quarta-feira, 23 de março de 2022

CHSA conexões com matemática BNCC (Planejamento de Sociologia 2022)

I. OBJETIVOS DA DISCIPLINA Objetivo Geral: Compreender os conceitos básicos de sociologia a fim de desenvolver a imaginação sociológica de modo que seja possível fazer uma leitura da realidade histórico-social, aprofundando as leituras dos discursos enquanto sujeitos sociológicos como contraponto aos demais discursos. Relacionar a realidade concreta do sujeito da sua aprendizagem, personagem de sua história, observador crítico do mundo que possa estabelecer ligações entre a realidade e as causas que determinam e ajudem a transforma-la para as novas gerações recriar novas formas de assegurar suas vidas. Objetivos Específicos/ Expectativa de aprendizagens: 1º ano 1º trimestre 1- Desenvolver a perspectiva de que os contextos sociais influenciam na maneira que nos comportamos, mulheres, machismo, racismo, homofobia, miseráveis; 2- Conhecer os conceitos básicos de Ciência Política; 3- Ter entendimento de que as diferenças sociais e econômicas não são aspectos motivados por forças individuais; 4- Relacionar as mudanças sociais com as mudanças no mundo globalizado; 1º ano 2º trimestre 5- Analisar quais possibilidades de observação e reflexão sobre como agir com a diferença, respeito, solidariedade e cooperação. Compreender e analisar sobre a perspectiva antropológica das diferenças e semelhanças culturais. 6- Conhecer como a as ciências sociais se posicionam em relação as minorias e maiorias étnicas, culturais e sociais. (Conceito de raça, cor e etnia, Preconceito racial e movimentos afirmativos, Políticas de ações afirmativas, Relações de gênero, Machismo, Feminismo, Dominação masculina e suas manifestações homofobia; 1º ano 3º trimestre 7- Problematizar os contextos que favorecem o desenvolvimento da violência no seio das relações sociais; 8- Identificar e resinificar os discursos midiáticos a partir das teorias estudadas; 2º ano 1º trimestre 9- Compreender a atuação das instituições políticas e sociais as quais modificam a realidade social e ambiental. 10- O Sujeito e o Mundo O Lugar e o Mundo Linguagens e o Mundo Responsabilidades e o Mundo (Base Nacional Curricular Comum, 2015); 2º ano 2º trimestre 11- Compreender formas de organização do Estado – conhecer a estrutura de organização política do Brasil. Comparar a estrutura política latina americana com a europeia, anglo-saxônica e asiática; 2º ano 3º trimestre 12- Conhecer os fundamentos teóricos, políticos e ideológicos que sustentam a democracia moderna; 3º ano 1º trimestre 13- Conhecer e investigar algumas as estratégias que a sociedade civil se apropria para reivindicar direitos; 3º ano 2º trimestre 14- Analisar possíveis articulações para transformações da realidade social. 3º ano 3º trimestre 15- Compreender a relação entre as mudanças nas relações sociais e na relação com o meio ambiente; Questões norteadoras: 1º ano 1º trimestre a- Quem somos e como a sociedade interfere na maneira como agimos e vemos o mundo? b- Quais são o papel do indivíduo e as instituições na sociedade? c- Como podemos melhorar as relações sociais em sociedade? d- O que é sociologia e para que o estudo da sociedade? 1º ano 2º trimestre e- Qual o papel da cultura na sociedade? f- Quais as instituições políticas mais importantes na perspectiva da ciência política? 1º ano 3º trimestre g- Por que o mundo é tão desigual e injusto. Por que estas desigualdades são mantidas há tanto tempo? h- Como a sociologia nos ajuda a compreender os processos que envolvem o trabalho? 2º ano 1º trimestre i- Por que as pessoas no mundo são tão diferentes em alguns pontos e tão iguais em outros? j- Como pode haver a ideia de raça e como estas diferenças justificam preconceitos? 2º ano 2º trimestre k- O que motiva algumas relações sociais serem tão violentas? 2º ano 3º trimestre l- Quais as estratégias o discurso midiático utiliza para reforçar relações de dominação? 3º ano 1º trimestre m- Quais são as questões que são importante estudar para o ENEM? n- Para onde a sociedade caminha e quais são as causas das crises financeiras e ambientais¿ 3º ano 2º trimestre o- O que é democracia e como ela pode ser aplicada? p- Como a sociedade civil pode ser articular para melhorar sua realidade social? 