sábado, 13 de setembro de 2025
Trajetória Acadêmica e Científica de Osni Valfredo Wagner (2002–2023): Educação Intercultural, Sustentabilidade e Desenvolvimento Territorial
Osni Valfredo Wagner Lattes CNPQ: < http://lattes.cnpq.br/2353762318605812 >
Resumo
Este estudo apresenta: Trajetória Acadêmica e Científica de Osni Valfredo Wagner (2002–2023): Educação Intercultural, Sustentabilidade e Desenvolvimento Territorial, com foco na produção voltada à educação intercultural, sustentabilidade socioambiental e desenvolvimento territorial, evidenciando sua contribuição para a integração entre pesquisa, ensino e extensão. Objetivo: Analisar a produção acadêmica de Wagner, destacando os projetos desenvolvidos, suas temáticas centrais e o impacto na formação crítica, na valorização dos saberes tradicionais e na construção de políticas educacionais transformadoras. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa documental e descritiva, baseada em levantamento bibliográfico, análise de artigos, projetos e produções acadêmicas do autor. A investigação segue abordagem qualitativa, considerando o contexto histórico e as áreas temáticas exploradas em suas publicações e orientações. Resultados e Conclusão: A trajetória evidencia um percurso científico interdisciplinar, que inicia com estudos sobre autonomia e culmina em pesquisas aplicadas em educação ambiental, interculturalidade, alimentação saudável e mobilização comunitária. O autor contribuiu para o desenvolvimento de práticas educativas dialógicas, valorização de culturas locais e proposição de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável. Os resultados reforçam sua atuação como pesquisador e educador comprometido com a justiça social, a inclusão e a integração entre saberes científicos e tradicionais.
Palavras-chave: Educação intercultural. Desenvolvimento territorial. Sustentabilidade socioambiental. Formação docente. Alimentação escolar adequada.
Introdução
A trajetória acadêmica de Osni Valfredo Wagner evidencia um compromisso contínuo com a interdisciplinaridade, a educação intercultural e o desenvolvimento territorial sustentável. Em 2002, Wagner apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “As Considerações sobre a Atualidade do Conceito de Autonomia”, como parte de sua graduação em Ciências Sociais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. O estudo abordou o conceito de autonomia e suas implicações na sociedade contemporânea.
No ano de 2004, coordenou o projeto de iniciação científica “Estudo do Ribeirão da Velha Central”, voltado para estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Hercílio Deeke. A pesquisa interdisciplinar investigou História Oral, Cartografia, Vazão da Água, Flora e Fauna, Avaliação do Nível de Preservação e Nascentes dos Contribuintes do Ribeirão da Velha, utilizando metodologias aplicadas, bibliográficas e documentais.
Em 2006, Wagner coordenou o projeto “Recicláveis, Sustentáveis e Meio Ambiente”, que analisou a classificação do lixo, tempo de decomposição, coleta seletiva, papel dos catadores, problemas de lixões e aterros sanitários, além de legislações pertinentes e a importância da reciclagem para minimizar problemas sociais e ambientais. No mesmo ano, coordenou também o projeto “Arte, Linguagem e Mídia”, investigando a cultura cotidiana e sua influência na aprendizagem dos estudantes, com enfoque em expressões artísticas, memória cultural e métodos interdisciplinares em Arte, Português, Sociologia e Metodologia Científica.
Entre 2011 e 2012, participou do projeto “Análise da Vulnerabilidade Ambiental e Monitoramento dos Indicadores Socioambientais”, centrado no desenvolvimento territorial da microbacia hidrográfica do Rio Sagrado, em Morretes/PR, considerada uma zona de educação para o ecodesenvolvimento.
Em 2013, Wagner, em parceria com Ana Fidelis, apresentou o trabalho “Educação em Movimento: Da prática tradicional para a práxis dialógica” no IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID. O estudo propôs uma reflexão crítica sobre práticas educativas tradicionais, promovendo a práxis dialógica e a educação intercultural como ferramentas de transformação pedagógica por meio do diálogo e da contextualização cultural.
No ano de 2014, publicou o artigo “Culturas nos serviços ambientais”, analisando a inter-relação entre cultura e serviços ambientais no contexto do desenvolvimento regional. O estudo destacou conceitos centrais como serviços ambientais, cultura e território, educação intercultural e desenvolvimento regional sustentável. Ainda em 2014, participou do artigo “A Transición del Estado a Sociedad Ambiental”, que discutiu a transição do Estado para uma sociedade ambiental, abordando questões de governança e sustentabilidade.
