sábado, 6 de maio de 2017

TODOS OS POLÍTICOS SÃO IGUAIS?

Conforme a resposta que passa e ou passou na cabeça ao ler esse título: todos os políticos são iguais, sinceramente veio em meu pensamento ao escutar rumores de que todos são corruptos e corruptíveis, que cada um tem um preço. Se todos os políticos são iguais, ou seja, significa dizer que todos os políticos são corruptos, e ou corruptíveis?
            Logo lembrei o que dizia o filósofo Aristóteles: O homem é um animal político. Se todos somos políticos, significa que todos vivem iguais a animais somos corruptos e ou corruptíveis? A chamada cultura do patrimonialismo do tomar para si e a para a família o que é de todos, ou se apropriar os recursos financeiros Estatais da união, estado e município.
O chamado clientelismo do toma lá dá cá, práticas de licitações superfaturadas estão vindo à tona e podemos observar uma corporação que envolve nacionalmente 18 partidos e ou até mais, possivelmente e não é só o lava jato, e não é só o tapete negro, e não são só licitações e pregões viciados, enxergar a realidade que estão mergulhados os nossos representantes eleitos é uma questão de avançar no fim dessa troca de valores.
Podemos interpretar no dizer popular do senso comum que todos são iguais, no sentido dos eleitos para poderem ser eleitos necessitam de grandes montantes de recursos financeiros somados as demagogias de promessas que não são compromissos reais se têm a ilusão de que rico não é ladrão.
E quando vai à urna votar a maioria em geral tem a mentalidade de são todos iguais e se observa que se elegem os candidatos corporações patrimonialistas da elite branca e racista, na realidade esse é um problema dos cidadãos brasileiros que votam na imagem do marketing e não se elegem candidatos que apresentem propostas viáveis para a cidade, estados e ou nacional.
Na prática temos que escolher pessoas honestas, como saber quem é coerente Estudando a vida da pessoa antes de estar candidato, como foi e ou é a atuação no partido, na comunidade etc. acompanhar e participar de perto a atividade do representante e cobrar as coisas: antes durante e depois.
Se soubermos quem são os políticos honestos, por elegemos justamente os mais corruptos que sabemos que a retórica é demagógica, que sabemos das fontes dos recursos financeiros que são de empresas que de alguma forma tem retornos de oitos vezes ou mais daquilo que colocaram na mão desses tipos de candidatos que aparecem nas listas em delações etc.?


Osni Valfredo Wagner Graduação em Ciências Sociais, Especialista em Gestão PRAA - UFLA - MG, Mestrado em Desenvolvimento Regional - FURB e Aluno do Curso Intensivo valido ao Doutorado em Direito na UBA - Argentina.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário