terça-feira, 28 de julho de 2020

Por que não a cultura do cancelamento?


Exemplo da importância do debate, mesmo que a outra pessoa diga o contrário defender democracia é defender  o direito de opinar.



Quando digo que não tenho interesse em teoria, o que quero dizer é que não me interessa quem faz pose — quem usa termos sofisticados cheios de sílabas e pretende ter uma teoria quando não tem teoria alguma. […] Não há teoria em nada disso [a filosofia de Lacan, Žižek e Derrida], não no sentido de que estão acostumadas as pessoas nas ciências e outros campos sérios. Tente encontrar em todo o trabalho que mencionou princípios a partir dos quais possa deduzir conclusões, proposições que se pode testar empiricamente, em que se vai além do nível que uma criança de doze anos pode entender em cinco minutos. Veja se consegue encontrar isso quando os termos sofisticados forem decodificados. Eu não consigo. Então não tenho interesse nesse tipo de pose. Žižek é um exemplo extremo disso. Não vejo o menor interesse no que diz.

sábado, 4 de julho de 2020

Indivíduos, consumo - consumismo, individualismo

Parece simplesmente buscar os significados dessas quatro palavras. O que são indivíduos a nossa sociedade que é individualizada, na realidade existem aqueles que não consomem.

Quando pensamos em consumismo referimos a perda do equilíbrio no sentido de necessário.  O individualismo a parte ruim da sociedade do capital em que as pessoas só olham para si.

O estudo sócio-técnico dos mecanismos de controle, apreendidos em sua aurora, deveria ser categorial e descrever o que já está em vias de ser implantado no lugar dos meios de confinamento disciplinares, cuja crise todo mundo anuncia. Pode ser que meios antigos, tomados de empréstimo às antigas sociedades de soberania, retornem à cena, mas devidamente adaptados. O que conta é que estamos no início de alguma coisa. No regime das prisões: a busca de penas "substitutivas", ao menos para a pequena delinqüência, e a utilização de coleiras eletrônicas que obrigam o condenado a ficar em casa em certas horas. No regime das escolas: as formas de controle contínuo, avaliação contínua, e a ação da formação permanente sobre a escola, o abandono correspondente de qualquer pesquisa na Universidade, a introdução da "empresa" em todos os níveis de escolaridade. No regime dos hospitais: a nova medicina "sem médico nem doente", que resgata doentes potenciais e sujeitos a risco, o que de modo algum demonstra um progresso em direção à individuação, como se diz, mas substitui o corpo individual ou numérico pela cifra de uma matéria "dividual" a ser controlada. No regime da empresa: as novas maneiras de tratar o dinheiro, os produtos e os homens, que já não passam pela antiga forma-fábrica. São exemplos frágeis, mas que permitiriam compreender melhor o que se entende por crise das instituições, isto é, a implantação progressiva e dispersa de um novo regime de dominação. Uma das questões mais importantes diria respeito à inaptidão dos sindicatos: ligados, por toda sua história, à luta contra disciplinas ou nos meios de confinamento, conseguirão adaptar-se ou cederão o lugar a novas formas de resistência contra as sociedades de controle? Será que já se pode apreender esboços dessas formas por vir, capazes de combater as alegrias do marketing? Muitos jovens pedem estranhamente para serem "motivados", e solicitam novos estágios e formação permanente; cabe a eles descobrir a que estão sendo levados a servir, assim como seus antecessores descobriram, não sem dor, a finalidade das disciplinas. Os anéis de uma serpente são ainda mais complicados que os buracos de uma toupeira. (DELEUZE, 1992, p. 219 - 226).

Se deixar moldar aos interesses dos empresários como forma de controle escolar como produto da sociedade individuo em formação permanente. Nem todos estão inseridos nesta sociedade das cifras de chavões de palavras de ordens de integrar ou resistir.
As amostras massificadas como dados  de mercado ou bancos. A ordem é surfar entre serpente e toupeira, produto descontinuo. A mutação do capitalismo com controle do indivíduo  em que se fazia a concentração  para a produção e a propriedade. De um capitalismo de de propriedades de meios de produção.  A especialização e a colonização  serviço e ações, produto a venda para o mercado.
As ideologias neoliberais tipo empreendedorismo de um mercado que regula tudo, mascara a realidade de exércitos de massa de reserva que garantem a dominação e exploração a partir da dívida. Mas temos que compreender essas realidades que podemos estar inseridos em um novo normal, novo normal permanente pelo menos até o fim da pandemia?


Fonte bibliografica
DELEUZE, Gilles, POST-SCRIPTUM SOBRE AS SOCIEDADES DE CONTROLE
Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 219-226.Tradução de Peter Pál Pelbart
 < https://ghiraldelli.pro.br/wp-content/uploads/2020/07/Deleuze-Post-scriptum-sobre-sociedades-de-controle.pdf  > acessado em 04 de julho de 2020.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

EANA tempo e espaço

EEB CLAURINICE VIEIRA CALDEIRA
GEOGRAFIA

PROFESSOR: _________________________


ESTUDANTE:_____________________________________________________  série____

Cuidando e confortando rotina no tempo e espaço e Educação Alimentar Nutricionais
Os Específicos
a- fazer parte do cotidiano da “escola” famílias o consumo de alimentos saudáveis in natura;
b- informar e conscientizar a ‘comunidade escolar’ famílias da importância da horta orgânica;
c- fomentar o equilíbrio ambiental na gestão de recursos naturais em compostagem
para horta escolar e familiares.

ATIVIDADE SOBRE ROTINA
O QUE SIGNIFICA TEMPO¿

Anote no caderno, faça foto e ou video.