Em 2016, publicou “A educação integral, saberes originários e científicos”, no qual analisou saberes interdisciplinares de povos originários e racionalidades modernas, utilizando metodologia dialética para compreender contradições entre saberes milenares e experiências contemporâneas, propondo sua convergência na construção de uma educação integral.
No ano de 2018, coordenou o estudo “Valores, Princípios, Fundamentos e Religiosidades Juvenis”, analisando concepções de vida, valores e fundamentos dos jovens, com ênfase na diversidade religiosa, com entrevistas a 120 estudantes.
Entre 2016 iniciou pesquisa sobre Educação Alimentar e Nutricional Adequada em Blumenau e continuou em 2023, em São Francisco do Sul. Resultando em material para fazer comparação das realidade resultando em artigo: “Boas Práticas de uma Consciência Alimentar Nutricional Adequada”, que buscou promover a educação nutricional e a autonomia alimentar, utilizando revisão bibliográfica, pesquisa-ação, participativa e aplicação de questionários em escolas de educação básica.
Finalmente, em 2023, Wagner, em parceria com Nanblá Gakran, publicou o capítulo “Os Modos de Vida Originários: Identidade Laklãnõ (Re) Construção”, abordando modos de vida e identidade dos povos originários, com ênfase na valorização dos saberes tradicionais e na educação intercultural.
Este estudo integra geografia, ética e ecologia, articulando análises sobre a relação sociedade-natureza e transformação social. No âmbito da Geoecologia, investiga-se a dialética ambiental como instrumento para compreender os impactos do Antropoceno nas paisagens e nos biomas brasileiros, destacando a necessidade de perspectiva ecocêntrica que supere a lógica mercantil do capital.
A pesquisa enfatiza a importância de sistemas integrados, articulando elementos bióticos, abióticos e sociais, e analisando manchas de florestas, conexões ecológicas e gestão territorial. Políticas públicas negligentes e atividades predatórias comprometem a biodiversidade, recursos hídricos, saúde, educação e democracia. Casos práticos, como a criação da Unidade de Conservação Nascentes do Saí (SC), evidenciam a relevância de abordagens interdisciplinares em planejamento territorial sustentável.
O estudo reconhece o saber tradicional e a atuação de povos originários na preservação ambiental. Além disso, dialoga com perspectivas éticas e religiosas, sobretudo a proposta de ação transformadora de Martin Luther King Jr., enfatizando amor, consciência crítica e não conformismo. Ressalta-se a necessidade de integração entre Geografia, Biologia e Direito Ambiental como eixo para promover justiça socioambiental. O objetivo central é compreender a qualidade ambiental e social como interdependentes, propondo intervenções que assegurem sustentabilidade, equidade e preservação dos ecossistemas.
Trajetória de Osni Valfredo Wagner de 2002 a 2023
As Considerações sobre a Atualidade do Conceito de Autonomia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
Em 2003 foi o estudo e em 2004 a publicação do Estudo do Ribeirão da Velha Central, Descrição: Esta pesquisa foi a primeira iniciação científica dos estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Hercílio Deeke de maneira interdisciplinar com financiamento externo do FUNCITEC. O objetivo geral do projeto em nosso estudo foi focar o Ribeirão da Velha, com pesquisa aplicada, bibliográficas e documentais. As atividades dos Bolsistas foram divididas de acordo com as disciplinas envolvidas. A História Oral, Cartografia, Vazão da Água, Geografia, Flora e Fauna na Biologia, Avaliação do Nível de Preservação e Nascentes dos Contribuintes do Ribeirão da Velha foram eixos investigados. Como metodologia usou-se: a delimitação do estudo em relação ao espaço geográfico, porém sem perder a contextualização com situações semelhantes numa perspectiva mais ampla com a aplicação de questionários fechados foram investigados os temas específicos do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Osni Valfredo Wagner - Coordenador / com o estudante Everson Bohr - Integrante.