3º ano 3º trimestre q- Quais os impactos da sociedade moderna no meio ambiente? METODOLOGIA DE ENSINO ( X ) Aula Expositiva ( X ) Seminário ( X ) Leitura Dirigida ( x ) Biblioteca ( X ) Demonstração (prática realizada pelo Professor) ( X ) Laboratório de informática ( ) Laboratório (prática realizada pelo aluno) ( X ) Trabalho ( ) Execução de Pesquisa ( ) Outras. Quais: Visitas dos e das estudantes in loco em indústria, flora, fauna, geologia, povos originários indígenas, etc. CONTEÚDOS DOS (1º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO INICIAÇÃO À PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA - A RELAÇÃO ENTRE O EU E O NÓS EM SI E PARA SI: 1º Bimestre: A parte teórica iniciada a partir dos conteúdos das Ciências Sociais: Antropologia (1º ano); os e as estudantes fazem resumos, apresentações em seminários e são avaliados pelo professor/coordenador/Mediador. Tirar dúvidas entre o senso comum e a Sociologia enquanto Ciência? Buscar a interdisciplinaridade com as Ciências da Natureza, Ciências Exatas. a) Questão norteadora: O que é sociologia e para que o estudo da sociedade? Introdução à sociologia: Dialogando com pessoas, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Jovens se interessam ou não por essas discursões? - O que é sociologia, - O homem um ser social, - a convivência humana, - Sociedade e Comunidade, - Socialização e sociabilidade, - imaginação sociológica, -métodos sociológicos, - tipos de conhecimentos, b) Questão norteadora: Qual é o papel do individuo e as instituições na sociedade? Sociedade dos Indivíduos: Ciência da Sociedade, Necessidade de Mudanças e Transformações na Sociedade; Socialização e indivíduos e o sentido do fazer. - agrupamentos sociais, - Familiar, Escola, Religiosa, Política, Econômica, - Vivencial, Profissional, - Individuo grupo, - Indivíduos e sociedade, -Indivíduos e instituições, -Processo de socialização, - Teóricos das Ciências Sociais. - Estratificação social: as desigualdades contemporâneas; Sistema de status; Papéis sociais; c) Questão norteadora: Quem somos e como a sociedade interfere na maneira como agimos e vemos o mundo? Status Sociais, Papeis sociais e representações sociais -Interação social na perspectiva de Weber, -Durkheim e Marx, -Representação social, -Conceito de status (em Weber e Marx) e papel, -Tipos de Status e papeis sociais, -Status e papel, -Relação entre papel e status, -Conflitos de papéis. d) Questão norteadora: Como podemos melhorar as relações sociais em sociedade? Conceitos básicos: Indivíduos e Instituições – temas e conversas família, associações, religião, empresa, sindicato, partido. -Sociedade, -socialização, - indivíduo e sociedade, - solidariedade, - ação social, - Fato social, - classe social, - Consciência Coletiva. Objetivo Especifico: Compreender como esta ciência despertar a fazer uma leitura diferenciada do mundo social; Adquirir conhecimentos básicos para o estudo da sociedade. Os conceitos são escolhidos pelos e pelas estudantes para fazem um projeto sobre a pergunta cientifica escolhida, implementações, fomentos, demandas e resultados obtidos serão avaliados pelo professor/coordenador. e) Questão norteadora: Qual o papel da cultura na sociedade? Diferenças sociais cultura e direitos sociais - Cultura e sociedade no mundo capitalista, Consumismo, Economia e a vida cotidiana: o que tem eu com isso? - Introdução a Antropologia, - Classes Sociais, - Cultura Erudita, - Cultura Popular, - Direitos Humanos, - Direito e cidadania, - Diversidade e sexualidade, - Direito ao ambiente saudável (Direitos difusos),- Segurança Alimentar. Objetivo especifico: Desenvolver a perspectiva de que os contextos sociais influenciam na maneira que nos comportamos, mulheres, machismo, racismo, homofobia, miseráveis. A partir das conclusões das pesquisas realizadas em projetos de cada estudante, serão escolhidas formas de apresentação dos resultados ex. arte cênicas, etc. , teatro etc. a escolha do e da estudante e são avaliados pelo professor/coordenador. f) Questão norteadora: Quais as instituições políticas mais importantes na perspectiva da ciência política? Estado/ Política e Instituições