Responda atividade sobre a sua realidade

1- QUAL É O HORÁRIO QUE VOCÊ COSTUMA ACORDAR¿
a- (   ) às  6 horas
b- (   ) às  8 horas
c- (   ) às 10 horas
d- (   ) às  12 horas

2- QUAL ERA O SEU TURNO ESCOLAR ANTES DA PANDEMA¿
a- (   ) matutino
b- (   ) vespertino
c- (   ) noturno

3- EM QUAL PERÍDO VOCÊ ESTÁ REALIZANDO AS ATIVIDADES¿
a- (   ) de manhã
b- (   ) a tarde
c- (  ) de noite

4- NA SUA CASA FAZEM ALGUMA REFEIÇÃO TODOS JUNTOS¿
a- (    ) só aos finsde semana
b- (    ) sim, todas as refeições
c- (    ) não,nenhumarefeição
d- (    ) no café da manhã
e- (    ) no almoço
f- (    ) na janta


                     COLETA SELETIVA




5- NA SUA CASA VOCÊ SEPARAM O LIXO¿ COMO¿

a- (    ) não separamos o lixo
b- (    ) sim, separamos lixo orgânico, recicláveis e rejeitos.


A proposta é de irmos para a prática o nosso plano servirá para o mês de junho e julho. Analisar o que a FAO diz sobre alimentação compreender o que é educação alimentar e nutricional EAN. VER OS ALIMENTOS NO GUIA ALIMENTAR.

RESPONDER AS PERGUNTAS:

6- O QUE SÃO PRODUTOS ULTRAPROCESSADOS?

7- IDENTIFIQUE ALIMENTOS PROCESSADOS EM SUA CASA O QUE COME DIARIAMENTE CAFÉ ALMOÇO JANTA ETC.

8- O QUE SÃO ALIMENTOS IN NATURA?

9- QUAIS ALIMENTOS IN NATURA SÃO INGERIDOS EM REFEIÇÕES DIARIAMENTE?

10- DURANTE UMA SEMANA FAZER sugiro iniciar no dia 1° de julho até dia 7 de julho.



11- COM O QUE ME ALIMENTO MAIS DIARIAMENTE :
a- (   ) ULTRAPROCESSADO;
b- (   ) PROCESSADOS
c- (    ) IN NATURA


12- Ação prática: Fazer em casa coleta seletiva, reutilização de lixo orgânico, fazer horta vertical e ou horizontal, água reutilização da água de sabão do chuveiro com bacia etc. reutilizar água da máquina de lava.



13- Pesquisar o valor nutritivo de três alimentos mais consumidos em sua casa. E como as vitaminas dos alimentos que mais consomem funcionam em nosso corpo em especial os in natura.


14- PCNS Plantas Comestíveis Não Convencionais encontre verduras leguminosas e plantas medicinais da nossa floresta.


Alimentação e Nutrição Saldável

Resumo: Este estudo sobre: Alimentação e Nutrição Saldável, tem como objetivo a divulgação e informação sobre a Educação Alimentar e Nutricional – EAN. A metodologia é de revisão bibliográfica, pesquisa ação e participativa a partir de questionário aberto. Considerando o envolvimento da comunidade escolar na busca de uma alimentação e nutrição in natura, moderando os alimentos processados e evitando os produtos ultra processados.


Palavras chaves: AUTONOMIA; IN NATURA;  PROCESSADOS; ULTRAPROCESSADO.

Introdução
A FAO em seu informe político sobre Seguridade Alimentar, afirma que 850 milhões de pessoas no planeta sofrem com desnutrição.
O Direito Humano à Alimentação Adequada se realiza quando todas as pessoas tem acesso garantido e ininterrupto à alimentação adequada e saudável por meios próprios e sustentáveis. As estratégias para a realização do DHAA são múltiplas e pressupõem a garantia de outros direitos humanos. Cabe aos Estados as obrigações de respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos. Assim, a obrigação de garantir a realização do DHAA implica em destinar orçamentos públicos e implementar políticas públicas universais que incluam progressivamente (e prioritariamente) a população vulnerável à fome e à pobreza. (BOCCHI, 2010, p. 29).
O acesso à informação sobre o que é alimento saudável é importante para que as pessoas cuidem de seu corpo, 10 passos para uma alimentação adequada e saudável:  1. Fazer de alimentos in natura a base da alimentação; 2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias; 3. Limitar o consumo de alimentos processados; 4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados; 5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia; 6. Fazer compras em locais que oferecem variedades de alimentos in natura; 7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias; 8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece; 9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora; 10. Ser crítico quanto às informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais. (BRASIL, 2014, p. 125 a 128).           

A alimentação e nutrição saudável
A ação humana estruturada é implícita ou explicitamente guiada por princípios alimentares e nutricionais saudáveis. 
Dos 515 estudantes do Ensino Médio, foram entrevistados (70) setenta, no qual 40 % responderam que consomem algum tipo de Ultraprocessados (Industrializados); 35 % Processados (Preparados) e 25 % responderam que se alimentam de (frutas e verduras) In Natura.


Os e as estudantes estão sendo envolvidos nas atividades da Escola de Educação Básica Hercílio Deeke, Bairro da Velha Central, Blumenau – SC – 15ª GERED – Secretária da Educação do Estado de SC. No sentido de se buscar alimentos mais saudáveis, moderando os alimentos processados e evitando os produtos ultraprocessados.

Bibliografias utilizadas
Brasil, Guia alimentar para a população brasileira Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.<http://bvsms.saude.gov.br > Acessado em julho 2017.
FAO, Seguridad alimentaria, informe de políticas, FAO FIAT PANIS, numero 2, junio de 2016.
BOCCHI, Carmen Priscila, A Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil, indicadores e monitoramento da constituição de 1988 aos dias atuais Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, Organizadoras do relatório Carmem Priscila Bocchi, Marília Mendonça Leão, Michele Lessa de Oliveira Brasília, novembro de 2010. < http://www4.planalto.gov.br >  Acessado em julho 2017. 
WAGNER, Osni Valfredo, Alimentação e Nutrição Saldável, IFC,Blumenau,2018.                                                         