Em 2006 o estudo foi publicado RECICLÁVEIS , SUSTENTÁVEIS E MEIO AMBIENTE, Descrição: Entende-se ser importante conceituar o que é lixo, compreendendo sua classificação, tempo gasto de sua decomposição, coleta seletiva nas escolas, coleta nas empresas, o papel do catador na coleta seletiva, os problemas dos lixões, aterros sanitários, legislações pertinentes aos resíduos sólidos, à importância da reciclagem e o estudo dos caminhos do lixo no Brasil, que utilizam a reciclagem dos resíduos sólidos urbanos para minimizar a problemática das questões sociais e ambientais. Além do ganho econômico, que é o motivador, o que ganha é o meio ambiente na garantia cada vez mais de sua sustentabilidade, o que a bolsista propõe e analisar o que é recicláveis, renováveis e o meio ambiente. Os Recicláveis, os Renováveis, os Reutilizáveis têm sua gênese conceitual, no lixo, catadores de lixo, coletores recicladores até chegar a esse conceito mais apurado de Reutilizáveis, podendo ser superado conforme a necessidade de explicação da realidade e suas demandas. Este Decreto-Lei número 366-A/97 é uma lei que é particularmente ligada à reutilização de embalagens onde o fabricante está junto do distribuidor/ comerciante para a ajuda de um mesmo material para reutilização e não ter que utilizar a matéria-prima vinda da natureza. Resultando assim uma maior preocupação com o meio ambiente e a economia do país. Aprimorando técnicas de reaproveitamento desses materiais, com o objetivo de acabar com o acúmulo de lixo na comunidade, na cidade, e no país, e sem provocar doenças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Osni Valfredo Wagner - Coordenador.
Também em 2006 ARTE, LINGUAGEM E MÍDIA, Descrição: Analisar a cultura cotidianamente, que influencia na aprendizagem dos Estudantes de Ensino Médio e Fundamental em seus aspectos de qualidade, ensino e aprendizagem na Escola de Educação Básica Hercílio Deeke. A partir da utilização e valorização da cultura local, regional e nacional, a partir das expressões artísticas, da memória através dos mitos populares. Uma análise a partir do estudo da arte linguagem e o social (Arte, Português, Sociologia e Metodologia de Pesquisa Científica). Objetivos específicos: Pesquisar as convenções e pactos culturais existentes na cultura Blumenauense, Catarinense e Brasileira que convergem para a transformação dos Modelos autoritários para modelos Progressistas culturais. No desenvolvimento do aluno na Escola Pública Estadual e Municipal. Catalogação de fotos, informações do patrimônio imaterial e material, poesias, memória pela história oral e filmes. Três alunos Bolsistas para pesquisarem os três temas desta proposta. Núcleo-1: Arte-Linguagem e o Social uma pesquisa interdisciplinar com três coorientações: Arte, Português (linguagem); e Metodologia Científica (social). Metodologia: Fazer a Análise Crítica numa concepção da dialética em observar a teoria e a prática das convenções e pactos sociais contemporâneos. Cronograma: Maio 2006 até maio de 2007. Palavras Chaves: Cultura, Comunicação, Aprendizagem e Educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Osni Valfredo Wagner - Coordenador.
Em 2010 escrevi um livro: Multiculturalismo. 1 edição para o grupo UNIASSELVI, de Indaial - SC. e foi o ano de 2010 que fez disciplinas do Mestrado em Desenvolvimento Regional na FURB e em 2011 - 2012 a pesquisa Análise da Vulnerabilidade Ambiental e Monitoramento dos Indicadores Socioambientais,, Descrição: integrante de equipe do projeto Análise da Vulnerabilidade Ambiental e Monitoramento dos Indicadores Socioambientais, como subsídio para o desenvolvimento territorial da microbacia Hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes/PR), Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento. submetido para Universal 14/2011. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Osni Valfredo Wagner Bolsista e Mansur- Coordenadora.
Resultou na Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional - FURB: Mobilização Comunitária e Desenvolvimento Territorial: Participou de projetos como o "Fortalecimento dos modos de vida das populações locais" na microbacia hidrográfica do Rio Sagrado (PR), focando na capacitação de jovens para o ecodesenvolvimento e na valorização dos saberes locais. Essas iniciativas evidenciam seu compromisso com o desenvolvimento territorial sustentável e a inclusão social.
O projeto intitulado "Fortalecimento dos modos de vida das populações locais", desenvolvido na microbacia hidrográfica do Rio Sagrado, em Morretes (PR), envolveu uma série de ações voltadas para a valorização e preservação das práticas culturais e ambientais das comunidades locais. Entre os objetivos principais estavam a promoção de uma educação ambiental participativa, o incentivo ao turismo de base comunitária e a implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável alinhadas aos saberes tradicionais.