políticas - Políticas sociais e partidárias; Democracia; Outros sistemas e formas de governo; - Estado e Governo, - Tipos e Formas de Governo, - Instituições políticas, - Conhecer os conceitos básicos de Ciência Política. PODER, POLÍTICA E ESTADO - Como surgiu o poder moderno, - O poder e o estado, - Poder, política e Estado no Brasil, - Introdução sobre o que é Ditadura e totalitarismo, - Democracia e suas instituições, - Organizações ambientais. Objetivo Especifico: Conhecer os conceitos básicos de Ciência Política g) Questão norteadora: Por que o mundo é tão desigual e injusto. Por que estas desigualdades são mantidas há tanto tempo? Estratificação social/ Estrutura e sistema/ mobilidade e mudança social - Estratificação social (em Weber, Durkheim e Marx), - Tipos de estratificação - Classes - Estamentos - Castas - Introdução aos estudos sobre desigualdade social - A educação como reprodutora das desigualdades sociais - Habitus e reprodução das desigualdades sociais - Desigualdade social sob a perspectiva marxista - as lutas de classe - Estrutura e sistema social (Parsons) - Instituições sociais - Estratificação social, - Mobilidade social, -Ter entendimento de que as diferenças sociais e econômicas não são aspectos motivados por forças individuais. Objetivo especifico: Ter entendimento de que as diferenças sociais e econômicas não são aspectos motivados por forças individuais. Construções Teóricas para apresentação em feira cientificam e cultuais dos resultados gerais, e são avaliados pelo professor/coordenador. h) Questão norteadora: Como a sociologia nos ajuda a compreender os processos que envolvem o trabalho? Trabalho e sociedade - O trabalho em Weber, Durkheim e Marx - Construção sócia histórica do trabalho, - O trabalho na sociedade capitalista, - Fordismo, Taylorismo e Just in time, - As metamorfoses do mundo do trabalho, - Trabalho, ambiente recursos naturais e sustentabilidade. O mundo do trabalho: -Educação e Sociedade, Educação institucionalizada e mercado de trabalho; Os papéis da educação; Globalização/ocidentalização, Globalização econômica; Globalização informacional; Globalização cultural; A sociedade em Rede - Profissões, - Informalidade, - Trabalho nos diferentes tipos de Sociedade, - Trabalho na sociedade capitalista moderna, - A questão do trabalho no Brasil, - Trabalho e Globalização Divisão Social do Trabalho, Objetivo especifico: Relacionar as mudanças sociais com as mudanças no mundo globalizado. CONTEÚDOS DOS (2º) SEGUNDO ANOS DO ENSINO MÉDIO a) Questão norteadora: Por que as pessoas no mundo são tão diferentes em alguns pontos e tão iguais em outros? Cultura, identidade e alteridade - Cultura, Cultura popular, - Cultura erudita, Cultura de massa, - Identidade cultural, - Relativismo cultural e etnocentrismo, - Alteridade, tolerância E convivência, - Multiculturalismo e ambiente. - Segurança Alimentar Objetivo especifico: Quais possibilidades de observação e reflexão sobre como agir com a diferença, respeito, solidariedade e cooperação. Compreender e analisar sobre a perspectiva antropológica das diferenças e semelhanças culturais. b) Como pode haver a ideia de raça e como estas diferenças justificam preconceitos? Raça, etnia e gênero - Cidadania; Minorias; Etnocentrismo e relativismo cultural; Discriminação; A questão da discriminação no Brasil; Bullyng. - Conceito de raça, - cor e etnia, - Preconceito racial e movimentos afirmativos, - Políticas de ações afirmativas, - Relações de gênero, - Machismo, - Feminismo, - Dominação. - Racismo ambiental, - Danos ambientais, poluidor pagador. Objetivo especifico: Conhecer como a as ciências sociais se posicionam em relação as minorias e maiorias étnicas, culturais e sociais. (Conceito de raça, cor e etnia, Preconceito racial e movimentos afirmativos, Políticas de ações afirmativas, Relações de gênero, Machismo, Feminismo, Dominação masculina e suas manifestações homofobia. c) Questão norteadora: O que motiva algumas relações sociais serem tão violentas? Violência e Controle social - Violência física, social e simbólica, Criminalidade, Desemprego, -Violência, -Violência física, -psicológica, -verbal e simbólica, -Controle social, -Tipos de controle social, -O controle