domingo, 14 de junho de 2020

Planejamento de Sociologia 1º, 2 e 3º ano e Geografia 9º 1 - 2020





Resumo
O plano de aulas de Sociologia do Ensino Médio em síntese segue o planejamento de 2020, tem como objetivo de introduzir e capacitar os e as estudantes nos saberes antropológicos, sociológicos e da teoria política. Metodologia: As aulas estão estruturadas no curso do Ensino médio em quatro momentos e organizadas em atividades de ensino e aprendizagem.
Funcionamento Passo a Passo durante o ano: 1º Bimestre: A parte teórica iniciada a partir dos conteúdos das Ciências Sociais: Antropologia (1º ano); Sociológicos (2º ano); Teoria Política (3º ano); os e as estudantes fazem resumos, apresentações em seminários e são avaliados pelo professor/coordenador. 2º Bimestre: Os conceitos são escolhidos pelos e pelas estudantes para fazem um projeto sobre a pergunta cientifica escolhida, implementações, fomentos, demandas e resultados obtidos serão avaliados pelo professor/coordenador. 3º Bimestre: A partir das conclusões das pesquisas realizadas em projetos de cada estudante, serão escolhidas formas de apresentação dos resultados ex. arte cênicas, etc. , teatro etc. a escolha do e da estudante e são avaliados pelo professor/coordenador. 4º Bimestre: Construções Teóricas para apresentação em feira cientificam e cultuais dos resultados gerais, e são avaliados pelo professor/coordenador. Avaliações: O Processo estará sendo avaliado em cada passo, coletivamente estudantes e o professor. 1º Bimestre: as avaliações do processo de ensino aprendizagem são (Notas: resumos (de 0 a 10,0; apresentação (de 0 a 8,0, participação (de 0,0 a 2,0 pontos) e relatórios no caderno de (0 a 10,00 pontos) 2º Bimestre: as avaliações do processo de ensino aprendizagem são feitos a partir da escola do conceito, da pergunta e projeto (0,0 a 10,0 pontos a escolha do conceito e fundamentação; a pergunta cientifica (0,0 a 10,0 pontos); Projeto de pesquisa em uma página (0,0 a 10,0 pontos) 3º Bimestre; as avaliações do processo de ensino aprendizagem são feitos a partir da aplicação do questionário, sistematização de dados, conclusões (0,0 a 10,0 pontos); 4º Bimestre: as avaliações do processo de ensino aprendizagem são feitos a partir da conclusão se fazer arte plástica, cênica etc. Fazer uma apresentação com resumo, introdução, citação e conclusão. Valendo três notas (0,0 a 10,0 pontos.
Passeios e atividades propostas de ações
No inicio do ano serão feitas levantamentos de demandas de interesses de passeios a reserva indígena, Spitzkopf, projeto baleia franca; as ações: escolinha de skate, fanfarra, horta e educação alimentar, coleta de água, jardinagem, economia solidária etc.

FILOSOFIA DA ESCOLA:
A Escola de Ensino Básico Claurenice Vieira Caldeira tem sua filosofia voltada em oferecer ao educando oportunidade que o transformem um ser pensante, possuidor de uma mentalidade científica, lógica e crítica, capaz de transformar o meio em que vive, respeitando os princípios de liberdade e sociabilidade.



 (1º) PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO
CURSO:                                                                                              SÉRIE:
Ensino Médio
          1º

OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os conceitos básicos de sociologia a fim de desenvolver a imaginação sociológica de modo que seja possível fazer uma leitura da realidade social, aprofundando as leituras dos discursos sociológicos como contraponto aos demais discursos.

CONTEÚDOSDOS (1º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO
1º BIMESTRE

a)     Questão norteadora: O que é sociologia e para que o estudoda sociedade?

Introdução à sociologia:

-O homem um ser social:
-a convivência humana
-Sociedade e Comunidade,
-Socialização e sociabilidade,
-O que é sociologia,
-imaginação sociológica,                                                                                          
-métodos sociológicos,
-tipos de conhecimentos,

b)    Questão norteadora: Qual é o papel do individuo e as instituições na sociedade?

Sociedade dos Indivíduos:
Agrupamentos sociais
-Familiar, Escola, Religiosa, Política, Econômica, Vivencial, Profissional,
-Individuo grupo,
-Indivíduos e sociedade,
-Indivíduos e instituições,
-Processo de socialização,
-Teóricos das Ciências Sociais.
Estratificação social: as desigualdades comtemporâneas;Sistema de status;Papéis sociais;

c)     Questão norteadora: Como podemos melhorar as relações sociais m sociedade?

Conceitos básicos:
-Sociedade,
-socialização,
-indivíduo e sociedade,
-solidariedade,
-ação social,
-Fato social,
-Consciência Coletiva.

Objetivo Especifico:

Compreender como esta ciência despertar a fazer uma leitura diferenciada do mundo social; Adquirir conhecimentos básicos para o estudo da sociedade.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTEÚDOS DOS (1º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO

2º BIMESTRE:

d)    Questão norteadora:Quem somos e como a sociedade interfere na maneira como agimos e vemos o mundo?

Status Sociais, Papeis sociais e representações sociais

-Interação social na perspectiva de Weber,
-Durkheim e Marx,
-Representação social,
-Conceito de status (em Weber e Marx) e papel,
-Tipos de Status e papeis sociais,
-Status e papel,
-Relação entre papel e status,
-Conflitos de papéis.

e)     Questão norteadora: Qual o papel da cultura na sociedade?

Diferenças sociais cultura e direitos sociais

-Cultura e sociedade no mundo capitalista, Consumismo, Economia e a vida cotidiana: o que tem eu com isso?
-Introdução a Antropologia,
-Classes Sociais
-Cultura Erudita,
-Cultura Popular,
- Direitos Humanos,
- Direito e cidadania,
- Diversidade e sexualidade,
- Direito ao ambiente saudável (Direitos difuso).

Objetivo especifico:Desenvolver a perspectiva de que os contextos sociais influenciam na maneira que nos comportamos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTEÚDOS DOS (1º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO

3º BIMESTRE:

f)     Questão norteadora: Por que o mundo é tão desigual e injusto. Por que estas desigualdades são mantidas há tanto tempo?