Wagner participou ativamente deste projeto, contribuindo com sua expertise em educação intercultural e desenvolvimento territorial. Sua atuação foi fundamental na articulação entre as comunidades locais, instituições de ensino e organizações ambientais, visando à construção de um modelo de desenvolvimento que respeitasse e integrasse as práticas culturais e ambientais locais.
O projeto resultou na elaboração de diversos relatórios e publicações que documentam as ações realizadas e os resultados alcançados. Esses documentos servem como referência para futuras iniciativas de desenvolvimento territorial sustentável em comunidades tradicionais, evidenciando a importância de respeitar e valorizar os modos de vida locais no processo de desenvolvimento.
Em 2013 o trabalho de Osni Valfredo Wagner e Ana Fidelis, intitulado "Educação em Movimento: Da prática tradicional para a práxis dialógica" (2013), apresentado no IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID, insere-se na linha de pesquisa da Educação Intercultural, com ênfase na práxis pedagógica e na formação docente. O estudo aborda práticas educativas tradicionais e propõe uma reflexão crítica sobre a transformação da educação por meio do diálogo e da contextualização cultural.
No âmbito conceitual, o trabalho destaca a prática tradicional, entendida como os métodos e abordagens pedagógicas convencionais, frequentemente centradas na figura do professor e no ensino expositivo, que podem negligenciar as especificidades culturais e contextuais dos estudantes.
Contrapondo-se a essa abordagem, introduz-se o conceito de práxis dialógica, inspirado na pedagogia de Paulo Freire, que enfatiza a ação-reflexão-ação. Nessa perspectiva, educador e educando dialogam criticamente sobre a realidade, promovendo a aprendizagem significativa e emancipatória, e valorizando o conhecimento prévio dos estudantes.
Outro conceito central discutido é a educação intercultural, voltada para o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural no processo educativo.
Essa abordagem propõe a integração de saberes e práticas de diferentes grupos culturais, especialmente aqueles historicamente marginalizados, fomentando uma prática pedagógica mais inclusiva e sensível às particularidades de cada contexto. Além disso, o estudo enfatiza a importância da formação docente, destacando o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam aos professores atuar de maneira crítica, reflexiva e contextualizada, alinhada às demandas e desafios da realidade escolar.
Dessa forma, os conceitos abordados no estudo constituem ferramentas essenciais para a reflexão e a transformação das práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais inclusiva, crítica e comprometida com a justiça social, capaz de integrar teoria e prática de maneira dialógica e intercultural.
Em 2014 o artigo: Cultura no serviços ambientais, que aborda a inter-relação entre cultura e serviços ambientais dentro de um contexto de desenvolvimento regional, articulando diferentes áreas do conhecimento para compreender as práticas sociais e ambientais de uma comunidade. Os conceitos centrais incluem:
Serviços Ambientais – funções e benefícios providos pelos ecossistemas que sustentam a vida humana, incluindo provisão de recursos naturais, regulação ecológica e suporte à biodiversidade.
Cultura e Território – análise de como práticas culturais locais influenciam o uso e a gestão dos recursos naturais, demonstrando a importância da preservação de saberes tradicionais no manejo ambiental.
Educação Intercultural – integração do conhecimento local e científico, promovendo a valorização de múltiplas perspectivas culturais na gestão ambiental e no desenvolvimento regional.
Desenvolvimento Regional Sustentável – articulação entre práticas culturais, preservação ambiental e políticas públicas, visando o equilíbrio entre crescimento econômico, bem-estar social e sustentabilidade ecológica.
Metodologia Interdisciplinar – o estudo enfatiza a utilização de métodos integrados, combinando pesquisa documental, análise territorial e observação de práticas locais para compreender a complexidade socioambiental da região.
O trabalho evidencia que a compreensão e a valorização das práticas culturais locais são fundamentais para a sustentabilidade e para o planejamento do desenvolvimento regional, destacando a necessidade de políticas que conciliam preservação ambiental e diversidade cultural.
Em 2018, ainda em Blumenau, na EEB Hercílio Deeke, uma pesquisa sobre Valores, Princípios, Fundamentos e Religiosidades Juvenis., Orientou: Felipe Pereira da Cruz. Descrição do Estudo: Este estudo sobre: Valores, Princípios, Fundamentos e Religiosidades Juvenis. Tem como objetivo analisar a realidade dos diferentes tipos de concepções de vida e o que é essencial. A metodologia utilizada de pesquisa é de uma amostra de 120 jovens entrevistados com questionários abertos e comparando do país com revisão bibliográfica.