repressivo legítimo e ilegítimo, -Relações de dominação, -Tipos de dominação. Objetivo Especifico: Problematizar os contextos que favorecem o desenvolvimento da violência no seio das relações sociais ÉTICA E MORAL -O conceito de ética, -Campo ético e senso moral, -O juízo moral e a ética, -Práticas sociais, morais, éticas e o cidadão, -Respeito ao ambiente. CONTEÚDOS DOS (2º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO l) Questão norteadora: Quais as estratégias o discurso midiático utiliza para reforçar relações de dominação? Ideologia e Indústria Cultural - Controle social, ideologia e atitudes; Persuasão e correção dos desvios sociais; Atitude e ideologia; Grupos ideológicos -Ideologia, -Tipos de ideologia, -indústria cultural, -Indústria cultural e moda, -Indústria cultural e etos urbanos, -A ideologia da indústria cultural, -Consumismo, -Análise do discurso midiático, -Ideologias ambientais. Objetivo especifica: Identificar e resinificar os discursos midiáticos a partir das teorias estudadas. METODOLOGIA: O ano letivo será conduzido por leituras e discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos educandos. Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas dinâmicas. Em situações especiais os alunos poderão ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem como, também para realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão ser trabalhadas interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins. AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS E /OU PROCEDIMENTOS): A uma avaliação a partir das sínteses sobre os conceitos sociológicos, a segunda avaliação a partir da apresentação oral em sua desenvoltura e capacidade de análise. A terceira avaliação poderia ser escrita em forma de perguntas e respostas sobre os conteúdos sobre o que é sociologia, indivíduo e sociedade, o processo de socialização. O mundo do trabalho e a divisão de classe em cada semestre. A recuperação paralela deverá acontecer sempre no final do semestre em debates orais em que se socializem os conteúdos estudados no semestre e o professor dará pontos ou não. Se entender no processo avaliativo como gradual e permanente num todo o e as estudantes em suas habilidades de desvendar, criticar e desnaturalizar a sociedade. Processo/Metodologia 1º trimestre: A parte teórica iniciada a partir dos conteúdos das Ciências Sociais: Sociológicos (2º ano); os e as estudantes fazem resumos, apresentações em seminários e são avaliados pelo professor/coordenador. Os conceitos são escolhidos pelos e pelas estudantes para fazem um projeto sobre a pergunta cientifica escolhida, implementações, fomentos, demandas e resultados obtidos serão avaliados pelo professor/coordenador. CONTEÚDOS DOS (3º) TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: A parte teórica iniciada a partir dos conteúdos das Ciências Sociais: Teoria Política (3º ano); os e as estudantes fazem resumos, apresentações em seminários e são avaliados pelo professor/coordenador. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM i) Questão Norteadora: Quais são as questões que é importante estudar para o ENEM? A pedida dos e das estudantes do Terceiro Ano (3º 1) matutino está formado um grupo de estudo encabeçado pelo Rafael entre outras pessoas que fizeram a prova do ENEM e ou simulados em 2013. Está acatada a proposta e outras sugestões, opiniões que possam melhorar o planejamento de Sociologia para 2014. Objetivo Especifico: Estudar conteúdos de ENEM, para o processo da aprendizagem e formação permanente interpretando, desnaturalizando, desvendando, desnormalizando os saberes e conhecimentos das Ciências Sociais. m) Questão norteadora: Para onde a sociedade caminha e quais são as causas das crises financeiras e ambientais¿ ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E CLASSES SOCIAIS -Tipos de Sociedades: primitivas, antigas, medievais, modernas e contemporâneas, -Capitalismo industrial, -Capitalismo Financeiro, -Sistemas capitalismo e socialismo, -Sociedade de Bem estar social, -Crise de 1929 e a regulação feita pelo estado. -Neoliberalismo e a nova ordem mundial, -Crise da Bolha no EUA 2008, -Crise na E.U. , mercado comum e o Euro e suas