Estratificação social/ Estrutura e sistema/ mobilidade e mudança social

-Estratificação social (em Weber, Durkheim e Marx),
-Tipos de estratificação
-Classes
-Estamentos
-Castas
-Introdução aos estudos sobre desigualdade social
-A educação como reprodutora das desigualdades sociais
-Habitus e reprodução das desigualdades sociais
-Desigualdade social sob a perspectiva marxista - as lutas de classe
-Estrutura e sistema social (Parsons)
-Instituições sociais
-Estratificação social,
-Mobilidade social,
-Ter entendimento de que as diferenças sociais e econômicas não são aspectos motivados por forças individuais.

Objetivo especifico:Ter entendimento de que as diferenças sociais e econômicas não são aspectos motivados por forças individuais.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTEÚDOS DOS (1º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO

4º BIMESTRE:

g)    Questão norteadora: Como a sociologia nos ajuda a compreender os processos que envolvem o trabalho?

Trabalho e sociedade

-O trabalho em Weber, Durkheim e Marx
-Construção sócia histórica do trabalho,
-O trabalho na sociedade capitalista,
-Fordismo, Taylorismo e Just in time,
-As metamorfoses do mundo do trabalho,
- Trabalho, ambienterecursos naturais e sustentabilidade.

O mundo do trabalho:

-Educação e Sociedade, Educação institucionalizada e mercado de trabalho;Os papéis da educação; Globalização/ocidentalização, Globalização econômica;Globalização informacional;Globalização cultural;A sociedade em Rede
-Profissões,
-Trabalho nos diferentes tipos de Sociedade,
-Trabalho na sociedade capitalista moderna,
-A questão do trabalho no Brasil,
-Trabalho e Globalização Divisão Social do Trabalho,

Objetivo especifico:Relacionar as mudanças sociais com as mudanças no mundo globalizado.


METODOLOGIA:
O ano letivo será conduzido por leituras e discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos educandos. Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas dinâmicas. 
Em situações especiais os alunos poderão ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem como, também para realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão ser trabalhadas interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins.

AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS E /OU PROCEDIMENTOS):
Se entender no processo avaliativo como gradual e permanente num todo o e as estudantes em suas habilidades de desvendar, criticar e desnaturalizar a sociedade.
A uma avaliação a partir das sínteses sobre os conceitos sociológicos, a segunda avaliação a partir da apresentação oral em sua desenvoltura e capacidade de analise.
A terceira avaliação poderá ser escrita em forma de perguntas e respostas sobre os conteúdos sobre os temas trabalhados na aula de sociologia.
Avaliações:
As avaliações serão ponderadas, sobretudo, sob os aspectos qualitativos. Haverá uma prova bimestral com valor igual a 8,0 e cada turma será avaliada por participação e comportamento com nota até 2,0 pontos. Em alguns momentos esta nota poderá ser atribuída mediante a realização de trabalhos individuais a critério do professor. 
A recuperação paralela deverá acontecer caso verificar-se que não se tem capacidades, habilidade e atitudes sociológicas, ocorrerá sempre no final do semestre em debates orais em que se socializem os conteúdos estudados no semestre e o professor dará pontos ou não.








(2º) SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO

CURSO:                                                                                              SÉRIE:
Ensino Médio
        2º


OBJETIVOS:
Compreender os conceitos básicos de sociologia a fim de desenvolver a imaginação sociológica de modo que seja possível fazer uma leitura da realidade social, aprofundando as leituras dos discursos sociológicos como contraponto aos demais discursos.


CONTEÚDOS DOS (2º) SEGUNDO ANOS DO ENSINO MÉDIO
1º BIMESTRE

h)     Questão norteadora: Para onde a sociedade caminha e quais são as causas das crises financeiras e ambientais¿

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E CLASSES SOCIAIS
-Tipos de Sociedades: primitivas, antigas, medievais, modernas e contemporâneas,
-Capitalismo industrial,
-Capitalismo Financeiro,
-Sistemas capitalismo e socialismo,
-Sociedade de Bem estar social,
-Crise de 1929 e a regulação feita pelo estado.
-Neoliberalismo e a nova ordem mundial,
-Crise da Bolha no EUA 2008,
-Crise na E.U. , mercado comum e o Euro e suas consequências,
-MERCOSUL países latino americanos e seus sua condição de ex colônia e dependência econômica,
-Brasil e sua liderança no G – 20,
- ECO RIO e o RIO + 20
- Crises ambientais,
-Aquecimento global
-Energia eólica, solar e reutilização.
-Direito ao ambiente saudável e a vida.

Objetivo especifico:Compreender formas de organização do Estado – conhecer a estrutura de organização política do Brasil. Comparar a estrutura política latina americana com a europeia, anglo-saxônica e asiática.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTEÚDOS DOS (2º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO

2º BIMESTRE

i)      Questão norteadora: Por que as pessoas no mundo são tão diferente em alguns pontos e tão iguais em outros?


Cultura, identidade e alteridade


-Cultura, Cultura popular,
-Cultura erudita, Cultura de massa,
-Identidade cultural,
-Relativismo cultural e etnocentrismo,
-Alteridade, tolerância e convivência,
- Multiculturalismo e ambiente.

Objetivo Especifico:Quais possibilidades de observação e reflexão sobre como agir com a diferença, respeito, solidariedade e cooperação.Compreender e analisar sobre a perspectiva antropológica das diferenças e semelhanças culturais.

                              ------------------------------------------------------------------------------------

j)      Como pode haver a ideia de raça e como estas diferenças justificam preconceitos?

Raça, etnia e gênero

-Cidadania;Minorias;Etnocentrismo e relativismo cultural;Discriminação;A questão da discriminação no Brasil;Bullyng.
-Conceito de raça,
-cor e etnia,
-Preconceito racial e movimentos afirmativos,
-Políticas de ações afirmativas,
-Relações de gênero,
-Machismo,
-Feminismo,
-Dominação.
- Racismo ambiental,
-Danos ambientais, poluidor pagador.

Objetivo especifico:Conhecer como a as ciências sociais se posicionam em relação as minorias e maiorias étnicas, culturais e sociais.(Conceito de raça, cor e etnia, Preconceito racial e movimentos afirmativos, Políticas de ações afirmativas, Relações de gênero, Machismo, Feminismo, Dominação masculina e suas manifestações homofobia.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


CONTEÚDOS DOS (2º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO

3º BIMESTRE

k)     Questão norteadora:O que motiva algumas relações sociais serem tão violentas? 

