sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Legalizaram as pedaladas, o que falta agora é legalizarem o lava jato?
A pergunta parece estranha, mas é isso mesmo: Legalizaram as pedaladas, o que falta agora é legalizarem o lava jato?
As privatizações vão neste sentido, e tem aqueles desinformados e ou com segundas intenções que dizem que o privado não tem corrupção. O que me dizem dos 500 bilhões sonegados pelos mais ricos?
Ou dizem que irão pagar impostos a Vale, ex- Vale do Rio Doce é isenta de pagar impostos. A elite tem controle da grande mídia e não informam as pessoas sobre suas intenções.
Fonte Imagem:
sábado, 3 de dezembro de 2016
Proposta de Projeto de Horta Escolar
Resumo
A proposta de projeto
de Horta Escolar tem como objetivo a consciência ambiental de uma vida mais saudável
a partir dos alimentos orgânicos. A metodologia utilizada é agroecologia e os
resultados encontrados é a educação alimentar e ambiental.
Palavras chaves: ALIMENTOS - AMBIENTE – ECOLOGIA – VIDA SAUDÁVEL
1
Justificativa
A Justificativa deste
projeto de Horta Escolar perpassa pela alimentação saudável e pelos objetivos: Valorizar
a importância do trabalho e cultura do homem do campo; Identificar técnicas de
manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; Conhecer técnicas de cultura
orgânica; Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos
cultivados; Compreender a relação entre solo, água e nutrientes; Identificar
processos de semeadura, adubação e colheita; Conhecer pela degustação os
diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente; Cooperar em
projetos coletivos; Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor
avanços a desenvolvimento de técnicas; Análise e reflexão sobre prejuízos dos
desperdícios alimentares; Compreender a importância de uma alimentação
equilibrada para a saúde; Promover a interdisciplinaridade.
2
Objetivo especifico
a-
Preparo e adubação do solo para semear e
plantar;
b-
Semeadura e plantio, cultivo de
hortaliças, ervam medicinais e jardinagens;
c-
Irrigar com água da chuva coletada na
escola;
d-
Conscientizar sobre a importância de
fazer a coleta da água da chuva.
3
Metodologia
Escolher a técnica
adequada de compostagem e implanta – lá, para reaproveitamento da matéria
orgânica da cozinha escolar e produção de adubo, que será utilizada na horta. Semeadura
da época conforme clima e região, preparação e análise do solo; Produção e
transplante de mudas;
4
Bibliografia
EMEF, Captação de Água da Chuva, E.M.E.F.
PROFESSOR EURICO PINZ, E.M.E.F Professor Eurico Pinz Rua: Arcindo Hass, nº 471
Bairro São Miguel - Fraiburgo – SC Telefone: (49) 3256 3096 Cel: (49) 91368402 E-mail:
euricopinz@fraiburgo.sc.gov.br,
Fraibyrgo – SC, 2012. < http://escolaprofessoreuricopinz.blogspot.com.br/p/projeto-horta-escolar.html
. acessado em 2016.
Proposta de projeto de coleta de água da chuva
Resumo
O Projeto de
coleta de água da chuva tem como objetivo a conscientização sobre os riscos da
falta de água e ao mesmo tempo propor o debate em encontrar soluções de
reutilização de água e equilíbrio ambiental na prática de nossa realidade.
Metodologia coleta da água e armazenamento a partir da física da água e
resultados o envolvimento nos diálogos, aquisição de materiais para
armazenagens.
Palavras Chaves:
AMBIENTAL - CONSCIÊNCIA – ECOLOGIA – RICOS E VULNERABILIDADE
1
Justificativa
O
projeto de coleta de água da chuva se justifica pela necessidade do recurso
hídrico para a vida das pessoas. Segundo as normas técnicas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) presentes na NBR 15.527/2007, que dispõe
sobre o aproveitamento da água da chuva nas coberturas de áreas urbanas para
fins não potáveis, a água coletada é indicada para descargas dos vasos
sanitários; irrigação de jardins; limpeza de automóveis e áreas externas;
lavagem de roupas; abastecimento de fontes e espelhos d’água; como reserva de
incêndios. A água proveniente da captação pluvial NÃO deverá ser ingerida,
utilizada no preparo de alimentos ou no banho. (EMEF, 2012).
O que dia a LEI Nº
9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. TÍTULO I DA POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS
HÍDRICOS CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS Art. 1º A Política Nacional de Recursos
Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos: I - a água é um bem de domínio
público; II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; III
- em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo
humano e a dessedentação de animais; IV - a gestão dos recursos hídricos deve
sempre proporcionar o uso múltiplo das águas; V - a bacia hidrográfica é a
unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos
Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; VI
- a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a
participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. CAPÍTULO II DOS
OBJETIVOS Art. 2º São objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos: I -
assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água,
em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos; II - a utilização
racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário,
com vistas ao desenvolvimento sustentável; III - a prevenção e a defesa contra
eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso
inadequado dos recursos naturais.