Considerações: O respeito, a família, a ética, a honestidade são princípios, valores e fundamentos e a diversidade religiosa aparecem católicos 40% e evangélicos 20%, e um a seguir podemos comparar com os que não seguem religiões que ficou em terceiro lugar 12, 5 %. Não responderam 10%. Isso demonstra que mais de 80 % das pessoas seguem uma religião Neste sentido a realidade é muito mais complexa e diversificada por si só necessita de respeito às diferenças entre os cristãos.
Só o tempo para equilibrar as concepções essências para a vida das pessoas e separar o que são concepções superficiais. Compreender os princípios, valores, fundamentos e a religiosidades juvenis são desafios que esta pesquisa busca na análise desse fenômeno na vida e realidade dos estudantes do Colégio Estadual Hercílio Deeke. Bairro da Velha Central - Blumenau - SC.
A sociologia vem contribuindo na sala de aula para pensar os nossos valores, princípios e fundamentos e a religiosidade. Como tratamos a ideia a partir da palavra escrita na Bíblia e neste sentido cada religião mesmo que cristã tem interpretações e avaliações diferentes sobre como colocar na prática na vida das pessoas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Osni Valfredo Wagner - Coordenador / Felipe Pereira da Cruz - Integrante.
Em 2018 foi feita pesquisa sobre Educação Alimentar e Nutricional Alimentar Adequada em Blumenau e em 2023 em São Francisco do Sul e se faz uma comparação entre as duas escolas. Este estudo, intitulado: Boas Práticas de uma Consciência Alimentar Nutricional Adequada, tem como objetivo divulgar, informar e educar sobre a importância da autonomia alimentar.
A metodologia utilizada incluiu revisão bibliográfica, pesquisa-ação, pesquisa participativa e aplicação de questionários abertos na Escola de Educação Básica (EEB) Hercílio Deeke. A pergunta do questionário foi: Como os estudantes se alimentam? Os resultados parciais desse questionário indicam que: 40% dos participantes afirmaram consumir alimentos ultraprocessados (industrializados); 35% relataram consumir alimentos processados; 25% informaram consumir alimentos in natura, sendo frutas e verduras os mais citados. Com base nesses dados, observa-se que a comunidade escolar demonstra interesse em priorizar uma alimentação mais natural, moderando o consumo de alimentos processados e evitando ultraprocessados.
Na segunda escola participante, a EEB Claurinice Vieira Caldeira, a pesquisa focou na pergunta: Cite alimentos in natura nutritivos que consome regularmente. As respostas revelaram que: 46,1% dos entrevistados citaram frutas; 35,1% mencionaram hortaliças; 18,0% indicaram algum tipo de carboidrato; 0,8% apontaram plantas medicinais. Esses resultados reforçam a necessidade de promover a educação nutricional, incentivando o consumo de alimentos naturais e contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.
Em 2021 fez uma disciplina no Doutorado em Geografia da UFSC, que resultou em artigo. sobre “A Geoecologia e Qualidade Ambiental: de uma Dialética Ambiental para uma Geografia Ecológica” apresenta uma reflexão crítica sobre a necessidade de integrar a análise geoecológica na formulação de políticas públicas de preservação e regeneração dos biomas brasileiros.
Parte-se de uma abordagem dialética para compreender as relações históricas entre sociedade e natureza, destacando o impacto do antropoceno na transformação das paisagens e a necessidade de uma perspectiva ecocêntrica que rompa com a lógica do capital. A Geoecologia é apresentada como ciência fundamental para interpretar a estrutura, função e dinâmica evolutiva dos ecossistemas, com ênfase na análise das paisagens enquanto sistemas integrados, articulando elementos bióticos, abióticos e sociais.
A pesquisa destaca o papel das manchas de florestas, das conexões ecológicas e da gestão territorial para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos. Argumenta que a degradação ambiental, intensificada por políticas negligentes e atividades econômicas predatórias, compromete não apenas os ecossistemas, mas também a saúde, a educação e a democracia.
A bioeconomia é apresentada em dois caminhos: uma visão mercantilizada, do “poluidor-pagador”, e outra baseada no “recebedor preservador e regenerador”, que incentiva a conservação. Casos concretos, como a criação da Unidade de Conservação Nascentes do Saí em São Francisco do Sul (SC), demonstram a importância de pesquisas interdisciplinares aplicadas à gestão ambiental.