Violência e Controle social
- Violência física, social e simbólica, Criminalidade, Desemprego,
-Violência,
-Violência física,
-psicológica,
-verbal e simbólica,
-Controle social,
-Tipos de controle social,
-O controle repressivo legítimo e ilegítimo,
-Relações de dominação,
-Tipos de dominação. 


Objetivo Especifico: Problematizar os contextos que favorecem o desenvolvimento da violência no seio das relações sociais

ÉTICA E MORAL
-O conceito de ética,
-Campo ético e senso moral,
-O juízo moral e a ética,
-Práticas sociais, morais, éticas e o cidadão,
-Respeito ao ambiente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTEÚDOS DOS (2º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO

4º BIMESTRE:

l) Questão norteadora:Quais as estratégias o discurso midiático utiliza para reforçar relações de dominação?

Ideologia e Indústria Cultural

-Controle social, ideologia e atitudes;Persuasão e correção dos desvios sociais;Atitude e ideologia;Grupos ideológicos
-Ideologia,
-Tipos de ideologia,
-indústria cultural,
-Indústria cultural e moda,
-Indústria cultural e etos urbanos,
-A ideologia da indústria cultural,
-Consumismo,
-Análise do discurso midiático,
-Ideologias ambientais.

Objetivo especifica:Identificar e resinificar os discursos midiáticos a partir das teorias estudadas.


METODOLOGIA:
O ano letivo será conduzido por leituras e discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos educandos. Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas dinâmicas. 
Em situações especiais os alunos poderão ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem como, também para realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão ser trabalhadas interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins.

AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS E /OU PROCEDIMENTOS):
A uma avaliação a partir das sínteses sobre os conceitos sociológicos, a segunda avaliação a partir da apresentação oral em sua desenvoltura e capacidade de analise. A terceira avaliação poderia ser escrita em forma de perguntas e respostas sobre os conteúdos sobre o que é sociologia, individuo e sociedade, o processo de socialização.
O mundo do trabalho e a divisão de classe em cada semestre. A recuperação paralela deverá acontecer sempre no final do semestre em debates orais em que se socializem os conteúdos estudados no semestre e o professor dará pontos ou não.
Se entender no processo avaliativo como gradual e permanente num todo o e as estudantes em suas habilidades de desvendar, criticar e desnaturalizar a sociedade.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


(3º) TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO

CURSO:                                                                                              SÉRIE:
Ensino Médio
        3º


OBJETIVOS GERAIS E ESPECIFICOS:
Compreender a atuação das instituições políticas e sociais as quais modificam a realidade social e ambiental.

CONTEÚDOSDOS (3º) TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO:
1º BIMESTRE

m) Quais as instituições políticas mais importantes na perspectiva da ciência política?

Estado/ Política e Instituições políticas

-Políticas sociais e partidárias;Democracia;Outros sistemas e formas de governo;
-Estado e Governo,
-Tipos e Formas de Governo,
-Instituições políticas,
-Conhecer os conceitos básicos de Ciência Política.

PODER, POLÍTICA E ESTADO
-Como surgiu o poder moderno,
-O poder e o estado,
-Poder, política e Estado no Brasil,
- Introdução sobre o que é Ditadura e totalitarismo,
- Democracia e suas instituições,
- Organizações ambientais.

Objetivo Especifico: Conhecer os conceitos básicos de Ciência Política


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTEÚDOS DOS (3º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO

2º BIMESTRE:

n)     O que é democracia e como ela pode ser aplicada?

Democracia

-Origens e evolução,
-Democracia participativa,
-representativa e deliberativa,
-Esfera pública (Habermas),
-Ciber-democracia,
-Espaços públicos de participação institucionalizada,
-Conselhos Deliberativos e consultivos,
-Orçamento Participativo, Fóruns, Projeto de Iniciativa Popular,
-Redes ambientais.


Objetivo especifica: Conhecer os fundamentos teóricos, políticos e ideológicos que sustentam a democracia moderna.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


CONTEÚDOS DOS (3º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO

3º BIMESTRE:

o)    Questão norteadora: Como a sociedade civil pode ser articular para melhorar sua realidade social?


Movimentos sociais/ cidadania/ democracia e políticas públicas
-Movimentos sociais tradicionais, Os movimentos sociais pós-materiais,
-Movimentos sociais e ação coletiva,
-Movimentos tradicionais (de classes),
-Movimentos urbanos e movimentos pós- materiais,
-ONGs, Sociedade civil,
-Cidadania e ambiente,
-Políticas públicas e inclusão.

Objetivo especifica: Conhecer e investigar algumas as estratégias que a sociedade civil se apropria para reivindicar direitos.

DIREITOS CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS
Direitos e cidadania,
- Os movimentos sociais,
-Movimentos ambientalistas,
-Os direitos e a cidadania no Brasil,
-Diversidade e Sexualidade,
- Movimentos, manifestações e mobilizações a partir das redes sociais no, Chile e Argentina e Brasil na América Latina. Países da União Europeia, EUA e Norte da África.










CONTEÚDOS DOS (3º) PRIMEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO

4º BIMESTRE:

p)    Questão norteadora: Quais os impactos da sociedade moderna no meio ambiente?

Modernidade, Meio ambiente e sociedade.

-Modernidade,
-alta modernidade ou pós-modernidade? Onde estamos?
-Modernidade líquida e seus aspectos na vida cotidiana (Bauman, Giddens) Identidade e modernidade (Bauman, Hall, Bodart)
-Globalização
- Ocidentalização,
-Modos de vida e de consumo Novas tecnologias,
-Meio ambiente, produção e consumo Meio Ambiente e cidadania,
-Controle populacional versus consumismo.

Objetivo especifica:Compreender a relação entre as mudanças nas relações sociais e na relação com o meio ambiente.