consequências, -MERCOSUL países latino americanos e seus sua condição de ex colônia e dependência econômica, -Brasil e sua liderança no G – 20, - ECO RIO e o RIO + 20 - Crises ambientais, -Aquecimento global -Energia eólica, solar e reutilização. -Direito ao ambiente saudável e a vida. - Segurança Alimentar, princípios da boa alimentação. Objetivo especifico: Compreender formas de organização do Estado – conhecer a estrutura de organização política do Brasil. Comparar a estrutura política latina americana com a europeia, anglo-saxônica e asiática. CONTEÚDOS DOS (3º) ANOS DO ENSINO MÉDIO n) O que é democracia e como ela pode ser aplicada? Democracia -Origens e evolução, -Democracia participativa, -representativa e deliberativa, -Esfera pública (Habermas), -Ciber-democracia, -Espaços públicos de participação institucionalizada, -Conselhos Deliberativos e consultivos, -Orçamento Participativo, Fóruns, Projeto de Iniciativa Popular, -Redes ambientais. Objetivo especifica: Conhecer os fundamentos teóricos, políticos e ideológicos que sustentam a democracia moderna. CONTEÚDOS DOS (3º) ANOS DO ENSINO MÉDIO o) Questão norteadora: Como a sociedade civil pode ser articular para melhorar sua realidade social? Movimentos sociais/ cidadania/ democracia e políticas públicas - Movimentos sociais tradicionais, Os movimentos sociais pós-materiais, -Movimentos sociais e ação coletiva, -Movimentos tradicionais (de classes), -Movimentos urbanos e movimentos pós- materiais, -ONGs, Sociedade civil, -Cidadania e ambiente, -Políticas públicas e inclusão. Objetivo especifica: Conhecer e investigar algumas as estratégias que a sociedade civil se apropria para reivindicar direitos. DIREITOS CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS - Direitos e cidadania, - Os movimentos sociais, -Movimentos ambientalistas, -Os direitos e a cidadania no Brasil, -Diversidade e Sexualidade, - Movimentos, manifestações e mobilizações a partir das redes sociais no, Chile e Argentina e Brasil na América Latina. Países da União Europeia, EUA e Norte da África CONTEÚDOS DOS (3º) ANOS DO ENSINO MÉDIO p) Questão norteadora: Quais os impactos da sociedade moderna no meio ambiente? Modernidade, Meio ambiente e sociedade. -Modernidade, -alta modernidade ou pós-modernidade? Onde estamos? -Modernidade líquida e seus aspectos na vida cotidiana (Bauman, Giddens) Identidade e modernidade (Bauman, Hall, Bodart) -Globalização - Ocidentalização, -Modos de vida e de consumo Novas tecnologias, -Meio ambiente, produção e consumo Meio Ambiente e cidadania, -Controle populacional versus consumismo. Objetivo especifica: Compreender a relação entre as mudanças nas relações sociais e na relação com o meio ambiente. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS PARA O ENSINO MÉDIO 1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. 3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. 5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. 6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Competência Especifica 1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. Nessa competência específica, pretende-se ampliar as capacidades dos estudantes de elaborar hipóteses e compor argumentos com base na sistematização de dados (de natureza quantitativa e qualitativa); compreender e utilizar determinados procedimentos metodológicos para discutir criticamente as circunstâncias históricas favoráveis à emergência de matrizes conceituais dicotômicas (modernidade/atraso, Ocidente/Oriente, civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo etc.), contextualizando-as de modo a identificar seu caráter redutor da complexidade efetiva da realidade; e operacionalizar conceitos como etnicidade, temporalidade, memória, identidade, sociedade, territorialidade, espacialidade etc. e diferentes linguagens e narrativas que expressem culturas, conhecimentos, crenças, valores e práticas. Habilidades HABILIDADES (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. (EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos. (EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). (EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. (EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades. (EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Competência