2
Objetivo
a-
Fazer a coleta da água da chuva e
reservatórios apropriados;
b-
Utilizar a água da chuva na horta,
jardim e limpeza da escola;
c-
Conscientizar os e as estudantes sobre o
ambiente equilibrado;
d-
Fomentar ações de o ambiente
ecologicamente equilibrado.
3
Metodologia
A maneira da
coleta de água é por canos verticais colocados na saída da calha e que servem
para o deslocamento da água da chuva para os reservatórios.
4
Cronograma
2016
Construção do Projeto, 2017 implantação do projeto de coleta de água da chuva.
5
Bibliografia
EMEF, Captação de Água da Chuva, E.M.E.F.
PROFESSOR EURICO PINZ, E.M.E.F Professor Eurico Pinz Rua: Arcindo Hass, nº 471
Bairro São Miguel - Fraiburgo – SC Telefone: (49) 3256 3096 Cel: (49) 91368402 E-mail:
euricopinz@fraiburgo.sc.gov.br,
2012. < http://escolaprofessoreuricopinz.blogspot.com.br/p/projeto-captacao-da-agua-da-chuva.html
> Acessado em dezembro de 2016.
Proposta de Projeto Expressão de Saberes Estudantis em Artes Plásticas
Resumo
A proposta de Projeto de Expressão de
Saberes Estudantis em Artes Plásticas, se objetiva valorizar as capacidades
estudantis de cada indivíduo em sua diversidade. A metodologia uma construção autônoma do
processo conceitual, indagações e conclusões a partir da realidade cotidiana
vivenciada na comunidade da Escola. Resultados esperados: O maior
comprometimento com os processos de ensino e aprendizagens na Escola Hercílio
Deeke.
Palavras Chaves: AVALIAÇÃO - CULTURA - INTERDISCIPLIARIEDADE
– METODOLOGIA.
1
Justificativa
Este
projeto intitulado Expressão de Saberes
Estudantis em Artes Plásticas tem como Objetivo a-Desenvolver no aluno a
capacidade de investigar sobre a Arte como objeto de conhecimento, que detém
dados importantes sobre a cultura em que o trabalho foi desenvolvido. Despertar
a emotividade, a sensibilidade e fazer destes um fator positivo no processo
educacional. b-Envolver a família, a comunidade no trabalho desenvolvido na
escola transformar esta numa “oficina de artes para todos”. Divulgar a proposta
de trabalho da escola. Potencializar habilidades e dons dos alunos, d-Valorizar
todas e quaisquer manifestações artísticas e culturais. Possibilitar discussão sobre etnocentrismo,
preconceitos, discriminação, racismo, papel da mulher, valores estéticos;
relação que faz parte do universo do aluno está presente nas obras de arte e
que é inerente ao seu processo de formação com ser humano completo.
2
Avaliação
Durante
a execução do projeto foram observados o interesse e a participação dos alunos.
Observamos também, e estas foram questões discutidas nos conselhos de classes e
reuniões com os pais, o que estava sendo modificado no comportamento dos e das
estudantes, como a introdução de aula de Artes havia influenciado o cotidiano
escolar. Os resultados positivos alcançados foram além das expectativas e o
envolvimento foi muito grande em todas as etapas do projeto. Houve participação
da comunidade escolar, das empresas que foram parceiros imprescindíveis, da
família e dos habitantes de toda a cidade que não se cansam de parar frente ao
muro da escola, apreciar e entrar na escola para parabenizar nossos alunos. O
que para nós pareceu ser um projeto simples, de alcance interno, foi muito além
das nossas melhores expectativas. A aceitação e os resultados foram muito
maiores que o esperado. Confirmando a sabedoria popular que diz “não importa
que a ação praticada pareça insignificante; por menor que seja a semente
lançada a terra, sendo de boa qualidade brotará, pois nada que é bom se perde”.
A arte permite trabalhar a emoção, a humanização, a sensibilidade e com certeza
sempre trará bons frutos. Nós os estamos colhendo!
3
Metodologia
A
metodologia uma
construção autônoma do processo conceitual, indagações e conclusões a partir da
realidade cotidiana vivenciada na comunidade da Escola.
4
Cronograma
No decorrer do ano de
2017, a partir de fevereiro os e as estudantes nas aulas de maneira interdisciplinares
realizarão atividades com temas geradores conforme metodologia proposta na aula
de sociologia.
5
Bibliografias
MAXIMINIANO,
Laura CristinA, Projeto:
Arte Além do Muro, Laura Cristina Maximiano – leandroab@terra.com,
E. E. Armando Santos – Ensino Fundamental – Araxá – MG, Relatório de
Experiência< http://www.nupea.fafcs.ufu.br/atividades/1-ERRAE-e-4-SRAEA/RELATOEXP/1-ERRAE-e-4-SRAEA-RELEXP11.pdf
> Acessado em dezembro de 2016.
MACHADO, Igor José Renó, Sociologia
hoje, Ed. Ática, São Paulo, 2013.
WAGNER, Osni Valfredo e Valmir
Rocha, PLANEJAMENTO de aula ANUAL,
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA, CURSO:
Ensino Médio 1ºano, 2º ano e 3º ano de 2016.
___________,
Projeto Fotovoltaico
Colégio Hercílio Deeke, 2016.