METODOLOGIA:
O ano letivo será conduzido por leituras e discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos educandos. Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas dinâmicas.  Em situações especiais os alunos poderão ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem como, também para realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão ser trabalhadas interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins.

AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS E /OU PROCEDIMENTOS):
A uma avaliação a partir das sínteses sobre os conceitos sociológicos, a segunda avaliação a partir da apresentação oral em sua desenvoltura e capacidade de analise. A terceira avaliação poderia ser escrita em forma de perguntas e respostas sobre os conteúdos sobre o que é sociologia, individuo e sociedade, o processo de socialização. O mundo do trabalho e a divisão de classe em cada semestre. A recuperação paralela deverá acontecer sempre no final do semestre em debates orais em que se socializem os conteúdos estudados no semestre e o professor dará pontos ou não. Se entender no processo avaliativo como gradual e permanente num todo o e as estudantes em suas habilidades de desvendar, criticar e desnaturalizar a sociedade.


Recursos didáticos e ferramentas utilizadas didáticas e pedagogias:
Aparelho televisor e de som, Notebook, Tablet, Grupo do Facebook, Celular, Cabo hdmi, vga e de som, Apagador, Pincel para quadro branco, Papel A 4, Cartolina e ou papel pardo, Impressora monocromática, Jornais, revistas e demais periódicos, Laboratório de informática, Livro principal de Sociologia da autora Helena Bomeny (2010), Visitas à biblioteca da FURB, Frequentar teatro e festivais de teatro, Pesquisa em loco em temáticas de estudo em viagens de estudo, Visita a Câmara de Vereadores de Blumenau, visitas a empresas, comércio. Visita a Rádio Comunitária, Associação de Moradores, Conselhos Deliberativos, Sindicato etc.

Seminários Fóruns e assessorias: Organizar Fanfara e fazer projeto com os e as estudantes, Organizar Grêmio Estudantil, Organizar grupos de arte cênica, Organizar a APP, Organizar o PPP, Organizar o Conselho Deliberativo, Assessorar Associações de Moradores, Assessorar Sindicatos, Assessorar Partido Político, Fomentar debates em Seminários e Fóruns em temáticas de interesse comunitário, Promover Gincanas, Espaço de lazer e cultura, Passeio ciclístico, Torneio esportivo, Mobilização ambiental, Reutilização de água por cisterna, Rádio escola, Fazer programação de uma rádio comunitária.

Protagonismo Juvenil: A partir da formação antropológica, sociológica e política, participar dos processos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais da escola. Fortalecendo o protagonismo juvenil a partir de projetos desencadeados nas salas de aula nas aulas de sociologia e de maneira interdisciplinar e ou transdisciplinar construir ações que possam construir hábitos.
saudáveis no Grêmio Estudantil, no Conselho Deliberativo, na APP. Fomentar o protagonismo juvenil na defesa de direitos humanos como a qualidade de ensino e aprendizagem na própria escola, desenvolvimento de ações como gincana, reforço escolar, comunicação comunitária. Organização social para o empoderamentos juvenis reivindicativos, fomento da cultura, esporte e lazer, dentro da escola dos, para e com os e as estudantes pais ou responsáveis e profissionais da educação. Fazer experiência de Diversidade Cultural e Segurança Alimentar, princípios da boa alimentação. Fomento de ações de cooperação em empreendimentos solidário e de economia solidária com fundamentação em cooperativismo e associativismo. Fomento de protagonismo juvenil voluntário em ativismos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais com o Grêmio Estudantil mediante de projetos feitos de maneira multidisciplinar. Exemplo: Pré-vestibular e preparação para o ENEM; PNOA, Passeios de Estudo etc.
Visitas in loco Aldeia e oficina Indígena de Xokleng/ Lakãnõ: Pesquisar imagens que caracterizam a cultura Xokleng/Lakãnõ. Entrar em contato com a realidade nos ajuda a conhecer melhor as características, funcionamento e estrutura da cultura Xokleng/Lakãnõ. Fazer oficina pintar a cultura Xokleng/Lakãnõr.

Bibliografia Adotada como Base de Estudos
MACHADO, Igor José Renó, Sociologia hoje, Ed. Ática, São Paulo, 2013.

Referências Bibliográficas:
BNE – Base Nacional Curricular Comum, 2015. < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaDisciplina?disciplina=AC_CIH&tipoEnsino=TE_EM > Acessado em 18 de fevereiro de 2016.
BODART, C. N; SAMPAIO SILVA, R. Blog Café com Sociologia. Disponível em <cafecomsociologia.com >. Acesso em fevereiro de 2014.
BOMENY, Helena, Tempos modernos, tempos de sociologia, Ed. Brasil, São Paulo, 2010.
Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf  > Acessado fevereiro de 2016.
GIDDENS, A. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LAKATOS, E.V; Marconi, M. A . Sociologia Geral. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1990.
RIBEIRO, Olzeni Costa e Moraes, Maria Cândida, Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções, Olzeni Costa Ribeiro; Maria Cândida Moraes – Brasília: Liber Livro, 2014. < https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm#search/plano+de+aula+filosofia/14d23c9c4db94144?projector=1 > Acessado em fevereiro de 2016.
SANTA CATARINA, Governo do Estado, Secretária da Educação, (Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica / Estado de Santa Catarina, Secretária da Educação, 2014. < file:///C:/Users/osni/Downloads/Proposta_Curricular_final.pdf > < http://www.propostacurricular.sed.sc.gov.br/site/ > Acessado fevereiro de 2016.
TOMAZI, N. D. Sociologia para o ensino médio. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

TEMAS PARA ESTUDAR PARA O ENEM:
Sua Pesquisa Ecologia e Saúde, < http://suapesquisa.com/ecologiasaude > Acessado em fevereiro de 2016.


Outras Bibliografias
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf > Acessado em 2017.