Especifica 2- Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. Nessa competência específica, pretende-se comparar e avaliar a ocupação do espaço e a delimitação de fronteiras, como também o papel dos agentes responsáveis por essas transformações. Os atores sociais (na cidade, no campo, nas zonas limítrofes, em uma região, em um Estado ou mesmo na relação entre Estados) são produtores de diferentes territorialidades nas quais se desenvolvem diferentes formas de negociação e conflito, igualdade e desigualdade, inclusão e exclusão. Dada a complexidade das relações de poder que determinam as territorialidades, dos fluxos populacionais e da circulação de mercadorias, é prioritário considerar o raciocínio geográfico e estratégico, bem como o significado da história, da economia e da política na produção do espaço. HABILIDADES Competência Especifica 3- Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. Nessa competência específica, propõe-se analisar os paradigmas que refletem pensamentos e saberes de diferentes grupos, povos e sociedades (incluindo-se os indígenas, quilombolas e demais povos e populações tradicionais), levando em consideração suas formas de apropriação da natureza, extração, transformação e comercialização de recursos naturais, suas formas de organização social e política, as relações de trabalho, os significados da produção de sua cultura material e imaterial e suas linguagens. Considerando a presença, na contemporaneidade, da cultura de massa e das culturas juvenis, é importante compreender os significados de objetos derivados da indústria cultural, os instrumentos publicitários utilizados, o funcionamento da propaganda e do marketing, sua semiótica e seus elementos persuasivos, os papéis das novas tecnologias e os aspectos psicológicos e afetivos do consumismo. HABILIDADES (EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. (EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais. (EM13CHS203) Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras). (EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas. (EM13CHS205) Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis. (EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. Competência Especifica 4- Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. Nessa competência específica, pretende-se que os estudantes compreendam o significado de trabalho em diferentes culturas e sociedades, suas especificidades e os processos de estratificação social caracterizados por uma maior ou menor desigualdade econômico-social e participação política. Além disso, é importante que os indicadores de emprego, trabalho e renda sejam analisados em contextos específicos que favoreçam a compreensão tanto da sociedade e suas implicações sociais quanto das dinâmicas de mercado delas decorrentes. Já a investigação a respeito das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais deve enfatizar as novas formas de trabalho, bem como seus efeitos, especialmente em relação aos jovens e às futuras gerações. HABILIDADES (EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos. (EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica. (EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos. (EM13CHS404) Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais. Competência Especifica 5- Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. O exercício de reflexão, que preside a construção do pensamento filosófico, permite aos jovens compreender os fundamentos da ética em diferentes culturas, estimulando o respeito às diferenças (linguísticas, culturais, religiosas, étnico-raciais etc.), à cidadania e aos Direitos Humanos. Ao realizar esse exercício na abordagem de circunstâncias da vida cotidiana, os estudantes podem desnaturalizar condutas, relativizar costumes e perceber a desigualdade, o preconceito e a discriminação presentes em atitudes, gestos e silenciamentos, avaliando as ambiguidades e contradições presentes em políticas públicas tanto de âmbito nacional como internacional. HABILIDADES (EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade. (EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais. (EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos. (EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas. Competência