O artigo propõe o fortalecimento do planejamento territorial sustentável, reconhecendo o saber tradicional e o papel dos povos originários na preservação dos ecossistemas. A integração entre Geografia, Biologia e Direito Ambiental é defendida como eixo essencial para enfrentar as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a degradação dos biomas brasileiros, promovendo uma geografia ecológica com base na justiça socioambiental.
Em 2022 em contato com livros de bell hooks sobre o feminismo negro dos estadosunidos teve oportunidade de ler e escrever sobre A DÁDIVA DO AMOR DE MARTIN LUTHER KING JR'. 2022. O estudo analisa o pensamento de Martin Luther King Jr. sob uma perspectiva crítica, dialógica e investigativa, relacionando religião, moral e transformação social.
King interpreta a fé cristã como princípio de ação ética, enfatizando o amor como força transformadora capaz de superar ódio, ignorância e cegueira mental. Conceitos centrais incluem “escravo mental”, designando o conformismo e a dependência da aprovação social, e a “cegueira”, entendida como limitação ética e moral que impede a construção de sociedades justas.
A reflexão propõe a integração entre rigor intelectual e sensibilidade moral, destacando não conformismo e renovação da mente como estratégias para transformação pessoal e coletiva. Sermões e textos bíblicos são reinterpretados para evidenciar a importância da empatia, perdão, bondade e amor aos inimigos como fundamentos de justiça social. A obra apresenta ainda noções de equilíbrio tridimensional: bem-estar individual, coletivo e espiritual.
King promove um modelo de ação social não violenta, em que a conscientização crítica e a ética religiosa orientam movimentos contra a segregação e discriminação racial. O estudo evidencia a relevância de uma interpretação histórica e contemporânea, conectando experiências norte-americanas e brasileiras na análise da cegueira social e moral. Conclui que apenas através do amor ativo, consciência crítica e ação ética é possível enfrentar estruturas de injustiça, romper com a hipocrisia utilitarista e promover sociedades mais fraternas.
Conclusão
A trajetória de Osni Valfredo Wagner, entre 2002 e 2025, evidencia um percurso marcado pelo compromisso com a pesquisa, a educação intercultural e o desenvolvimento sustentável. Desde seu TCC sobre autonomia, Wagner construiu uma carreira voltada à articulação entre teoria e prática, liderando projetos interdisciplinares em escolas e comunidades, com destaque para estudos ambientais, culturais e sociais.
Atuou em iniciativas inovadoras como o “Estudo do Ribeirão da Velha Central” e o “Fortalecimento dos modos de vida das populações locais”, promovendo a valorização dos saberes tradicionais e a conscientização ambiental. Seus trabalhos abarcam temas como reciclagem, arte, mídia, religiosidade juvenil, educação alimentar e interculturalidade, evidenciando uma abordagem crítica e inclusiva.
Com mestrado em Desenvolvimento Regional, Wagner consolidou sua atuação como pesquisador e educador comprometido com a transformação social e a sustentabilidade. Seu legado reflete uma perspectiva dialógica, integrando saberes científicos e populares, e promovendo cidadania ativa. Essa trajetória reforça a importância da educação como ferramenta de emancipação, respeito à diversidade e inovação pedagógica.
A análise evidencia que a preservação ambiental e a transformação social dependem de abordagens integradas e interdisciplinares. A Geoecologia permite interpretar paisagens como sistemas dinâmicos, conectando fatores naturais e sociais, enquanto a ética de Martin Luther King Jr. orienta a ação transformadora baseada no amor ativo e na consciência crítica. Conceitos de “escravo mental” e “cegueira” indicam limites éticos e morais que comprometem justiça e equidade. A pesquisa mostra que políticas públicas e bioeconomia devem privilegiar o “recebedor preservador e regenerador” em oposição ao modelo mercantilizado do “poluidor-pagador”. Estudos de caso, como unidades de conservação, evidenciam a eficácia de estratégias participativas e sustentáveis. Reconhecer saberes tradicionais e respeitar direitos indígenas fortalece a governança ambiental. Conclui-se que apenas através da integração de ciência, ética e ação social é possível enfrentar desigualdades, combater a degradação ambiental e promover sociedades fraternas. A combinação de rigor intelectual e sensibilidade moral se apresenta como ferramenta central para geografia ecológica orientada à justiça socioambiental.
Bibliográfias
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