FIDELIS, Aline, e Osni Valfredo Wagner, EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: Da prática tradicional para a práxis dialógica. ENALIC, IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID, realizado na UFTM na cidade de Uberaba- MG no período de 3 a 6 de Dezembro de 2013. < http://dialogossobrelibertacao.blogspot.com.br/2017/02/educacao-em-movimentoda-pratica.html > Acessado em 2017.
NONNA, Silvia, La Transición del Estado a Sociedad Ambiental, Silvia, Nonna e Osni valfredo Wagner, GT 15 – Educación integral, saberes discentes/docentes y participación ciudadana. Artículo completo (p. 164 - 180). Seminario Internacional Culturas y Desarrollo (3. : 2016 : Costa Rica) Territorios, culturas y buen vivir [recurso eletrônico] : desafíos desde las S471t identidades y saberes diversos : anais do III Seminario Internacional Culturas y Desarrollo ; III Encuentro de la Red de Interculturalidad ; IV Encuentro de la Red Trabajo con Pueblos Indígenas ; IV Encuentro Sociedades en Cambio / organización, José Mario Méndez Méndez, Elcio Cecchetti, Sandra dos Santos. -- Chapecó, SC : Argos, 2016. <https://arquivosbrasil.blob.core.windows.net/insulas/anexos/anais_sicdes_final-398593.pdf > acesado en enero, 2017.  
WAGNER, Osni Valfredo, A educação integral, saberes originários e científicos, (p. 145 – 163), GT 15 – Educación integral, saberes discentes/docentes y participación ciudadana. Artículo completo (p. 145 – 163). Seminario Internacional Culturas y Desarrollo (3. : 2016 : Costa Rica) Territorios, culturas y buen vivir [recurso eletrônico] : desafíos desde las S471t identidades y saberes diversos : anais do III Seminario Internacional Culturas y Desarrollo ; III Encuentro de la Red de Interculturalidad ; IV Encuentro de la Red Trabajo con Pueblos Indígenas ; IV Encuentro Sociedades en Cambio / organización, José Mario Méndez Méndez, Elcio Cecchetti, Sandra dos Santos. -- Chapecó, SC : Argos, 2016. https://arquivosbrasil.blob.core.windows.net/insulas/anexos/anais_sicdes_final-398593.pdf > acessado em janeiro, 2017. 
_______, MOBILIZAR PARA O PROTAGONISMO DA DOCÊNCIA, Portal de Educação,https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/66586/mobilizar-para-o-protagonismo-da-docencia  >  acessado em janeiro, 2017.




 ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
15ª GERED GERENCIA DE EDUCAÇÃO
EEB. HERCILIO DEEKE FONE/FAX: (47) 3330-0255
BLUMENAU – SC                



GEOGRAFIA 9º 1 - 2020


PLANEJAMENTO ANUAL



DISCIPLINA:                                                                                     ANO:
GEOGRAFIA
2020

CURSO:                                                                                              SÉRIE:
Ensino Fundamental Finais
9º 1

PROFESSORES:
OSNI VALFREDO WAGNER

FILOSOFIA DA ESCOLA:
A Escola de Ensino Básico Claurinice Vieira Caldeira  tem sua filosofia voltada em oferecer ao educando oportunidade que o transformeem um ser pensante, possuidor de uma mentalidade científica, lógica e crítica, capaz de transformar o meio em que vive, respeitando os princípios de liberdade e sociabilidade.

OBJETIVOS GERAIS:
Compreender os conceitos básicos de Geografia a fim de desenvolver a imaginação Geográfica de modo que seja possível fazer uma leitura da realidade do espaço local, regional, nacional e global no sentido sócio econômico, desigualdade, diversidade cultural, política, ambiental, instituições nacionais e internacionais,  aprofundando as leituras dos espaços geográficos nos territórios.


CONTEÚDOS CURICULARES
1º BIMESTRE
a)    Questão norteadora: As percepções cotidianas, conhecimentos, como desigualdades sócio - econômicas e a diversidade mundiais?

1-Mundo global:
1.1-Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
1.2- Do mundo bipolar para unipolar:
1.3- Organizações internacionais mundiais:
1.4-Organizações internacionais regionais

2-Mundo: populações e desafios globais:

2.1-População mundial, distribuição, crescimento desigual:
2.2-Populações, mundial cidades e consumo:
2.3-Mundo principais religiões:
2.4- Desafios da ONU e de todos nós:

2º BIMESTRE:

3-      Europa, diversidade e integrações:
3.1- Europa, meio natural:
3.2- Europa, aspectos populacionais:
3.3- A construção da União Européia:
3.4- A economia européia:

4-      CEI e a questão energética Russa:
4.1- Do império Russo á CEI:
4.2 A Comunidade dos Estados Independentes
4.3- CEI, economia
4.4- Rússia, a perda de hegemonia e a questão energética:

3º BIMESTRE:

5-    As grandes economias da Ásia:
5.1 Ásia diversidade física e cultural
5.2 O Japão e os Tigres Asiáticos
5.3- Chinas o dragão asiático
5.4- Índia o país das diversidades

6-    Oriente Médio:
6.1- Oriente Médio: Aspectos físicos e humanos gerais
6.2 O Oriente Médio e o petróleo
6.3 Israel e Palestina
6.4- Os conflitos árabe-israelenses

4º BIMESTRE:

7-    África: heranças, conflitos e diversidades:
7.1- África o meio natural
7.2- A África e o imperialismo europeu
7.3-África: populações, regionalização e economia:
7.4- A África no início do século XXI:


8-    Oceania e Regiões polares:
8.1 Oceania
8.2 Austrália e Nova Zelândia
8.3 Ártico
8.4 Antártida


METODOLOGIA:
O ano letivo será conduzido por leituras e discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos educandos. Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas dinâmicas.  Em situações especiais os alunos poderão ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem como, também para realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão ser trabalhadas interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins.

AVALIAÇÃO (INSTRUMENTOS E /OU PROCEDIMENTOS):
Se entender no processo avaliativo como gradual e permanente num todo o e as estudantes em suas habilidades de desvendar, criticar e desnaturalizar a sociedade. A uma avaliação a partir das sínteses sobre os conceitos sociológicos, a segunda avaliação a partir da apresentação oral em sua desenvoltura e capacidade de analise. A terceira avaliação poderia ser escrita em forma de perguntas e respostas sobre os conteúdos sobre os temas trabalhados na aula de sociologia. A recuperação paralela deverá acontecer caso verificar-se que não se tem capacidades, habilidade e atitudes sociológicas, ocorrerá sempre no final do semestre em debates orais em que se socializem os conteúdos estudados no semestre e o professor dará pontos ou não.