Especifica 6- Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. A construção da cidadania é um exercício contínuo, dinâmico e que demanda a participação de todos para assegurar seus direitos e fazer cumprir deveres pactuados por princípios constitucionais e de respeito aos direitos humanos. Assim, para que os estudantes compreendam a importância de sua participação e sejam estimulados a atuar como cidadãos responsáveis e críticos, essa competência específica propõe que percebam o papel da política na vida pública, discutam a natureza e as funções do Estado e o papel de diferentes sujeitos e organismos no funcionamento social, e analisem experiências políticas à luz de conceitos políticos básicos. Para o desenvolvimento dessa competência específica, a política será explorada como instrumento que permite às pessoas explicitar e debater ideias, abrindo caminho para o respeito a diferentes posicionamentos em uma dada sociedade. Desse modo, espera-se que os estudantes reconheçam que o debate público –marcado pelo respeito à liberdade, autonomia e consciência crítica – orienta escolhas e fortalece o exercício da cidadania e o respeito a diferentes projetos de vida. HABILIDADES (EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. (EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual. (EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.). (EM13CHS604) Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais. (EM13CHS605) Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo. (EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia. (BNCC< 2018). Projetos Escolares e comunitários Mostra de Iniciação a pesquisa Cientifica do Ensino Médio e Fundamentais, Horta Escolar, Jardinagem, repovoamento de vegetação nativa da floresta atlântica IV. REFERÊNCIAS (Conforme as normas da ABNT)  Básica: SILVA, Afrânio, Sociologia em movimento. – São Paulo : – 2ª Editora Moderna, 2016.  Complementar: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PROPOSTA PRELIMINAR SEGUNDA VERSÃO REVISTA Ministério da Educação abril | 2016. < http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf > acessado em 05 fevereiro de 2018. ___________, BNCC, A ETAPA DO ENSINO MÉDIO O Ensino Médio no contexto da Educação Básica, 2018. < https://undime.org.br/uploads/documentos/phpBjP8Cl_5c07d84c81103.pdf > Acessado em 2019. ___________, BNCC na Prática - Entenda como a Base Nacional Comum Curricular vai mudar o seu dia a dia na escola, Nova escola, Fundação Lemann < https://bncc.novaescola.org.br/ > Acessado em 06 de fevereiro de 2019. LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. Conteúdo: Leis de diretrizes e bases da educação nacional – Lei no 9.394/1996 – Lei no 4.024/1961. < > acessado em 05 fevereiro de 2018. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de, 1968 4. Ed. Sociologia para jovens do século XXI, Rio de Janeiro : Imperial Novo Milênio, 2016. < http://pt.calameo.com/read/005239560861b7f62450d > acessado em fevereiro de 2018. BNE – Base Nacional Curricular Comum, 2015. < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaDisciplina?disciplina=AC_CIH&tipoEnsino=TE_EM > Acessado em 18 de fevereiro de 2016. BODART, C. N; SAMPAIO SILVA, R. Blog Café com Sociologia. Disponível em <cafecomsociologia.com>. Acesso em fevereiro de 2014. BOMENY, Helena, Tempos modernos, tempos de sociologia, Ed. Brasil, São Paulo, 2010. Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf > Acessado fevereiro de 2016. GIDDENS, A. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. LAKATOS, E.V; Marconi, M. A . Sociologia Geral. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1990. MACHADO, Igor José Renó, Sociologia hoje, Ed. Ática, São Paulo, 2013. RIBEIRO, Olzeni Costa e Moraes, Maria Cândida, Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções, Olzeni Costa Ribeiro; Maria Cândida Moraes – Brasília: Liber Livro, 2014. < https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm#search/plano+de+aula+filosofia/14d23c9c4db94144?projector=1 > Acessado em fevereiro de 2016. 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