogávamos bola, tomávamos banho nos rios e subíamos as árvores e muitos sofreram acidentes por quererem se divertir, um risco que é da própria vida o fato de viver se tem riscos de tropeçar em nossos egocentrismos, imediatismo e superficialidades.

sábado, 22 de outubro de 2016

Sociologia

Pensando A SOCIOLOGIA É VISTA COMO IDEOLOGIA DE ESQUERDA: O desconhecimento sobre a sociologia, faz com que se pense que os professores só ensinam Marxismo, uma crítica ao capitalismo. Entendo que é necessário fazer essa crítica, mas se pegar os positivistas como Weber o sentido da ação do individuo nos faz compreender a realidade e mesmo o método de Émile Durkheim a partir da generalidade, coerção e externalidade. Parece mesmo é que querem é voltar a juventude para a religião para exercer um controle, creio que esse caminho de retrocesso em retornar a uma mentalidade da idade média.
Infelizmente não irão conseguir impor aos cidadãos algo que não tem convicção, conscientemente e ou inconscientemente as pessoas estão dizendo que não são confiáveis, ou seja são corruptas, não seguem as regras, leis etc.
Por isso precisam de alguém que mande, um ditador para mandar nos indivíduos. Um descrédito na democracia, a experiência da democracia, a liberdade, igualdade etc. traz a responsabilidade e a ditadura é o ditador que é culpado e o corrupto. Salvamos a humanidade e condenamos o político. Uma ilusão do senso comum que parece um consenso comum.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PEC – 241, PEC da morte:

                                          Foto: SINDSEPERS


Osni Valfredo Wagner[1]

Para alguns que não serão atingidos pela PEC – 241, tempos melhores virão. Serão dias em que alguns e ou poucos que são a elite da sociedade brasileira se beneficiarão com o arrocho salarial. 
Muitos estão detraídos com cenários sobre Eduardo Cunha que está hospedado na polícia federal. Ainda existem pessoas que vestiram a camisa da seleção brasileira achando que iriam fazer mudanças no país, outros o fizeram conscientemente.
Manipulados e manipuladores: Ignorantes, desinformados, cínicos e interesseiros oportunistas de plantão defensores da PEC – 241 de morte da política no sentido pleno, a morte da organização do Estado Brasileiro propriamente dito. E com essa PEC da morte, se perde o sentido Federativo de organização de política social: da Saúde, da Educação etc. com possibilidade de corte de 30% (Trinta porcento) do orçamento governamentais.
O desmonte do Estado Social e a construção do Estado Mínimo e ou Neoliberalismo, significa a perca do sentido coletivo de interesse comum para a sociedade civil. A inauguração de um novo individualismo de quem não tem renda, não terá saúde, ficará sem escola, não poderá estudar em uma universidade etc.
Neste sentido de perca dos direitos sociais a PEC – 241 é um projeto de morte, os pobres e assalariados já pagavam cerca de (45%) em impostos e com a PEC da morte aumenta o arrocho salarial e mais percas de direitos sociais: Fim do SUS e Escolas Pública privatização.

Essa possibilidade que a PEC da morte a PEC – 241 traz aos governantes é oficializar as pedaladas de desvios de recursos financeiros da Saúde, da Educação etc. para outras áreas como infraestrutura, salários de deputados, juízes etc.

Fontes bibliográficas




[1]Osni Valfredo Wagner Graduação em Ciências Sociais, Especialista em Gestão P. R. Agrário A. - UFLA - MG, Mestrado em Desenvolvimento Regional - FURB e Aluno do Curso Intensivo valido ao Doutorado em Direito na UBA - Argentina.

[2]Arrocho Salarial: Arrocho Salarial significa que as percas da inflação não são reajustas e ao mesmo tempo em que os preços dos produtos aumentam ainda mais.  A PEC – 241, ela neste sentido é mais um imposto aos pobres que já são penalizados com baixos salários, ganhando menos poder de compra terão que apertar o cinto.