Recursos didáticos:
• Aparelho televisor e de som.
• Notebook
• Cabo hdmi, vga e de som
• Apagador • Pincel para quadro branco
• Papel A4 • Impressora monocromática
• Jornais, revistas e demais periódicos
• Laboratório de informática

PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas

1-    Mundo global
a)    Mundo multipolar ao bipolar,
b)    Guerras mundiais e conflitos regionais,
c)    Instituições e organizações mundiais que agem globalmente,

  • Identificar as transformações mundiais no espaço e no tempo;
  • Analisar as influências econômicas e causas das desigualdades e desenvolvimento desigual mundial;
  • Analisar o papel das instituições e organizações mundiais e regionais territoriais e geográficas;
  • Identificar a diversidade mundial.

2-    Mundo: populações e desafios globais
d)    As populações mundiais, distribuição;
e)    Populações e sociedade do consumo;
f)     Migrações mundiais e estados nacionais.

  • Identificar as distribuições das populações mundiais;
  • Analisar os processos de urbanização;
  • Estudar as migrações globais.

3-    Europa, diversidade e integrações
g)    Países com economia em destaque na União Européia,
h)    Desafios regionais e suas crise nacionais,
i)      Diversidades culturais, populações e religiões,

  • Identificar os principais elementos naturais relacionados ao continente do Europa ;
  • Analisar a influência dos elementos do clima na biodiversidade do Europa;
  • Analisar as peculiaridades naturais do continente Europa em função da sua posição geográfica;
  • Identificar a diversidade fisiográficas das regiões Europa
4- CEI e a questão energética Russa
a-    Situação sócio economia e o país no G-20;
b-    Avanços e retrocessos do BRIC’s para a Russia,
c-    Hegemonia da Russia na região.

  • Identificar os principais elementos naturais relacionados ao continente Russia;
  • Analisar a influência dos elementos do clima na biodiversidade Russia;
  • Analisar as peculiaridades naturais do continente Russia em função da sua posição geográfica;
  • Identificar a diversidade fisiográficas das regiões Russia.

5-As grandes economias da Ásia
d-    Situação sócio economia e o papel do G-20;
e-    Avanços e retrocessos do BRIC’s,
f-     Países destaques na região.

  • Identificar os principais elementos naturais relacionados ao continente asiático;
  • Analisar a influência dos elementos do clima na biodiversidade asiático;
  • Analisar as peculiaridades naturais do continente asiático em função da sua posição geográfica;
  • Identificar a diversidade fisiográficas das regiões asiático.

6-Oriente Médio
j)      Países com economia em destaque,
k)    Desafios regionais frente ao colonialismo,
l)      Diversidades culturais, populações e religiões,

  • Identificar os principais elementos naturais relacionados ao continente do Oriente Médio;
  • Analisar a influência dos elementos do clima na biodiversidade do Oriente Médio;
  • Analisar as peculiaridades naturais do continente Oriente Médio em função da sua posição geográfica;
  • Identificar a diversidade fisiográficas das regiões Oriente Médio.
  • 7-Geograficamente falando, a África é:
o) Um único país.
p) Um continente.
q) Uma região.
r) Uma nação.

  • Identificar os principais elementos naturais relacionados ao continente africano;
  • Analisar a influência dos elementos do clima na biodiversidade existente na África;
  • Analisar as peculiaridades naturais do continente africano em função da sua posição geográfica;
  • Identificar a diversidade fisiográficas das regiões africanas.
8- Oceania e Regiões polares
t) Um continente de Ilhas;
u) Austrália e Nova Zelândia;
v) Ártico e Antaártica.

  • Identificar os principais elementos naturais relacionados à Oceania e Regiões polares;
  • Analisar a influência dos elementos do clima na biodiversidade existente na Oceania e Regiões polares;
  • Analisar as peculiaridades naturais da Oceania e Regiões polares em função da sua posição geográfica;
  • Identificar a diversidade fisiográficas da Oceania e Regiões polares;


Ferramentas Pedagógicas
Construção de conceitos a partir dos saberes dos e das estudantes, estudos teóricos a partir de livro didático.
Trabalhos em grupos para organização de atividades coletivas a partir da avaliação individualizada nas capacidades em fazer resumos, apresentação de conteúdos didáticos e conceitos produzidos em sala e ou pesquisa de campo em atividade in loco.
O uso de televisor para assistir documentários e ou filmes que contribuam nas atividades de ensino e aprendizagem.
Se propõe fazer visita a aldeia Xokleng/Laklaño no mês de abril e no mês de julho fazer visita no projeto Baleia Franca.
Trabalhos em grupos fazer apresentações dos resumos no caderno valendo nota, cada estudante deverá fazer apresentações dos resumos de duas (2) páginas do livro ADAS, Melhem, Expedições geográficas, Sergio Adas, 2ª ed. SP Ed. Moderna, 2015.

Avaliações:
As avaliações serão ponderadas, sobretudo, sob os aspectos qualitativos. Podendo Haver uma prova bimestral com valor de 0,0 a 10,0. Os resumos seminários com apresentações dos e das estudantes terão o mesmo peso de uma prova. Uma terceira nota será a partir de relatórios com mesmo peso de prova, a recuperação dos conteúdos será a partir da escolha de conceitos e elaborações de perguntas cientificam sobre a ocupação geográfica nos territórios.
Neste sentido serão os e as estudantes serão avaliados num todo a partir de seus trabalhos individuais a critério do professor. 

Referências Bibliográficas:

ADAS, Melhem, Expedições geográficas, Sergio Adas, 2ª ed. SP Ed. Moderna, 2015.Plano de curso geografia - 9º ano < http://pt.slideshare.net/nandatinoco/plano-de-curso-geografia-9-ano-47992752 > 


 

Nenhum comentário: